Recentemente, com a criação de novas megas em ORAS, a antiga organização nas tiers foi bastante mudada. Alguns pokémon que brilhavam em OU caíram, outros foram banidos, e outros tomaram o palco. Mas nenhum pokémon mostrou tanta mudança quanto o Mega Rayquaza, que foi o principal motivo para a criação da mais nova tier oficial do metagame da Smogon: Anything Goes (ou Vale-Tudo, literalmente), ou simplesmente "AG".
Quando Mega Rayquaza foi anunciado, mostrou muitas particularidades que se mostravam muitíssimo interessantes: primeiramente, ele mega evoluía não por um item, e sim por um move. Dragon Ascent, o move mais forte do tipo voador (empatando com Brave Bird ), funciona como um Close Combat (após seu uso, o pokémon perde 1 ponto em cada stat defensivo). Muitos podem até pensar "ah, mas sendo obrigatório que ele tenha esse move, ele é deveras limitado então", mas é um engano. Mega Rayquaza possui muito poder para ser físico, especial, ou mesmo os dois. Além disso, conta com 2 tipos bons ofensivamente, além de possuir um stab fortíssimo obrigatoriamente.
O segundo motivo que mostra o quão interessante era o Mega Rayquaza são os seus Stats. Tem a distribuição de 110/180/100/180/100/115, sendo bulky o bastante para levar 2 ou 3 golpes; forte em ambos os atks, podendo então bater muito forte de qualquer forma; e uma speed boa acima da média, outspeedando a grande maioria de pokémon.
O terceiro motivo seria que, como não é limitado a uma mega stone, Mega Rayquaza pode segurar itens. Assim, seu poder é aumentado ainda mais, possibilitando o uso de estratégias diversas (mesmo que todos só usem de life orb). O aumento de poder que um item o proporciona, somados aos seus stats assombrosos, o tornam um Wallbreaker absoluto!
E finalmente, um dos últimos motivos que mostram a grande viabilidade do mega é a sua ability. Delta Stream faz ele perder as fraquezas do tipo Flying, sendo assim, ele é um Dragon-type com resistências do tipo Flying, mas sem as fraquezas. Agora, ele toma apenas 2x a Ice, resiste a Electric, e leva dano neutro de Rock, além de resistir a Fighting e Bug, e 4x a Grass. Com isso, ele pode aproveitar sua vantagem de tipos na frente de muitos adversários e simplesmente setupar Dragon Dance, aumentando ainda mais seu Atk e Speed.
Usar uma mega diferente dele é algo impensável se busca uma vitória rápida e segura. O famoso "Click, Win" funciona com ele, não possuindo counters específicos, apenas checks, que mesmo assim ainda podem ser derrotados. Não teme Will-O-Wisp ou Thunder-Wave, já que pode segurar uma Lum Berry; com Life Orb, dá no mínimo 2HKO em quase tudo existente, sem contar que possui um ótimo move de revenge kill (Extreme Speed). Todos esses fatores decisivos para o seu banimento de Ubers, o que mudou completamente o sistema da tier. Agora, a mesma é visto como uma Tier oficial, e não mais uma Ban List. E os pokémon que são demais para a tier são alocados para a tier imediata acima dela, AG.
Ao invés de simplesmente ser banido para uma possível "Border Line 0", foi criada a nova tier que conta com regras bem distantes do comum da Smogon. Em AG não existe nenhuma limitação que não seja do próprio jogo (como o uso de uma mega apenas). A única que permanece é a Endless Battle Clause.
É possível usar pokémon repetidos, Swagger, Evasion, qualquer pokémon que já tenha sido lançado, OHKO moves, Moody, colocar o time todo do adversário para dormir, e o que mais as uma mente insana poderia imaginar.
O metagame, em si, não é feito para competições, e sim livremente para a diversão. É muito engraçado ver times de 6 pokémon repetidos, ou então o jogo de roleta que é um usuário de Moody esperando para dar Baton Pass. Estratégias novas e nunca possíveis podem ser usadas aqui.
Mesmo sendo uma tier em que tudo é liberado, ainda assim existem pokémon que são mais comuns de se encontrar por aqui:
Mega RayquazaO motivo para a tier ser criada, é o pokémon mais comum, estando em 10 de 9 times -q
Muito poder por pouco custo, ele é a melhor opção para quem quer jogar visando a vitória. Para se vencer esse monstro, é bom ter algum tipo de check sempre guardado, para então conseguir fazer algo contra.
Darkrai"Em terra sem Sleep Clause, Drakrai é rei", ou quase, se não fosse o Mega Rayban. Darkrai aqui mostra o seu poder real, colocando os adversário para dormir. Após o primeiro Dark Void, o medo do Switch é inevitável, pois nada mais impede o uso de outro, inutilizando então outro pokémon. Mas o pokémon ainda pode usar Nasty Plot, tornando-se ainda mais perigoso. Sua querida Focus Sash o auxilia até contra o todo poderoso "óculos de sol da moda", colocando-o para dormir e derrotando-o depois.
