Quem olha de fora, vendo rankings e notícias superficiais pensa que a empresa ainda é a gigantesca empresa de eletrônicos de 10 anos atrás, e acredita que os problemas financeiros não afetarão os gamers, será que isso é verdade? Parece que a grande companhia está decaindo de uma forma rápida, mas silenciosa para nós que não acompanhamos o dia a dia dela. Pode o Playstation Vita ser descontinuado? Pode a empresa se recuperar? O que acontecerá com um possível PS4? Como ela realmente está indo financeiramente? Esse artigo tenta responder algumas dessas perguntas.
Finalmente minha amiga Emily postou o grande artigo da Sony mostrando o quão ruim a empresa está fazendo, e como eu havia prometido a alguns de vocês, aqui estou eu postando. Não pretendo colocar linguagens muito complicadas, para que todos possam entender o quanto a situação está verdadeiramente complicada para a empresa, que já não é mais a grande empresa de antes. Pretendo também falar um pouco sobre a situação atual do Playstation Vita, um pouco do Playstation 3 e também sobre alguns estúdios que foram fechados. Por favor entendam que esse não é um tópico só para falar de vendas (e vir aqueles espertões pra falar "não me importo com vendas), também não me importo se a Sony ou a Nintendo perder dinheiro (pois não é o meu dinheiro), mas qualquer gamer que realmente gosta dos jogos da Sony ou de seus consoles deve se preocupar, pois se ela parar de ter condições de fabricar consoles ou até mesmo de participar do mercado de jogos, poderá ser chato para essas pessoas que gostam desses jogos.
Nesse artigo ela recolheu data desde 2002 para cá, são 10 anos de informações que apontam um perigoso declínio para a empresa, e que podem significar que a empresa poderá ter problemas para desenvolver consoles no futuro.
Um dado que certamente chama atenção é que a companhia é mais de 9 vezes menor do que ela era em 2000. Apesar de ela ter alguns produtos de qualidade e um nome conhecido, vem cada vez mais se afundando em dívidas e nenhum desses produtos conseguem tirar a empresa do vermelho.
Esse é um dado interessante que mostra uma caída absurda no no valor da empresa perante o mercado:
-Em 2000, a empresa valia $100 bilhões
-Em 2007 ela passou a valer $54 bilhões.
-Em 2011, um curto tempo, a empresa passou a valer $18 bilhões.
-Agora, em Setembro de 2012 a empresa vale $11.69 bilhões
Viu a queda brusca e preocupante? De $100 bilhões a empresa passou a valer $11 bilhões, e isso faz com que ela perca uma boa parte de seu dinheiro para investir em jogos. Alguns provavelmente irão querer comparar com a Nintendo. Outros vão dizer que seria injusta essa comparação, já que a Sony vende diversos produtos, enquanto a Nintendo está somente no mercado de jogos. O que eu digo? Preocupante... A Nintendo já possui um valor de mercado maior do que o da Sony (Nintendo tem $15.9 bilhões), e enquanto o valor da Nintendo vem aumentando cada vez mais, o valor da Sony vem diminuindo com o decorrer dos trimestres, só que a gora a velocidade de desvalorização da empresa está maior. Logo isso será preocupante no mercado de jogos.
Embora sempre tenha um pra falar que não se importa com vendas e quer mais que as companhias se explodam, é aqui que nós, gamers, somos prejudicados. Imagine se a Nintendo perdesse tanto dinheiro a ponto de ter que desistir do mercado de jogos fazendo com que não tivéssemos mais seus jogos? A Sony certamente não chegou ainda em um ponto tão crítico, mas já foi obrigada a fechar alguns de seus estúdios.
A companhia recentemente fechou o estúdio que desenvolvia uma de suas mais reconhecidas franquias, Wipeout. O estúdio também desenvolveu Alundra, Lemmings, Destruction Derby, Discworld e outros. Além disso, mandou mais de 10 mil funcionários embora.
Outras perdas da companhia incluem:
-Zipper Interactive (desenvolvedora de Soccom, MAG e outros)
-BigBig
-Incognito Entertainment (desenvolveu Warhawk e algumas versões do Twisted Metal)
-Estúdios de Tuscon, Seattle e Denver.
Eu havia lido que a Santa Monica (desenvolvedora de God of War) perdeu alguns sub estúdios, mas como não tenho mais a fonte, não irei adicionar a lista.
Fumito Ueda, um dos grandes desenvolvedores da Sony já informou que deixará a companhia, e Kenji Kaido, um dos maiores desenvolvedores por trás de Last Guardian, Shadow Of the Colossus, Ico e outros, já saiu da empresa
Para começar, essas são as obrigações financeiras de cada companhia:
Electronic Arts: $2.27 Billion
Google: $21.33 Bilhões
Apple: $51.15 Bilhões
Microsoft: $54.91 Bilhões
Sony: $135.61 Bilhões
Alguns de vocês provavelmente vão falar "A Apple e a Microsoft também estão mal". Isso não é verdade. Apesar de ter que pagar um alto valor em obrigações/dívidas, as duas empresas estão tendo lucros, enquanto a Sony, além de estar tendo vários prejuízos ainda tem uma obrigação a pagar maior do que todas as outras (mencionadas acima) juntas.
