Sero escreveu:Cá vim eu próprio comentar no tópico a convite do caro ZoruaLink
Primeiro de tudo devo dizer que fiquei simplesmente
embasbacado de ver quanta gente não entendeu o que eu quis dizer. Assisti o vídeo várias vezes, acreditando que eu tinha me expressado muito mal e dito algo errado. Para minha surpresa, tudo estava perfeitamente entendível e o que eu quis dizer ficou muito claro. Ainda fico sem saber como alguém assiste o vídeo prestando atenção e não compreende a mensagem. Discordar é uma coisa, mas nem entender é complicado
.
Eu sei que tem gente que não gosta de ler demais, então vou traduzir bem simples pra quem não entendeu:
Os Zeldas que mais venderam foram Zelda I, LttP, OoT e TP. Isso é um fato. Esse é o caminho de sucesso compravado. Por isso acho que a Nintendo deveria tentar investir nesse em vez de arriscar coisas incertas.
Simples, não?
A Nintendo já é uma empresa excelente por priorizar a diversão e ter os valores que têm. Mas lucro é importante para qualquer empresa. E ficar arriscando demais não se mostrou algo lucrativo até agora.
Antes de tudo vou deixar claro o óbvio: eu
AMO todos os jogos da série. Wind Waker é um dos meus favoritos, Majora's Mask nunca canso de zerar e Zelda II: Adventure of Link eu nunca entendi por que levou tanta crítica. Eu sei apreciar o diferente. Eu já jogava MM muito antes de ser considerado um bom Zelda e gostei do SS quando muito que se lia sobre ele na internet afora eram críticas duras. O ponto aqui é:
o que realmente fez, em sua história, a série evoluir? Qual é o caminho de sucesso comprovado?
Não é questão de gosto ou opinião, mas um fato simples e óbvio.
Sou totalmente a favor de mudanças e inovações. Mas,
quais? Sejamos sinceros, muitas coisas que enfiaram no Zelda sequer combinam com a franquia. Botar Link na Patagônia ou fazer o estilo artístico X ou Y podem ser experiências interessantes, mas mudam demais a essência da série. Desde que caiu na mão do Aonuma a coisa foi ficando cada vez mais... "interessante".
Em OoT, viajar no tempo usando a Master Sword era algo totalmente incrível para a época. Uma novidade e tanto. Mas fazia a série se desviar demais?
Não. O mesmo pode ser dito de virar coelhinho no Dark Realm; era uma coisa muito diferente, mas não fazia o jogo todo virar uma
"experiência interessante à parte".
Sinceramente não acho que Zelda é pra ficar experimentando. O que eu cresci sentindo ao jogar Zelda, desde o LttP, OoT e até mesmo MM... não sinto mais isso no SS. É opinião minha, claro. Mas muitos fãs concordam comigo.
Muitos parecem achar hoje em dia que "faz parte de Zelda arriscar e viver experimentando". Bom, não fazia até o OoT. Foi no MM que isso começou.
Curioso que os fãs costumavam sentar o serrafo em jogos como MM e WW, chamando-os de "ovelhas negras" da série, e hoje em dia são jogos muito bem aceitos, principalmente aqui no Brasil. Será que os fãs de Zelda mudaram tanto assim? Ou será que é por que os fãs mais tradicionais simplesmente abandonaram por cansarem de esperar um sucessor à altura de OoT...? Se assim for, verdade seja dita, não os culpo. Nem poderia.
Interessante também como OoT, sempre considerado pelos fãs o auge da série e até mesmo
o melhor jogo de todos os tempos, hoje em dia é comparado com Skyward Sword. Sinceramente, um jogo tão aclamado e elogiado, ser comparado com qualquer outro já é de matar. Eu não o compararia nem com o meu Zelda favorito, LttP. E olha que são bem parecidos. Agora, com SS?
Nunca vou entender a cabeça de alguns fãs, mas às vezes fico aqui pensando comigo mesmo se eles descobriram o Zelda no Wii. Por que não consigo compreender como alguém pode ter jogado OoT na época do lançamento, em um N64 naquela época em que era um console e tanto, e depois de tantos anos chegar e falar que prefere SS.
Quanto ao SS especificamente, bem... várias coisas que caracterizavam a série, como exploração, descobrir puzzles por si, dungeons complicadas e etc. simplesmente
não existem em SS. É um Zelda onde você vai "teleportando" de área pra área, todas fechadas e claustrofóbicas, enquanto a Fi te leva pela mão e te ensina a tomar café com leitinho quente. Sinceramente...
the king of red lions escreveu:ai ai sei não viu...
ele cagou pela boca. sério.
"muitos fãs não gostam do majora's mask"pode haver pessoas que não gostem de majora's mask, mas não são
muitos como ele disse. falou besteira.
"wind waker quase acabou com a série"é piada isso?
não foi wind waker que
conseguiu uma nota máxima na famitsu?
"skyward sword por questão de criticas, coisa e tal"quando eu penso que a porcaria não poderia piorar aperece ele e diz isso
ele poderia se expressar melhor,críticas e tal? como assim? não conquistou os fãs? zelda skyward sword é muito bom :L pelo menos na minha opinião.
eu até concordo que pra um zelda superar o ocarina precisa ter tudo aquilo que ele falou no fim do vídeo.
my opinion
- Spoiler:
ele quer um zelda of duty
Eu joguei naquela época. Acompanhei o lançamento do Majora's Mask e vi com meus próprios olhos vários e vários fãs se decepcionando com aquele jogo, depois de ter conhecido Ocarina of Time.