Isso se o Dark Void não errar, claro.
XerneasO segundo Sweeper mais comum, também é parado por poucas coisas, e ainda pega o Mega Rayquaza se não tiver dado uns Dragon Dance já. Depois de Geomancy, é bem complicado de ser parado, batendo em praticamente tudo, com bastante força. Com a possibilidade de ser usado mais de um em um time, pode ser usado como Cleric também.
ArceusPor ser um pokémon bem diversificado, podendo assumir várias formas de uso diferente, é comum que times possuam mais de 1 Arceus. Os mais comuns são o Steel e o Normal, sendo que o primeiro para Xerneas e Mega Rayquaza (V-Create, bom dia) e o segundo assume o papel de ExtremeKiller. Times de 6 Arceus também são bem comuns.
Primal GroudonCom boa tipagem, resistência, poder e ability, primal groudon é quase tão bom quanto o Mega Rayquaza. Por poder assumir papéis tanto ofensivos, defensivos, ou sweeper misto, ele pode ser um pokémon muito viável em um time de AG, pois além de bater muito forte, deixa muitos pokémon físicos completamente wallados, além do irritante Xerneas que não faz muito contra ele (ao menos não tanto quanto o Lagartão faz contra o mesmo). Sua ability, assim como a do Mega Rayquaza, o torna um monstro, pois cabe perfeitamente às suas necessidades: aumenta o poder do seu STAB secundário, e ainda lhe dá imunidade à sua maior fraqueza!
Como Soul Dew é liberado, ambos os gêmeos Eon se tornam, além de incrivelmente fortes, também muito resistentes. Boa resistência especial nesse metagame é algo ótimo, além de ter acesso à moves ofensivos bons, como Draco Meteor e também excelentes moves de cura, como Roost e Recover. Assim, eles são tanks rápidos incríveis, tem a boa capacidade de limpar o campo de hazards, e abater adversários antes que causem maiores problemas.
O ruim é que a baixa defesa pode ser aproveitada por outras forças do metagame como uma grande fraqueza, o que os torna frágeis em situações adversas...
RayquazaIsso mesmo, Rayquaza normal, sem mega. Ele é um ótimo check que passa despercebido por muitos. Com Air Lock, ele ignora as mudanças do clima causadas por Delta Stream e Desolate Land, podendo então derrotar o Mega Rayquaza e Primal Groudon facilmente com Ice Beam ou Surf, respectivamente. Choice Scarf é a melhor pedida, para poder outpeedar o mega Rayquaza caso o mesmo não tenha dado Dragon Dance ainda.
BlazikenE o frango lutador mostra que não é mole não sendo uma das forças mesmo em AG. O set de Focus Sash + Reversal é comum por aqui, tornando-o muito perigoso, e excelente para vencer os Arceus desprevenidos (algumas variantes, como o Steel, são usados sem Extreme Speed algumas vezes). Além disso, é bom para enfraquecer Darkrai, ainda mais se o pesadelo já estiver sem Sash.
SmeargleCom moody liberado, Smeargle faz a festa na roda da fortuna dos Setups. Dependendo do que pode vir, ele passa para um pokémon qualificado do time, ou mesmo se aproveita da condição. O maior perigo é se ganhar Speed, pois vai começar a fazer muito stall para não morrer, usando Spore e Protect várias vezes seguidas, além de poder setupar também de outras formas, como com shell smash ou Quiver dance. Por causa do nosso querido pintor, muitos pokémon agem como Phazer, como Darkrai de Haze ou Arceus de Perish Song.
O maior desafio para o pintor é não ser derrotado. Se conseguir colocar seus adversários para dormir, se torna uma forca quase imparável de buff.
KlefkiE aqui, o verdadeiro pesadelo da tier. Quem não odeia SwagPlay de Klefki, se prepare para as pedras -n
Prankster em AG é algo extremamente útil, já que muitos pokémon da Tier são rápidos. Thunder Wave vai dificultar a vida de muitos problemas, como Mega Rayquaza (salvo o de Lum Berry), Lati@s e outros. Swagger confunde e dificulta as chances do oponente atacar, enquanto Foul Play se aproveita do buff em Atk que o move anterior dá ao adversário, e encurta ainda mais o caminho até a morte dos adversários.
É comum ver times usando Whimsicott para parar Klefkis assim, mas o Primal Groudon também é uma boa força.
Por mais engraçado que pareça, a maior parte dos times "Youngster Style", com 6 pokémon, são de Klefkis.
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Espero que tenham gostado do tópico! Se quiserem testar algum time na tier, visitem o Pokémon Showdown e testem um time lá nessa tier, só por diversão mesmo! Afinal, esse metagame foi feito para isso!
Obrigado pro lerem! ^^Algumas informações retiradas ou traduzidas daqui.
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