Esse tópico tem a funcionalidade dos usuários pedirem dicas para o Metagame de Pokemon. Por exemplo Movesets, pokemons e por ai em diante. Aqui vai um tutorial básico. Se estiver errado me corrijam por favor. Ao longo do tempo vou adicionando capítulos sobre o metagame.
Em breve...
Links úteis:
Capítulo I
Os stats, natures, IVs e EVs.
Os stats, natures, IVs e EVs.
- Spoiler:
No mundo pokemon, há 6 stats. Eis eles são : Health Points (HP), Atack(Att), Special Atack(Sp.Att), Defense(Def), Special Defense(Sp.DEf) e Speed(Spd).
Cada um deles possui um efeito e/ ou funcionalidades.HP :
É a vida do pokemon. A barrinha verde.
Att :
É o dano físico do pokemon. Influenciam os ataques que fazem contato direto e tem essa imagem:
Exemplos de ataques físicos: Earthquake, Quick Attack, Crunch, Waterfall.
Def:
É o que defende o ataque físico do oponente.
Sp.Att :
É o dano "Especial" do pokemon e influencia aquele que não causam contato físico, e sim de forma indireta. Tem essa imagem:
Exemplos de ataques Especiais: Flamethrower, Solar Beam, Surf.
Há também os ataques que não causam dano e eles tem essa imagem:
Sp.Def:
É o que defende o ataque especial do oponente.
Spd:
É a velocidade do pokemon. Em uma batalha, ataca primeiro o pokemon cuja Spd é maior. Ataques de prioridade como Extreme Speed, Shadow Sneak e Quick Attack ignoram a Spd.Cada pokemon possui um Stats base, que é em linhas gerais um "resumo" dos potenciais de cada stats de cada pokemon. Explicando melhor veremos uns exemplos:GarchompO stats base do Garchomp são, em ordem como mostrados anteriormente são:Hp/Att/Def/SpAtt/SpDef/Spd <- é bom decorar a ondem =P108 130 95 80 85 102Com base nisso chegamos que Garchomp tem a soma de stats base 600. Assim sendo um ótimo pokemon, a maioria não chega nem perto disso.Analisando também vemos que a HP, Att e Spd do Garchomp são exclentes enquanto os outros stats são razoáveis.Skarmory65 80 140 40 70 70Analisando o Skarmory agora, vemos que seus sua HP e Sp.Att são horríveis. Seu Att, Sp.Def e Spd medianas para razoáveis e sua Def é Extremamente boa.Em síntese vemos que cada pokemon possui base stats diferentes, fazendo-os terem características únicas. Podemos ver seus base stats através do serebii e outros sites. E esses servem para termos uma noção de o que podemos fazer para aproveitarmos melhor nosso pokemon. Por exemplo não iremos fazer um Skarmory que utilize em seu potencial ataques especiais. Vamos abusar da sua defesa estrondosa.NatureA nature de um pokemon é sua personalidade. Podemos vê-las no summary dele.Cada Nature retira 10% do stats de um pokemon e adiciona 10% em outro stats. Por exemplo a nature Adamant retira 10% de Sp.Att e coloca-os em Att. Essa nature então se torna excelente para pokemons que aproveitam bastante de seu Ataque e quase nada do seu Special Attack. O garchomp é um exemplo.A HP é o único stats que não envolve as natures, e ainda há algumas natures que não retiram nem adicionam.Aqui segue a lista de natures: http://bulbapedia.bulbagarden.net/wiki/NatureTambém podemos facilmente ver qual stats são beneficiados ou prejudicados em nosso pokemon no sumary deles. O stats em Azul é o qual é prejudicado enquanto o Vermelho beneficiado. Todos em branco dizemos que a nature é neutra.Ivs
Introdução:
IV é uma abreviação para Individual Values, ou Valores Individuais. Os IVs são as características que fazem cada Pokémon único em seus stats, e que em conjunto com os EVs e Natures formam os stats finais de cada. Quanto mais alto o IV para um stat, mais alto ele será. Um Pokémon Top é aquele que possui todos os IVs maximizados.
IVs são valores fixos que variam de 0 a 31, cada Pokémon possui o seu.
