Inicialmente, de fato o NX não seria um console específico,
seria sim, uma plataforma, como a gente já vinha pensando há algum tempo.
A Nintendo quer implementar a plataforma nx.
Que que significa isso Diego?
Não necessariamente vai ser um console portátil, um console de mesa ou um console hibrido,
pode ser os três, pode ser um deles, ou um a cada momento,
Oque importa é, a Nintendo quer lançar uma plataforma para q todos os seus hardwares
e seus softwares falem a mesma língua, ou seja,
nada impede que a Nintendo lance agora um portátil, daqui a seis meses um console de mesa
o sistema operacional deles, ou seja, a plataforma NX, esteja toda integrada
e os softwares se falam, você vai conseguir jogar por exemplo,
um Mario 3D da plataforma portátil com o da plataforma console de mesa, unificado,
ou eles vão ter integrações específicas, seja sistema operacional, Miiverse, conta,
não importa, oq importa é q a plataforma nx visa a total integração.
Uma outra informação muito importante, muito “empolgadora” é o seguinte,
nos 3 primeiros meses do lançamento do console, do NX, não importa qual seja,
teremos 30 grandes jogos, incluindo jogos da Nintendo e jogos third,
assim, estima-se que boa parte desses jogos estejam na lineup inicial do console,
e uma coisa bem interessante, é q a nintendo está com parceria fechada com as 5 maiores desenvolvedoras de games do japão, e algumas desenvolvedoras americana e europeia.
Não foram citados nome por essa fonte, porém eu estimo que, pô sei lá, se for do japão deve ser: Sega, que a gente ja tem o Project Sonic, lá, 2017; Square, com Dragon Quest X, XI e o Builders, que deve, provavelmente vai ter um port; a Knonami, que é uma das grandes, embora ela esteja cada vez mais indo pro mobile, pra quelas máquinas de pachinko, mas ela tabém ainda é uma da grandes; Nanco Bandai, que a Nintendo já tem uma ótima relação com ela; e Capcom, que é uma das gigantes aí, e recentemente teve uma grande parceria com a Nintendo, cedendo alguns direitos de Mega-man para o Smash Bros.
Acredito q sejam essas 5; Uma opinião minha, tá? A fonte não chegou e falou isso, eu estou opinando referente as grandes japonesas.
E as ocidentais: acredito fortemente que a Ubisoft é uma delas, afinal, a Ubisoft já falou que está desenvolvendo vários jogos pro NX, inclusive o Just Dance 2017 já foi anunciado;
acredito que a Actvision também, porque também tem uma boa relação com a Nintendo,
saiu até o Call of Duty Ghosts para o Wii U; e quem sabe talvez a EA, acho meio difícil, que as relações com a EA são meio restritas, entre Nintendo e EA; mas todas as que eu citei tem um bom relacionamento com a Nintendo, seja com jogos que lançaram pro Wii U ou pro 3DS.
A Square tem aí o Monster Hunter Stories, acabou de sair uma parceria com Zelda, então você vai poder jogar com a Epona, você vai poder jogar com os trajes do Link, a máscara de Majoras para o [???], então a relação Square, a relação com a Capcom, a relação com a Konami, que até tem fi-,tem Pro Evolution Soccer pra 3DS, a relação com todas as empresas que eu informei aqui, são boas, é uma boa relação, é uma relação amigável entre as desenvolvedoras e a Nintendo, então acho muito provável q isso aconteça.
Resumidamente, juntando as informações das thirds com a plataforma NX, qual a ideia?
A ideia é que a Nintendo tem uma plataforma, com uma ou mais vertentes, ou seja,
com um ou mais hardwares, que venha a facilitar o desenvolvimento ou o port de um jogo
de qualquer desenvolvedora, seja uma FIFA, um Assassins Creed, um Call of Duty, um Battlefield, não importa, a plataforma visa as empresas terem uma facilidade enorme
de trazer seus jogos para a plataforma, seja qualquer tipo de hardware, e também o lançamento de jogos Nintendo.
Falando nisso galera, essa fonte me informou que a gente vai ouvir algumas vezes alguns nomes já batidos, como por exemplo: Unreal Engine, Unity, id Tech, Ubiart Framework;
Oque isso tem em comum galera? São algumas engines, né? Ou seja, motores gráficos, que as empresas desenvolvem jogos em cima dela, pra lançar pra uma plataforma.
E também, sobre a Vulkan Api, tá? Então a gente vai falar um pouquinho, agora, sobre isso.
É agora que a gente entra numa parte mais técnica, mais específica, que se você for de TI, você vai entender mais, se você não for de TI, eu vou tentar explicar de um forma mais explícita, mais simples possível. E também galera, se você for de TI e eu falar alguma besteira, por favor comenta aqui em baixo, porquê eu sou de TI, mas faz muito tempo que eu não sou especificamente em sistema operacional, em hardware, então eu posso falar alguma besteira aqui, me corrijam aqui em baixo.
Então galera, vocês prestaram atenção que eu falei Vulkan Api?
