Observação: Caso esse tópico seja irregular ou repetido, a moderação tem todo o direito de comunicar a irregularidade ou trancá-lo. Obrigado.
Olá amigos do Nintendo Blast. Faz um tempo que eu não faço um tópico, e agora estou trabalhando em um tópico que pretendo tornar um dos meus melhores e que provavelmente sairá depois do dia 13. Até lá, decidi criar esse tópico aqui sobre um assunto muito discutido por aqui: As cópias. Para muitos o PSMove é uma cópia descarada do Wii Remote. Para outros, o Kinect é uma cópia descarada do Eyetoy. Opiniões, claro, mas que invadem uma boa parte do fórum, tanto que muitos chamam a Sony de Clony ou Xerony devido às suas supostas "clonagens" dos sistemas da Nintendo.
Vamos entender melhor essa questão? Afinal, é cópia ou não é cópia? É certo ou é errado? É bom ou é ruim?
PS: Nessa comparação, usarei apenas os controles de consoles com a marca Nintendo, Sony e Microsoft. Não irei considerar a Sega por enquanto, mas nada me impede de adicioná-los no futuro.
Vamos voltar alguns anos. Na verdade, vamos voltar 25 anos no passado. O console do momento era o Nintendo Entertainment System, abreviado como NES e conhecido por muitos de nós pelo carinhoso apelido de Nintendinho. O controle tinha dois botões do nosso lado direito e um direcional em cruz do lado esquerdo, além dos botõesReStart e Select no centro. Era um controle diferente se pegarmos o do Atari, por exemplo, que tinha uma alavanca e um botão, apenas. Esse controle mais "completo" foi o que possibilitou o surgimento de jogos mais "completos", como os de plataforma do Mario por exemplo, onde usamos um botão para pular e o outro para segurar coisas e atirar bolas de fogo.
Esse controle evoluiu junto com o sistema, e assumiu então o que viria a se tornar o Controle do Super Nintendo, ou SNES. A diferença era o fato de o controle do SNES adicionar dois botões de ombro, L e R, e de agora serem 4 botões de ação (X, A, B, I). E é aí que começam muitos dos argumentos: Esse padrão de direcional em cruz de um lado, botões em cruz do outro, botões especiais no centro e botões de ombro ao alto, é usado até hoje em praticamente todos os controles. Nesse caso então podemos dizer que todos os controles atualmente copiam o controle do SNES? Não é bem assim.
O ano agora é 1994. Após um acordo desfeito entre Sony e Nintendo, a Sony decide sozinha lançar um novo console. Esse console foi o Playstation. Foi a aposta da Sony para a Quinta Geração, e a aposta foi correta, é claro. O controle tinha os mesmos botões e nas mesmas posições do controle do SNES, apenas adicionando mais um botão de ombro de cada um dos lados (L1, L2, R1, R2), além de utilizar formas geométricas em vez de letras nos botões de ação. O que muda, como podemos ver, é o formato. Aí eu te pergunto: Por que a Sony usou exatamente esse padrão? Simples. O padrão é ótimo, e o SNES fazia muito sucesso na época. O melhor mesmo seria tentar aproximar os amantes de SNES da nova máquina. E a Sony conseguiu, afinal o Playstation foi o campeão de sua geração.
Mas a Nintendo ainda assim tinha um console para a Quinta Geração: o Nintendo 64. E o controle dele? Era um tanto diferente do que se conhecia. Agora eram seis botões do lado direito, um botão traseiro e a volta das alavancas, agora analógicas e em 256 direções diferentes para movimentar. Um dos controles com mais botões da história! Esse controle é conhecido por poder ser segurado de três formas diferentes, sendo que alguns jogos se adequavam mais a uma determinada forma.
E a Sony não ficou atrás de novo. Se a Nintendo tinha um analógico, a Sony sabia que seria um perigo se ela não aderisse àquele interessante novo tipo de movimentação: Jogos que prefeririam sair para o Sistema da Nintendo. Então, em 1997, surgiu o Dualshock, novo controle do Playstation. Bem semelhante ao original, a diferença ficava por conta de seus DOIS analógicos, um de cada lado. Foi decisiva essa escolha, e então o PS1 viveu sua era de ouro.
Assim foi por alguns anos. Controle do 64 de um lado, Dualshock do outro, mas finalmente chegou a hora de começar a Sexta Geração, onde as coisas começam a ficar interessante. De novo, a Sony sai na frente da Nintendo com o Playstation 2 em 2000. E quando saiu o controle, chamado Dualshock 2, todos se surpreenderam por ele ser simplesmente... Idêntico ao primeiro Dualshock. Estaria a Sony estagnando? Ou ela insistiria em apostar em uma ideia que deu certo? Pois era isso que a Nintendo não iria fazer.