Cada stat possui seu valor de IVs, sendo assim 6 IVs no total (IVs de HP; de Atk; de Def; de Sp.Atk; de Sp.Def; de Spd), um Pokémon pode ter IVs 0 em Attack e ser top em Speed, ou seja, ter IVs 31 em Speed.
Os IVs de Pokémons encontrados in-game são escolhidos aleatóriamente, mas no Breed (cruzamento) entre Pokémons o filhote herda 2 IVs do pai e 2 IVs da mãe, sendo que os outros 2 restantes são randômicos.
Pode não ser muito visível mas os IVs de cada Pokémon pode mudar o rumo de inúmeras batalhas. Imagine o fim de uma luta, onde os dois jogadores possuem um Metagross Adamant e ambos com 252 EVs em Speed, aquele que atacar primeiro ganha, portanto vencerá aquele que possuir mais IVs em Speed, pois atacará antes. A diferença nos IVs de cada Pokémon é mais visível quando estes se encontram no Lv.100, podendo ter uma grande diferença e sendo prejudicial quando estes são muito baixos.
Calculo de IVs:
Calcular os IVs de determinado Pokémon envolve uma conta complexa e seria perda de tempo fazê-la uma vez que possuímos uma calculadora especial para isso. Ela foi desenvolvida pelo site Legendary Pokémon, o qual nos deu a autorização para utilizá-la, para abrir a calculadora de IVs clique aqui.
http://www.pokeevo.net/index.php?page=calculadora_stats
Autor: Burakki
retirado de: http://www.pokeevo.net/index.php?page=artigo4_ivs
[/table]O que elas fazem?Hidden Power e as Ivs.Como calcular?"Likes to..."Como passar Ivs para meu pokemon?EvsEvs, também conhecidas como Effort Values, são os pontos de esforço que seu pokemon ganha ao batalhar.Cada pokemon possui uma característica, e ao ser derrotado In game(na wild ou npcs), eles dão ao pokemon que o derrotou Evs.Por exemplo Basculin dá 1 ponto de Spd.A cada 4 pontos, seu stats (o final que vemos no summary, não o base) aumenta 1 ponto.Cada pokemon pode ter no máximo 252 de EV por stats. E a soma de todos os Ev podem ser 508(não tenho certeza). Basicamente você pode maximizar 2 stats e colocar 4EV (1 ponto) em mais um.Vitaminas aumentam 10 de EV em cada stats. E há outros jeitos de ganhar mais EVs como por exemplo itens. Eles são Macho brace, Bracelet's e Exp Share.Outra forma de treinar seu stats é Super Training. Ele tem se mostrado a forma mais simples de effortar seu pokemon.Agora voltando ao stats base, vemos que Garchomp tem um potencial para ser um Physical Sweeper. Veremos essa nomenclatura no próximo capítulo. Por isso podemos visar seu ataque e a Speed ao máximo.Por exemplo meu Garchomp é effortado 252 EV em Att e Spd. Assim ele será rápido e quase matará em hit (OHKO) os pokemons inimigos. Para assim não ser necessário que suas defesas e HP não sejem altas.Já o Skarmory, podemos colocar 252 de EV em HP e Def. Assim ele se tornará um Wall. Ele segurará qualquer ataque físico com sua 130 Def base.A sinergia de um time é o essencial para uma batalha competitiva(metagame). Não adianta ter somente pokemons fortes com ataques monstruosos.Lição de casa: Ver os stats base do Shuckle, de todos os Deoxys e do Wurple.
Capítulo II
Os tiers.
- Spoiler:
No universo pokemon, há um fórum chamado Smogon University. Lá é a referência de tudo sobre pokemon competitivo. Lá vocês podem encontrar tudo que querem sobre o metagame. Contudo será de uma forma bem abrangente e aqui eu estou tentando resumir.
http://www.smogon.com/
Se vocês fizeram a lição de casa, viram que os stats base do Wurple e do Deoxys são extremamente diferentes. Isso também acontece com os pokemons em geral. Por convenção, a smogon criou uma lista de Tiers.
Imagine em uma batalha, um time com um Pikachu e um Wurple e o outro com Deoxys e Yvetal. Totalmente injusto não?
Por isso há os tiers. Fazendo uma analogia ao mundo real, eles seriam o peso pena, peso médio e peso pesado (não sei se é assim) do MMA.
