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    [Guia] Termos de Smash Bros.

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    Mensagem por Newtão Qui 15 Jan 2015, 21:09

    1 - Introdução
    Bom, visando o aprimoramento da comunidade do fórum, escrevo esse guia para ajudar os mais iniciantes a entrarem no competitivo da série. Não vou me adentrar muito, só gostaria de fornecer uma base dos termos usados na comunidade.

    2 - Guia de Termos Oficiais
    Listarei aqui os termos oficialmente usados pela Nintendo.

    2.1 - Damage
    O dano que o personagem recebe. Quanto maior, maior será o knockback recebido

    2.2 - KO
    Quando o seu personagem nocauteia alguém, jogando pra fora das blast zones do estágio.

    2.2.1 - Fall
    Quando o seu personagem é morto por alguém, sendo jogado pra fora das blast zones do estágio.

    2.2.2 - Self-destruct
    Quando alguém recebe um KO sem a participação de ninguém, se auto-destruindo. Abreviação: SD.

    2.3 - Stock
    Elemento presente em partidas de stock. Cada jogador começa com uma quantidade já definida de stocks, perdendo um por cada fall sofrido. Quando um jogador fica sem stocks, está fora do jogo.

    2.3.1 - Share stock
    Durante uma partida de equipes, caso um jogador fique sem nenhum stock, é possível adquirir um de seu companheiro apertando START (64 e Melee) ou A + B (Brawl e Smash 4). Não é possível fazer isso caso o companheiro possua apenas um stock restante.

    2.4 - Recovery
    O ato de ser voltar ao campo após ser lançado para fora, mas não nocauteado. Também pode ser usado para definir o quão bom um personagem é para recuperar-se (exemplo: Marth tem uma recovery razoável, Mac tem uma recovery ruim etc.).

    2.5 - Helplessness
    Estado que o personagem se encontra ao utilizar certos golpes. A maior dos UpBs e golpes relacionados a recovery causam o estado helpless. No Melee, air dodge também causa helplessness.

    2.6 - Peso
    Indica o peso dos personagens. Quanto mais pesado um personagem é, mais difícil será lança-lo para fora do estágio.

    2.6.1 - Ranking de peso (64, versão americana)
    Spoiler:

    2.6.2 - Ranking de peso (Melee, versão americana)
    Spoiler:

    2.6.3 - Ranking de peso (Brawl, todas as versões)
    Spoiler:

    2.6.4 - Ranking de peso (Smash 4, todas as versões, 3DS e WiiU)
    Observação: esse ranking é baseado em um experimento documentado nesse tópico da Smashboards. Valores oficiais podem divergir destes.
    Spoiler:

    2.7 - Edgeguard
    O ato de impedir o adversário de voltar ao estágio utilizando os recursos de seu personagem. Certos personagens podem impedir o edgeguard, uma técnica que pode ser chamada de counter edge-guard.

    2.7.1 - Edge hog
    Ato de se pendurar na beirada da fase para evitar que seu oponente faça o mesmo. Mecânica retirada do Smash 4 por causa das novas mecânicas da edge.

    2.8 - Golpes

    2.8.1 - Standard attacks
    Golpes com o botão A.

    2.8.1.1 - Jab
    Golpe realizado ao pressionar o botão A. Pode ser pressionado repetitivamente para prosseguir com uma cadeia de golpes.

    2.8.1.2 - Strong attacks
    Mais conhecidos como tilts. São golpes usando o botão A + uma direção no analógico. Em geral são golpes rápidos usados para fornecer dano, mas certos personagens podem usa-los para finalizar. Existem três tipos de tilts:

    • Ftilt: Forward Tilt. A + lado;
    • Utilt: Up Tilt. A + cima;
    • Dtilt: Down Tilt: A + baixo.


    2.8.1.3 - Smash attacks
    Golpes usados em geral para nocautear, por serem lentos e terem alto valor de knockback. São usados com o botão + lado rapidamente, e podem ser carregados (exceto no 64). Existem três tipos de smashes:

    • Fsmash: Forward Smash. A + lado rapidamente;
    • Usmash: Up Smash. A + cima rapidamente;
    • Dsmash: Down Smash. A + baixo rapidamente.


    2.8.1.4 - Dash attack
    Golpe utilizando ao pressionar o botão A durante a corrida.

