É o seguinte.
Eu estava feliz da vida alguns meses atrás, aguardando o review do incrivelmente bem criticado Zelda: Skyward Sword. Até então ele havia recebido pontuação máxima em MUITOS sites de críticos e revistas sobre games. Tudo que eu esperava era uma confirmação do Site que é de minha preferência, que é o GameSpot.
Tudo bem, lá estava eu, ligando o computador felizinho quando me deparei com a nota dada ao jogo: 7,5.
Não era o fim do mundo, mas, quando comparado à outros reviews, o placar foi decepcionante. Ao ler o review, os principais pontos fracos que foram percebidos no jogo foram os seguintes: algumas falhas na jogabilidade (segundo o review, a jogabilidade é brilhante e 85% o tempo funciona perfeitamente, e por isso mesmo que os outros 15% são um pouco decepcionantes), algumas side quests que são... chatas (não posso culpar, não joguei o jogo, mas depois de pegar galinhas no OoT não duvido que tenha alguma sidequest chatinha no SS) e o pricipal que me fez criar esse tópico, uma estrutura de jogo já ultrapassada que vem sido reciclada à muito tempo.
Depois de ler isso, minha primeira reação foi ficar furioso. Aliás, não só eu, a barra de comentários no site chegou a caregar 3000/4000 comentários na matéria, uma boa parte xingando diretamente o crítico.
Depois de um tempo, o Critico responsável pela matéria, Tom McShea, fez um (video)podcast explicando melhor o que houve no review.
É aqui que eu queria que o povo prestasse atenção: Ele apontou algumas mecânicas de Zelda que existem desde OoT, que não são necessariamente ruins, mas que simplesmente não evoluíram. Desde coisas óbvias, como o fato de o Link NUNCA ter possuído um botão de pular, por exemplo, como o ritmo de jogo (começo, Zelda é raptada, quests meio chatas, dungeon, item novo, chefe, quests, dungeon, item novo, chefe, quests...) até o sistema de combate, ou coisas do gênero.
Aí eu pensei: Tá, tudo bem, não mudou, mas precisa mudar? Todo mundo ama o jogo do jeito que ele é, imagina se a Nintendo se arrisca a mudar e ferra o jogo? Torna um capítulo de Zelda tão esperado em uma grande decepção?
Então ele tocou em um lado que eu nunca tinha pensado: com Mario, a Nintendo não possui regras. Pegue o Super Mario Galaxy (2) por exemplo. Eles acabaram por completo com tudo que o Mario Sunshine era. Ora, porque Mario tem que ser sempre do mesmo jeito? Não precisa, e a Nintendo sabe disso. Vamos fazer um Mario no espaço, onde dá pra flutuar e andar no teto, furar planetas com uma broca louca e etc, etc, etc, por que não? Até mesmo Metroid obteve grandes mudanças com o seu último capítulo, que não obteve tanto sucesso, mas que ao menos alcançou algo que antes não havia alcançado.
Depois que ouvi isso e pensei muito, deixei de ter raiva do crítico, porque mesmo sabendo que um Zelda totalmente tradicional ainda me divertiria por horas e horas, eles tocaram em um ponto realmente válido. Os Zeldas de últimos anos foram realmente brilhantes, porém de uma forma muito tradicional. Nós costumamos criticar jogos como Call of Duty por serem todos iguais, mas quando é alguma coisa que a gente ama, é difícil ver defeitos assim, né? Se pensarmos bem, com a exceção de ataques por movimento, a estrutura e o ritmo de um Zelda não mudaram nem um pouco.
Portanto, eu pergunto, vocês acham que um próximo capítulo de Zelda deveria receber um tratamento como o de Mario e trazer algo de todo inédito? Ou deveríamos mantê-lo do jeito que nos acostumamos?
Considerem o amor que tem pelo jogo e por coisas novas. E por favor, sem respostas cegas e estúpidas, não estou dizendo que odeio Zelda, eu amo, isso aqui é só pra refletir e discutir. É pra isso que serve um fórum né?