Em cada tier estão os pokemons com um semelhante potencial. Assim também fica mais fácil equilibrar um time. Em campeonatos a utilização desses tiers é fundamental.
Eis são eles:
Uber, OverUsed(OU), BoderLine(BL), UnderUsed(UU), BoderLine2(BL2),RarelyUsed(RU), NeverUsed(NU) e NotFullyEvolved(NFE).
Como a sexta geração é muito recente, ainda não foi apurado em qual tier os novos pokemons ficarão.
Da quinta são assim:
http://www.smogon.com/bw/tiers/
Basicamente, Uber são os lendários e os outros poucos pokemons apelões.
Daí para baixo, em ordem que eu descrevi, os pokemons vão ficando "menos apelões".
As Border Line são os pokemóns que são muito fortes para o tier abaixo deles(BL para UU e BL2 para RU) mas muito fracos para o tier acima.
NFE são os pokes não totalmente evoluidos como Muchalax e outros.
No competitivo você pode usar pokemons abaixo do tier "determinado". Por Exemplo em um jogo OU, você pode usar UU e NU. Mas em um jogo OU não pode-se usar Ubers.
Mas tudo isso é só uma convenção. Nada para in-game ou for fun.
Segue aqui as limitações de cada tier: http://www.pokeevo.net/index.php?page=banlist_5
Capítulo III
Os tipos de moveset.
- Spoiler:
Os pokemons, dependendo do seus stats, habilidades e movesets possuem um certo potencial. Como vimos o Skarmory e o Garchomp.
Por convenção, a comunidade do metagame classificou os "movesets" em "classes".
Aqui vou apresentar a maior parte delas e explicá-las.
O Lead
O Lead é conhecido como o pokemon de liderança. Geralmente é o primeiro pokemon que é lançado ao jogo. Sua função basicamente é preparar o jogo para os próximos pokemons que serão usados.
Vamos analisar um Ninetales Lead.
O Ninetales é um ótimo Lead ,possuindo 73 76 75 81 100 100 de base que são medianos para um pouco bons. Apesar de não possuir um alto poderio. Sua HA(Hidden Ability) Drought ele pode invocar o Sunny Day ao campo ao ser lançado, sem precisar do uso do ataque Sunny Day que leva um turno. Assim elechegaao tier OU.
O Drought como muitos devem saber possui vários benefícios. Como aumentar a acuraccy de Fire Blast, tornar Solar Beam um one turn attack. Aumentar os golpes de fire em 50% e diminuir os de water em 50%. Ainda há várias habilidades que utilizam o Sunny Day como o Solar Power de Mega Houndoom.
Analisaremos um moveset popular de Ninetales.
Ninatales - Sun Support - HA Drought
- 252 HP 4 Def 252 Sp.A - Iv Spd 2
-Leftovers -Quiet
- Heat Wave/Flamethower
-Hidden Power Ice
-Will-O-Wisp
-Protect
Inicialmenta, joga-se o Ninatales em campo e ele invoca o Drought. Devido ao Sunny Day e seu STAB(como se chama o bonus quando um pokemon usa um ataque do mesmo tipo que o seu), seu ataque praticamente dobra.
Hidden Power Ice para dar coverage à Ground que é uma de suas fraquezas. Vale lembrar que o tipo do ataque Hidden Power é definido pelos Ivs, por isso 2 de Spd.
Will-O-Wisp deixa o oponente em Burn, acarretando em 30% a menos de ataque físico para o oponente. Tornando as defesas de Ninetales mais altas.
Protect serve para você poder se recuperar com Leftovers e poder ver o que o oponente irá fazer.
Basicamente como Lead, o principal é que Ninetales irá invocar o Sunny Day para o resto de seu time que o aproveitará melhor.
Outro pokemon Lead é o Politoad que segue a mesma lógica que o Ninetales com Drizzle. Hippodown, Abomasnow e Tyranitar também se encaixam nessa lógica.
Outro Lead é o Aerodactyl.
Focus Sash
Ability: Pressure
EVs: 4 HP / 252 Atk / 252 Spe
Jolly Nature (+Spe, -SpA)
- Stealth Rock
- Rock Slide / Stone Edge
- Taunt
- Earthquake
Basicamente o Focus Sash garantirá que um turno pelo menos seu pokemon vai durar.