Em 2001, o golfinho da Nintendo finalmente nasce, com o nome de Gamecube. A aposta da Nintendo para competir com o Playstation era um tanto cara, resultando como um de seus melhores consoles e menos vendidos. Seu controle, que muitos consideram o mais confortável de todos, continha botões do lado direito em formato completamente diferente de uma cruz. Ele também incluía dois analógicos, mas um deles troca de lugar com o direcional em cruz. Um padrão interessante que também viria a ser usado em menos de dois dias, quando saiu o primeiro Xbox.
O console que marcou a entrada da Gigante Microsoft no mundo dos consoles tinha um dos controles mais horrorosos e bizarros de todos os tempos. Parecia um pouco com o do Dreamcast na teoria, mas na prática era um verdadeiro fogão com botijão embutido. Eu simplesmente me sinto em cheque por ter que falar dessa aberração da natureza. Dois analógicos, na mesma posição dos do Gamecube, e um padrão de botões de ação semelhante ao do Nintendo 64. A mesma quantidade de botões do Dualshock. E um formato de dar calos nos dedos e medo da Bruxa do 71 só de olhar. Francamente, esse controle me deu câncer!
Por sorte, a Microsoft viu logo a m&rd@ que fez e decidiu tentar consertar, lançando um novo controle, o Controle S (Xbox S Controller). O novo controle era bem melhor que o primeiro, mas estava longe da perfeição. E parece que a Microsoft se rendeu realmente a usar a posição dos botões do Gamecube em seu controle, como podemos ver. Além disso, temos agora botões de ação em uma cruz mais bem resolvida, moda essa seguida do Dualshock que vei de lá de trás com o Controle do SNES, lembra?
Agora o ano é 2005. Playstation venceu mais uma aventura, e uma nova geração está prestes a começar, e começar com a Microsoft desta vez. Está nascendo o Xbox 360. E o seu controle, o que dizer? Para muitos o segundo mais confortável de todos os controles já feitos. O formato por si só é muito bonito e confortável, e a posição dos botões se mantém a mesma do controle S, exceto que os botões Back e Start agora estão de volta ao centro e os botões Black e White deram lugar a mais dois botões de ombro.
Não demorou muito e chegou 2006. Sony promete surpreender a todos com seu PS3. E surpreende mesmo. E o seu controle? Oras, surpreende o mundo todo e até marte por ser a terceira geração em que a Sony participa com um controle quase idêntico, o Dualshock 3. No mesmo ano entra a Nintendo, buscando romper as barreiras e fazer uma revolução com seu Nintendo Wii. O formato dos controles difere de muita coisa já vista. Mantendo apenas um direcional em cruz no Wii Remote e um analógico no Nunchuck, o resto são botões em posições quase novas, e distribuídos como em um controle remoto, de fato. O motivo disso é que muitas ações passaram a ser movimentos, e os FPS poderiam usar apenas o Pointer como mira, em lugar de outro analógico, por exemplo. Mas seria uma aposta boa?
Pois mais uma vez (Terceira) a Sony pega um conceito da Nintendo. Usando-o de forma diferente e dividindo seu eterno Dualshock em dois controles semelhantes ao Wii Remote, nasce o PSMove, controle de movimento do PS3. Apesar de lembrar o Wii Remote em formato, a distribuição dos botões ocorre de uma maneira diferente, e a espera luminosa é usada em conjunto com o Playstation Eye para captar movimentos corporais e do próprio controle de movimentos. Apesar de ser interessante, o PSMove não emplacou muito, provavelmente devido ao fato de ter sido lançado para o PS3 no fim de sua vida e por muitos já terem optado pelo Wii quando o assunto é movimentos.
Não vou citar o Kinect por ele não ser um controle, muito pelo contrário, pois ele prega a jogabilidade sem usá-los.
Mas dessa vez Sony e Nintendo estavam quites. Por que? Uma única palavra: Classic Controller. Tá certo que o formato do Classic Controller era o mesmo do Controle do SNES, mas havia uma diferença: Analógicos. E eles estão na mesma posição do Dualshock. Entende a ironia? Microsoft pega a posição da Nintendo e a Nintendo pega a posição da Sony. Interessante...
Essa foi apenas mais uma geração. E agora finalmente estamos chegando na Oitava Geração! Emocionante, não é?
