por JonathanAlis Sex 14 Jun 2013, 19:27
Velho, vcs nao entendem nada.
Pq temos serrilhados até no PS3 ou wii U, mesmo numa tela enorme de alta resolucao?
O modelamento 3D não está limitado a uma resolucao, pois é descrito matematicamente por poligonos.
Ao passar isso pra tela 2D, que é limitada por pixels quadrados, acontece o aliasing, em que as altas frequencias que nao sao suportadas pela resolucao da tela, e se passam por baixas frequencias(daí o nome aliasing, que vem de alias: uma frequencia alta "apelidada" de frequencia baixa), as quais podem aparecer nos pixels, e assim, causando o efeito serrilhado. Geralmente acontece em contornos, onde temos altas frequencias.
A diferença entre tela de alta resolucao e de baixa é que a frequencia de corte das telas de baixa resolucao é menor, logo, mais frequencias sao altas em relacao a frequencia de corte, e mais frequencias vao dertupar a imagem, ou seja, mais serrilhado.
Anti aliasing é um filtro passa baixa que elimina as altas frequencias que causariam o alising.
E sim, podemos eliminar o aliasing quase que completamente com isso(nao completamente pois nao existe filtro ideal). Podemos eliminar o aliasing dessa forma MESMO EM TELAS DE RESOLUCAO BAIXA!!!
A diferença é que a frequencia de corte do filtro, que será mais baixa em telas de baixa resolucao. Ou seja, perdemos alguns detalhes de alta frequencia que nao seriam comportados pela tela mesmo, mas nao alteramos em nada o conteúdo de baixa frequencia.
Porém, precisa de mais poder computacional pra aplicar esse filtro, ainda mais a cada frame. O 3DS fica devendo nisso, nao tem tanto poder pra aplicar o antialiasing em 2 telas, 30~60 vezes por segundo. O kit de desenvolvimento dele da a opçao de aplicar um antialiasing (que nem é dos melhores) em uma so tela, enquanto o efeito 3D estiver desligado, e pelo que eu saiba só resident evil revelations fez isso.
Ok, resumindo:
- Sem antialiasing, toda tela que recebe uma projecao de um modelamento 3D tem serrilhado. Nao importa a resolucao.
- Quanto menor a resolucao, mais perceptível o serrilhado
- Antialiasing elimina o serrilhado, nao importa o tamanho da tela.
- Poder computacional é necessário pra aplicar o antialiasing.
- Logo, o 3DS só tem serrilhado por falta de poder computacional.
Obs: teste rápido:
Abra uma imagem de baica resolucao(imagem bem pequena) no paint, e abra a mesma imagem no vizualizador padrao do windows. Agora dê um zoom nas duas (na mesma proporcao). Compare as duas imagens. qual tem mais serrilhado? Isso mesmo, o visualizador de imagens padrao do windows aplica antialiasing, o paint nao.
Sáb 20 Jan 2018, 17:41 por ExtremeZelda
» [TSADNB] Tópico sobre Assuntos Diversos no Blast
Sex 19 Jan 2018, 16:49 por ExtremeZelda
» [VENDO] NINTENDO WII U 32GB MARIO KART 8 DELUXE BUNDLE
Sáb 01 Abr 2017, 11:45 por jcvalerio
» Mario Kart 8 travou meu Wii U
Sáb 01 Abr 2017, 10:14 por quediz
» Troca Pokémon & Friend Codes - Sun/Moon & Gen 6
Sex 31 Mar 2017, 21:29 por Devilucky
» Lojinha do Tio Logan
Sex 31 Mar 2017, 09:33 por Logan
» Problema na tela de cima do 3DS.
Qui 30 Mar 2017, 13:45 por Afrojin
» Novos jogos para Wii U, Wii e DS
Ter 28 Mar 2017, 23:04 por SSBGames
» 9 jogos de Wii no arremate
Ter 28 Mar 2017, 22:30 por SSBGames
» [AJUDA] Nintendo Switch - Como comprar jogos?
Ter 28 Mar 2017, 18:07 por Fael BC
» Fan Game - Pokemon Hau Adventures
Ter 28 Mar 2017, 10:20 por wawagames
» Muro das lamentações, desabafe aqui o que lhe aflige.
Seg 27 Mar 2017, 23:47 por Shaya