Primeiro vamos entender oque é um Api. Api é a abreviação de Aplication Programing Interface. É basicamente o conjunto de programação que visa você disponibilizar um software, tá? E assim, a grosso modo, a Api é responsável por todo funcionamento do software por trás ‘DO’ software, da tela, né? Por exemplo, sei lá, o software que você precisa usar a internet pra alguma coisa, vamo botar o exemplo o Pokémon GO, um joguinho, né? A Api por trás dela vai ser responsável por gerenciar todo o seu toque da tela, pra poder disparar aqueles comandos de acordo daonde você toca da tela, o momento que você faz, ao mesmo tempo fazendo a integração com o wi-fi e com a internet, que ta ativa ali no celular, pra poder integrar a internet com dados que você envia, que você recebe, com o posicionamento do GPS, com informação do Google, ou seja, a Api é tudo aquilo ali por trás,
que faz funcionar aquele software que você ta vendo, que você ta usando.
E oque que seria a Vulkan Api? Eu vou ler duas definições da Vulkan Api pra vocês, galera, tá? E mais pra frente eu vou explicar porque eu to explicando tanto a Vulkan Api.
Eu vou ler a definição que está no site da Vulkan Api e a definição que está no site da AMD,
presta atenção. Definição do site da vulkan: "É uma nova geração de APIs gráficas e de computação, que fornece alta eficiência, o acesso multiplataforma para GPUs modernas usadas em uma ampla variedade de dispositivos como, PCs, consoles, telefones móveis e plataformas embarcadas". Eu não sei oque é plataformas embarcadas. Segura, segura as informações aí, vamos falar agora oque é a definição para AMD.
O site da AMD: "A Vulkan oferece suporte exclusivo para controle quase físico, possibilitando desempenho mais rápido e melhor qualidade de imagem, nos sistemas Windows 7, Windows 8, Windows 10 e Linux. Em nenhuma outra API gráfica oferece a mesma combinação poderosa de compatibilidade de SO, recursos de renderização e eficiência de hardware". Galera, então, resumidamente, a definição dos sites da Vulkan e da AMD, pra que que serve a Vulkan API. Basicamnete por trás dos panos ela serve para o seguinte, pra que ela consiga fazer uma integraçãoa quase nível físico, pra quem é de TI vai entender isso, é quase uma linguagem assembly, que você consegue extrair o máximo daquele hardware, ele vai fazer a ponte entre o CPU e o GPU entregar uma qualidade gráfica muito superior, porque ela fala quase a linguagem do hardware. Pra exemplificar mais ou menos galera, digamos assim, o hardware ta aqui, hardware mesmo, físico, você precisa falar com esse hardware através de um software, existe uma linguagem de programação de baixo nível, certo? Oque que é baixo nível, é uma linguagem de programação mais perto do hardware, só q essa linguagem de programação é muito complexa pra você criar ações, funções, etc, é muito complexo, você precisa de muitas linhas de comando. Então você tem uma linguagem acima daquela, você tem vários conjuntos ali, já prontos, pra poder executar algumas funções nessa, e executar algumas funções no hardware, geralmente essa aqui é o sistema operacional,em cima do sistema operacional você tem uma aplicação, que fala uma outra linguagem, digamos assim, um jogo, então você tem um jogo, o sistema operacional, uma linguagem de baixo nível, e o hardware. Ta sabendo-- ta conseguindo entender quantas camadas que a gente tem aqui? Cada camada é um, entre aspas, desperdício de hardware, um desperdício, no caso, de potência que você poderia otimizar isso, oque a Vulkan API faz é mais ou menos isso, ela consegue ir lá direto na parte mais física possível, e falar com o CPU, GPU, e otimizar isso, trazendo isso otimizado pra você, okay? Segura essa informação que eu vou [??], vamo passar pruma parte que é, quem é que ta por trás da Vulkan APIi, é a Khronos Group, Khronos Group foi fundada em 2000, por uma série de empresas centradas de mídia, líderes do mercado, incluindo empresas como 3Dlabs, ATI, no caso AMD, Discreet, Evans & Sutherland, Intel, NVIDIA, SGI e Sun Microsystens, que é aquela mesma Sun que você escolhe lá, que você bota lá o “pluginsinho” do java, aquela xícara lá que quem é mais velho sabe que isso já foi uma bela de uma dor de cabeça, pra quem queria acessar sites de [??] etc. [?] criações de api de padrão aberto, para permitir a criação e a produção ou etc, pra quem quiser,
né? Então galera, qual é o suporte que a Vulkan API tem, ela tem suporta a dispositivos
de vídeo AMD, ou seja, placas de vídeo R9, aquele suporte a placas de vídeo NVIDIA,