    2.8.1.5 - Aerial attacks
    Ataques aéreos. Utilizam o A sozinho ou em conjunção com uma direção. Na maioria das vezes são usados para fornecer dano, mas podem ser úteis para nocautear. Existem cinco tipos de aerials:

    • Nair: Neutral Aerial. A apenas, no ar;
    • Fair: Forward Aerial. A + frente, no ar;
    • Uair: Up Aerial. A + cima, no ar;
    • Dair: Down Aerial. A + baixo, no ar;
    • Bair: Back Aerial. A + trás, no ar;
    • Zair: Grab Aerial. Um tipo especial de golpe aéreo que pode ser realizado apenas por Link, Samus, Young Link, Lucas e Toon Link, e pode ser usado para agarrar a edge. Z apenas, no ar.


    2.8.2 - Special attacks
    Golpes com o botão B. Cada personagem tem um set específico de quatro special attacks, que variam bastante de personagem para personagem. No Smash 4, foi adicionada a possibilidade de se modificar os specials do personagem. Veja as abreviações:

    • Neutral B: B, apenas;
    • SideB: B + lado. Este tipo de special attack não esta presente no 64;
    • UpB: B + cima. Na maioria das vezes tem funções de recuperação;
    • DownB: B + baixo;
    • Final Smash: B quando estiver sob a posse de uma Smash Ball.


    2.8.3 - Grab, pummel e throw
    Ao pressionar o botão A durante o shield ou ao pressionar o botão Z, o personagem agarra o oponente. Ao pressionar o botão A quando está agarrando alguém, o personagem desfere dano, o chamado pummel. Pressionar em qualquer direção resulta em um throw. É possível desvencilhar-se do grab pressionando vários botões e girando o analógico ao mesmo tempo.

    • Fthrow: Grab + frente;
    • Uthrow: Grab + cima;
    • Dthrow: Grab + baixo;
    • Bthrow: Grab + trás.


    2.9 - Outras ações

    2.9.1 - Shield
    Ao pressionar os botões L ou R, o personagem levanta seu escudo. O escudo protege contra a maioria dos ataques, exceto grabs. O escudo vai diminuindo com o tempo, e ao ser atacado, perde certa energia.

    2.9.1.1 - Perfect shield
    Perfect shield ou powershield é o ato de se levantar o escudo logo antes de ser acertado por um golpe. Isso faz com que o shield não perca durabilidade e o utilizador pode contra-atacar imediatamente.

    2.9.1.2 - Dodges e rolls

    2.9.1.2.1 - Spot dodge
    Durante um shield, apertar para baixo faz com que o personagem realize um spot dodge e fique totalmente invulnerável por um momento.

    2.9.1.2.2 - Roll
    Durante um shield, apertar para os lados faz com que o personagem realize um roll e fique totalmente invulnerável por um momento, além de se mover para a direção indicada.

    2.9.1.2.3 - Air dodge
    Ao apertar L ou R no ar, o personagem realize um air dodge, ficando invulnerável durante um momento. No Melee, é direcionável, causa helplessness e é base da técnica avançada Wavedash.

    2.9.2 - Ukemi
    Mais conhecido como tech. Quando um personagem vem caindo da hitstun e aperta o botão do escudo, o personagem realize um tech. Ao pressionar pro lado juntamente, o personagem realiza um tech roll.

    2.9.3 - Nadar
    Ação presente apenas no Brawl e em certos estágios. Ao cair numa área com água, o personagem começa a nadar por um tempo antes de afundar. Quanto mais dano acumulado, menos tempo se pode nadar.

    2.9.4 - Meteor smash
    Meteor smash é todo golpe que mande o adversário para baixo numa angulação de 45º a 90º para a esquerda ou para a direita. O conceito de spike que existia no Melee foi substituído por este.

    2.9.5 - Footstool
    Ato de se pular na cabeça do adversário, o que faz ele cair e ficar sem poder fazer nada por um momento.

    2.9.6 - Wall jump
    Ato de se grudar numa parede e depois pula novamente. Ao ir ao encontro de uma parede, pressione a direção oposta no analógico para realizar o wall jump. Não são todos os personagens que podem fazer wall jump, veja uma lista dos que podem:

    2.9.7.1 - Melee
    Spoiler:

    2.9.7.2 - Brawl
    Spoiler:

    2.9.7.3 - Smash 4
    Spoiler:

    2.9.6.1 - Wall cling
    Além do wall jump, certos personagens podem realizar um wall cling. No wall cling, o personagem fica retido na parede e não necessita pular duma vez. É utilizado movendo o analógico na direção da parede, ao contrário do wall jump. Veja quem podem fazer o wall cling:

    2.9.6.1.1 - Brawl
    Spoiler:

    2.9.6.1.2 - Smash 4
    Spoiler:

    2.9.7 - Glide e float
    Glide é uma técnica disponível apenas para Meta Knight, Charizard e Pit, e está presente apenas no Brawl. Para realizar um glide, é necessário realizar um pulo no ar e ficar pressionando o botão. O personagem pode angular-se para cima ou para baixo, não podem virar e podem realizar um golpe (glide attack).

