Ok, li a entrevista, vamos por partes. Meus dois jogos preferidos da geração passada são bioshock e mirrors edge. Dois FPS, mas que em sua essencia são jogos completamente diferentes. Sobre o bioshock, a história é muito bem contada, a narrativa flui muito bem e posso dizer que é uma das melhores. Pra isso, eles não usam nada realmente muito inovador, mas pra mim, a ambientação ajudou muito, assim como o ritmo da história. Sobre o jogo, basicamente o que eu lembro é isso, uma boa história, ambientação legal, os poderes são bacanas, mas num é bem isso que me prendeu. O outro é mirrors edge, esse jogo tem uma história bem genérica, e e em muitos momentos, burra, ficando até a atrapalhar as vezes. Mas tudo isso foi fácil de ignorar, por que o gameplay é muito único. As mecânicas são muito bem pensadas, tudo é bem estruturado e polido. Não é perfeito, mas é algo inovador e único, do meu ponto de vista. Eu aproveitei esses dois jogos grandemente,e recomendaria pra qualquer um sem medo, mas tem uma diferença básica entre os dois. Assimq ue eu terminei bioshock, desinstalei tudo e nunca mais toquei. Eu senti que já tinah extraído o melhor do jogo(o final bom),e a´te pensei em voltar pra ver o outro lado da história, mas na real, eu tava cansado pra voltar e começar do zero, vendo os mesmo lugares, mesmas reviravoltas até perto do final, mesmo upgrades, etc. Mirrors edge eu zerei, e primeira coisa que fiz foi correr pra leaderboards, só pra jogar mais daquilo. Num importava quanto tivesse jogado, o jogo era tão inovador e divertido, que eu queria mais e mais daquilo, até a última gota.
Ai você os jogos de hoje, e vê justamente isso, dois rumos: um com uma história muito bem contada, onde o jogo é só um meio de mostrar e te imergir mais, mas onde o gameplay em si é insignificante, e muitas vezes, bem genérico, e um outro onde história é só pra dizer que tem, mas que tenta te agarrar pelas mecanicas. É óbvio que a segunda é bem mais dificil de fazer, pois gameplays novos não surgem do nada. O mesmo num pode ser dito das histórias, onde tem um monte de história em livros obscuros que podiam funcionar bem em jogos. Então sim, é importante que empresas invistam em novos gameplays, como nintendo e valve fazem, pois novos gameplay permitem experiencias únicas a cada nova jogada, enquanto as histórias vão ficando velhas. Contudo, eu não vou dizer pra vocês, que só por que eu me cansei, que eu não aproveitei, que eu não quis jogar até o final, que eu não me diverti. Então, se quiserem exerimentar mais, eu sou a favor, seja como em the walking dead, seja como em beyond: two souls, pra mim num deixa de ser jogo só por que num marca a caixinha de inovação em jogabilidade. Num deixo de assitir um filme por que é de uma história de quadrinhos, num deixo de ver uma série por que ela era originalmente de livros. Se me entreter, eu vou pegar e jogar, num preciso me justificar pra ninguem, e acredito que a nintendo, como a detentora de uma plataforma, tem que dar espaço pra esse tipo de jogo também, e até acredito que ela dê sim, só as empresas que não estão muito interessadas em usar esse espaço.
Sobre modelos de negócios chatos e experiencias únicas: eu num dou muita bola pro que as pesoas falam, só pro que elas fazem. Então, vamos olhar para a nintendo e wiiu, e sua suposta revolucionária forma de jogar. Ok, tivemos nitnendo land e game&wario... e só? Quer dizer, os caras, chegam no mercado e dizem: olha, um tablet, façam uma coisa única com ele, aí eles lançam pikimin 3 onde o gamepad é só um mapa(só tornaram ele mais útil 1 ano depois, através de atualização), um mario 3D onde o tablet só é utilizado em pontos bem especificos, mas se pode zerar perfeitamente sem ele, donkey kong num usou pra nada. Nem mario kart 8(o game que realmente reverteu a situação do wiiu num tem nada a haver com o tablet). E agora smash bros num vai trazer nada de realmente inovador usando ele. Aí, eu olho pra titulos como zombiu, rayman legend, lego city, fatal frame, splinter cell e até mesmo deus ex, todos titulos que a nintendo não fez, usam o gamepad de forma profunda ligada ao gameplay. Até mesmo os jogos que usam o gamepad simplesmente são um bando de minigames juntos, que por algum motivo nem a propria nintendo decidiu lançar cada jogo separadamente. Ai vemos os prototipos do myamoto na e3 que parecem ser outros minigames. Ai num tem como levar a sério o que ele diz, quando ele mesmo num ta liderando o exemplo. No wii eles de fato lideraram pelo exemplo, todos os jogos usavam o controle de movimento razoavelmente. Aí eu pergunto: por que alguém na indústria iria pelo caminho da nintendo, se até ela ta se batando pra seguir esse caminho? Quem fala algo contra as tendencias tem que mostrar algo que não pode-se argumentar contra,e até agora, a nitnendo não me mostrou isso. Com o 3DS foi a mesma coisa, o 3D dava dor de cabeça nas pessoas, tanto que 90% desligava o efeito, aí eles foram la e lancaram o 2DS. Só agora, 4 anos depois, que fizeram um 3DS que num da dor de cabeça. Ou seja, num pensaram direito nisso no planejamento. Você quer inovar? beleza, mas fala com seus desenvolvedores antes e pergunta: seu jogo nessa maquina, se beneficiaria? Pois eu acho que grande parte diria que não.
PS: "Sobre realidade virtual, a Nintendo não tem nada pra anunciar por enquanto!" Esse por enquanto aí significa muita coisa. Nums ei direito que, mas muita coisa.
Sáb 20 Jan 2018, 17:41 por ExtremeZelda
» [TSADNB] Tópico sobre Assuntos Diversos no Blast
Sex 19 Jan 2018, 16:49 por ExtremeZelda
» [VENDO] NINTENDO WII U 32GB MARIO KART 8 DELUXE BUNDLE
Sáb 01 Abr 2017, 11:45 por jcvalerio
» Mario Kart 8 travou meu Wii U
Sáb 01 Abr 2017, 10:14 por quediz
» Troca Pokémon & Friend Codes - Sun/Moon & Gen 6
Sex 31 Mar 2017, 21:29 por Devilucky
» Lojinha do Tio Logan
Sex 31 Mar 2017, 09:33 por Logan
» Problema na tela de cima do 3DS.
Qui 30 Mar 2017, 13:45 por Afrojin
» Novos jogos para Wii U, Wii e DS
Ter 28 Mar 2017, 23:04 por SSBGames
» 9 jogos de Wii no arremate
Ter 28 Mar 2017, 22:30 por SSBGames
» [AJUDA] Nintendo Switch - Como comprar jogos?
Ter 28 Mar 2017, 18:07 por Fael BC
» Fan Game - Pokemon Hau Adventures
Ter 28 Mar 2017, 10:20 por wawagames
» Muro das lamentações, desabafe aqui o que lhe aflige.
Seg 27 Mar 2017, 23:47 por Shaya