Senhoras e senhores, este tópico foi feito para um assunto bem polêmico no mundo pocemon. Nele nós iremos discutir o ban. Mas diferente do normal, não é um ban de um item, nem de um Pokémon, mas de um move: Swagger.
Swagger é um move(golpe) que quando afeta o oponente irá deixa-lo com o status "confusion". O problema obviamente não é esse, mas sim o fato de ele aumentar em 2 "estágios", pois com isso, o dano de confusion irá aumentar incrivelmente. Este move nunca foi de grande importância para o competitivo, mesmo existindo desde a segunda geração. Porém, ele comecou a ter sua chance de "brilhar" na quinta geração, não apenas pela nova ability Prankster, mas também pelo novo move Foul Play. Prankster + Swagger + Substitute + Foul Play conseguiu se tornar uma estratégia relativamente eficaz, pois com a prioridade recebida por Prankster, o Pokémon ultilizava Swagger, e sempre seria mais rápido que o oponente(a não ser que ele ataque com priority moves e seja mais rápido ou o priority seja maior), assim forçando um 50/50 entre o Pokémon atacar ou "se bater" relativamente forte devido ao boost de ataque. E graças ao attack boost, Foul Play se torna uma ótima combinação com Swagger, sendo algo muito irritante de se parar. Porém, mesmo sendo algo irritante, não era algo comum, devido aos poucos usúarios que conseguiam ultilizar-se da estratégia terem uma "typing" boa para não simplesmente "morrer" após usar um swagger e o oponente não se atacar no confusion. Porém, nesta nova geração, recebemos um novo usúario da estratégia, que não apenas possui prankster, foul play, e swagger, mas que também possui stats rasoáveis e um ótimo "typing" para a maioria dos tipos Pokémon.
Com novas oportunidades, times foram montados a base da estratégia, para verem se ela consegue funcionar. Como Klefki é atualmente o Pokémon mais famoso com esse set devido a razões já citadas, a maior parte dos times com este plano ultilizam apenas ele, que acaba levando times inteiros(veja [link=https://www.youtube.com/watch?v=Y1hwouM1qy4&list=UU-tIwhZwjGMTCEBUVuAG5fA&feature=c4-overview]exemplo(isto é um link)[/link] praticamente perfeito, pule para 12:40 do vídeo). Klefki já é algo para se discutir, pois devido as vantagens que ele tem(que já foram citados), ele já cria uma ultilização muito grande da estratégia de swagger.
Mas existem times que realmente levaram a estratégia a sério, como esse:
Um time bem simples, DeoD vai pegar hazards, depois disso tudo vai spammar swagger e quando um deles morre, Ditto entra em campo e ataca com os boosts recebidos de swagger, se tornando ironicamente um sweeper extremamente forte. No caso thundurus tem um set de substitute, swagger, foul Play e Grass knot para alguns grounds como Quagsire. O scizor irá ultilizar defog para que o time consiga voltar a ativa mesmo com hazards oponentes. Esse time é bem retardado olhando por cima, mas se vocês testarem verão como ele é incrivelmente forte, já vi muitos amigos usando isso e perdiam somente contra usúarios de Mega Absol, Pokémon em que quero falar depois. Se algúem quiser um log no poreplay pra ver o time em ação, só perguntar no tópico mesmo que eu passo.
Bem, como toda estratégia, pokés com swagger + foul play + subs tem seus problemas. O primeiro seria o fato de o oponente precisar apenas ficar trocando de Pokémon com ataque relativamente fraco para que a estratégia não funcione, já que foul play não irá tirar muito dano. Porém, essa estratégia não funcionará com hazards no campo, o que um time feito para essa estratégia com certeza teria. Mega Absol também estraga bem a estratégia, por resistir a Foul Play e não ser afetado por swagger e afins, porém a falta de recovery atrapalha bastante, já que só é preciso em torno de 6 foul plays para que ele saía do campo e a estratégia volte a ação. Além disso, o set standard é wallado por Klefki. Mas o maior problema é que ele sempre sera baseado em sorte. Se o oponente tiver sorte, um time com isso raramente irá funcionar bem.
