Arquivo do Fórum Nintendo Blast

Olá visitante/usuário! Nós estamos em processo de migração e deixaremos este Fórum em breve.

A migração é para termos mais liberdade e para podermos ter um Fórum melhor! Se você ainda não é cadastrado neste Fórum e nem no novo, clique aqui e cadastre-se já no Novo Fórum!

Se você já possui uma conta aqui, clique aqui e saiba como migrar para o Novo Fórum Nintendo Blast!


Participe do fórum, é rápido e fácil

Arquivo do Fórum Nintendo Blast

Olá visitante/usuário! Nós estamos em processo de migração e deixaremos este Fórum em breve.

A migração é para termos mais liberdade e para podermos ter um Fórum melhor! Se você ainda não é cadastrado neste Fórum e nem no novo, clique aqui e cadastre-se já no Novo Fórum!

Se você já possui uma conta aqui, clique aqui e saiba como migrar para o Novo Fórum Nintendo Blast!

Arquivo do Fórum Nintendo Blast

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Arquivo do Fórum Nintendo Blast

+2
Newtão
Fabbrini20
6 participantes

    Discussão sobre o metagame de SSB 4

    Fabbrini20
    Fabbrini20
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX


    Karma Karma : 1260
    Posts Posts : 8909

    Discussão sobre o metagame de SSB 4 Empty Discussão sobre o metagame de SSB 4

    Mensagem por Fabbrini20 Sex 16 Jan 2015, 03:52

    Falaê galera! Então, com o crescimento cada vez mais ascendente do competitivo de SSB 4, eu gostaria de iniciar uma discussão sobre isso aqui no fórum. O tópico será bem simples, o único intuito é discutir, não tenho saco pra enfeitá-lo. Antes de tudo, o conceito de Tier list é meio diferente do que é dito por aí: ela ordena os personagens que podem vencer uns aos outros em condições de campeonato, com a premissa de que os jogadores na situação possuem habilidades iguais.

    Para ajudá-los, vou postar algumas tiers net a fora.


    • Esta aqui é a mais recente japonesa, saiu há um mês e meio, a mais atualizada até agora que EU tenho conhecimento.

    • Há também esta aqui, do EventHubs, que é feita por votos de jogadores de todo mundo e, até por isso, muda todo dia e é frequentemente atualizada.


    Então é isso aí galera. O que eu proponho, de início, é discutirmos as duas tiers acima mostradas: o que acham delas? Concordam ou discordam? Em que ponto?

    Bom, eu vou começar: na minha opinião, ambas estão erradas no char top tier, para começar. O top tier do game, na minha opinião, é o Yoshi. Ele foi muito buffado se comparado ao Brawl, além disso seus golpes são fortes e rápidos, ele tem um excelente game no chão e no ar. A única coisa que não é tão boa é o recovery, apesar do ótimo jump. Em ambas as tiers, Kirby tem uma classificação muito baixa, o que eu discordo TOTALMENTE, ele, na minha opinião, está muito forte e eu o classificaria como High Tier. Por fim, uma última observação: ambas as tiers parecem desvalorizar Duck Hunt e a primeria desvaloriza o  Link. Os dois, pra mim, são extremamente fortes e seus projéteis são muito bons. Link, em especial, está com os Smash, Standard, Strong e Dash Atacks muito quebrados, de forma que até o golpe mais fraco consegue matar o adversário com uma porcentagem não tão alta. No entanto, não faz muito sentido eu DISCORDAR da tier, porque é a minha avaliação pessoal, exclusivamente, o que não é o sentido da Tier List.


    Enfim, essas são minhas impressões galera. Bora discutir ae!
    Newtão
    Newtão
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX


    Karma Karma : 357
    Posts Posts : 2167

    Discussão sobre o metagame de SSB 4 Empty Re: Discussão sobre o metagame de SSB 4

    Mensagem por Newtão Sex 16 Jan 2015, 14:39

    Mesmo tendo boas opções para approach e spacing (bumerangue, zair e bombas principalmente, flechas são lentas), o Link tem ataques lentos que podem ser perfect shielded e punidos, como o dash attack e fsmash. Não acredito que esteja em uma posição que o desvalorize.