Taunt é um golpe que impossibilita que o adversário utilize golpes que não tiram dano. Um ótimo golpe já que quase todos os Leads se aproveitam desse tipo de golpes.
Stealth Rock é um golpe bem peculiar, ele coloca no campo pedras que quando o oponente trocar de pokemon este receberá dano.
Para estudar melhor os Entry Hazzards(como são chamados)
: http://www.serebii.net/games/entryhazards.shtml
Em síntese o Aerodactyl irá preparar os Stealth Rocks para seu time e Taunt para inutilizar o Lead oponente.
Os SweepersSweepers, traduzindo do ingles, são os "varredores". Eles servem para varrer o time adversário, ele é o poderio ofensivo do seu time. Geralmente são dotados de Altos Ataques e Velocidades.Sua lógica é simples e pouco criativa, Atacar primeiro e matar o oponente. Se o Sweeper matar o oponente primeiro e ele nem ter chances de ataca o por quê de defesas? A melhor defesa é o ataque como diz o ditado.Há três tipos de Sweepers, os Physical(usam o Att), Special(usam o Sp.Att) e o Mixed (utilizam ambos).Physical SweeperGarchompComo vimos anteriormente, Garchomp é um ótimo exemplo dessa espéciel.252 Att - 252 Spd - 4 Hp - Jolly(+Spd -S.Att) - Life Orb - Rough SkinSword Dance - EarthQuake - Dual Chop - Stone EdgeSword Dance irá dobrar o Ataque do Garchomp, assim fará com que quase nenhum pokemon segurará a combinação de Sword Dance + Life Orb + StabVale lembrar que Sand Veil é banido do OU.Special SweeperGengar60 65 60 130 75 110Gengar possui um alto Sp.Att e Speed. Contudo baixo HP, Att, Sp.Att e Sp.D.-Choice Specs - Modest - 252 S.Att - 252 Speed - 4 Hp-Shadow Ball - Focus Blast - ThunderBolt - Hidden Power IceChoice Scarf é um item monstruoso, dá um boost no Sp.Att de seu pokemon. Contudo, ele ficará preso a esse ataque.Não tem muito o que falar desse moveset, é matar ou morrer basicamente.Mixed SweeperÉ a junção de um Especial e o Physical Sweeper.KingdraSwift Swim - Lonely - Life Orb -252 Att -240 Sp.Att - 16 Speed-Rain Dance - Waterfall - Hydro Pump - Dragon PulseEsse Kingdra é uma arma poderosa quando bem usado, juntamente com um Politoad Lead com Drizzle, sua habilidade Swift Swim faz sua Speed dobrar. Assim não é necessário gastar Evs em sua Speed e permitindo maximizar seu Att e Sp.Att.Rain Dance serve para caso o oponente consiga tirar a chuva, você nao ser pego desprevinido.Os WallsAo contrário de Sweepers, os Walls são os pokemons defensivos. Agora você novato no Metagame se pergunta: "Por quê eu vou precisar me defender se eu já tenho um extremo poder de fogo?"
E eis que eu te respondo caro aluno, imagine seu último pokemon sweeper no time, quase morrendo. E o oponente joga um pokemon com priority move como Quick Attack ou Bullet Punch. Seu pokemon está condenado assim como seu jogo se ele morrer.
Sabendo que o oponente vai tentar finalizar seu pokemon você o troca por um Wall para que assim você tenha uma chance.
Assim como os Sweepers há três tipos de Walls, da mesma forma os Physical Walls, Special Walls e os Mixed Walls.
Na verdade há vários outros tipos de Walls, mas só abordaremos esses três tipos aqui nesse tópico.
Physical Walls
São a melhor arma contra um Physical Sweeper, esse por sua vez deve possuir em geral um Alta defesa e HP.
Skarmory
Como já dito antes, Skarmory possui uma extrema defesa.
Impish -Leftovers - Sturdy - 252 HP -252 - Def - 4 Speed
-Spikes - Roost - Whirlind - Brave Bird-
Esse Skarmory é um exímio Wall, suas defesas quase impossibilitam um sweeper de tentar nocauteá-lo sem o uso de ataques especiais ou físicos com fraqueza ou outro bonus.
