Robert Prado escreveu:@nightwalkerEntendo seu ponto de vista
Mas você não acha que é mais interessante descobrir o enredo jogando, pois aí você tem espaço para explorar e ter surpresas, ao invés de pegar tudo mastigado na Net? Por exemplo, eu prefiro jogar e tentar extrair o máximo do que eu entendi. Com Bloodborne, eu tentei juntar os pontos no jogo e tinha um conceito sobre o enredo (só tive que ler algumas opiniões e conceitos na internet para me aprofundar depois por que é um jogo do Miyazaki, mas a sensação de saber a história por conta própria, continuou).
Eu entendo que o gameplay de alguns citados envelheceu mal. Mas mesmo assim, acho fundamental jogar para entender a história de forma mais fiel a visão que o criador do jogo esperava.
Sobre o Chrono, eu acho que é bem construído. É o tipo Herói badass que tem um papel importante na história. Eu sei que como tantos, ele é um personagem mudo, para passar a ideia de que o jogador que "é" o personagem na verdade, mas mesmo assim o fizeram de forma que sem ele a história não se constrói de forma tão aconchegante, que os outros personagens não criariam um vínculo de amizade se não fosse pelas ações do Chrono. Particularmente acho que o traço do Toriyama e o estilo do Chrono, ajudam a eu sentir mais carisma pelo personagem também.
Ahh, numa primeira leitura eu tinha entendido esse middle como uma classe menos experiente ao gênero. Agora tá explicado lol
Não tinha visto post anterior, agora entendo melhor sua postura de enredo x gameplay.
É difícil falar algo se saber os resultados individuais da Monolith mesmo. Eu tomo como base a grandeza dos jogos dela x as vendas, mas mesmo assim não temos algo factível.
Sim, Splatoon, Zelda ALBW e Project X Zone me surpreenderam o envolvimento dela.
@Cyber Archer,
Poxa, mas direto a gente vê notícia que a Nintendo tem grana pra ficar tomando prejuízo até 2050 (muitos dos Nintendistas mais fanáticos adoram usar esse argumento numa discussão lol).
Acho que seria algo muito positivo pra Nintendo. Manter todos os jogos mais "light" dela, mas ao mesmo tempo oferecer o outro lado da moeda. Os consoles da Nintendo possuem qualidade (em durabilidade) maior que os concorrentes e muita gente reclama disso no PS/X1, então seria mais um fator positivo pra Nintendo abraçar esse público.
Mas também, tudo teoria nossa. As vezes ela fez algum estudo sobre isso e pode não ter compensando, vai saber.
Em geral é sim, precisa jogar pra tirar o máximo da história. Eu coloco na balança no caso de um jogo que eu saiba que acharei o gameplay fraco. Se a história/ premissa da história e ambientação for interessante o suficiente pra me convencer a passar por cima de um gameplay monótono, blz eu jogo. Caso contrário, se for muito monótono ai eu prefiro ir pra net, mesmo sabendo que não poderei extrair o máximo da história, pelo menos o tempo tomado não será tão grande e poderei partir para outro logo. Mais ou menos nessas linhas sabe. O teu exemplo nessa parte foi "infeliz" porque hehe o bloodborn tem gameplay sólido, nele eu não ficaria em dilema, só o gameplay dele já justifica a jogatina (não dizendo que o resto é negligenciavél só dizendo que este elemento essencial já esta assegurado nele).
entendi, saquei a tua explicação do Chrono.
Eu sou mais positivo que o cyber na parte das vendas, acho sim que a sub-série BLADE pode vender bastante, Fire emblem conseguiu oras XD.
Pra continuar meu post mas sem ficar muito distante do assunto do tópico, acho que vou falar porque eu gostei do primeiro Xenoblade.
2 elementos da jogabilidade dele
1) incentivo a exploração: Temos um mundo, belo, amplo, em proporções naturais para com os teus chars, com vários sistemas de recompensa a exploração. Descobriu uma área nova? pega XP, skill points and what not, ah pega esse achievemement também. Tem collectables que eu sei que posso vender, ou usar pra quests no futuro, ou completar o collectopedia e ganhar gens e tudo mais. Posso achar minerais para extrair minérios para formar gens, posso achar NPC's que dão quests e posso achar o local de respawn de um monstro raro. No final, tem tanta coisa pra motivar a exploração, que acho ele mais competente nisso do que muitos jogos de aventura puro!!
