por Limão Dom 22 Ago 2010, 18:55
Opa, sobre Disgaea DS eu posso falar. Após jogar umas 10 horas no meu R4, comprei o original e estou guardando ele aqui lacrado pro fim do ano.
Bom, acho interessante destacar que Disgaea DS não é apenas um SRPG, ele é O SRPG. É difícil achar outro jogo que tenha tanto conteúdo e variedade.
A história do jogo é bem interessante, e apesar de não ser nada espetacular, é boa o suficiente para enolver o jogador. Vale citar que todos os persoagens são bem carismáticos. Até finalizar a história, o jogador gastar umas 40 horas.
Mas o coração do jogo não está na história, e sim na jogabilidade. O jogo funciona como qualquer outro SRPG: Um "tabuleiro" por onde você deve mover sua equipe para atacar. Como são muitas classes de personagens e ataques diferentes, a variedade do jogo é imensa, e nenhuma batalha é igual a outra. Você sempre vai ter uma experiência diferente.
Falarei um pouco sobre alguns sistemas que tornam a estratégia totalmente necessária no jogo:
-O sistema de arremessar personagens permite que um dos membros de sua equipe carregue um parceiro para lançá-lo para o Norte, Sul, Leste ou Oeste. Algumas partes do cenário só são acessíveis assim.
-Quando dois ou mais parsonagens estiverem parados lado a lado, quando um deles atacar, o outro pode acabar se juntando para realizar um combo. Só que estes combos são aleatórios, e a probabilidade deles ocorrerem vai junto com a semelhança das classes dos personagens que estão lado a lado. Então um Warrior tem mais chance de combar com um Warrior, por exemplo.
-Os quadros do tabuleiro são de uma cor diferente do normal em certas partes de um cenário. Por exemplo, uma parte de uma planície pode ser vermelha. Isso está relacionado ao sistema de Geo Panels, que nada mais são do que símbolos que, ao serem colocados em um painel de certa cor, causam um efeito em todos os paines da mesma cor.
Então, por exemplo, um símbolo que aumenta o ataque em 20% é colocado em um painel azul. Todos os painéis azuis do cenário vão ter este efeito, e qualquer um que ficar nele poderá ser beneficiado.
Também é possível destruir os símbolos que estiverem em painéis de cores específicas. Isso fará com que os mesmos expodam, causando um "efeito dominó" que causará dano para todos que estiverem em painéis da mesma cor.
Os controles do jogo não são tão bons. O D-Pad muda o cursor, e os botões de ombro podem mudar o ângulo da câmera. Ainda assim, demora um tempo para pegar o jeito. Os menus são abertos de formas meio peculiares - o menu de batalha, por exemplo, é aberto com o X - , mas são todos bem claros e fáceis de se manusear.
A trilha sonora do jogo é MUITO boa. Algumas das músicas são espetaculares... Mas ficaram bem baixas nessa versão de DS. No Hub World, por exemplo, a fantástica Música-Tema mal pode ser ouvida mesmo com o Speaker no máximo.
Disgaea precisa ser jogado de fones.
Os gráficos são bem bonitos. O design dos personagens é muito bom, mas o que torna Disgaea um colírio para os olhos são as fluídas animações. A qualidade dos sprites peca um pouquinho, mas Disgaea ainda é um dos mais belos jogos de DS!
Por fim, conteúdo.
Além do modo história de 40 horas, o game tem muitas missões extras para serem exploradas. Mas o que torna Disgaea um jogo quase que infinito é o Item World.
Dentro de cada item, existe um mundo. Ao acessar este mundo, sua equipe pode derrotar os monstros que estão lá, e ir descendo para níveis mais profundos, fazendo com que o item suba de nível. Ou seja, além de ter que subir o nível de sua equipe, você também precisa subir o nível de seus itens! É MUITA COISA \O/
Ah, eu falei que o nível máximo possível para qualquer personagem é 9999?
Fechando esta mini-análise, eu afirmo que Disgaea é um dos melhores jogos de DS. Se você está a fim de um SRPG, não tem erro: Disgaea vai te agradar. É a definição de um jogo hardcore.
Claro, ele não é perfeito. Alguns erros chegam até a ser engraçados, como por exemplo o manual do jogo que é Francês mesmo na distribuição americana, ou o já-mencionado som baixo. Ainda assim, é um pacote 100% recomendado.
OBS: O post ficou feião, mas legível. Espero ter ajudado!
EDIT: "Lembrei de que esqueci" de falar sobre o uso da tela de cima do DS.
Praticamente o jogo inteiro se passa na tela de baixo, e a tela superior só mostra um mapa bem falho durante as batalhas. Dá para destravar os comentários de um Prinny que saiu do exército também, que aparece na tela de cima, mas... bem, é inútil.
Se você já tiver jogado a versão de PS2, Disgaea DS não traz melhoras o suficiente para você comprar de novo. Mas é uma ótima forma de se começar!
Sáb 20 Jan 2018, 17:41 por ExtremeZelda
» [TSADNB] Tópico sobre Assuntos Diversos no Blast
Sex 19 Jan 2018, 16:49 por ExtremeZelda
» [VENDO] NINTENDO WII U 32GB MARIO KART 8 DELUXE BUNDLE
Sáb 01 Abr 2017, 11:45 por jcvalerio
» Mario Kart 8 travou meu Wii U
Sáb 01 Abr 2017, 10:14 por quediz
» Troca Pokémon & Friend Codes - Sun/Moon & Gen 6
Sex 31 Mar 2017, 21:29 por Devilucky
» Lojinha do Tio Logan
Sex 31 Mar 2017, 09:33 por Logan
» Problema na tela de cima do 3DS.
Qui 30 Mar 2017, 13:45 por Afrojin
» Novos jogos para Wii U, Wii e DS
Ter 28 Mar 2017, 23:04 por SSBGames
» 9 jogos de Wii no arremate
Ter 28 Mar 2017, 22:30 por SSBGames
» [AJUDA] Nintendo Switch - Como comprar jogos?
Ter 28 Mar 2017, 18:07 por Fael BC
» Fan Game - Pokemon Hau Adventures
Ter 28 Mar 2017, 10:20 por wawagames
» Muro das lamentações, desabafe aqui o que lhe aflige.
Seg 27 Mar 2017, 23:47 por Shaya