Eu estava feliz da vida alguns meses atrás, aguardando o review do incrivelmente bem criticado Zelda: Skyward Sword. Até então ele havia recebido pontuação máxima em MUITOS sites de críticos e revistas sobre games. Tudo que eu esperava era uma confirmação do Site que é de minha preferência, que é o GameSpot.
Tudo bem, lá estava eu, ligando o computador felizinho quando me deparei com a nota dada ao jogo: 7,5.
Não era o fim do mundo, mas, quando comparado à outros reviews, o placar foi decepcionante. Ao ler o review, os principais pontos fracos que foram percebidos no jogo foram os seguintes: algumas falhas na jogabilidade (segundo o review, a jogabilidade é brilhante e 85% o tempo funciona perfeitamente, e por isso mesmo que os outros 15% são um pouco decepcionantes), algumas side quests que são... chatas (não posso culpar, não joguei o jogo, mas depois de pegar galinhas no OoT não duvido que tenha alguma sidequest chatinha no SS) e o pricipal que me fez criar esse tópico, uma estrutura de jogo já ultrapassada que vem sido reciclada à muito tempo.
Depois de ler isso, minha primeira reação foi ficar furioso. Aliás, não só eu, a barra de comentários no site chegou a caregar 3000/4000 comentários na matéria, uma boa parte xingando diretamente o crítico.
Depois de um tempo, o Critico responsável pela matéria, Tom McShea, fez um (video)podcast explicando melhor o que houve no review.
É aqui que eu queria que o povo prestasse atenção: Ele apontou algumas mecânicas de Zelda que existem desde OoT, que não são necessariamente ruins, mas que simplesmente não evoluíram. Desde coisas óbvias, como o fato de o Link NUNCA ter possuído um botão de pular, por exemplo, como o ritmo de jogo (começo, Zelda é raptada, quests meio chatas, dungeon, item novo, chefe, quests, dungeon, item novo, chefe, quests...) até o sistema de combate, ou coisas do gênero.
Aí eu pensei: Tá, tudo bem, não mudou, mas precisa mudar? Todo mundo ama o jogo do jeito que ele é, imagina se a Nintendo se arrisca a mudar e ferra o jogo? Torna um capítulo de Zelda tão esperado em uma grande decepção?
Então ele tocou em um lado que eu nunca tinha pensado: com Mario, a Nintendo não possui regras. Pegue o Super Mario Galaxy (2) por exemplo. Eles acabaram por completo com tudo que o Mario Sunshine era. Ora, porque Mario tem que ser sempre do mesmo jeito? Não precisa, e a Nintendo sabe disso. Vamos fazer um Mario no espaço, onde dá pra flutuar e andar no teto, furar planetas com uma broca louca e etc, etc, etc, por que não? Até mesmo Metroid obteve grandes mudanças com o seu último capítulo, que não obteve tanto sucesso, mas que ao menos alcançou algo que antes não havia alcançado.
Depois que ouvi isso e pensei muito, deixei de ter raiva do crítico, porque mesmo sabendo que um Zelda totalmente tradicional ainda me divertiria por horas e horas, eles tocaram em um ponto realmente válido. Os Zeldas de últimos anos foram realmente brilhantes, porém de uma forma muito tradicional. Nós costumamos criticar jogos como Call of Duty por serem todos iguais, mas quando é alguma coisa que a gente ama, é difícil ver defeitos assim, né? Se pensarmos bem, com a exceção de ataques por movimento, a estrutura e o ritmo de um Zelda não mudaram nem um pouco.
Portanto, eu pergunto, vocês acham que um próximo capítulo de Zelda deveria receber um tratamento como o de Mario e trazer algo de todo inédito? Ou deveríamos mantê-lo do jeito que nos acostumamos?
Considerem o amor que tem pelo jogo e por coisas novas. E por favor, sem respostas cegas e estúpidas, não estou dizendo que odeio Zelda, eu amo, isso aqui é só pra refletir e discutir. É pra isso que serve um fórum né?
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