Arquivo do Fórum Nintendo Blast

Olá visitante/usuário! Nós estamos em processo de migração e deixaremos este Fórum em breve.

A migração é para termos mais liberdade e para podermos ter um Fórum melhor! Se você ainda não é cadastrado neste Fórum e nem no novo, clique aqui e cadastre-se já no Novo Fórum!

Se você já possui uma conta aqui, clique aqui e saiba como migrar para o Novo Fórum Nintendo Blast!


Participe do fórum, é rápido e fácil

Arquivo do Fórum Nintendo Blast

Olá visitante/usuário! Nós estamos em processo de migração e deixaremos este Fórum em breve.

A migração é para termos mais liberdade e para podermos ter um Fórum melhor! Se você ainda não é cadastrado neste Fórum e nem no novo, clique aqui e cadastre-se já no Novo Fórum!

Se você já possui uma conta aqui, clique aqui e saiba como migrar para o Novo Fórum Nintendo Blast!

Arquivo do Fórum Nintendo Blast

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Arquivo do Fórum Nintendo Blast

+33
iPhod
Newtão
de_pauli
MatheusR.
TLasso
¿Pedro?
DeLarge
Lucas Bros.
Rejaum
UchihaZoro
Angeloverlord
LiveinRiot
Guilherme Bezerra
PGrossmann
Emmanoelbs
Kadmus
leorixx
Bferrari350
MarceloTweet
Guilherme Alves
exceL
Lucasmon
LordFarael
Felipi12
EHHH
Balanakuya
White Dragon
Guinomonster
vitornavarrete
Fred29
Tchuk-ex
CarlaLuz
Leir_Bag
37 participantes

    Zelda pode/deve ser tratado igual ao Mario?

    Leir_Bag
    Leir_Bag
    Membro Nv.4
    Membro Nv.4


    Karma Karma : 19
    Posts Posts : 68

    Zelda pode/deve ser tratado igual ao Mario? - Página 5 Empty Re: Zelda pode/deve ser tratado igual ao Mario?

    Mensagem por Leir_Bag Qua 07 Mar 2012, 20:12

    Tá ficando meio off topic.

    Eu não quero comparar o JOGO Mario com o JOGO Zelda, isso é completamente impossível. Mesmo você um outro jogo de RPG, como Zelda e Skyrim, ainda sim seria algo completamente impossível, considerando que mesmo sendo RPGs ainda são jogos com uma estrutura MUITO, MUITO diferentes.

    O que eu fiz aqui foi comparar o tratamento que a Nintendo tem com Mario e o tratamento que a Nintendo tem com Zelda. Ela criou a sensação de que todo Zelda tem que ser tradicional enquanto não tem limites com Mario. Só isso.

    Poderia ter usado a mudança que houve no Other M como comparação ao invés de Mario, por exemplo. O efeito seria o mesmo, uma série que mudou muito e outra que se manteve quase a mesma. A diferença, e o motivo pelo qual eu não usei o Other M, é que eu achei eu a mudança foi muito drástica e muito rápida para ser feita de uma vez. Metroid era sobre exploração e isso não foi "transformado" e sim quase que removido. O jogo foi bom e eu gostei da iniciativa, mas as mudanças de Mario, apesar de terem um efeito forte, são implementadas de um jeito mais sutil.

    Aliás, o critico do Gamespot usou Mario nos comentários dele e por isso fui levado a fazer o mesmo.
    vitornavarrete
    vitornavarrete
    Iniciante Nv.3
    Iniciante Nv.3


    Karma Karma : 6
    Posts Posts : 5

    Zelda pode/deve ser tratado igual ao Mario? - Página 5 Empty Re: Zelda pode/deve ser tratado igual ao Mario?

    Mensagem por vitornavarrete Qui 08 Mar 2012, 01:00

    O melhor é que o dono do tópico, que aceitaria de bom grado mudanças na série Zelda, visto que é uma iniciativa louvável etc etc já citou diversos exemplos de inúmeras inovações na série Zelda, como WW e MM.

