Eu era expositor na BGS, então tive a chance de jogar bastante do Wii U antes do grande público chegar. Com todo esse tempo, pude chegar à algumas conclusões:
A segunda tela e os acelerômetros no controle em conjunto, permitem uma série de experiências novas que são bem legais. Eu cheguei à conclusão que o Wii U permite 4 coisas:
1- Fazer o que já é feito, 2- Melhorar o que já é feito, 3- Iterar, 4- Inovar:
1- Fazer o que já é feito hoje: No wii, mta gente colocou algo de movimento que nem precisava, só rpa dizer que tinha.. Usava o controle clássico só como segunda opção. Agora não precisa mais disso, já que os botões e a configuração do controle são compatíveis com os outros videogames. Só que dessa vez em 1080p.
2- Melhorar o que já é feito: Por exemplo o que á sendo feito no Black Ops II, onde você pode jogar split screen sem ter que dividir a tela, cada um joga em sua tela, um na TV outro no tablet. Ou então em jogos de luta que não tem que pausar pra ver a lista de comandos, que está sempre na tela do controle. Ou em RPGs, que você pode mexer no inventário ou ver o mapa sem ter que ficar pausando. Ou também remover a interface toda da tela pra deixar o jogo mais imersivo (se vc ja jogou algum jogo de interface sabe do que estou falando. Quem é designer tbm entende bem sobre isso). Outro exemplo clássico tbm é vc poder ir pro banheiro enquanto joga, ou deixar outra pessoa ver TV na sala enquanto vc continua jogando, caso precise.
3- Iterar: Novas maneiras de interagir com o que já existe . Como por exemplo em Baloon Trip Breeze, um minigame do nintendo land onde você controla o personagem com o vento, e controla a direção e intensidade do vento na touch screen. Coisa que não é possível com um analógico. Outro exemplo é o próprio Ghost Recon Online, que permite vc controlar o drone de reconhecimento com a câmera aparecendo na tela do controle, enquanto vc ainda controla seu personagem pelos botões/analógicos. Ou até o Wonderful 101 que deixa você desenhar na tela a formação exata que você quer seu batalhão.. Jogar jogos com multiplayer de 5 jogadores sem ficar com a tela da tv dividida de forma escrota ou muito pequena enfim, melhorias em sistemas já existentes.
4- Inovar: Da pra ter uma série de experiências novas impossíveis com controles tradicionais. Uma coisa que eles tem feito bastante que é mto irado, é o "Multiplayer Assíncrono", onde os jogadores cooperam ou competem com jogabilidades diferentes, como no Freaky Creatures (que se tornou o Zombi U) onde o jogador da tabler jogava um jogo de estratégia, posicionando inimigos pelo mapa e manejando seus recursos para destruir o jogador da TV, que jogava um FPS explodindo os inimigos criados. Outro exemplo é o Rayman Legends, que ta ANIMAL, um jogador controla o rayman e o da tablet um personagem que interfere no cenário para ajudar/atrapalhar o rayman. Joguei uma fase onde o cara da tablet tinha que girar uns labirintos para o rayman se achar, puxar plataformar, impedir rajadas de fogo rpa abrir caminho etc. E outra fase onde o jogador da tablet jogava tipo um guitar hero, derrotando os inimigos no rítmo da música enquanto o rayman ia tipo um sonic, rápido rpa caramba pela fase pulando no rítmo da musica desviando das paradas na última hora também, mt irado.
De inovação tem mto mais exemplo, tipo os jogos que deixam você girar e ver o cenário à sua volta quando você move a tela do controle para os lados, usar o controle de movimento junto com a touch screen para mirar e lançar alvos na tela, e um trilhão de outras coisas que podem ser feitas.
Também tem questão que a touch screen pode trazer de volta o gênero RTS para os consoles.. não da pra jogar RTS com um controle normal, mas uma touch screen na tela pode resolver isso.