Agora a parte realmente preocupante desses dados. Vocês sabem o que são ativos? Ativos são tudo que a empresa tem (incluindo propriedades, dinheiro no banco, dinheiro que a companhia pegou emprestado, prédios da companhia e etc).
Se a gente fosse comparar o que a empresa realmente tem de ativo com o que ela tem que pagar, ficaria assim:
-Apple tem $162.90 bilhões de ativos e pagaria tranquilamente os $51.15 bilhões.
-Microsoft tem 121.27 bilhões de ativos e também pagaria tranquilamente os $54.91 bilhões.
-Agora a parte da Sony... O total de ativos da empresa é de $166.22 bilhões e ela tem $135.61 bilhões a pagar. Sabe o que isso significa? Que a Sony teria que VENDER/dar 80% de tudo que a companhia tem atualmente só para pagar suas obrigações! Complicado...
A pior coisa nessa parte, é que as obrigações que a Sony tem que pagar não mostram nenhum sinal de declínio, a Sony continua adquirindo mais e mais prejuízo, mais e mais obrigações a pagar. Se atualmente a empresa já teria que vender 80% de tudo que ela possui, imagina como será em um futuro próximo caso o Vita continue não dando o retorno desejado ou um possível PS4 seja caro demais para os consumidores aderirem?
E as coisas estão cada vez mais tensas entre os grandes da Sony. Agora a culpa está caindo sobre Kaz Hirai, mas antes, Howard Stringer (ex presidente e CEO da Sony) também provou um pouco desse veneno.
Em um dos encontros de investidores (em Junho de 2012), uma das pessoas presentes perdeu a paciência e falou: -" Que trabalho, senhor Stringer! Alguém pode me dizer porque nós devemos apontar você -que construiu um débito de quase 1 trilhão de yenes- a presidente do conselho? Será que a Sony está tão carente de pessoal?"
Quando Kaz Hirai assumiu a companhia, ele mostrou o plano dele para recuperar a mesma, que consistia em:
-Acelerar na inovação (tentar trazer produtos inovadores o mais rápido possível).
-Focar na parte central da empresa (Divisão de jogos e imagem digital).
-Cortar custos mudando o portfolio de negócios da Sony.
-Racionalizar os negócios relacionados a parte de TVs.
Será que o plano do senhor Hirai funcionou? Não. Desde que ele chegou a empresa se afundou em mais dívidas e perdeu mais valor de mercado. Samsung e LG assumiram como líderes no ramo de TVs; Samsung, Google e Apple assumiram na parte de Smartphones; O Playstation 3 gerou um grande prejuízo; Playstation Vita não vende (e a parte de software também não está convincente), e as coisas parecem só piorar.
A empresa perdeu bilhões com o Playstation 3, não está conseguindo uma boa performance com o Vita, e a companhia provavelmente irá "explodir" se um possível Playstation 4 for caro para desenvolver e os consumidores não aderirem, mas se a Sony lançar um "Wii" (console não tão poderoso, mas com algo inovador) na próxima geração, será que a base de usuários dela iria aceitar? Já vimos que a Sony simplesmente falhou ao tentar capturar o mercado que a Nintendo capturou. Então um possível Playstation 4 é um risco para companhia de um jeito ou de outro, mas será um risco maior ainda caso ele seja realmente caro e poderoso.
Os gestores de ativos da empresa estão totalmente insatisfeitos com a performance de Kaz Hirai. Não haviam gostado do plano dele, não gostaram da execução, e estão gostando menos ainda dos resultados.
Um dos próprios ex-executivos da Sony acredita que os dias dela estão contados. No dia 15 de Abril (2012), Yoshinaki Sakito disse "é quase game over para a Sony. Eu não vejo como a Sony poderá se recuperar agora.". Sakito também trabalhou para a Walt Disney, Bain & Company, Apple e outras empresas.
Yuuki Sakurai, CEO da Fukoku Capital Management Inc (empresa de administração conhecida lá "no outro lado"), diz que ele não acredita que a Sony possa se recuperar, ele disse: -" Eu vejo chances maiores de um renascimento da Panasonic do que da Sony", e disse também: -"Sony ainda não mostrou nenhum caminho para seu renascimento".
Hirai então anunciou um plano para cortar 10 mil empregos na Sony, reduziu o número de modelos de TV, entre outras coisas. Nesse mês, Sony anunciou que cortou 15% da força de trabalho na parte de smartphones/celulares. Alguns dos gestores acham que cortar empregos e custos não será o suficiente para fazer com que a companhia volte a ter lucros de novo.
Ichiro Takamatsu disse: -"Eles não tem nenhum produto de sucesso na parte de TVs, e a demanda por novas TVs não vai existir no momento" (o que é verdade, as pessoas demoram para trocar de TVs).
Não sei se compartilho da mesma opinião que esses senhores, mas eles claramente entendem do assunto mais do que eu, e parece que a empresa dificilmente voltará a ser grande como antes.