    Verdade que o MG utilizou a gravidade muito bem, mas todo mundo aqui tá esquecendo que o SS inovou com a utilização do Motion Plus. Certo, concordo que não é só o fora do jogo que conta, o dentro também, como bem citado "interação com o ambiente" e, como já disse, tivemos diversas dessa, como, por exemplo, como transitar pelo mundo: a pé, a cavalo, de barco, de trem, de pássaro e por teletransporte.

    E quanto a motivação para o Link ajudar a Zelda, salvar Hyrule etc etc? Isso é algo realmente absurdo, mas é Deus Ex Machina. Link é um escolhido dos Deuses (a desculpa mais padrão)/Good Guy Greg/Está no lugar certo na hora certa. É só uma desculpa deslavada.

    O que parece que acontece é uma confusão da maioria de que Zelda é um RPG. Zelda não é um RPG caramba, o único que foi realmente nesse estilo foi o Zelda II. Zelda é um jogo com elementos de RPG, mas não é uma trama realmente elaborada, essa não é a característica da série. Zelda não é Final Fantasy ou Chrono Trigger com seus 50 finais diferentes (ou era o Cross?). Não está no papel do jogador/Link tomar decisões dentro do jogo que alterem o decorrer da história principal. Existem no máximo sidequests para conseguir itens extras.

    Tá, um ponto é, talvez um Zelda com experiência fosse interessante novamente (já tinha isso no Zelda II, não se esqueçam). Upgrades de itens (alguns comentaram) isso existe em praticamente todo jogo do Zelda: Espadas que evoluem, Novos tipo de Flechas, Hookshoot duplo. Querem um sistema de upgrade coletando itens para levar em ferreiro (similar a Harvest Moon?) ai já é outros quinhentos. Como ficariam os puzzles para aqueles itens? Teríamos que sair de uma dungeon porque não upamos um determinado item? E o tiozinho que falou sobre a cota de Mithril. No TP tem uma armadura de rubis e de ouro. Fora os trajes que aparecem em diversos jogos.

    E para completar, sobre a estrutura guiada: dungeon, item especial, usa pra matar o boss etc etc Alguém aqui jogou o primeiro Zelda? Onde você conseguia, por exemplo entrar na dungeon 6 antes de passar pela 1? Pra mim, apesar de interessante essa possibilidade, é um completo desastre. O jogo era extremamente frustante. Se eu ainda tivesse 12 anos adoraria um jogo nesses parâmetros. Como quando eu desenhava o mapa dos castelos do Alex Kid, aos 6 anos de idade, para conseguir finalizar.

    Para concluir: A série Zelda tem se reinventado, de uma maneira calma, mas tem. Majoras Mask e Wind Waker são ótimos exemplos, creio que daqui a 1 ou 2 títulos teremos algo mais chocante. Agora, aparentemente, tem gente que quer ver a revolução.

    P.S.: Não se esqueçam que não são só os jogos que ficaram velhos e repetitivos, vocês ficaram mais velho e os puzzles/mecânicas se tornam mais óbvias, mesmo pra quem nunca jogou algum jogo daquela série. Isso se chama experiência.
    Gerus Blade
    Gerus Blade
    Veterano Nv.4
    Veterano Nv.4


    Karma Karma : 101
    Posts Posts : 486

    Zelda pode/deve ser tratado igual ao Mario? - Página 5 Empty Re: Zelda pode/deve ser tratado igual ao Mario?

    Mensagem por Gerus Blade Qui 08 Mar 2012, 03:11

    Pra mim, todo jogo merece o mesmo tratamento. Mas infelizmente, as vezes nem tudo é tratado como deve. Metroid por exemplo, é uma das Maiores Série da Nintendo ao lado de Mario e Zelda mas não teve nada comemorativo no aniversario de 25 Anos enquanto outras séries estão tendo.

    Sobre Zelda, eu não acho que devam mudar não. Sabemos que quase sempre é a mesma coisa, entra na Dungeon, mate o chefe, pega o artefato (ou seja lá o que for) e vá para a proxima dugeon etc. As vezes é repetitivo mas é isso que gostam em Zelda. Ficar explorando Dungeon, sempre com alguns Puzzles chatos/divertidos/dificeis. Eu pelo menos, gosto de ficar explorando tudo em Zelda, Principalmente no Wind Waker que é um mundo bem aberto (de água).

