Mario Kart foi o pioneiro no gênero, mas nem sempre é o melhor jogo de kart da geração. Na época do Playstation e do Nintendo 64 teve concorrentes fortíssimos como Diddy Kong Racing e Crash Team Racing. Eu pessoalmente sempre achei o Crash infinitamente melhor que o Mario Kart 64 que perdia em todos os aspectos: gráficos, jogabilidade e modos de jogo.
No entanto os anos foram passando e ninguém mais conseguiu peitar a série do bigodudo. Em 2010 a Sega lançou o primeiro Sonic ASR que foi bastante bem sucedido resultando em uma continuação em 2012.
Experimentei tanto o Sonic ASR Transformed quanto o Mario Kart 8 no Wii U. Posso afirmar que Sonic Racing é um esforço louvável da Sega de oferecer um concorrente a altura de Mario Kart da mesma forma que MK8 é o melhor jogo da série de todos os tempos. Então aí vai um comparativo entre os dois:
- Gráficos:
Sonic Racing tem gráficos lindos, os modelos dos personagens é muito bonito, as texturas e efeitos de iluminação são muito caprichados assim como o efeito da água.
Mario Kart 8 tem gráficos estupendos. É visível que se trata de um jogo de oitava geração, tudo roda a 60fps constantes, as texturas são de muita qualidade, os efeitos de iluminação também. Em uma pista com chuva o efeito da pista molhada ficou lindo. Nunca antes um jogo da série Mario Kart foi feito com tanto esmero nesse sentido.
Podemos dizer que MK8 sai ganhando, mas por uma vantagem bem pequena. Primeiros temos que levar em consideração que o ASRT se trata de um jogo de Xbox 360 e PS3 portado pra Wii U e não um jogo feito exclusivamente para explorar o potencial do novo console e que também foi lançado dois anos antes de Mario Kart. Mesmo sendo praticamente o mesmo jogo da sétima geração com alguns extras ele apresenta uma taxa de frames mais estável que no 360/PS3 e também tem menos serrilhados.
E Sonic Racing é artisticamente tão bonito que não consigo enxergá-lo como um jogo de uma geração atrás, talvez seja o jogo de corrida mais bonito da sétima geração. A Sega está de parabéns, mesmo assim Mario Kart está um pouco acima nesse aspecto.
Vencedor: Mario Kart 8, com ligeira vantagem.
Gráficos de Mario Kart 8 impressionam e demonstram que o Wii U realmente pode mais que os consoles de sétima geração.
- Seleção de personagens:
A série Sonic&Sega All Star Racing desde o principio engloba outras séries da Sega além de Sonic sendo uma espécie de "Smash bros de corrida da Sega", enquanto Mario Kart sempre teve foco apenas na série do bigodudo. Em Mario Kart 8, no entanto, via DLC podemos jogar com o Link e personagens da série Animal Crossing, mas Mario continua sendo o foco principal
Eu acho bem interessante a Sega explorar personagens clássicos como Alex Kidd, Ulala e similares, mas isso acaba só tendo impacto pra quem é fã porque a maioria dessas franquias não são (ou não foram) tão populares. E eu gostaria que a série Sonic recebesse mais destaque.
Eu acharia muito mais interessante poder jogar com a Rouge, a Blaze, o Silver ou a Cream do que jogar com a Ulala ou o Amigo. Não que eu ache que esses personagens não deveriam aparecer, mas poderia haver mais espaço pra personagens da série Sonic.
Vitória: Como acho meus critérios bastante subjetivos considerarei empate. Sonic tem personagens clássicos da Sega e se você é fã de longa data gostará muito, enquanto jogadores novatos poderão não reconhecera quase nada que não pertença ao universo Sonic. Mario Kart só tem personagens do universo Mario, praticamente, seria legal ver outros personagens da Nintendo além do Link e aqueles personagens da série Animal Crossing mesmo que em DLC.
Sonic Racing possui vários personagens clássicos da Sega.
- Veículos:
Em Mario Kart é possível personalizar COMPLETAMENTE o seu veículo. É possível escolher entre vários modelos de kart e motocicletas, bem como escolher entre vários tipos de rodas e adereços de voo (como asas-delta ou para-quedas) e cada uma dessas escolhas interfere nos status. Existem inúmeras combinações e é muito divertido testar cada uma delas.
No Sonic Racing também é possível personalizar os status do seu personagem que também avança de nível conforme você progride no jogo, porém não há mudança visual, cada personagem possui o seu único e exclusivo veículo. O charme está quando os veículos se transformam, podendo virar barcos ou aviões/helicópteros no decorrer das pistas e em todas as transformações o controle funciona muito bem.