    Porém, temos que levar em conta que as tier lists do Japão e dos EUA diferem, pois os jogadores diferem. Até mesmo a lista brasileira de Melee tinha algumas diferenças. Sem falar que o jogo é novo. Daqui dois anos, por exemplo, várias coisas se modificam.
    rcosfa
    rcosfa
    Veterano Nv.31
    Veterano Nv.31


    Karma Karma : 89
    Posts Posts : 1166

    Discussão sobre o metagame de SSB 4 Empty Re: Discussão sobre o metagame de SSB 4

    Mensagem por rcosfa Sex 16 Jan 2015, 23:25

    Kirby está baixo nas tiers desde o melee, creio eu(me corrijam se eu estiver errado, por favor  Razz), mas é o personagem com o qual eu jogo melhor. Duck hunt tem um side smash com range muito alto, o special da lata tira um dano considerável se você conseguir acerta-lo, mas a recovery não é das melhores, então no geral eu acho um personagem bem mediano.
    The Shiro
    The Shiro
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX


    Karma Karma : 402
    Posts Posts : 1805

    Discussão sobre o metagame de SSB 4 Empty Re: Discussão sobre o metagame de SSB 4

    Mensagem por The Shiro Sex 16 Jan 2015, 23:35

    DIDDY KONG NÃO ESTÁ TÃO OP ASSIM! sério, todas as vezes que joguei x1 com diddy, eu ganhei.

    E Capitão Falcão tá muito câncer, deveria estar em posição melhor.

    A Rosalina e o capetinha que não toma dano também deveriam estar em posições melhores...
    Newtão
    Newtão
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX


    Karma Karma : 357
    Posts Posts : 2167

    Discussão sobre o metagame de SSB 4 Empty Re: Discussão sobre o metagame de SSB 4

    Mensagem por Newtão Sáb 17 Jan 2015, 03:20

    theshiro escreveu:DIDDY KONG NÃO ESTÁ TÃO OP ASSIM! sério, todas as vezes que joguei x1 com diddy, eu ganhei.
    O fato de você ter ganhado de Diddys aleatórios não significa que o personagem seja ruim. Tiers lists não levam em conta o fator humano.

    Por sinal, existe algo mais importante que tier lists no metagame: matchup charts. São basicamente tabelas que mostram o quão bom um personagem se dará contra outro. Um exemplo de matchup chart:

    Spoiler:

    Pra ler, é só ver os números na linha do personagem. Por exemplo, o Meta Knight tem vantagem de +2 contra o DDD nessa chart. Essa matchup chart é do Brawl.
    Fabbrini20
    Fabbrini20
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX


    Karma Karma : 1260
    Posts Posts : 8909

    Discussão sobre o metagame de SSB 4 Empty Re: Discussão sobre o metagame de SSB 4

    Mensagem por Fabbrini20 Dom 18 Jan 2015, 21:45

    Mas o "esquema" pra fazer as tiers não é justamente parecido com o matchup charts?

    E, hm, uma coisa que anda me irritando bastante é a galera achando que competitivo = fase ômega. *** cara, o game competitivo engloba fases normais também, como battlefield e yoshi island.

    Btw, Diddy tá OP sim e muito. TODOS os ataques dele foram buffados, exceto o trunfo dele, a banana, que, mesmo assim, continua boa. Vamos esperar os campeonatos como a APEX começarem e ter uma ideia mais clara acerca dos chars.


    Última edição por Fabbrini20 em Dom 18 Jan 2015, 22:38, editado 1 vez(es)
    Newtão
    Newtão
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX


    Karma Karma : 357
    Posts Posts : 2167

    Discussão sobre o metagame de SSB 4 Empty Re: Discussão sobre o metagame de SSB 4

    Mensagem por Newtão Dom 18 Jan 2015, 22:22

    Fabbrini20 escreveu:Mas o "esquema" pra fazer as tiers não é justamente parecido com o matchup charts?

    De certa forma é, via votação do pessoal da back room. Porém, tier lists não listam o quão bem certo personagem se da contra o resto da roster, apenas os rankeiam. Uma tier list correta, na minha opinião, seria uma totalmente baseada em matchup charts. Eu considero muito mais matchup charts do que tier lists pra pickar um personagem. Pra ter um exemplo, DDD tem vantagem contra Marth e Sheik (que estão acima dele na tier list), mas é counterado pela ZSS, Fox e Sheilda (os três abaixo dele na tier list). É dever de um bom jogador estudar as matchups dos seus personagens.

