Sero escreveu:Acho muito curioso (e meio triste) que os fãs estão passando por essa "desvalorização do OoT", vejo isso em muitos lugares. O jogo que sempre foi considerado não apenas o melhor Zelda, mas um dos melhores (se não o melhor) jogos de todos os tempos, hoje em dia dizem que um WW, TP ou SS superou? Só se for nos gráficos e efeitos sonoros.
Tem alguns pontos onde outros jogos o superaram? Sim. Mas não adianta de nada superar aqui e cometer dez erros ali. Foi isso que cada um dos jogos depois dele fizeram.
Um acertinho ou outro não me convence. Quero ver superar o OoT em tudo. Ainda está pra surgir o jogo capaz disso.
Exemplos:
Skyward Sword: melhorou nos movimentos, combates mais divertidos, pisou na bola com mundo fechado/áreas confinantes/facilidade exagerada/raças toscas/músicas lindas, mas não transmitem emoção/dungeons fáceis e esquecíveis/romance desnecessário pra agradar fã.
Twilight Princess: melhorou Hyrule, lutas a cavalo, a sidekick extremamente carísmatica; pisou na bola com falta de criatividade e novidades, aventura muito linear, combates não tão divertidos e meio automáticos, Hyrule muito vazia
The Wind Waker: melhorou os combates que ficaram mais divertidos, manteve a essência do Zelda com dungeons excelentes e mundo aberto; pisou na bola com a radicalidade na hora de inovar que irritou muitos fãs, não muitas coisas a se explorar, muitos fillers que fazem o jogador perder muito tempo desnecessariamente
Nenhum jogo vai superar o OoT até que melhore tudo e não erre em nada.
Compare a relação entre OoT e LttP.
A Link to the Past tinha: mundo aberto para explorar, história empolgante, desenrolar da aventura muito bacana, boa dificuldade, personagens maneiros, enredo épico, dungeons excelentes, minigames divertidos, canções maravilhosas que passavam emoção, e sidequests bem legais.
Ocarina of Time: melhorou mundo aberto para explorar, história empolgante, desenrolar da aventura muito bacana, boa dificuldade, personagens maneiros, enredo épico, dungeons excelentes, minigames divertidos, canções maravilhosas que passavam emoção e sidequests bem legais. Errou em nada.
Me desculpem a sinceridade no que vou dizer, mas quando eu olho pra relação entre LttP-OoT, e quando olho pro que o Zelda era desde o NES até o N64... e depois olho para esses Zeldas de hoje em dia, são simplesmente uma piada.
Não me entendam mal, eu adoro todos os jogos e terminei todos eles, várias vezes. Não é à toa que Skyward Sword foi o escolhido para começar meu canal no Youtube.
Mas comparando com o que era antigamente, Zelda hoje chega a desanimar.
Sinceramente acho que muitos fãs se deixam levar pelos jogos mais modernos da franquia, que vieram depois do OoT, e acabam o menosprezando demais, mesmo que digam o contrário.
Acho que muitos fãs mais novos, que começaram a jogar depois do WW, sentem um prazerzinho em tentar tirar os méritos do OoT. Sabe aquele negócio de querer ir contra o que não deveria ir contra? Só pode ser essa a explicação. Chega a ser frustrante.
Espero ardentemente por um Zelda que supere o OoT, mas supere de verdade.
Desvalorização? Sei muito bem da importância que Ocarina of Time teve para a série e para sua época, mas pára por aí. Claro que foi considerado o melhor...Em 1998, é claro. OoT já está obsoleto perto dos outros jogos, na minha opinião. Não existiu e nunca existirá melhor jogo do mundo, e isto para mim, é uma baita de uma utopia. E os outros jogos superaram o OOT em diversos pontos e lá vai :
Ocarina of Time trouxe a Ocarina e suas músicas. Majora's se utilizou melhor disto e as músicas tem valor melhor e que agrega muito mais ao gameplay. Ocarina teve a presença de raças, Majora's permite uma interação muito melhor neste aspecto. Sidequests? Majora's superou neste aspecto também. O único problema do Majora's, para mim, é essa corrida contra o tempo, porém, tudo que foi introduzido no Ocarina, teve um uso melhor no MM.