Hoje em dia muita gente gosta de MM, mas pode ter certeza que não era assim.
Sim, o Wind Waker quase acabou com a série, e desculpe-me a sinceridade, é simplesmente triste ver alguém se dizer fã e não saber disso. Foi inclusive um dos motivos pra lançarem o TP. Favor se informar: http://www.gamespot.com/news/gdc-07-aonuma-reflects-on-zelda-6167134
Se você gosta do SS, é sua opinião. Mas dê uma rapida pesquisada no Google pra ver quantas críticas existem sobre esse jogo, principalmente de fãs em fóruns. Mas procure ler fóruns de outros países, por que no Brasil parece que a fanbase anda um tanto quanto peculiar... :laughinglink:
JonathanAlis escreveu:Como fã, eu discordo, e acho que eles tem que inovar sempre, trazendo coisas inesperadas.
Mas pensando no mercado, faz um certo sentido o que ele disse: Ocarina vendeu mais de 7 milhoes em um console com base de 30 milhoes.
TP vendeu mais de 6 milhoes, ja nos 2 primeiros anos de wii, com uma base de 40 mi.
Porém SS vendeu menos de 4 milhoes, com base de mais de 90 milhoes de wiis no mercado.
É exatamente isso o que eu estava tentando mostrar. Fica óbvio que tipo de Zelda faz mais sucesso, independente dos gostos de cada um.
Tadeu Carneiro escreveu:Nos comentários do canal do cara no Youtube ele e outra pessoa comparam Zelda com Mario para dizer que Mario sempre é Mario porque nenhum jogo tenta inventar demais.
Primeiramente Mario e Zelda são séries totalmente diferentes e não tem como comparar: uma tem história e estilo mais épico outra não tem história nenhuma e é mais cômica e simples.
Depois é importante dizer que ultimamente os Marios lançados pela Nintendo tem me decepcionado um pouco (com exceção de New Super Mario Bros U) o que mostra que a série precisa sim de inovação e que o argumento dele está, uma vez mais, errado.
Em terceiro e último lugar: Mario Sunshine e Mario Galaxy foram num universo e numa jogabilidade totalmente diferentes dos Marios normais e mesmo assim foram jogos mais do que excelentes. Por acaso eles não inovaram?
De fato Mario é diferente, mas a comparação vale.
Primeiro, vamos lembrar que existem muitos Marios: os 3D, os sidescrollers, os RPGs, os de esportes e party, e por aí vai. Cada um deve ser considerado em seu próprio estilo.
Por ser mais cômico e simples, Mario é justamente quem teria mais liberdade de tentar ser diferente e arriscar.
Você diz que os Marios lançados ultimamente têm te decepcionado, referindo-se aos sidescrollers. Realmente a inovação não foi a chave pro desenvolvimento desses games.
Porém, eu me referia aos
Marios 3D quando eu fiz aquele comentário. Sim, Sunshine inovou, mas desviou a série? Fez o Mario virar marinheiro ou maquinista? Não.
Galaxy também inovou, e muito, mas também não se desviou da essência. Assim como em 64 e Sunshine, você precisa coletar estrelas (ou shines, enfim), explorar fases grandes e resolver pequenos "puzzles" pra ir descobrindo mais coisas, viaja por fases de variados tipos, e por ai vai. A essência continua lá, e a inovação serve apenas pra melhorar o que já é bom.
Galaxy representa sem dúvidas uma evolução na série. É disso que Zelda precisa.
Mas como você mesmo citou, Mario dá pra arriscar mais por ser mais leve e não ter a mesma responsabilidade de um Zelda. Por isso que Mario foi pro espaço sideral e por isso a Nintendo deveria pensar melhor antes de arriscar coisas bizarras demais em Zelda.
Sáb 20 Jan 2018, 17:41 por ExtremeZelda
» [TSADNB] Tópico sobre Assuntos Diversos no Blast
Sex 19 Jan 2018, 16:49 por ExtremeZelda
» [VENDO] NINTENDO WII U 32GB MARIO KART 8 DELUXE BUNDLE
Sáb 01 Abr 2017, 11:45 por jcvalerio
» Mario Kart 8 travou meu Wii U
Sáb 01 Abr 2017, 10:14 por quediz
» Troca Pokémon & Friend Codes - Sun/Moon & Gen 6
Sex 31 Mar 2017, 21:29 por Devilucky
» Lojinha do Tio Logan
Sex 31 Mar 2017, 09:33 por Logan
» Problema na tela de cima do 3DS.
Qui 30 Mar 2017, 13:45 por Afrojin
» Novos jogos para Wii U, Wii e DS
Ter 28 Mar 2017, 23:04 por SSBGames
» 9 jogos de Wii no arremate
Ter 28 Mar 2017, 22:30 por SSBGames
» [AJUDA] Nintendo Switch - Como comprar jogos?
Ter 28 Mar 2017, 18:07 por Fael BC
» Fan Game - Pokemon Hau Adventures
Ter 28 Mar 2017, 10:20 por wawagames
» Muro das lamentações, desabafe aqui o que lhe aflige.
Seg 27 Mar 2017, 23:47 por Shaya