    Fabbrini20 escreveu:E, hm, uma coisa que anda me irritando bastante é a galera achando que competitivo = fase ômega. *** cara, o game competitivo engloba fases normais também, como battlefield e yoshi islando.
    Isso enche muito o saco, ta loco. Ja vi gente insistindo que FD não favorece certos personagens, mesmo sendo algo óbvio.
    Lukinhasss
    Lukinhasss
    Membro Nv.1
    Membro Nv.1


    Karma Karma : 3
    Posts Posts : 30

    Discussão sobre o metagame de SSB 4 Empty Re: Discussão sobre o metagame de SSB 4

    Mensagem por Lukinhasss Sáb 24 Jan 2015, 18:55

    Concordo que o Yoshi está muito bom, mas melhor que Sheik e Diddy Kong ele não é. (Also, a recovery dele é ótima, a melhor air speed do jogo é dele, só toma gimp se o Yoshi player for um desesperado que não sabe a hora certa de usar double jump).

    E antes de mais algum comentário de algum casual:

    Ninguém liga se você venceu um zé ninguém no For Glory que usava diddy kong ou qualquer outro boneco, isso não influencia nada na tier list.

    E concordo com o Newton: MU chart > Tier List, simplesmente porque olhar uma boa Mu Chart te dá uma ideia muito melhor de como cada personagem é perante o metagame do que uma Tier List.

    Uma boa Tier List é baseada em uma boa MU Chart e em resultados de bons campeonatos.


    Última edição por MetaKnight em Dom 25 Jan 2015, 01:14, editado 2 vez(es)
    Shaya
    Shaya
    Veterano Nv.35
    Veterano Nv.35


    Karma Karma : 1718
    Posts Posts : 1441

    Discussão sobre o metagame de SSB 4 Empty Re: Discussão sobre o metagame de SSB 4

    Mensagem por Shaya Qui 05 Fev 2015, 01:23

    Eu acho que estão subestimando demais o Meta Knight, muitos jogadores devem estar desmotivados em utilizar ele devido acharem que foi nerfado demais.
     Meta Knight sinceramente não foi nerfado, ele foi balanceado e mudou seu estilo de jogo. MK continua muito bom, ele é facilmente um dos 10 melhores lutadores em Smash 4 em termos de mobilidade.
     Os ataques dele agora dão mais knockback que em Brawl, seu Forward Smash quase não tem lag, batalha muito bem em offstage, quase não sofre de perigo do oponente que esteja fazendo ledge-guarding, por causa da Dimensional Cap e tem um excelente roll.
     Em uma MU Chart claramente Meta Knight teria vantagens contra personagens populares como Rosalina e Ness, sua única grande desvantagem é o Sonic.
     Mas o principal é que ele tem o melhor Dash Grab do jogo, e seus combos são excelentes, combinação Down Throw + Neutral Air é bastante segura e o Nair dá na maioria das vezes knockback horizontal, levando o oponente em direções para fora das plataformas e offstage.
     O grande problema é que o Meta Knight tem uma complicada curva de aprendizagem, maioria das pessoas vão ter problemas em aprender com ele, todos seus Specials Attacks deixam em helpless, sendo bastante negligenciado.
    Lukinhasss
    Lukinhasss
    Membro Nv.1
    Membro Nv.1


    Karma Karma : 3
    Posts Posts : 30

    Discussão sobre o metagame de SSB 4 Empty Re: Discussão sobre o metagame de SSB 4

    Mensagem por Lukinhasss Sáb 07 Fev 2015, 02:12

    Learning curve do Meta Knight não é tão grande assim.

    E nem em sonho Meta Knight tem vantagem contra Ness nesse jogo.

    Não é que o Meta Knight está "ruim", ele com certeza é melhor que muitos, mas a impopularidade dele já era prevista visto que ele era SS tier no Brawl e ninguém está afim de desacostumar com um boneco que era roubado numa interação anterior.

    Conteúdo patrocinado


    Discussão sobre o metagame de SSB 4 Empty Re: Discussão sobre o metagame de SSB 4

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Ter 28 maio 2024, 11:40