Vai doer até em mim dizer isto, mas enfim, o problema é os fãs da Nintendo ou são muito TRADICIONALISTAS ou são incapazes de aceitar mudanças. Mencionei isto porque não é só com TLoZ que tem essa chatice toda e chororô. É com quase toda franquia que tenta inovar sem sair muito de suas raízes ou que tenta pegar um novo ar. Basta ver o choro que deu a falta de um modo história para o novo Smash Bros. Basta ver a reação dos fãs ao Kirby Epic Yarn. E mesmo Donkey Kong Country Returns ter agradado, teve gente reclamando da falta de David Wise na trilha sonora. Estes foram os mesmos que quase destruíram a franquia por causa de um preconceito BOBO contra o tão querido Wind Waker. Maioria da fanbase de Zelda sequer jogou os jogos portáteis, pois tudo tem que ser igual ao OOT. Não quero que ninguém deixe de gostar dele, mas queria ver uma fanbase mais ramificada, mais madura e menos reclamona, cara.
Agora, vamos aos pontos que critica de cada jogo. Os que marquei em negrito no quote são os que não concordo.
1 - Skyward Sword: A história não pode ser uma das melhores, mas é legal. O desenrolar dela foi um pouco estranho, mas eu sou adepto aos mais diversos jeitos de contar história. Diferentemente, não achei as raças toscas, apenas diferentes. Gosto musical é subjetivo, prefiro não entrar tanto nesses méritos. Agora discordo fortemente das dungeons. Para mim, foram a melhor parte do jogo. Cada uma com um jeito diferente da outra, gostei muito da mecânica de cada uma delas. Não vejo problemas com robôs e nem nada, como implicas. Considero até ok termos coisas "magiteks" na série. Gosto de como ele é diferente em certos aspectos, fazendo a aventura ser diferente. Pode não ser perfeito, mas nem o OOT é livre de falhas. Aliás, o estilo artístico é cativante e único, mas espero que não repitam mais ele. Zelda não deve beber sempre da mesma fonte.
2 - Twilight Princess: Fiquei confuso neste aqui. Você reclama da falta de novidades, mas os fãs não pediram um Zelda no molde do OOT? Logo, não há porque reclamar deste aspecto. Hyrule muito vazia? Discordo fortemente. Não tem como Hyrule ser mais vazia que a do OoT. Pode falar o que for, mas aquele campo gigantesco só serve como ponto intemediário para você ir da área A até a area B, C, D e etc. O que você explora nele? Alguns POUCOS segredos e matar poes. Fora que quando o Link é adulto, é um campo deserto aquilo. Mas a do TP, você tem um monte de coisas escondidas. Meio vazia, mas mais cheia que a do OoT, logo, não faz sentido reclamar deste aspecto. E combate? O combate só ficou melhor com as hidden skills, além de mais movimentos aqui e ali. Eis outro ponto que o aclamado "melhor jogo do mundo" ficou obsoleto já.
3 - Wind Waker: Não é que o Wind Waker tenha feito algo errado. Foram os fãs que quase mataram a franquia. E foi birra deles que prejudicou a Nintendo. O que poder ter sido bom, se olharmos que não teríamos TP sem Wind Waker, mas sou incapaz de perdoar eles por quase afundarem Zelda no limbo.
4 - A Link to the Past: Gosto bastante, porém, há pontos que devem ser ressaltados. Os minigames dele SÃO simplórios, em sua maioria e não me cativam. Só o do tiro ao alvo e olhe lá. Personagens são simples, então não há nenhum mistério. O desenrolar da aventura é bem simples e nada que me faça dizer wow. O ponto forte do ALTTP não e nunca será o enredo, mas sim todo o gameplay e as dungeons. Logo, ele não é livre de falhas também.