Superficialmente o sistema de transformações parece uma cópia do que foi implementado no Mario Kart 7 (e que também está presente no MK8) em que os Karts planam no ar com asas-delta (para-quedas, guarda-chuvas ou outros adereços) quando saltam muito alto bem como as pistas possuem trechos aquáticos, porém o feeling é completamente diferente. São três modalidades diferentes bastante completas em um jogo só e ainda por cima nos mesmos circuitos, as pistas também se transformam e deixam tudo mais divertido.
Vitória: Empate, Mario ganha na personalização que além de mudar os status muda a aparência dos veículos, porém Sonic se sobressai quando os veículos se transformam e mudam completamente o gameplay.
- Pistas:
Mario Kart 8 possui várias remasterizações de pistas de outros jogos da série, seja no Game Cube, no DS ou no SNES, e também temos a nova mecânica de anti-gravidade que apesar de não alterar tão drasticamente o gameplay quanto a Nintendo prometeu que alterasse, trás algumas possibilidades diferentes de rotas (como algumas pistas em que é possível subir pela parede) além de ser visualmente muito interessante. É possível baixar mais copas em DLC, pistas novas inspiradas em Zelda, Animal Crossing e F-zero são incríveis.
Porém, as pistas do Sonic Racing são muito mais variadas e empolgantes. Primeiro temos pistas inspiradas em franquias clássicas da Sega que são de tirar o fôlego (como uma pista inspirada em Golden Axe, ou outra inspirada em Panzer Dragon), segundo que assim como os veículos as pistas se transformam e possuem variações, cada volta é diferente da outra. Tornando o gameplay mais empolgante e desafiador.
Vencedor: Sonic&Sega All Star Racing Transformed.
Transformações dos veículos e do level design das pistas aumentam o desafio e empolgam.
- Modos de jogo:
Mario Kart sempre foi deficiente nesse sentido. Seus concorrentes se esforçavam para oferecer mais conteúdo single player e a Nintendo até deu alguns avanços com o modo de missões no Mario Kart DS, mas aqui ela não quis arriscar.
O jogo possui os clássicos modos Grand prix, Vs Race, Time Trial, Battle, e etc. Todos velhos conhecidos, além disso também temos o modo online que também funciona muito bem.
Um defeito fica por conta do modo Battle que deixou de possuir arenas exclusivas, e o jogo também deixa a desejar no single player não oferecendo um modo carreira.
Já o Sonic Racing é muito rico, além dos modos tradicionais dos jogos de Kart também existe um modo campanha e muitos desafios e mini-games. O modo Battle não deixa a desejar como no Mario Kart 8 e também é possível jogar em multiplayer com 5 pessoas (4 na TV e 1 no gamepad) opção que também poderia estar disponível no MK8, mas a Nintendo não incluiu sabe-se lá porque.
Vencedor: Sonic&Sega All Star Racing.
Modo batalha de Mario Kart 8 é visivelmente incompleto, sem arenas dedicas reutiliza as pistas do jogo.
Afinal, qual é o melhor?
Mario Kart encontrou um concorrente a altura. Na minha opinião os dois jogos estão no mesmo nível e quem ganha são os fãs de jogos de corrida. Mario Kart 8 apesar de não apresentar profundidade fora do mundo multiplayer e deixar a desejar no modo battle ainda é o melhor jogo da série de todos os tempos e Sonic & Sega All Star Racing Transformed trás bastante novidade, tem gráficos lindos, é um jogo de alta qualidade e se sobressai em muitos aspectos. Não é apenas um clone, procurou ser um jogo diferenciado.
Recomendo a todos que experimentem os dois títulos.
Sáb 20 Jan 2018, 17:41 por ExtremeZelda
» [TSADNB] Tópico sobre Assuntos Diversos no Blast
Sex 19 Jan 2018, 16:49 por ExtremeZelda
» [VENDO] NINTENDO WII U 32GB MARIO KART 8 DELUXE BUNDLE
Sáb 01 Abr 2017, 11:45 por jcvalerio
» Mario Kart 8 travou meu Wii U
Sáb 01 Abr 2017, 10:14 por quediz
» Troca Pokémon & Friend Codes - Sun/Moon & Gen 6
Sex 31 Mar 2017, 21:29 por Devilucky
» Lojinha do Tio Logan
Sex 31 Mar 2017, 09:33 por Logan
» Problema na tela de cima do 3DS.
Qui 30 Mar 2017, 13:45 por Afrojin
» Novos jogos para Wii U, Wii e DS
Ter 28 Mar 2017, 23:04 por SSBGames
» 9 jogos de Wii no arremate
Ter 28 Mar 2017, 22:30 por SSBGames
» [AJUDA] Nintendo Switch - Como comprar jogos?
Ter 28 Mar 2017, 18:07 por Fael BC
» Fan Game - Pokemon Hau Adventures
Ter 28 Mar 2017, 10:20 por wawagames
» Muro das lamentações, desabafe aqui o que lhe aflige.
Seg 27 Mar 2017, 23:47 por Shaya