    Float é uma técnica exclusiva da Peach presente no Melee, Brawl e Smash 4. É utilizado pulando e mantendo o botão pressionado. A Peach flutuara por alguns segundos, e pode mover-se horizontalmente, mas não verticalmente. É possível utilizar um aerial durante o float, e usá-lo não cancelará o float.

    2.9.8 - Short Hop
    Ao pressionar o botão de pulo rapidamente, o personagem realiza um short hop, que é um salto mais baixo que o normal.

    2.10 - Outros

    2.10.1 - Stale-Move Negation
    Mecânica que faz com que golpes usados repetitivamente percam dano infligido.

    2.10.2 - Armor
    Certos golpes possuem essa propriedade, que impede que o personagem sofra qualquer tipo de knockback durante certos quadros da animação, mas ainda se recebe o dano.

    3 - Termos utilizados pela comunidade
    Termos que foram criados pela comunidade competitiva, e não são oficiais da Nintendo.

    3.1 - Knockback
    O quanto um golpe manda o personagem longe. Existem diversas variáveis de knockback:

    3.1.1 - Set knockback
    Golpes que possuem set knockback lançam o adversário em uma distância sempre fixa, seja com 0% ou 999%.

    3.1.2 - Base knockback
    Valor original de knockback do golpe, o que o golpe faria com um adversário a 0%.

    3.1.3 - Knockback growth
    Valor que define o quanto de knockback é adicionado conforme a porcentagem do adversário aumenta.

    3.2 - Hitstun
    Período de tempo após ser atingido por um golpe em que o personagem não pode fazer nada. Depende diretamente do knockback do golpe.

    3.3 - Lag
    Tempo que o personagem leva para executar um golpe (startup lag) ou o tempo que leva para voltar para posição de combate (ending lag). Também é o tempo que o personagem leva para poder se mover depois de cair no chão (landing lag).

    3.4 - Hitbox
    Área do personagem em que ele pode ser acertado (hurtbox) ou área do golpe que desfere dano (hitbox).

    3.4.1 - Disjointed hitbox
    Área do golpe que não é colada ao corpo do personagem, como as espadas de certos personagens, a explosão do Fsmash do Mario etc.

    3.5 - Camping
    Tática de luta que consiste em jogar o mais seguramente (o mais safe) possível, utilizando-se de outras técnicas também.

    3.6 - Mindgame
    Jogo psicológico. Inclui predicts (previsões), ameaças, enganos etc. Um conceito muito amplo.

    3.7 - Spam
    Ato de spammar certo golpe diversas vezes, muitas vezes projéteis.

    3.8 - Tier list
    Lista que rankeia os personagens do jogo. Quanto mais alto um personagem está na tier list, melhor ele será. Tier lists não levam o fator humano, ou seja, levam em conta que um jogador esteja jogando contra outro do mesmo nível.

    3.9 - Matchup chart
    Tabela que lista o quão bem um personagem luta contra outro. Exemplo de matchup chart:
    Spoiler:

    Para ler uma matchup chart, é só pegar um personagem na primeira coluna e verificar os números na linha deste personagem. Quanto maior o número, melhor é a matchup para esse personagem. Lembrando que é apenas para referência, um personagem pode ser melhor contra outro em certos stages.

    3.10 - Blast zone
    Uma linha invísivel presente em todos os stages que determina o lugar que o personagem sofrerá um KO. A blast zone de cima (também chamada de ceiling) tem uma propriedade única: o personagem levará o KO apenas se estiver sob efeito da hitstun.

    3.11 - Johns
    Termo utilizado pelo comunidade para se referir a desculpas que um jogador faz por perder.

    4 - Técnicas
    Técnicas utilizadas no competitivo. Cobrirei apenas as presentes no Smash 4.