    Mario sempre muda, mas o carisma é a mesma. Não viram como ficou Mario Party 9 ? Mudaram o Tabuleiro do jogo, Completamente. Mas, a diversão tá ali, os Mini-Games estão ali. Continua sendo Mario Party de sempre mas, de um modo diferente.
    Anonymous
    Convidad
    Convidado


    Zelda pode/deve ser tratado igual ao Mario? - Página 5 Empty Re: Zelda pode/deve ser tratado igual ao Mario?

    Mensagem por Convidad Qui 08 Mar 2012, 06:54

    Zelda merece ser tratada como uma V@dia. Preguiçosa não faz nada. Vá pra cozinha que é seu lugar princesa inútil.
    k.dark
    k.dark
    Veterano Nv.2
    Veterano Nv.2


    Karma Karma : 17
    Posts Posts : 442

    Zelda pode/deve ser tratado igual ao Mario? - Página 5 Empty Re: Zelda pode/deve ser tratado igual ao Mario?

    Mensagem por k.dark Qui 08 Mar 2012, 07:27

    Estes dias eu pude jogar Skyward Sword e acabei concordando com a nota da GameSpot, a qual prezo muito.
    E realmente os pontos que ele apontou falham e muito, como o uso da LoftWing, que ficou muito chato e repetitivo...
    exceL
    exceL
    Veterano Nv.35
    Veterano Nv.35


    Karma Karma : 196
    Posts Posts : 1440

    Zelda pode/deve ser tratado igual ao Mario? - Página 5 Empty Re: Zelda pode/deve ser tratado igual ao Mario?

    Mensagem por exceL Qui 08 Mar 2012, 13:03

    Hitsugi escreveu:Zelda merece ser tratada como uma V@dia. Preguiçosa não faz nada. Vá pra cozinha que é seu lugar princesa inútil.

    eh neh, concordo G.G euheuheuheuhueuh

    ----

    Mario e peach nem bombina mas sempre tem akela magia g.g e akela hist do bowser procurei no google disseram que eh verdade agr imagine soh, a peach dakele tamaninho perto do bowser... euri aki
    Newtão
    Newtão
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX


    Karma Karma : 357
    Posts Posts : 2167

    Zelda pode/deve ser tratado igual ao Mario? - Página 5 Empty Re: Zelda pode/deve ser tratado igual ao Mario?

    Mensagem por Newtão Qui 08 Mar 2012, 13:07

    Gerus Blade escreveu:Mario sempre muda, mas o carisma é a mesma. Não viram como ficou Mario Party 9 ? Mudaram o Tabuleiro do jogo, Completamente. Mas, a diversão tá ali, os Mini-Games estão ali. Continua sendo Mario Party de sempre mas, de um modo diferente.
    Da onde que Mario muda? .-.

    MP9 só mudou porque não foi a Hudson que produziu.
    Leir_Bag
    Leir_Bag
    Membro Nv.4
    Membro Nv.4


    Karma Karma : 19
    Posts Posts : 68

    Zelda pode/deve ser tratado igual ao Mario? - Página 5 Empty Re: Zelda pode/deve ser tratado igual ao Mario?

    Mensagem por Leir_Bag Qui 08 Mar 2012, 13:17

    vitornavarrete escreveu:O melhor é que o dono do tópico, que aceitaria de bom grado mudanças na série Zelda, visto que é uma iniciativa louvável etc etc já citou diversos exemplos de inúmeras inovações na série Zelda, como WW e MM.

    Verdade que o MG utilizou a gravidade muito bem, mas todo mundo aqui tá esquecendo que o SS inovou com a utilização do Motion Plus. Certo, concordo que não é só o fora do jogo que conta, o dentro também, como bem citado "interação com o ambiente" e, como já disse, tivemos diversas dessa, como, por exemplo, como transitar pelo mundo: a pé, a cavalo, de barco, de trem, de pássaro e por teletransporte.