2) A batalha: Batalha num RPG japonês é grande parte da experiência do jogo. Temos batalhas de turno e também full action. São as mais comuns. Infelizmente ambas tem prós e contras, sendo que estes contras tendem a me incomodar dependendo do jogo. O forte das batalhas de turno é a estratégia, quem deixar no time, usar que armas, que skills, que magias, dopar quais status, balancear a party, pensar em qual a melhor hora pra usar tal skill, e por ai vai. O problema é o grind, um ponto que você não precisa mais de estratégia e só que pegar level, mas as batalhas ficam super monótonas. Outra coisa ruim é quando o jogo é de batalha aleatória no mapa, te forçando a uma mudança de tela. Isso quebra muito o ritmo de exploração, se torna um empecilho muito rápido. Exemplo genérico, vc explorando uma caverna em pokémon, o dedo do repel chega a coçar. Só que ai se vc usa o repel (ou em outro game se vc usa alguma função para diminuir a frequência de batalhas), ai vc fica com aquele peso na consciência "caramba, era pra eu estar pegando XP, caramba era pra eu ter ganhado mais drops de monstro, caramba, podia ter vindo um monstro raro" e por ai vai. Ou seja, nunca fica 100% bom.
No action é difícil ser monótono, vc esta lá, comandando tudo em tempo real, tendo seus reflexos testado, várias coisas na tela pra vc prestar atenção, etc etc. Ou seja, ficar entediado aqui é mais difícil. O contra é que, bem aquela profundidade de estratégias dos jogos de turno recebe um turn down aqui, tudo fica mais simplório, o desafio é mais "você tem pericia com controles? você tem reflexos para reagir ao que está acontecendo?" e menos desafios mentais, intelectuais. Virá um pluzzle mais para as mãos do que para a mente. E ai temos a batalha no xenoblade. Os monstros estão no campo do game, então sem necessidade de transição de tela, ponto. Se for criatura rara então da pra ver logo de cara, ponto. Se não quiser batalhar é só correr do bicho, ponto. Entrar e sair da batalha é rápido, sem muita firula pra comemorar o XP nem nada mais que atrapalhe o fluxo da exploração, ponto. Muitos dos comandos são em tempo real, posicionamento é em tempo real e importa, há coisas na tela pra prestar atenção imediata, ponto. Mas a estratégia toda continua lá porque todos os status clássicos estão em ativa, as gemas, as skills, montar o melhor set das art pallets, a sinergia do time, os super effectives, os limites/chain attacks, a administração da barra de moral, o uso das visions, os combos de art pra fazer break/topple/daze, os tanques, os sweepers, os caras da esquiva, a administração da tensão dos chars, os comandos de posicionamento da party, etc etc.
Eu sinto que a batalha da forma como feita no XC combina o que eu via de melhor nos dois estilos. Toda a estratégia das batalhas de turno, mas todas a dinâmica,velocidade e comandos em tempo real dos actions, e sem te tirar por muito tempo da exploração do mundo.
São estes, estes 2 elementos que colocaram xenoblade na posição de destaque pra min. Há outras coisas sem dúvidas, mas essas mecânicas de gameplay são o que fizeram ele especial para min.
Sáb 20 Jan 2018, 17:41 por ExtremeZelda
» [TSADNB] Tópico sobre Assuntos Diversos no Blast
Sex 19 Jan 2018, 16:49 por ExtremeZelda
» [VENDO] NINTENDO WII U 32GB MARIO KART 8 DELUXE BUNDLE
Sáb 01 Abr 2017, 11:45 por jcvalerio
» Mario Kart 8 travou meu Wii U
Sáb 01 Abr 2017, 10:14 por quediz
» Troca Pokémon & Friend Codes - Sun/Moon & Gen 6
Sex 31 Mar 2017, 21:29 por Devilucky
» Lojinha do Tio Logan
Sex 31 Mar 2017, 09:33 por Logan
» Problema na tela de cima do 3DS.
Qui 30 Mar 2017, 13:45 por Afrojin
» Novos jogos para Wii U, Wii e DS
Ter 28 Mar 2017, 23:04 por SSBGames
» 9 jogos de Wii no arremate
Ter 28 Mar 2017, 22:30 por SSBGames
» [AJUDA] Nintendo Switch - Como comprar jogos?
Ter 28 Mar 2017, 18:07 por Fael BC
» Fan Game - Pokemon Hau Adventures
Ter 28 Mar 2017, 10:20 por wawagames
» Muro das lamentações, desabafe aqui o que lhe aflige.
Seg 27 Mar 2017, 23:47 por Shaya