E mais uma vez a Nintendo é quem está saindo na frente quando o assunto é controle, com o Wii U Gamepad. O controle contém uma tela no centro, como a do Dreamcast, mas com um propósito diferente, o de ser Touch, como a tela de baixo do DS (eu e muitos já falamos várias vezes do Wii U Gamepad, acho que dá pra entender o que ele é, não é?). Esse belo controle será o controle principal do Wii U, mas não será o único. Além da Dupla Motion, há outro controle que a Nintendo usará:
Wii U Pro Controller. O Wii U Pro Controller possui o formato muito parecido com o do controle do 360, não acham? Entretanto um argumento falho é dizer que Pro Controller = Controle do Gamecube, pois embora o controle do 360 tenha se inspirado no do GC para os botões e o Pro Controller tenha se inspirado no do 360 para o formato, qualquer semelhança entre os controles Wii U Pro e GC é mera coincidência. Entretanto, o padrão de botões ainda não deixa de ser o mesmo do SNES em ambos os controles, apenas com analógicos em cima. Eu não disse que até hoje em dia esse padrão ainda era usado?
E pela quarta vez, a Sony está repetindo o conceito. É incrível como isso é engraçado, e é o maior motivo para ela ganhar os apelidos que eu citei que os Fanboys dão para ela (esqueci de citar Copy). Mas em vez de criar um controle Tablet para o PS4, ela irá usar a interação entre PSVita e PS3 como controle-Tela, semelhante ao Wii U Gamepad com Wii U Pro Controller. Essa interação é o Vita-PS3 Crossplay
Não vou citar o Xbox Smartglass pelo mesmo motivo pelo qual não citei o Kinect.
______________________________________________________________
E aqui termina essa análise do que é cópia ou não. Afinal, é cópia ou é tendência? Você concorda com isso? É a favor ou é contra?
Vou deixar aqui minha opinião sobre isso. Eu acho que se uma coisa é realmente boa, inovadora, ela merece ser copiada, ou reinventada. A própria Nintendo usou a posição dos analógicos do Dualshock por julgá-la uma posição boa, idem a Microsoft com o controle do Gamecube. Obvio que inovação é necessário, mas acredito que se uma inovação funciona, não há problemas em seguir o conceito, e é isso que a Sony faz. No final das contas, cada vez mais algumas aprimoram o que copiam, ou aprimoram as ideias das outras. Se não houvessem cópias, não haveria por que haver inovação, e vice-versa. Cópia depende de inovação, e pra mim é a mais pura tendência.
E vocês, o que acham?
Olá amigos do Nintendo Blast. Faz um tempo que eu não faço um tópico, e agora estou trabalhando em um tópico que pretendo tornar um dos meus melhores e que provavelmente sairá depois do dia 13. Até lá, decidi criar esse tópico aqui sobre um assunto muito discutido por aqui: As cópias. Para muitos o PSMove é uma cópia descarada do Wii Remote. Para outros, o Kinect é uma cópia descarada do Eyetoy. Opiniões, claro, mas que invadem uma boa parte do fórum, tanto que muitos chamam a Sony de Clony ou Xerony devido às suas supostas "clonagens" dos sistemas da Nintendo.
Vamos entender melhor essa questão? Afinal, é cópia ou não é cópia? É certo ou é errado? É bom ou é ruim?
PS: Nessa comparação, usarei apenas os controles de consoles com a marca Nintendo, Sony e Microsoft. Não irei considerar a Sega por enquanto, mas nada me impede de adicioná-los no futuro.
A cópia nos controles
Vamos voltar alguns anos. Na verdade, vamos voltar 25 anos no passado. O console do momento era o Nintendo Entertainment System, abreviado como NES e conhecido por muitos de nós pelo carinhoso apelido de Nintendinho. O controle tinha dois botões do nosso lado direito e um direcional em cruz do lado esquerdo, além dos botões
Esse controle evoluiu junto com o sistema, e assumiu então o que viria a se tornar o Controle do Super Nintendo, ou SNES. A diferença era o fato de o controle do SNES adicionar dois botões de ombro, L e R, e de agora serem 4 botões de ação (X, A, B, I). E é aí que começam muitos dos argumentos: Esse padrão de direcional em cruz de um lado, botões em cruz do outro, botões especiais no centro e botões de ombro ao alto, é usado até hoje em praticamente todos os controles. Nesse caso então podemos dizer que todos os controles atualmente copiam o controle do SNES? Não é bem assim.