Mas enfim, o que eu quero saber é a opinião de vocês. O que acham sobre isso? No PO, abriram um tópico discutindo sobre o possível ban do golpe(http://pokemon-online.eu/forums/showthread.php?24627-Swagger-Suspect-Discussion), e pelo jeito, ele vai acabar sendo banido por lá mesmo. Acham isso certo? Errado? Banir um move é besteira? Ou será que ele melhoraria o metagame? Será que se banir apenas Klefki, poderiamos deixar Swagger no metagame? Se banir swagger, deveríamos banir scald / confuse ray também, já que eles se baseiam em sorte?
Podem apresentar qualquer tipo de argumento, contanto que tenha sentido. Ah, e quem não tá jogando XY pode comentar o que acha também, na verdade ficaria feliz se cada um comentasse o que acha. Pode quotar o que outro diz sobre o assunto mostrando argumentos para isso, enfim, vamos tentar criar uma discussão saudável sobre o assunto.
Texto retirado da pokeevo feito pelo user "TrainerX".
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Não tenho nada a falar, exceto um quote do mesmo tópico da pokeevo:
Enfim, discutão de forma civilizada. ^^
Swagger é um move(golpe) que quando afeta o oponente irá deixa-lo com o status "confusion". O problema obviamente não é esse, mas sim o fato de ele aumentar em 2 "estágios", pois com isso, o dano de confusion irá aumentar incrivelmente. Este move nunca foi de grande importância para o competitivo, mesmo existindo desde a segunda geração. Porém, ele comecou a ter sua chance de "brilhar" na quinta geração, não apenas pela nova ability Prankster, mas também pelo novo move Foul Play. Prankster + Swagger + Substitute + Foul Play conseguiu se tornar uma estratégia relativamente eficaz, pois com a prioridade recebida por Prankster, o Pokémon ultilizava Swagger, e sempre seria mais rápido que o oponente(a não ser que ele ataque com priority moves e seja mais rápido ou o priority seja maior), assim forçando um 50/50 entre o Pokémon atacar ou "se bater" relativamente forte devido ao boost de ataque. E graças ao attack boost, Foul Play se torna uma ótima combinação com Swagger, sendo algo muito irritante de se parar. Porém, mesmo sendo algo irritante, não era algo comum, devido aos poucos usúarios que conseguiam ultilizar-se da estratégia terem uma "typing" boa para não simplesmente "morrer" após usar um swagger e o oponente não se atacar no confusion. Porém, nesta nova geração, recebemos um novo usúario da estratégia, que não apenas possui prankster, foul play, e swagger, mas que também possui stats rasoáveis e um ótimo "typing" para a maioria dos tipos Pokémon.
Com novas oportunidades, times foram montados a base da estratégia, para verem se ela consegue funcionar. Como Klefki é atualmente o Pokémon mais famoso com esse set devido a razões já citadas, a maior parte dos times com este plano ultilizam apenas ele, que acaba levando times inteiros(veja [link=https://www.youtube.com/watch?v=Y1hwouM1qy4&list=UU-tIwhZwjGMTCEBUVuAG5fA&feature=c4-overview]exemplo(isto é um link)[/link] praticamente perfeito, pule para 12:40 do vídeo). Klefki já é algo para se discutir, pois devido as vantagens que ele tem(que já foram citados), ele já cria uma ultilização muito grande da estratégia de swagger.
Mas existem times que realmente levaram a estratégia a sério, como esse:
Um time bem simples, DeoD vai pegar hazards, depois disso tudo vai spammar swagger e quando um deles morre, Ditto entra em campo e ataca com os boosts recebidos de swagger, se tornando ironicamente um sweeper extremamente forte. No caso thundurus tem um set de substitute, swagger, foul Play e Grass knot para alguns grounds como Quagsire. O scizor irá ultilizar defog para que o time consiga voltar a ativa mesmo com hazards oponentes. Esse time é bem retardado olhando por cima, mas se vocês testarem verão como ele é incrivelmente forte, já vi muitos amigos usando isso e perdiam somente contra usúarios de Mega Absol, Pokémon em que quero falar depois. Se algúem quiser um log no poreplay pra ver o time em ação, só perguntar no tópico mesmo que eu passo.