    4.1 - Jab lock
    O ato de utilizar uma sequencia de golpes de forma que o adversário não escape, durante a animação de tumbling utilizando um jab. Para realizá-lo, é necessário usar o jab em um personagem no chão, andar para a frente e repetir. Vídeo (em inglês).

    4.2 - Jump Cancel Glide Toss
    Input 1: aperte para frente no analógico, depois pule e aperte A no mesmo instante.
    Input 2 (necessário mapear o botão L ou R para pular): pressione para frente, depois pule e aperte para frente no C-Stick. Os dois métodos podem ser usados para atirar itens para trás, para cima ou para baixo também. O personagem atirará o item e se moverá para frente. Vídeo (em inglês):

    4.3 - Perfect Pivoting
    Input: dar um dash em uma direção e o mais rápido possível mover o analógico para a direção oposta durante alguns frames. O personagem se moverá um pouco para o lado do dash inicial e ficará na direção do segundo input. Útil quando você é atingido por um golpe durante o shield e o personagem é levado para trás, fazendo o perfect pivoting, você se aproxima do adversário e pode atacar. Vídeo (em inglês):

    5 - Conclusão
    Por enquanto é só isso. Talvez eu coloque mais alguma coisa no futuro, mas por enquanto é só. Me baseiei muito no guia do FireBall Stars do fórum 1UPSmash. Também peguei infos da SmashWiki e meu conhecimento em si também ajudou.

    Qualquer dúvida ou sugestão, só responder o tópico. Me avisem também se tiver algo errado no tópico.

    Versão 1.0.3
    Changelog:


    Última edição por Newtão em Dom 18 Jan 2015, 22:47, editado 5 vez(es)
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    Mensagem por Guinomonster Qui 15 Jan 2015, 21:11

    gg topic is gg
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    Mensagem por King Qui 15 Jan 2015, 21:15

    Já pensou em ser smash fighter? Achei esse guia melhor que o do alejandro, sinceramente.
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    Mensagem por Guinomonster Qui 15 Jan 2015, 21:17

    Se quiser uns banners ou logos depois só falar c:
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    Mensagem por Newtão Qui 15 Jan 2015, 21:23

    The King Of Red Lions escreveu:Já pensou em ser smash fighter? Achei esse guia melhor que o do alejandro, sinceramente.
    Seria interessante, mas acho que não vem ao caso.

    Guinomonster escreveu:Se quiser uns banners ou logos depois só falar c:
    Precisa não Guino. Eu mesmo faço se precisar, valeu a oferta o/
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    Mensagem por Fabbrini20 Qui 15 Jan 2015, 21:46

    Rapaz, que tópico sensacional, parabéns ae!

    Btw, alguém teria o link da tier list mais atualizada de SSB 4? (sem ser a do EventHubs Laughing )
    Paper
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    Mensagem por Paper Qui 15 Jan 2015, 21:49

    Tópico fodão, na moral. ***, parabéns, cara. Serião.
    Btw, troca essa assinatura, tu tá botando o Barcos cara, o Barcos...
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    Mensagem por Newtão Qui 15 Jan 2015, 22:11

    Fabbrini20 escreveu:Rapaz, que tópico sensacional, parabéns ae!

    Btw, alguém teria o link da tier list mais atualizada de SSB 4? (sem ser a do EventHubs Laughing )
    A boards ainda não fez uma tier list oficial, o metagame ainda é muito jovem. Mas temos a lista do Zero, embora sejam apenas as primeiras impressões dele: http://smashboards.com/threads/initial-super-smash-wii-u-tier-list-by-ct-zero.358376/

    Paper escreveu:Tópico fodão, na moral. ***, parabéns, cara. Serião.
    Btw, troca essa assinatura, tu tá botando o Barcos cara, o Barcos...
    Quer que eu ponha quem do meu time, Kéber gladiador? Laughing

    Obrigado pelo feedback pessoal, bom que gostaram. Depois eu pretendo adicionar algumas técnicas avançadas já descobertas do Smash 4.
    Fabbrini20
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    Mensagem por Fabbrini20 Qui 15 Jan 2015, 22:49

    Newtão escreveu:
    Fabbrini20 escreveu:Rapaz, que tópico sensacional, parabéns ae!