O ano agora é 1994. Após um acordo desfeito entre Sony e Nintendo, a Sony decide sozinha lançar um novo console. Esse console foi o Playstation. Foi a aposta da Sony para a Quinta Geração, e a aposta foi correta, é claro. O controle tinha os mesmos botões e nas mesmas posições do controle do SNES, apenas adicionando mais um botão de ombro de cada um dos lados (L1, L2, R1, R2), além de utilizar formas geométricas em vez de letras nos botões de ação. O que muda, como podemos ver, é o formato. Aí eu te pergunto: Por que a Sony usou exatamente esse padrão? Simples. O padrão é ótimo, e o SNES fazia muito sucesso na época. O melhor mesmo seria tentar aproximar os amantes de SNES da nova máquina. E a Sony conseguiu, afinal o Playstation foi o campeão de sua geração.
Mas a Nintendo ainda assim tinha um console para a Quinta Geração: o Nintendo 64. E o controle dele? Era um tanto diferente do que se conhecia. Agora eram seis botões do lado direito, um botão traseiro e a volta das alavancas, agora analógicas e em 256 direções diferentes para movimentar. Um dos controles com mais botões da história! Esse controle é conhecido por poder ser segurado de três formas diferentes, sendo que alguns jogos se adequavam mais a uma determinada forma.
E a Sony não ficou atrás de novo. Se a Nintendo tinha um analógico, a Sony sabia que seria um perigo se ela não aderisse àquele interessante novo tipo de movimentação: Jogos que prefeririam sair para o Sistema da Nintendo. Então, em 1997, surgiu o Dualshock, novo controle do Playstation. Bem semelhante ao original, a diferença ficava por conta de seus DOIS analógicos, um de cada lado. Foi decisiva essa escolha, e então o PS1 viveu sua era de ouro.
Assim foi por alguns anos. Controle do 64 de um lado, Dualshock do outro, mas finalmente chegou a hora de começar a Sexta Geração, onde as coisas começam a ficar interessante. De novo, a Sony sai na frente da Nintendo com o Playstation 2 em 2000. E quando saiu o controle, chamado Dualshock 2, todos se surpreenderam por ele ser simplesmente... Idêntico ao primeiro Dualshock. Estaria a Sony estagnando? Ou ela insistiria em apostar em uma ideia que deu certo? Pois era isso que a Nintendo não iria fazer.
Em 2001, o golfinho da Nintendo finalmente nasce, com o nome de Gamecube. A aposta da Nintendo para competir com o Playstation era um tanto cara, resultando como um de seus melhores consoles e menos vendidos. Seu controle, que muitos consideram o mais confortável de todos, continha botões do lado direito em formato completamente diferente de uma cruz. Ele também incluía dois analógicos, mas um deles troca de lugar com o direcional em cruz. Um padrão interessante que também viria a ser usado em menos de dois dias, quando saiu o primeiro Xbox.
O console que marcou a entrada da Gigante Microsoft no mundo dos consoles tinha um dos controles mais horrorosos e bizarros de todos os tempos. Parecia um pouco com o do Dreamcast na teoria, mas na prática era um verdadeiro fogão com botijão embutido. Eu simplesmente me sinto em cheque por ter que falar dessa aberração da natureza. Dois analógicos, na mesma posição dos do Gamecube, e um padrão de botões de ação semelhante ao do Nintendo 64. A mesma quantidade de botões do Dualshock. E um formato de dar calos nos dedos e medo da Bruxa do 71 só de olhar. Francamente, esse controle me deu câncer!
Por sorte, a Microsoft viu logo a m&rd@ que fez e decidiu tentar consertar, lançando um novo controle, o Controle S (Xbox S Controller). O novo controle era bem melhor que o primeiro, mas estava longe da perfeição. E parece que a Microsoft se rendeu realmente a usar a posição dos botões do Gamecube em seu controle, como podemos ver. Além disso, temos agora botões de ação em uma cruz mais bem resolvida, moda essa seguida do Dualshock que vei de lá de trás com o Controle do SNES, lembra?
Agora o ano é 2005. Playstation venceu mais uma aventura, e uma nova geração está prestes a começar, e começar com a Microsoft desta vez. Está nascendo o Xbox 360. E o seu controle, o que dizer? Para muitos o segundo mais confortável de todos os controles já feitos. O formato por si só é muito bonito e confortável, e a posição dos botões se mantém a mesma do controle S, exceto que os botões Back e Start agora estão de volta ao centro e os botões Black e White deram lugar a mais dois botões de ombro.