Bem, como toda estratégia, pokés com swagger + foul play + subs tem seus problemas. O primeiro seria o fato de o oponente precisar apenas ficar trocando de Pokémon com ataque relativamente fraco para que a estratégia não funcione, já que foul play não irá tirar muito dano. Porém, essa estratégia não funcionará com hazards no campo, o que um time feito para essa estratégia com certeza teria. Mega Absol também estraga bem a estratégia, por resistir a Foul Play e não ser afetado por swagger e afins, porém a falta de recovery atrapalha bastante, já que só é preciso em torno de 6 foul plays para que ele saía do campo e a estratégia volte a ação. Além disso, o set standard é wallado por Klefki. Mas o maior problema é que ele sempre sera baseado em sorte. Se o oponente tiver sorte, um time com isso raramente irá funcionar bem.
Mas enfim, o que eu quero saber é a opinião de vocês. O que acham sobre isso? No PO, abriram um tópico discutindo sobre o possível ban do golpe(http://pokemon-online.eu/forums/showthread.php?24627-Swagger-Suspect-Discussion), e pelo jeito, ele vai acabar sendo banido por lá mesmo. Acham isso certo? Errado? Banir um move é besteira? Ou será que ele melhoraria o metagame? Será que se banir apenas Klefki, poderiamos deixar Swagger no metagame? Se banir swagger, deveríamos banir scald / confuse ray também, já que eles se baseiam em sorte?
Podem apresentar qualquer tipo de argumento, contanto que tenha sentido. Ah, e quem não tá jogando XY pode comentar o que acha também, na verdade ficaria feliz se cada um comentasse o que acha. Pode quotar o que outro diz sobre o assunto mostrando argumentos para isso, enfim, vamos tentar criar uma discussão saudável sobre o assunto.
Texto retirado da pokeevo feito pelo user "TrainerX".
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Não tenho nada a falar, exceto um quote do mesmo tópico da pokeevo:
TrainerX escreveu:Tá, agora vou postar minha opinião que já estava formada faz tempo, e depois vou responder algumas pessoas com, novamente, minha opinião:
Olha, acho que isso deveria ser banido sim. Não porque é broken, não porque rouba em jogos importantes, não porque irrita, mas porque não tem NADA a ver com o competitivo. Pensa comigo, quando uma pessoa usa swagger, ela sempre está disposta a arriscar um 50/50, ela vai praticamente jogar no automático. Se perder, foi porque não teve sorte, mas o que isso tem a ver com Pokémon competitivo? Isso é, na minha opinião, bem parecido com a discussão que teve quando se baniu Sand Veil na geração passada, assim como o ban de moody e evasion moves como Double Team(pelo menos para mim são a mesma coisa)
Não considero Shellpass nem Baton Pass coisas parecidas com essa estratégia, nem na geração passada, pois com eles voce vai precisar(pelo menos contra jogadores bons) pensar(nem que seja só um pouquinho) e predicar algumas coisas pra vencer o jogo. Tá, talvez shellpass não precise pensar em alguns jogos, mas contra, por exemplo, um time com algum poké que não morre pra gorebyss e sabe roar / whirlwind, é preciso sim. Agora com swagger não muda nada em qualquer time.
Essa estratégia tem counters e tem jeitos para se vencer, é claro, mas o problema não é esse. Novamente, o problema é que isso não leva o jogador a pensar, não leva ele a jogar verdadeiramente o competitivo. Mas nem tenho ideia se isso será banido ou não.
Vou passar um log no pastebin de um amigo meu jogando isso na ladder(ele pegou 1630 no PO só usando isso, rofl) pra verem como seria um jogo com esse time:
http://pastebin.com/ZxLEiT3H
Enfim, discutão de forma civilizada. ^^
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