Ah, o Wii U. Aposta da Nintendo para vencer a oitava geração dos consoles. O início foi ótimo, tudo tranquilo, até que... puf. Vendas lá embaixo. Falta de jogos. Problemas. Então é hora de se perguntar: O quê, por quê e como deu errado?
Voltando ao início
Para começar a analisar tudo, devemos voltar ao início. 2011. Naquele ano tínhamos milhares de rumores sobre um peculiar aparelho chamado em seu protótipo de Project Cafe. Os primeiro e mais consistentes destes rumores diziam o que veio a ser verdade: gráficos em HD, e uma tela de 6,2 polegadas no controle. Chegando a E3 daquele ano, todos esperavam que veríamos finalmente o que a Nintendo estava planejando, já que o Wii já estava praticamente morto. E então tivemos o anúncio do Wii U. Um anúncio bem... ruim.
O primeiro Wii U GamePad, ainda sem nome oficial.
Ainda me lembro bem da cobertura dessa E3 do próprio blog Nintendo Blast. Assim como mais de 90% dos espectadores, eles não estavam entendendo muito bem o que era aquilo que estava sendo mostrado no telão, a não ser por uma única frase, dita sem ênfase nenhuma, "... é um novo console..." . Tanto que eles tiveram de pegar uma imagem qualquer, que mostrava o console em si, minúsculo, circularam ele, postaram e disseram: "O console, gente". Isso prova como foi uma péssima ideia da Nintendo ignorar o console em si, e mostrar somente o seu "revolucionário" controle.
A primeira e a versão final do controle, juntas.
Já na E3 de 2012, as coisas foram um pouco melhores. Tivemos um Nintendo Direct Pre E3 2012 (imagem, mostrando a mudança do Wii U GamePad em um ano) para falar de alguns trunfos do aparelho, como o Miiverse, o sistema da Nintendo Network (que depois provou não ser trunfo nenhum), etc. Com isso a conferência foi focada em jogos, que foram bons. Até aí, tudo bem.
Depois de uma apresentação em setembro, onde recebemos a data e o preço do console (que acredito que todos saibam), ele foi lançado, no dia 18 de Novembro. A partir daqui, passamos aos fatos/detalhes que podem ter prejudicado o console. Vamos a eles.
O Wii U Pro Controller
O QUÊ? UM CONTROLE? MAS ISSO É SÓ UM ACESSÓRIO, IMPOSSÍVEL TER O PREJUDICADO! Ok. Vamos a explicação:
O Pro Controller foi apresentado ao mundo no NDirect antes da E3. E acabou sendo uma das primeiras coisas a receber uma reação aparentemente negativa das pessoas. O motivo é simples: a sua semelhança (quase total, aliás) com o controle do Xbox 360, da Microsoft, salvando algumas coisas, como a posição do segundo analógico.
Comparação entre os dois controles.
Infelizmente é inegável a semelhança de ambos, o que causou polêmica e acusações de plágio da Nintendo. Atualmente a poeira se abaixou, mas é lógico que a impressão ainda causa certa polêmica para quem o vê pela primeira vez, tornando esta comparação quase que inevitável, infelizmente.
O hardware
Admita: O Wii U é fraco. Bem fraco comparado aos concorrentes. A efeito de comparação, o Wii U possui 2GB de memória RAM, enquanto que ambos os seus concorrentes terão 8GB. Além disso, a arquitetura do console da Nintendo é baseada no já "batido" PowerPC, da IBM, enquanto que as da concorrência são baseadas na x86. E como atualmente a maioria dos jogadores só ligam para os gráficos dos jogos (e também para a violência de alguns), o Wii U ficou para trás nesse quesito, que podia ter sido muito mais melhorado e explorado. Sem falar que o hardware do PlayStation 4 e do Xbox One são semelhantes, facilitando o desenvolvimento de jogos para ambos ao mesmo tempo, sendo necessário para o console da Nintendo um investimento maior para uma conversão.
Acabou saindo cedo demais
O Wii U foi lançado nas Américas no dia 18 de novembro de 2012, caso você não se lembre. E aí é hora de pensar que a Big N se antecipou excessivamente:
-Anunciou o console em 2011, onde, por descuido, todos os consoles estavam perfeitamente bem e vivos, exceto o Wii;
-Fez um anúncio concreto em 2012, que foi bom, onde ela finalmente exaltou o console, esquecido na E3 de 2011;
E, principalmente, lançou o console ainda em 2012. Ao MEU ver, se a Nintendo tivesse adiado o console ara o início de 2013, ele poderia ter sido melhorado ainda mais, principalmente no já citado quesito de hardware, como a Microsoft fez (e quem sabe até continua fazendo) com o seu console, o Xbox One. Sem falar que, com o anúncio das datas de lançamento dos concorrentes, o Wii U acabou sendo lançado praticamente 1 ano antes dos outros console, tempo este que não serviu para praticamente nada, já que o console não emplacou nenhum system seller e acabou vendendo muito pouco.