    E quanto a motivação para o Link ajudar a Zelda, salvar Hyrule etc etc? Isso é algo realmente absurdo, mas é Deus Ex Machina. Link é um escolhido dos Deuses (a desculpa mais padrão)/Good Guy Greg/Está no lugar certo na hora certa. É só uma desculpa deslavada.

    O que parece que acontece é uma confusão da maioria de que Zelda é um RPG. Zelda não é um RPG caramba, o único que foi realmente nesse estilo foi o Zelda II. Zelda é um jogo com elementos de RPG, mas não é uma trama realmente elaborada, essa não é a característica da série. Zelda não é Final Fantasy ou Chrono Trigger com seus 50 finais diferentes (ou era o Cross?). Não está no papel do jogador/Link tomar decisões dentro do jogo que alterem o decorrer da história principal. Existem no máximo sidequests para conseguir itens extras.

    Tá, um ponto é, talvez um Zelda com experiência fosse interessante novamente (já tinha isso no Zelda II, não se esqueçam). Upgrades de itens (alguns comentaram) isso existe em praticamente todo jogo do Zelda: Espadas que evoluem, Novos tipo de Flechas, Hookshoot duplo. Querem um sistema de upgrade coletando itens para levar em ferreiro (similar a Harvest Moon?) ai já é outros quinhentos. Como ficariam os puzzles para aqueles itens? Teríamos que sair de uma dungeon porque não upamos um determinado item? E o tiozinho que falou sobre a cota de Mithril. No TP tem uma armadura de rubis e de ouro. Fora os trajes que aparecem em diversos jogos.

    E para completar, sobre a estrutura guiada: dungeon, item especial, usa pra matar o boss etc etc Alguém aqui jogou o primeiro Zelda? Onde você conseguia, por exemplo entrar na dungeon 6 antes de passar pela 1? Pra mim, apesar de interessante essa possibilidade, é um completo desastre. O jogo era extremamente frustante. Se eu ainda tivesse 12 anos adoraria um jogo nesses parâmetros. Como quando eu desenhava o mapa dos castelos do Alex Kid, aos 6 anos de idade, para conseguir finalizar.

    Para concluir: A série Zelda tem se reinventado, de uma maneira calma, mas tem. Majoras Mask e Wind Waker são ótimos exemplos, creio que daqui a 1 ou 2 títulos teremos algo mais chocante. Agora, aparentemente, tem gente que quer ver a revolução.

    P.S.: Não se esqueçam que não são só os jogos que ficaram velhos e repetitivos, vocês ficaram mais velho e os puzzles/mecânicas se tornam mais óbvias, mesmo pra quem nunca jogou algum jogo daquela série. Isso se chama experiência.

    Talvez você esteja certo e eu tenha exagerado em dizer que Zelda não muda, citando exemplos como MM e WW. Porém, essa estrutura de entra na dungeon, pega um item, faz dungeon, mata chefe, repete, ela não tem que continuar mesmo, não sempre. Eu gostei muito da ideia de poder entrar em qualquer dungeon como no primeiro Zelda. Claro, o primeiro Zelda era frustrante sim, mas é o jogo menos polido de todos os outros, era a primeira tentativa. O jogo pode te guiar facilmente a seguir um caminho linear, mas a possibilidade de escolher outro caminho pra mim seria muito bom. E link não precisa ter 20 itens que ele vai usar duas ou três vezes em toda a jornada, eu realmente preferiria que fossem 5 ou 6 no máximo, na verdade meu ideal seriam 3, fora a espada, que são usados em puzzles que vão fazendo um uso muito inteligente só desses 3, e um combate que possa combiná-lo de várias maneiras.

    Você pode achar essas idéias ruins, mas o fato que é elas nunca foram tentadas. Todo mundo achava o WW uma bosta também, e a mudança, fora o mar, foi só visual.

    E andar a cavalo ou navegar, ou voar por aí, são variações de uma mesma coisa: Locomoção por Hyrule. Elas funcionam da mesma forma, e só parecem inovar nos primeiros minutos.