Roost serve para recuperar a sua vida, algo que deixa o skarmory mais duradouro.
Whirlind serve para tirar um oponente com algum buff ou um potencial Special Sweeper em jogo.
Spikes também torna esse Skarmory usável como Lead
E Brave Bird nao o torna inútil na presença de um Taunt.
Vale lembrar que a maior fraqueza de um Physical Wall é um Special Sweeper.
Special Wall
É o que barra golpes especiais, por isso deve ter HP e Sp.Def bem altas.
Blissey
255 10 10 75 135 55
Blissey possui a maior HP do jogo, junto com sua alta Sp.Def de 135 se torna uma das melhores Special Wall do jogo.
Contudo sua defesa base de 10 é de... chorar.
-Natural Cure - Calm - Leftovers - 252 Sp.Def - 252 Hp - 4 Def
-Wish - Protect - Toxic - Hell Bell
Protect para garantir a eficiência de Wish, Toxic para tirar dano da vida do oponente aos poucos e Hell Bell para eventualmente curar um pokemon do seu time de um status negativo.
Mixed Wall
É o pokemon que resiste à ataques especiais e físicos.
Ferrothrorn
89 94 131 49 116 20
-Rocky Helmet - Iron Barbs - Relaxed - 252 Hp - 148 Def - 148 Sp.Def - 0 IV Speed-
Leech Seed - Protect - Power Whip - Gyro ball
Leech Seed serve para recuperar sua HP lentamente, juntamente com protect. Power Whip e Gyro Ball são uma arma poderosa com Ferrothorn já que usam da lentidão do pokemon.Batton PassersBatton Pass é um ataque muito peculiar, o pokemon que usar troca de lugar com um pokemon de sua party. E para este novo que aparecerá todos os buffs(tanto positivos e negativos) serão passados para ele.
Ninjask
Com sua Habilidade Speed Boost, a cada rodada que se termina sua Speed aumenta em 50%. Ao longo das rodadas ele poderá usar Batton Pass para um pokemon em específico.
Sem movesets daqui em diante, agora só explicações. Vocês podem procurar na Smogon, Poke Evo e outros sites os movesets em especial. Ao caminho da idependência. ^^
Existe outros tipos de "classes" pokemons, como Cleric, Taunter, Hazzer, Annoyer, Trapper. Mas esses não serão apresentados aqui.
Capítulo IV
A sinergia de um time
Os itens, combos comuns e o counter
[/b]
A sinergia de um time
- Spoiler:
Sinergia significa o trabalho em conjunto que em sincronia para a realização de uma tarefa.
A sintonia entre os pokemons no seu time é vital, não adianta escolher os melhores pokemons, mais poderosos, se eles não tiverem uma estrategia coordenando-os.
Por exemplo você tem um Charizard no time. Esse do tipo Fire Flying sofre 4x de dano do tipo Rock.
Stealth rock é um ataque denominado Hazzard Entry. Ao usar o ataque, aparentemente,não causa dano. Mas a partir daí, toda vez que o oponente trocar de pokemon ele receberá dano do Stealth Rock. Esse dano é calculado a partir das fraquezas e resistências do oponente.
Type Effectivness Damage
x0.25 Effective 1/32 of Max HP (3.125%)
x0.5 Effective 1/16 of Max HP (6.25%)
x1 Effective 1/8 of Max HP (12.5%)
x2 Effective 1/4 of Max HP (25%)
x4 Effective 1/2 of Max HP (50%)
Portanto, o Charizard ao entrar em campo e nele estiver o Stealth rock, perderá 50% do seu HP. Isso é muito e o oponente se for mais rapido que ele, algo não muito dificil, já é um pokemon a menos no seu oponente.
Não somente o Charizard, mas Volcarona, Talonflame, Articuno e outros pokemons perdem 1/2 de seu HP para Stealth Rocks.
Para evitar esse massacre é necessário Rapid Spin para remover essas pedras do seu campo. Contudo Charizard e esses outros pokemons não aprendem esse ataque. É necessário outro pokemon que saiba esse ataque. No caso poderia ser Excadrill que além de saber Rapid Spin é ground, assim possuindo imunidade à elétricos, uma fraqueza de charizard.