    Btw, alguém teria o link da tier list mais atualizada de SSB 4? (sem ser a do EventHubs Laughing )
    A boards ainda não fez uma tier list oficial, o metagame ainda é muito jovem. Mas temos a lista do Zero, embora sejam apenas as primeiras impressões dele: http://smashboards.com/threads/initial-super-smash-wii-u-tier-list-by-ct-zero.358376/
    Ah, essa é bem antiga, já tinha dado uma olhada. Seria legal, sei lá, abrir uma discussão aqui no fórum sobre os chars e como a galera do fórum acha que estão os personagens, quem eles imagina ser Top tier, High, Low e assim por diante.
    Mazzina
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    Mensagem por Mazzina Qui 15 Jan 2015, 22:59

    Lindo tópico, ajudou bastante. Eu, como uma pessoa que só teve o smash 64 antes de conseguir o 4, necessitava de um tópico assim.
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    Mensagem por FernandoAL Qui 15 Jan 2015, 23:52

    Na seção 2.8.2, é preciso lembrar que 64 só havia 3 direções dos ataques especias.

    De qualquer forma, bom tópico.
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    Mensagem por Newtão Sex 16 Jan 2015, 00:31

    Fabbrini20 escreveu:
    Newtão escreveu:
    Fabbrini20 escreveu:Rapaz, que tópico sensacional, parabéns ae!

    Btw, alguém teria o link da tier list mais atualizada de SSB 4? (sem ser a do EventHubs Laughing )
    A boards ainda não fez uma tier list oficial, o metagame ainda é muito jovem. Mas temos a lista do Zero, embora sejam apenas as primeiras impressões dele: http://smashboards.com/threads/initial-super-smash-wii-u-tier-list-by-ct-zero.358376/
    Ah, essa é bem antiga, já tinha dado uma olhada. Seria legal, sei lá, abrir uma discussão aqui no fórum sobre os chars e como a galera do fórum acha que estão os personagens, quem eles imagina ser Top tier, High, Low e assim por diante.
    Seria legal, até pra ver como o pessoal daqui ta por dentro do metagame.

    Mazzina escreveu:Lindo tópico, ajudou bastante. Eu, como uma pessoa que só teve o smash 64 antes de conseguir o 4, necessitava de um tópico assim.
    Valeu pelo feedback. É sempre bom saber os termos que a comunidade usa.

    FernandoAL escreveu:Na seção 2.8.2, é preciso lembrar que 64 só havia 3 direções dos ataques especias.

    De qualquer forma, bom tópico.
    Obrigado pelo aviso, vou corrigir ali.
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    Mensagem por Paper Sex 16 Jan 2015, 00:47

    Newtão escreveu:

    Paper escreveu:Tópico fodão, na moral. ***, parabéns, cara. Serião.
    Btw, troca essa assinatura, tu tá botando o Barcos cara, o Barcos...
    Quer que eu ponha quem do meu time, Kéber gladiador? Laughing

    Obrigado pelo feedback pessoal, bom que gostaram. Depois eu pretendo adicionar algumas técnicas avançadas já descobertas do Smash 4.
    Pra tu ver o nível que teu time tá Laughing
    Btw, esse Wall Jump me lembra transformice e não sabia q pressionando A quando o kra ta escudo tu da grab nele :c
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    Mensagem por Newtão Sex 16 Jan 2015, 02:52

    Paper escreveu:
    Newtão escreveu:

    Paper escreveu:Tópico fodão, na moral. ***, parabéns, cara. Serião.
    Btw, troca essa assinatura, tu tá botando o Barcos cara, o Barcos...
    Quer que eu ponha quem do meu time, Kéber gladiador? Laughing

    Obrigado pelo feedback pessoal, bom que gostaram. Depois eu pretendo adicionar algumas técnicas avançadas já descobertas do Smash 4.
    Pra tu ver o nível que teu time tá Laughing
    Btw, esse Wall Jump me lembra transformice e não sabia q pressionando A quando o kra ta escudo tu da grab nele :c
    Meu time precisa nem jogar, Moreno, Barcos e Douglas no ataque, pode entrega as taça Laughing

    Sobre o escudo, o jogo não reconhece o grab como um input. Quando tu aperta o botão de grab, é o mesmo que apertar o A e o L/R ao mesmo tempo. Por isso que o Z pode fazer funções do botão A ou do botão do escudo, como air dodge, carregar um smash etc.

    A não ser que tu tenha entendido errado e entendeu que quando o adversário ta com shield, apertando A tu agarra ele, não tem nada disso.
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    Mensagem por rcosfa Sex 16 Jan 2015, 23:37

    Bom tópico, já sabia da maioria dos termos, mas aprendi alguns novos, tá de parabéns mesmo 0/

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