incluindo NVIDIA Quadro, GTX Titan- ou Titan e a Tegra, seja X1 ou X2, sim, a Vulkan API
se comunica com Tegra, Titan, X1, X2, ou seja, ela fala em linguagem Maxwell, ela fala em
linguagem Pascal, que a gente já falou aqui em outros vídeos, aqui no canal, também tem suporte a engine Unity, a Unreal 4, que já suportam a Vulkan API, e diversas outras engines que não vem aqui ao caso falar. Então galera, vamo resumir tudo que eu disse aqui de especificações técnicas, pra introduzir isso aqui pra vocês, oque eu quero dizer é o seguinte,
a Vulkan API não vai ser a única API por trás do NX, não, nunca, não será, tem várias outras APIis ali, mas oque eu quero dizer é, ela vai ser o facilitador entre a plataforma NX, e todas as engines que existem das thirds, porque, essas engines estão dando suporte a Vulkan API, i
a Unreal 4 já dá esse suporte, a Unity tabém já da esse suporte, então se essas duas engines já falam uma linguagem Vulkan, e o NX vier com suporte a Vulkan, você vai conseguir portar muito facilmente para plataforma NX, independente do hardware, um jogo feito em cima dessas engines. Então, oque que eu acho que esta acontecendo. Que a Nintendo junto com a Vulkan e outras APIs, está entrando em contato com as thirds, pegando a Ubisoft Framework, que é a Art Framework, que é uma das engines pra fazer Child of Light, fazer aqueles jogos 2D, tá pegando a engine provavelmente da Square, que é aquelas engines q-, mas a Square já está passando pra Unreal Engine 4, mas por exemplo, a-, não lembro qual é a engine certa do Final Fantasy XV, tá mas, é uma engine própria da Square, então digamos que essa tenha suporte ao Vulkan, vai conseguir portar facilmente, ou desenvolver um jogo facilmente para o Nintendo NX. Então a ideia é essa, é apenas uma das pontes da unificação entre as várias plataformas, engines e variações de software, que o NX pode disponibilizar, ela vai conseguir que o NX tenha ganhos substanciais em performance de CPU e GPU, utilizando o mais baixo nível que ela consegue se comunicar. Deu pra entender mais ou menos? Se você entrar no site da Khronos Group, que como eu já falei aqui, é a responsável pela Vulkan API, todas aquelas empresas juntas em prol de uma nova API aberta pra quem quiser usar, seja Windows, Linux, Android, tá? Pode acessar o site lá, vou deixar na descrição. Lá no site tem os sponsors, os patrocinadores, as pessoas parceiras, e lá tem a logo da AMD, da NVIDIA, Activison Blizzad, que é a mesma coisa, VMWare, quem conhece VMWare, o servidor lá, sabe que VMWare está presente em todos os servidores cpd[?], pra poder economizar espaço e maximizar o hardware, e também a Nintendo, a Nintendo é uma das parceiras Khronos Group, ou seja, Vulkan. Atualmente o New 3DS e o Wii U tem suporte a Unity, por exemplo, então não é uma coisa muito surpresa quando a gente pega todas as informações em cadeia assim, galera.
Então, resumidamente, é isso q eu queria trazer pra vocês, essas informações privilegiadas, essas informações exclusivas, que eu não vi em lugar nenhum, que essa fonte trouxe até mim. Galera, imagina o seguinte cenário, jogos AAA, jogos grandes, da Capcom, Megaman; Square, Final Fanstasy; Activision, Call of Duty; Konami, Pro Evolution Soccer; Sega, Sonic;
Ubisoft, Assassins Creed; E por aí vai, no lançamento do NX, ou nos 3 primeiros meses,
com aqueles 30 grandes jogos, e imagina uma plataforma em que eu posso ter um hardware portátil, um hardware de mesa, não importa qual hardware, e essas empresa terão a máxima facilidade, e conseguirão extrair o máximo de desempenho do hardware, para colocar seus jogos de forma fácil, e simples ali naquele sistema operacional.
Sáb 20 Jan 2018, 17:41 por ExtremeZelda
» [TSADNB] Tópico sobre Assuntos Diversos no Blast
Sex 19 Jan 2018, 16:49 por ExtremeZelda
» [VENDO] NINTENDO WII U 32GB MARIO KART 8 DELUXE BUNDLE
Sáb 01 Abr 2017, 11:45 por jcvalerio
» Mario Kart 8 travou meu Wii U
Sáb 01 Abr 2017, 10:14 por quediz
» Troca Pokémon & Friend Codes - Sun/Moon & Gen 6
Sex 31 Mar 2017, 21:29 por Devilucky
» Lojinha do Tio Logan
Sex 31 Mar 2017, 09:33 por Logan
» Problema na tela de cima do 3DS.
Qui 30 Mar 2017, 13:45 por Afrojin
» Novos jogos para Wii U, Wii e DS
Ter 28 Mar 2017, 23:04 por SSBGames
» 9 jogos de Wii no arremate
Ter 28 Mar 2017, 22:30 por SSBGames
» [AJUDA] Nintendo Switch - Como comprar jogos?
Ter 28 Mar 2017, 18:07 por Fael BC
» Fan Game - Pokemon Hau Adventures
Ter 28 Mar 2017, 10:20 por wawagames
» Muro das lamentações, desabafe aqui o que lhe aflige.
Seg 27 Mar 2017, 23:47 por Shaya