    A história de MM e suas máscaras, o visual de WW (e a Tetra *--*) e o Lobo de TP (junto com Midna *--*) foram as maiores inovações, mas não foram longe. Eu amei TODOS esses games, mas em quesito inovação foi isso aí. As cores mudam, o contexto também, mas os elementos ficaram os mesmos.
    Leir_Bag
    Leir_Bag
    Membro Nv.4
    Membro Nv.4


    Karma Karma : 19
    Posts Posts : 68

    Zelda pode/deve ser tratado igual ao Mario? - Página 5 Empty Re: Zelda pode/deve ser tratado igual ao Mario?

    Mensagem por Leir_Bag Qui 08 Mar 2012, 13:19

    Gerus Blade escreveu:Pra mim, todo jogo merece o mesmo tratamento. Mas infelizmente, as vezes nem tudo é tratado como deve. Metroid por exemplo, é uma das Maiores Série da Nintendo ao lado de Mario e Zelda mas não teve nada comemorativo no aniversario de 25 Anos enquanto outras séries estão tendo.

    Sobre Zelda, eu não acho que devam mudar não. Sabemos que quase sempre é a mesma coisa, entra na Dungeon, mate o chefe, pega o artefato (ou seja lá o que for) e vá para a proxima dugeon etc. As vezes é repetitivo mas é isso que gostam em Zelda. Ficar explorando Dungeon, sempre com alguns Puzzles chatos/divertidos/dificeis. Eu pelo menos, gosto de ficar explorando tudo em Zelda, Principalmente no Wind Waker que é um mundo bem aberto (de água).

    Mario sempre muda, mas o carisma é a mesma. Não viram como ficou Mario Party 9 ? Mudaram o Tabuleiro do jogo, Completamente. Mas, a diversão tá ali, os Mini-Games estão ali. Continua sendo Mario Party de sempre mas, de um modo diferente.

    Não acha que Zelda pode mudar e manter o carisma? Eu acho que a gente acha que não porque difícilmente acontece (MM exceção).
    avatar
    Emmanoelbs
    Veterano Nv.9
    Veterano Nv.9


    Karma Karma : 31
    Posts Posts : 611

    Zelda pode/deve ser tratado igual ao Mario? - Página 5 Empty Re: Zelda pode/deve ser tratado igual ao Mario?

    Mensagem por Emmanoelbs Qui 08 Mar 2012, 21:39

    Gerus Blade escreveu:Pra mim, todo jogo merece o mesmo tratamento. Mas infelizmente, as vezes nem tudo é tratado como deve. Metroid por exemplo, é uma das Maiores Série da Nintendo ao lado de Mario e Zelda mas não teve nada comemorativo no aniversario de 25 Anos enquanto outras séries estão tendo.

    Sobre Zelda, eu não acho que devam mudar não. Sabemos que quase sempre é a mesma coisa, entra na Dungeon, mate o chefe, pega o artefato (ou seja lá o que for) e vá para a proxima dugeon etc. As vezes é repetitivo mas é isso que gostam em Zelda. Ficar explorando Dungeon, sempre com alguns Puzzles chatos/divertidos/dificeis. Eu pelo menos, gosto de ficar explorando tudo em Zelda, Principalmente no Wind Waker que é um mundo bem aberto (de água).

    Mario sempre muda, mas o carisma é a mesma. Não viram como ficou Mario Party 9 ? Mudaram o Tabuleiro do jogo, Completamente. Mas, a diversão tá ali, os Mini-Games estão ali. Continua sendo Mario Party de sempre mas, de um modo diferente.

    concordo.
    Guinomonster
    Guinomonster
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX


    Karma Karma : 2261
    Posts Posts : 7418

    Zelda pode/deve ser tratado igual ao Mario? - Página 5 Empty Re: Zelda pode/deve ser tratado igual ao Mario?

    Mensagem por Guinomonster Qui 08 Mar 2012, 21:41

    Acho que o tópico já deu o que tinha que dar, não?