Esse é um pequeno exemplo do uso da sinergia visando o melhor do seu time.
Os itens, combos comuns e o counter
[/b]
- Spoiler:
Algo que agrega valor à sinergia de um time são itens. De grande importância eles ajudam, e muito, o pokemon em realizar sua função.
Alguma lista dos mais comuns:
Leftovers - Recupera 1/16 do HP do pokemon - Bom para Walls, Bulkys
BlackSludge - É o leftovers que só pode ser usado por pokes poison. Bom para evitar "roubos"
LifeOrb - Aumenta 30% do dano dos ataques mas em troca consome aos poucos a HP - Bom para Sweepers
Choice Itens (Band,Scarf,Specs) - Aumentam 50% de um stats em certo, respectivamente (Att, Speed, Sp.Att), contudo o usuário se limitará a um, e apenas um golpe até ele seja substituido por outro poke. Ótimo para Bulkys ou Sweepers.
Assault Vest - +50% da Sp.Def, o usuário em troca de não poder usar ataques que aumentam stats. - Bom para Mixed ou Special Walls.
White Herb - Anula os efeitos negativos sofridos em uma batalha, é consumível.
Power Herb - "Carrega" instantaneamente os golpes que precisam carregar, tipo Solar Beam e Fly. É consumível.
Gems - Aumentam o ataque em 50% sem nenhum efeito negativo. Mas é consumível.
Rocky Helmet - Ao dar um ataque físico em um pokemon com esse item, o atacante receberá um dano de volta.
Existem muitos outros itens interessantes para a batalha.
Juntando o pokemon e o item, criam-se combos extremamente eficazes e letais. Por exemplo a junção de White Herb e Shell Smash é EXTREMAMENTE letal.
Shell Smash é uma habilidade que drobra os Stats de Att, Sp Att e Speed. Contudo em troca divide-se pela metade as Defesas. O uso da White Herb simplesmente anula esse efeito negativo desse golpe. Um usuário comum desse combo é o Cloyster. Em um turno usa-se Shell Smash e nos outros ele torna-se um potencial varredor de times.
Outro combo é o Garchomp e o Choice Band. Devido ao efeito negativo desse item, o pokemon é preso a um ataque somente. Outrage também tem esse mesmo efeito, assim ambos se "conectam" e não há um efeito "dobrado" desse golpe. O Ataque que ja iria prender o pokemon ganha um boost de 50%.
Um Archeops com Flying Gem também é letal. Acrobatics recebe os bonus de STAB e Flying Gem e da Habilidade desse pokemon. No segundo com a Flying Gem consumida o Acrobatics ativa sua própria habilidade que dá um boost nele mesmo.
Ferrothorn, um pokemon extremamente defensivo juntamente com Rocky Helmet e Iron Barbs fará com que o oponente pense duas vezes antes de atacar.
Como combater esses combos?
Para cada combo, há um jeito ou vários de anular ou até tirar proveito dele.
Whirllind e Roar obrigam o oponente a trocar, assim ele perde os buffs do Shell Smash. Sem mais White Herb, o pokemon quase se torna inútil.
Um physical wall resistente à dragon ou um fairy type inutiliza o Outrage do Garchomp
Thief pode robar os itens do oponente.
E por desse jeito vai, mas é dificil de um time ter todos esses counters contra o oponente. O treinador deve escolher ter potencial para combater o quê pode acabar com seu time inteiro e ele nem mesmo ter capacidade para respirar.
Capítulo VI
A Batalha
A Batalha
Em breve...
Links úteis:
- Spoiler:
http://forum.nintendoblast.com.br/t29674-competitivo-discussao-tiers-pokemon-x-y-beta#790942 <= Tier do NBlast
https://i.imgur.com/NtqXPT6.jpg <= Guia de Breeding perfeito
http://themajesticxerneas.tumblr.com/post/64781816345/yellowfur-shiny-hunting-guide-1-since-so-muc <= Shinning hunting
http://pokemonshowdown.com/ <= Simulador de pokemon
Última edição por Alec343 em Dom 20 Abr 2014, 01:31, editado 19 vez(es)
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