Para cortar custos, Hirai mencionou que a Sony iria analisar quais produtos não estão adicionando muito valor a empresa, então ele decidirá descontinuar a produção desses produtos ou descobrir formas de reduzir custos atravéz de colaborações com outras empresas.
Por inúmeros anos, Hirai foi emocionalmente ligado a divisão de jogos da empresa. Descontinuar o Playstation Vita seria basicamente uma admissão de que ele lançou um produto falho durante o tempo dele na empresa, e embora não seja impossível o PSV ser descontinuado, o Hirai prefere cortar empregos ou racionalizar outras divisões antes de descontinuar o PSV.
Aparentemente, se as coisas continuarem tão complicadas e o PSV continuar com a mesma performance, ver a descontinuação do produto não será impossível. Não é surpresa pra ninguém que o produto infelizmente não está ajudando a companhia como deveria, e o que impede uma tragédia com o pobre vita é a paixão de Hirai pela parte de jogos.
Na parte de videogames, a Sony terá grandes problemas em um futuro próximo. Lançar um PS4 "fraco" (pra investir mais em algo inovador) perante o x720 pode significar que ela perca um pouco de sua base de usuários (já que esse é um dos pontos de venda dos produtos dela, hardwares potentes e atuais), e o PS Move falhou em trazer o mercado casual para a Sony; se ela lançar um PS4 "forte" ou "competitivo" com o x720 poderá significar um hardware bastante caro, e mesmo que ela venda consoles subsidiados (como fez com o PS3), ela além de perder dinheiro por cada unidade vendida teria um console caro em uma economia atual cheia de problemas. O PSV já provou que nem tudo que tem Sony/Playstation escrito venderá facilmente. A Sony certamente não tem mais capacidade para aguentar o mesmo prejuízo que ela aguentou no PS3, ou pior. Não é atoa que quando se fala de um PS4, a empresa se esquiva pra falar que um PS4 é desnecessário no momento. A Microsoft tem dinheiro e parcerias com várias empresas, e tem um bom plano para vender seu próximo console subsidiado, então não passará pelos mesmos problemas que a Sony.
Existe uma frase do escritor James Surowiecki (para o The New Yorker) que diz: -"O desejo da Sony de controlar tudo fez com que eles não controlassem nada", e embora isso pareça ser uma audácia (pois a Sony controlou o mercado de jogos na época do Playstation 1 e Playstation 2), a Sony adquiriu tantos mercados diferentes, que quando os prejuízos vieram, eles vieram de todos os lados. Todo o dinheiro que a Sony ganhou na época do PS1/PS2 foi praticamente torrado. E até Kaz Hirai está inseguro sobre o futuro da empresa.
Bom, é isso pessoal. O artigo original foi escrito por uma das pessoas que eu tenho contato, mas eu tentei escrever com minhas palavras e adicionei alguns de meus pensamentos. Não falarei que a Sony irá virar third party, que sairá do mercado de consoles ou nada disso, apenas falarei que a empresa está em uma situação horrível e que é quase impossível sair dela do jeito que as coisas andam, o engraçado é que muitos de nós nem sabemos dessas informações. Parece que as franquias da Nintendo e o dinheiro e as parcerias da Microsoft sempre irão salvar as duas, mas e a Sony? Não acredito que demoraremos muito para saber o que irá acontecer. Tudo que disse aqui eu tentei tirar do artigo (que tem fontes). Espero que não fique muito técnico para alguns de vocês. Existem muitos outros pontos negativos no artigo, mas eu decidi pegar somente os pontos mais importantes. Vale lembrar que esses dados não são especulações, foram pesquisas feitas que apontam uma grande tragédia para uma empresa que era gigantesca. Espero que gostem da leitura.
Fonte
Última edição por Hisiru em Seg 10 Set 2012, 14:58, editado 2 vez(es)
Sáb 20 Jan 2018, 17:41 por ExtremeZelda
» [TSADNB] Tópico sobre Assuntos Diversos no Blast
Sex 19 Jan 2018, 16:49 por ExtremeZelda
» [VENDO] NINTENDO WII U 32GB MARIO KART 8 DELUXE BUNDLE
Sáb 01 Abr 2017, 11:45 por jcvalerio
» Mario Kart 8 travou meu Wii U
Sáb 01 Abr 2017, 10:14 por quediz
» Troca Pokémon & Friend Codes - Sun/Moon & Gen 6
Sex 31 Mar 2017, 21:29 por Devilucky
» Lojinha do Tio Logan
Sex 31 Mar 2017, 09:33 por Logan
» Problema na tela de cima do 3DS.
Qui 30 Mar 2017, 13:45 por Afrojin
» Novos jogos para Wii U, Wii e DS
Ter 28 Mar 2017, 23:04 por SSBGames
» 9 jogos de Wii no arremate
Ter 28 Mar 2017, 22:30 por SSBGames
» [AJUDA] Nintendo Switch - Como comprar jogos?
Ter 28 Mar 2017, 18:07 por Fael BC
» Fan Game - Pokemon Hau Adventures
Ter 28 Mar 2017, 10:20 por wawagames
» Muro das lamentações, desabafe aqui o que lhe aflige.
Seg 27 Mar 2017, 23:47 por Shaya