    Última edição por Guinomonster em Qua 14 Mar 2012, 00:58, editado 1 vez(es)
    Anonymous
    Convidado
    Convidado


    Zelda pode/deve ser tratado igual ao Mario? - Página 5 Empty Re: Zelda pode/deve ser tratado igual ao Mario?

    Mensagem por Convidado Qui 08 Mar 2012, 21:43

    Hitsugi escreveu:Zelda merece ser tratada como uma V@dia. Preguiçosa não faz nada. Vá pra cozinha que é seu lugar princesa inútil.
    Eçe ritisuji Serra
    CarlaLuz
    CarlaLuz
    Membro Nv.25
    Membro Nv.25


    Karma Karma : 75
    Posts Posts : 273

    Zelda pode/deve ser tratado igual ao Mario? - Página 5 Empty Re: Zelda pode/deve ser tratado igual ao Mario?

    Mensagem por CarlaLuz Qua 14 Mar 2012, 00:53

    Se essas franquias existissem pra agradar a todos, não teríamos as outras.
    Cada um tem seu gosto e vcs podem se matar o quanto quiser, quem vai decidir o rumo delas são o Aonuma e o Miyamoto u.ú
    DeLarge
    DeLarge
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX


    Karma Karma : 772
    Posts Posts : 3433

    Zelda pode/deve ser tratado igual ao Mario? - Página 5 Empty Re: Zelda pode/deve ser tratado igual ao Mario?

    Mensagem por DeLarge Qua 14 Mar 2012, 10:00

    Iphod escreveu:
    Lukepaz99 escreveu:Zelda conseguiu inovar muito mais que Mario, junto a uma jogabilidade complexa e ao mesmo tempo simples, com muitos itens e variedades e história, além de duração muito mais longa que os games de Mario.

    Mario é bom, Zelda é melhor.

    Mas para zelda se tornar oq é hoje, precisou do mario, qdo fizeram o OoT para 64, usaram a engine do Super Mario 64, intao Mario Inovou primeiro.Mario tbem é complexo, qual noob iria saber que tem que se sacrificar o Yoshi para dar um Double Jump?, Muitos itens? mario ja trocou mais de roupa do que de jogo '-'

    Foi o mario que fez a engine? não, foi a nintendo, qualquer noob consegue doble jump com yoshi sim, e as roupas são a mesma coisa dos jogos anteriores com novos nomes.
    Zelda NUNCA precisou de mario e nunca precisará.
    JackPyro
    JackPyro
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX


    Karma Karma : 158
    Posts Posts : 3240

    Zelda pode/deve ser tratado igual ao Mario? - Página 5 Empty Re: Zelda pode/deve ser tratado igual ao Mario?

    Mensagem por JackPyro Qua 14 Mar 2012, 10:08

    VLuiz escreveu:
    Iphod escreveu:
    Lukepaz99 escreveu:Zelda conseguiu inovar muito mais que Mario, junto a uma jogabilidade complexa e ao mesmo tempo simples, com muitos itens e variedades e história, além de duração muito mais longa que os games de Mario.

    Mario é bom, Zelda é melhor.

    Mas para zelda se tornar oq é hoje, precisou do mario, qdo fizeram o OoT para 64, usaram a engine do Super Mario 64, intao Mario Inovou primeiro.Mario tbem é complexo, qual noob iria saber que tem que se sacrificar o Yoshi para dar um Double Jump?, Muitos itens? mario ja trocou mais de roupa do que de jogo '-'

    Foi o mario que fez a engine? não, foi a nintendo, qualquer noob consegue doble jump com yoshi sim, e as roupas são a mesma coisa dos jogos anteriores com novos nomes.
    Zelda NUNCA precisou de mario e nunca precisará.
    Isso é verade, Zelda pode ter sido quase igual, mas, ele agora está em outro caminho diferente do mário

    Conteúdo patrocinado


    Zelda pode/deve ser tratado igual ao Mario? - Página 5 Empty Re: Zelda pode/deve ser tratado igual ao Mario?

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Qua 08 maio 2024, 22:55