5 - Ocarina of Time: Por onde eu começo? Ah sim, o enredo é baseado no ALTTP basicamente. Não vou me prolongar pois o usuário Artcalumby já respondeu este tópico. Agora Hyrule Field é triste. A única area realmente aberta do jogo, e só serve para ir da área A até a B , C e D. O resto do jogo é bem fechado, com algumas coisas a se explorar e caçar. E a arquitetura das dungeons foi o que me desagradou. Não falo só delas serem fechadas demais, falo da arquitetura mesmo. Só gostei realmente do Forest Temple e do Shadow Temple. Aliás, a dungeon final é decepcionante. É um repeteco de tudo que você aprendeu, e no TP é diferente, há puzzles legais na dungeon final. No OOT, temos que fazer puzzles que manjamos e subir uma seção linear de escadas e de combate até o Ganon. E que sidequests épicas? Fala de ir correndo de um lado para o outro fazendo uma sidequest grande? De buscar o cachorro da dona lá na cidade? Isso tudo é brincadeira de criança perto do que o Majora's trouxe.
Não é que os fãs novos odeiem o Ocarina ou queiram desmerecer ele, a verdade é uma só: eles não aguentam esta idolatria imposta pela maioria da fanbase. Não sabe como é chato conversar com a pessoa sobre Zelda tal e a maioria só dizer que o Ocarina é bom e que só ele é Zelda? Sei que não é seu caso, mas a fanbase da série é que a mais atrita. Se fosse que nem Pokémon que as vendas são boas, mesmo tendo um monte de reclamão, eu nem estaria reclamando desse pessoal.
E o que é essência? Hyrule Field? Ganondorf? Castelo de Hyrule? Então isto também é desmerecer os Zeldas portáteis, que por sinal, aprecio bastante também. Essência é muito mais que " o que OOT definiu". É algo além disto. Algo que todos os jogos possuem em comum. Posso ter meus Zeldas favoritos, mas eu sou adepto a novas aventuras. Agradeça porque TLoZ mesmo tendo mudanças consegue manter-se. Olhe para o Sonic como está sofrendo por causa de mudança constante.
Por que não vemos mais fãs comentando sobre os Zeldas antigos? Ou os Oracles? Awakening? os dois jogos Four Swords? Minish Cap? Phantom Hourglass? Spirit Tracks? Eles não são Zelda o bastante? Não merecem algum mérito? Não podem ser jogados? O que esses jogos fizeram de errado para serem pouco comentados? Ou odiados? É este o ponto que eu queria chegar. Eu procuro, muitas vezes, achar um fã para falar de algum destes jogos, mas a maioria só conhece OoT. Não sabe como é frustrante isto? Gosto muito dos seus vídeos, mas não consigo concordar com este seu ponto de vista. Espero não ter feito críticas muito pesadas ou ter ofendido, mas preciso deixar claro os pontos que não concordo.
EDIT: Só para constar, sou seguidor do seu canal e gosto dos seus gameplays, mas em Zelda, há pontos que realmente discordo.
Sáb 20 Jan 2018, 17:41 por ExtremeZelda
» [TSADNB] Tópico sobre Assuntos Diversos no Blast
Sex 19 Jan 2018, 16:49 por ExtremeZelda
» [VENDO] NINTENDO WII U 32GB MARIO KART 8 DELUXE BUNDLE
Sáb 01 Abr 2017, 11:45 por jcvalerio
» Mario Kart 8 travou meu Wii U
Sáb 01 Abr 2017, 10:14 por quediz
» Troca Pokémon & Friend Codes - Sun/Moon & Gen 6
Sex 31 Mar 2017, 21:29 por Devilucky
» Lojinha do Tio Logan
Sex 31 Mar 2017, 09:33 por Logan
» Problema na tela de cima do 3DS.
Qui 30 Mar 2017, 13:45 por Afrojin
» Novos jogos para Wii U, Wii e DS
Ter 28 Mar 2017, 23:04 por SSBGames
» 9 jogos de Wii no arremate
Ter 28 Mar 2017, 22:30 por SSBGames
» [AJUDA] Nintendo Switch - Como comprar jogos?
Ter 28 Mar 2017, 18:07 por Fael BC
» Fan Game - Pokemon Hau Adventures
Ter 28 Mar 2017, 10:20 por wawagames
» Muro das lamentações, desabafe aqui o que lhe aflige.
Seg 27 Mar 2017, 23:47 por Shaya