Por isso que eu achei foda e acho que a nintendo mandou mt bem dessa vez.. Só ver o lançamento, tem mais de 20 jogoa para o dia 1, e outros 30 nos meses que seguem. no lançamento só tem 2 da nintendo, permitindo as outras empresas venderem bastante, e a variedade de jogos está para todos os gostos.. mto maneiro.. Acho que não vai acontecer como aconteceu com o Wii
A segunda tela e os acelerômetros no controle em conjunto, permitem uma série de experiências novas que são bem legais. Eu cheguei à conclusão que o Wii U permite 4 coisas:
1- Fazer o que já é feito, 2- Melhorar o que já é feito, 3- Iterar, 4- Inovar:
1- Fazer o que já é feito hoje: No wii, mta gente colocou algo de movimento que nem precisava, só rpa dizer que tinha.. Usava o controle clássico só como segunda opção. Agora não precisa mais disso, já que os botões e a configuração do controle são compatíveis com os outros videogames. Só que dessa vez em 1080p.
2- Melhorar o que já é feito: Por exemplo o que á sendo feito no Black Ops II, onde você pode jogar split screen sem ter que dividir a tela, cada um joga em sua tela, um na TV outro no tablet. Ou então em jogos de luta que não tem que pausar pra ver a lista de comandos, que está sempre na tela do controle. Ou em RPGs, que você pode mexer no inventário ou ver o mapa sem ter que ficar pausando. Ou também remover a interface toda da tela pra deixar o jogo mais imersivo (se vc ja jogou algum jogo de interface sabe do que estou falando. Quem é designer tbm entende bem sobre isso). Outro exemplo clássico tbm é vc poder ir pro banheiro enquanto joga, ou deixar outra pessoa ver TV na sala enquanto vc continua jogando, caso precise.
3- Iterar: Novas maneiras de interagir com o que já existe . Como por exemplo em Baloon Trip Breeze, um minigame do nintendo land onde você controla o personagem com o vento, e controla a direção e intensidade do vento na touch screen. Coisa que não é possível com um analógico. Outro exemplo é o próprio Ghost Recon Online, que permite vc controlar o drone de reconhecimento com a câmera aparecendo na tela do controle, enquanto vc ainda controla seu personagem pelos botões/analógicos. Ou até o Wonderful 101 que deixa você desenhar na tela a formação exata que você quer seu batalhão.. Jogar jogos com multiplayer de 5 jogadores sem ficar com a tela da tv dividida de forma escrota ou muito pequena enfim, melhorias em sistemas já existentes.
4- Inovar: Da pra ter uma série de experiências novas impossíveis com controles tradicionais. Uma coisa que eles tem feito bastante que é mto irado, é o "Multiplayer Assíncrono", onde os jogadores cooperam ou competem com jogabilidades diferentes, como no Freaky Creatures (que se tornou o Zombi U) onde o jogador da tabler jogava um jogo de estratégia, posicionando inimigos pelo mapa e manejando seus recursos para destruir o jogador da TV, que jogava um FPS explodindo os inimigos criados. Outro exemplo é o Rayman Legends, que ta ANIMAL, um jogador controla o rayman e o da tablet um personagem que interfere no cenário para ajudar/atrapalhar o rayman. Joguei uma fase onde o cara da tablet tinha que girar uns labirintos para o rayman se achar, puxar plataformar, impedir rajadas de fogo rpa abrir caminho etc. E outra fase onde o jogador da tablet jogava tipo um guitar hero, derrotando os inimigos no rítmo da música enquanto o rayman ia tipo um sonic, rápido rpa caramba pela fase pulando no rítmo da musica desviando das paradas na última hora também, mt irado.
De inovação tem mto mais exemplo, tipo os jogos que deixam você girar e ver o cenário à sua volta quando você move a tela do controle para os lados, usar o controle de movimento junto com a touch screen para mirar e lançar alvos na tela, e um trilhão de outras coisas que podem ser feitas.
Também tem questão que a touch screen pode trazer de volta o gênero RTS para os consoles.. não da pra jogar RTS com um controle normal, mas uma touch screen na tela pode resolver isso.
Por isso que eu achei foda e acho que a nintendo mandou mt bem dessa vez.. Só ver o lançamento, tem mais de 20 jogoa para o dia 1, e outros 30 nos meses que seguem. no lançamento só tem 2 da nintendo, permitindo as outras empresas venderem bastante, e a variedade de jogos está para todos os gostos.. mto maneiro.. Acho que não vai acontecer como aconteceu com o Wii
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