Olha, quando entrei no fórum eu tinha 14 fucking anos, QUATORZE, agora já estou com 20. Sen or, quando paro para pensar nisso é tão estranho, mas enfim separei minhas observações desses anos por tópicos:
- O crescimento constante da quantidade de usuáriosQuando eu entrei o fórum era um caroço de uva, tinha pouquíssimos usuários. Ou seja, o fórum em si era uma panelinha, afinal todo mundo conhecia todo mundo o que gerava muita zueira e passava a sensação de amizade mesmo. Eu quase não distinguia o
@Vargolino,
@Mazza,
@Linkzx e cia dos meus amigos da vida real, pois passávamos praticamente o dia inteiro juntos nos divertindo no fórum ou no msn.
Conforme as novas gerações chegavam elas se aglutinavam aos antigos, criavam novas panelas ou faziam as duas coisas. Isso colocava a sensação de amizade em constante circulação. Hoje já não sei se isso está acontecendo... A sensação de amizade é essencial, pois te motiva a ficar ativo no fórum para se divertir com os amigos.
- Os GRANDES complementos do fórum, os chats oficiais decaíramNo começo houveram algumas tentativas de se fazer chats oficiais no fórum incorporando o html de chats criados no Xat dentro de tópicos (inclusive uma dessas tentativas foi minha), mas o que realmente vingou foi o MSN. Quem nunca participou de um baile de mascaras no groupsim não sabe o que é
p*** bagunça. Os chats possibilitam ainda mais a criação dos laços que citei no primeiro tópico, pois é um contato mais direto entre as pessoas. O verdadeiro mundo offtopic rola nele. A coisa desandou um pouco com a morte do MSN, pois o Skype não tem o charme nem as facilidades que o msn gerava com o groupsim. Depois chegou o chat integrado ao fórum que embora seja legalzin vive bugando, possui delay e não avisa a chegada de novas mensagens.
Considero o whatsapp o novo msn dessa geração, o problema dele é que o mesmo trabalha com número de celular... algo bem complicado de sair distribuindo internet afora.
- As regrasNo começo o fórum era
uma zona um lugar mais maleável. O problema é que num momento teve umas tretas malignas originadas de tanta liberdade, o que fez muita gente sair. Depois ele entrou praticamente numa ditadura militar gerada pelo medo das m*** que aconteceram, o que também fez muita gente sair. Hoje temos resquícios dessa época pairando por aqui. O que concluí disso tudo: A zueragem extrema acaba afastando muita gente que busca algo mais sério, porém a falta dela além de regras seguidas muito à risca acabam extinguindo a vontade de ficar por aqui também, afinal o fórum fica chato por ser tão certinho. E o mais difícil, o equilíbrio entre a necessidade dessas duas parece variar com o tempo.
- Diferença de idadeComo eu disse no começo do post eu entrei aqui com 14 anos, agora já tenho 20. Nesse tempo nossa mentalidade muda muito e principalmente nosso modo de perceber e interagir com as coisas. Por exemplo, aos 14 eu fazia brincadeiras de cunho sexual numa boa, pois estava com pessoas da minha faixa etária. Hoje eu já penso duas vezes, pois sei que tem uns usuários mirins por aí de 13 anos e não me sentiria nenhum pouco confortável em brincar com eles da mesma forma de quando eu era da mesma idade, entendem? Não só isso, mas as piadas mudam, as coisa que possuem graça mudam, enfim os focos mudam. Com 14 eu me dedicava muito ao fórum, as vezes passava o dia inteiro no mesmo, agora é mais difícil e menos motivador me engajar tanto.
Eu percebi que uso o fórum para me divertir e deixei ele mais para segundo plano, acho que graças a isso estou aqui até hoje. Mas quem leva o fórum mais a sério e não consegue fazer essa transição acaba saindo mesmo, pois a cobrança sobre si mesmo de gastar seu tempo com coisas consideradas mais "produtivas" ou "adultas" vai aumentando com o tempo.
Baseado nessas observações: Acho que o que atrairia mais pessoas para o fórum seria o espírito de amizade mesmo. Tópicos de discussões funcionam, claro, mas como temos um número enorme de usuários muitas vezes fica impossível acompanhar a discussão de um tópico. Afinal discussões te convidam a fazer walltexts e ao entrar em um tópico com 50 posts gigantescos já bate aquela preguiça de lê-los. Além disso quem posta sente que ninguém leu aquilo que ele disse justamente porque tem muita coisa para se ler, desmotivando assim novas postagens.
Creio que esse é o motivo da crescente quantia de tópicos mais diretos e específicos, respostas mais curtas são mais fáceis de se acompanhar.
De certa forma acredito que o modelo de fórum em si está morrendo justamente por isso...
Sinceramente acho que em algum momento iremos acabar migrando para o reditt... Ele é praticamente um fórum 3.0 e o sistema de "rank" de comentários ajuda a manter as discussões em constante circulação. Pois você não precisa cavocar cinco páginas até achar um comentário pertinente e continuar a discussão, a própria comunidade faz isso com a votação que ajuda um post a subir ou decair de relevância.
Sáb 20 Jan 2018, 17:41 por ExtremeZelda
» [TSADNB] Tópico sobre Assuntos Diversos no Blast
Sex 19 Jan 2018, 16:49 por ExtremeZelda
» [VENDO] NINTENDO WII U 32GB MARIO KART 8 DELUXE BUNDLE
Sáb 01 Abr 2017, 11:45 por jcvalerio
» Mario Kart 8 travou meu Wii U
Sáb 01 Abr 2017, 10:14 por quediz
» Troca Pokémon & Friend Codes - Sun/Moon & Gen 6
Sex 31 Mar 2017, 21:29 por Devilucky
» Lojinha do Tio Logan
Sex 31 Mar 2017, 09:33 por Logan
» Problema na tela de cima do 3DS.
Qui 30 Mar 2017, 13:45 por Afrojin
» Novos jogos para Wii U, Wii e DS
Ter 28 Mar 2017, 23:04 por SSBGames
» 9 jogos de Wii no arremate
Ter 28 Mar 2017, 22:30 por SSBGames
» [AJUDA] Nintendo Switch - Como comprar jogos?
Ter 28 Mar 2017, 18:07 por Fael BC
» Fan Game - Pokemon Hau Adventures
Ter 28 Mar 2017, 10:20 por wawagames
» Muro das lamentações, desabafe aqui o que lhe aflige.
Seg 27 Mar 2017, 23:47 por Shaya