Não demorou muito e chegou 2006. Sony promete surpreender a todos com seu PS3. E surpreende mesmo. E o seu controle? Oras, surpreende o mundo todo e até marte por ser a terceira geração em que a Sony participa com um controle quase idêntico, o Dualshock 3. No mesmo ano entra a Nintendo, buscando romper as barreiras e fazer uma revolução com seu Nintendo Wii. O formato dos controles difere de muita coisa já vista. Mantendo apenas um direcional em cruz no Wii Remote e um analógico no Nunchuck, o resto são botões em posições quase novas, e distribuídos como em um controle remoto, de fato. O motivo disso é que muitas ações passaram a ser movimentos, e os FPS poderiam usar apenas o Pointer como mira, em lugar de outro analógico, por exemplo. Mas seria uma aposta boa?
Pois mais uma vez (Terceira) a Sony pega um conceito da Nintendo. Usando-o de forma diferente e dividindo seu eterno Dualshock em dois controles semelhantes ao Wii Remote, nasce o PSMove, controle de movimento do PS3. Apesar de lembrar o Wii Remote em formato, a distribuição dos botões ocorre de uma maneira diferente, e a espera luminosa é usada em conjunto com o Playstation Eye para captar movimentos corporais e do próprio controle de movimentos. Apesar de ser interessante, o PSMove não emplacou muito, provavelmente devido ao fato de ter sido lançado para o PS3 no fim de sua vida e por muitos já terem optado pelo Wii quando o assunto é movimentos.
Não vou citar o Kinect por ele não ser um controle, muito pelo contrário, pois ele prega a jogabilidade sem usá-los.
Mas dessa vez Sony e Nintendo estavam quites. Por que? Uma única palavra: Classic Controller. Tá certo que o formato do Classic Controller era o mesmo do Controle do SNES, mas havia uma diferença: Analógicos. E eles estão na mesma posição do Dualshock. Entende a ironia? Microsoft pega a posição da Nintendo e a Nintendo pega a posição da Sony. Interessante...
Essa foi apenas mais uma geração. E agora finalmente estamos chegando na Oitava Geração! Emocionante, não é?
E mais uma vez a Nintendo é quem está saindo na frente quando o assunto é controle, com o Wii U Gamepad. O controle contém uma tela no centro, como a do Dreamcast, mas com um propósito diferente, o de ser Touch, como a tela de baixo do DS (eu e muitos já falamos várias vezes do Wii U Gamepad, acho que dá pra entender o que ele é, não é?). Esse belo controle será o controle principal do Wii U, mas não será o único. Além da Dupla Motion, há outro controle que a Nintendo usará:
Wii U Pro Controller. O Wii U Pro Controller possui o formato muito parecido com o do controle do 360, não acham? Entretanto um argumento falho é dizer que Pro Controller = Controle do Gamecube, pois embora o controle do 360 tenha se inspirado no do GC para os botões e o Pro Controller tenha se inspirado no do 360 para o formato, qualquer semelhança entre os controles Wii U Pro e GC é mera coincidência. Entretanto, o padrão de botões ainda não deixa de ser o mesmo do SNES em ambos os controles, apenas com analógicos em cima. Eu não disse que até hoje em dia esse padrão ainda era usado?
E pela quarta vez, a Sony está repetindo o conceito. É incrível como isso é engraçado, e é o maior motivo para ela ganhar os apelidos que eu citei que os Fanboys dão para ela (esqueci de citar Copy). Mas em vez de criar um controle Tablet para o PS4, ela irá usar a interação entre PSVita e PS3 como controle-Tela, semelhante ao Wii U Gamepad com Wii U Pro Controller. Essa interação é o Vita-PS3 Crossplay
Não vou citar o Xbox Smartglass pelo mesmo motivo pelo qual não citei o Kinect.
______________________________________________________________
E aqui termina essa análise do que é cópia ou não. Afinal, é cópia ou é tendência? Você concorda com isso? É a favor ou é contra?
Vou deixar aqui minha opinião sobre isso. Eu acho que se uma coisa é realmente boa, inovadora, ela merece ser copiada, ou reinventada. A própria Nintendo usou a posição dos analógicos do Dualshock por julgá-la uma posição boa, idem a Microsoft com o controle do Gamecube. Obvio que inovação é necessário, mas acredito que se uma inovação funciona, não há problemas em seguir o conceito, e é isso que a Sony faz. No final das contas, cada vez mais algumas aprimoram o que copiam, ou aprimoram as ideias das outras. Se não houvessem cópias, não haveria por que haver inovação, e vice-versa. Cópia depende de inovação, e pra mim é a mais pura tendência.
E vocês, o que acham?
Sáb 20 Jan 2018, 17:41 por ExtremeZelda
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