O sistema online
O "mapa múndi" do online do sistemas Nintendo.
O sistema online da Nintendo é decepcionante. Por mais que o eShop funcione bem (ao menos o do 3DS, na minha opinião), há lag no modo online de alguns jogos, o Nintendo Network ID e sua conta são até agora restritos ao console de mesa e o Miiverse ainda não deu as caras no portátil. Ou seja: não há unificação dos sistemas online, o que deve ser feito o mais rápido possível.
Falta de jogos
Certamente este é o problema mais crônico do Wii U até agora. Em março, se não me engano, a Nintendo pediu desculpas pela falta de títulos para o aparelho em janeiro e fevereiro - SOMENTE NESSES MESES. Porém, nós ficamos até AGOSTO sem o console receber um título decente - coisa que Pikmin 3 e New Super Luigi U em versão física consertaram. Mas, mesmo assim, o console não vendeu. Pikmin era até uma das promessas de vendas do console, junto com The Wonderful 101 (que já foi lançado em alguns lugares), e nenhum deles fez o Wii U explodir. Pikmin só aumentou MESMO o console no Japão em sua primeira semana, e, no resto, as vendas do console e do jogo caíram. Já TW101 teve um lançamento péssimo no japão, com apenas 5.258 cópias vendidas na semana do lançamento, não tendo sequer aparecido no Top 20 nipônico nas semanas seguintes. Eu particularmente, não achava que o título de Hideki Kamiya iria ser um system seller, mas só isso? Mesmo assim, há tudo para que os números sejam bem maiores no lançamento americano.
Nesta categoria ainda poderíamos contar a apresentação na E3 2011 já mencionada, que até hoje cria duvidas as mais leigos sobre o quê o Wii U exatamente é.
Agora devemos responder as perguntas:
O quê deu errado? - A estratégia da Nintendo de criar um substituto para o Wii relativamente diferente mas para ter um mesmo sistema de altas vendas. Porém faltou pensar em alguns determinados pontos do aparelho.
Por quê deu errado? - Por que além dos motivos acima, faltou organização e suporte da própria Nintendo.
Como deu errado? - A Nintendo não acertou a mão em diversos pontos do aparelho, e com o seu insucesso, acabou deixando-o um pouco de lado. Agora que o console vende muito pouco e as third parties pularam fora do barco, a Nintendo deve de se apressar em soluções para estes problemas.
Agora tudo depende do futuro. Com grandes trunfos do fim de ano, como Super Mario 3D World, Donkey Kong Country: Tropical Freeze e The Legend of Zelda: The Wind Waker HD, o console deve começar a voltar ao seu ritmo de vendas do lançamento. E com Mario Kart 8, Bayonetta 2, X e outros títulos em 2014, estas vendas tem tudo para ser até melhores. Veremos o que irá acontecer.
O texto foi feito por mim. Obrigado pela leitura, e você está livre a dar ou não sua opinião respondendo. Novamente, obrigado.
Sáb 20 Jan 2018, 17:41 por ExtremeZelda
» [TSADNB] Tópico sobre Assuntos Diversos no Blast
Sex 19 Jan 2018, 16:49 por ExtremeZelda
» [VENDO] NINTENDO WII U 32GB MARIO KART 8 DELUXE BUNDLE
Sáb 01 Abr 2017, 11:45 por jcvalerio
» Mario Kart 8 travou meu Wii U
Sáb 01 Abr 2017, 10:14 por quediz
» Troca Pokémon & Friend Codes - Sun/Moon & Gen 6
Sex 31 Mar 2017, 21:29 por Devilucky
» Lojinha do Tio Logan
Sex 31 Mar 2017, 09:33 por Logan
» Problema na tela de cima do 3DS.
Qui 30 Mar 2017, 13:45 por Afrojin
» Novos jogos para Wii U, Wii e DS
Ter 28 Mar 2017, 23:04 por SSBGames
» 9 jogos de Wii no arremate
Ter 28 Mar 2017, 22:30 por SSBGames
» [AJUDA] Nintendo Switch - Como comprar jogos?
Ter 28 Mar 2017, 18:07 por Fael BC
» Fan Game - Pokemon Hau Adventures
Ter 28 Mar 2017, 10:20 por wawagames
» Muro das lamentações, desabafe aqui o que lhe aflige.
Seg 27 Mar 2017, 23:47 por Shaya