Arquivo do Fórum Nintendo Blast

Olá visitante/usuário! Nós estamos em processo de migração e deixaremos este Fórum em breve.

A migração é para termos mais liberdade e para podermos ter um Fórum melhor! Se você ainda não é cadastrado neste Fórum e nem no novo, clique aqui e cadastre-se já no Novo Fórum!

Se você já possui uma conta aqui, clique aqui e saiba como migrar para o Novo Fórum Nintendo Blast!


Participe do fórum, é rápido e fácil

Arquivo do Fórum Nintendo Blast

Olá visitante/usuário! Nós estamos em processo de migração e deixaremos este Fórum em breve.

A migração é para termos mais liberdade e para podermos ter um Fórum melhor! Se você ainda não é cadastrado neste Fórum e nem no novo, clique aqui e cadastre-se já no Novo Fórum!

Se você já possui uma conta aqui, clique aqui e saiba como migrar para o Novo Fórum Nintendo Blast!

Arquivo do Fórum Nintendo Blast

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Arquivo do Fórum Nintendo Blast

+18
Felipe Fabricio
Lauro
Shiny
Nan Gamer
LiveinRiot
JonathanAlis
Alessandra Pinheiro
pOkiz
TsHm and PM!
Alejandro_
Ismatash
bionis
resh
Robert Prado
AlienZ
The Metroid
Visionnaire
Lucasmon
22 participantes

    Miyamoto: "O que outras companhias fazem faz sentido nos negócios, mas é entediante"; realidade virtual e mais

    Robert Prado
    Robert Prado
    Underwear Hero
    Underwear Hero


    Karma Karma : 5131
    Posts Posts : 6134

    Miyamoto: "O que outras companhias fazem faz sentido nos negócios, mas é entediante"; realidade virtual e mais - Página 3 Empty Re: Miyamoto: "O que outras companhias fazem faz sentido nos negócios, mas é entediante"; realidade virtual e mais

    Mensagem por Robert Prado Ter 11 Nov 2014, 16:18

    Pessoal, por gentileza, não continuem com essa discussão boba.

    Parou a partir daqui, por favor.
    avatar
    bionis
    Membro Nv.8
    Membro Nv.8


    Karma Karma : 27
    Posts Posts : 100

    Miyamoto: "O que outras companhias fazem faz sentido nos negócios, mas é entediante"; realidade virtual e mais - Página 3 Empty Re: Miyamoto: "O que outras companhias fazem faz sentido nos negócios, mas é entediante"; realidade virtual e mais

    Mensagem por bionis Ter 11 Nov 2014, 16:35

    Realmente, depois de ver tanta coisa q as pessoas escrevem na net, não achei q o meu modo de escrita acabaria chamando a atenção nesse sentido, mas se o modo como escrevo acaba por não ajudar na compreensão dos meus colegas, então tentarei mudar
    JonathanAlis
    JonathanAlis
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX


    Karma Karma : 1336
    Posts Posts : 2517

    Miyamoto: "O que outras companhias fazem faz sentido nos negócios, mas é entediante"; realidade virtual e mais - Página 3 Empty Re: Miyamoto: "O que outras companhias fazem faz sentido nos negócios, mas é entediante"; realidade virtual e mais

    Mensagem por JonathanAlis Ter 11 Nov 2014, 16:38

    O problema do GC nem era a mídia.
    Ele teve o mesmo problema que o X360 em relação ao bluray do PS3.
    A diferença é que alguns jogos precisavam de 2 discos, tanto no X360 quanto no GC. Vide  metal gear no GC, e final fantasy no X360.
    No x360 isso não atrapalhou nada pra vinda dos thirds.

    Então acho que os midiDVDs pouco influenciaram a decisão das thirds no GC.

    O GC parece ser tudo que o pessoal sempre pede q a nintendo faça:
    console potente, check
    sem seca de jogos, check
    preço menor que a concorrencia, check
    controle convencional e muito bom, check
    reinvenção das franquias, check
    novas franquias, check
    apoio third: mais decente que de wii e wii U, meio check

    O problema era imagem mesmo.
    Enquanto o GC parecia um brinquedo(um cubo roxo/rosa), Playstation era 'cool', os amigos tinham, todo mundo tinha. A mídia influenciou mais só pela funcionalidade extra de rodar filmes em DVD. Nem o xbox com a inovação da década(online bem feito[controles de movimentos não vingou, heheh]), thirds lá tbm (exceto japoneses) não conseguiu nem competir com o ps2 nem mesmo no seu território.
    avatar
    bionis
    Membro Nv.8
    Membro Nv.8


    Karma Karma : 27
    Posts Posts : 100

    Miyamoto: "O que outras companhias fazem faz sentido nos negócios, mas é entediante"; realidade virtual e mais - Página 3 Empty Re: Miyamoto: "O que outras companhias fazem faz sentido nos negócios, mas é entediante"; realidade virtual e mais

    Mensagem por bionis Ter 11 Nov 2014, 16:46

    JonathanAlis escreveu:O problema do GC nem era a mídia.
    Ele teve o mesmo problema que o X360 em relação ao bluray do PS3.
    A diferença é que alguns jogos precisavam de 2 discos, tanto no X360 quanto no GC. Vide  metal gear no GC, e final fantasy no X360.
    No x360 isso não atrapalhou nada pra vinda dos thirds.

    Então acho que os midiDVDs pouco influenciaram a decisão das thirds no GC.

    O GC parece ser tudo que o pessoal sempre pede q a nintendo faça:
    console potente, check
    sem seca de jogos, check
    preço menor que a concorrencia, check
    controle convencional e muito bom, check
    reinvenção das franquias, check
    novas franquias, check
    apoio third: mais decente que de wii e wii U, meio check

    O problema era imagem mesmo.
    Enquanto o GC parecia um brinquedo(um cubo roxo/rosa), Playstation era 'cool', os amigos tinham, todo mundo tinha. A mídia influenciou mais só pela funcionalidade extra de rodar filmes em DVD. Nem o xbox com a inovação da década(online bem feito[controles de movimentos não vingou, heheh]), thirds lá tbm (exceto japoneses) não conseguiu nem competir com o ps2 nem mesmo no seu território.
    É difícil dizer mas, muitos atribuem o fato do ps2 ter se saido melhor pela pirataria algo q vinha acontecendo desde o ps1. Mas ele tbm teve jogos exclusivos muito bons, acho q nem preciso comentar quais.
    Já o GC teve poucos jogos q poderiam ter um destaque especial, em relação ao q o ps2 vinha recebendo. A própria NintendoWorld fez uma matéria falando sobre ele contando q a nintendo não estava dando tanta atenção assim para ele, diferente do q ela esta fazendo com o Wiiu hoje.
    JonathanAlis
    JonathanAlis
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX


    Karma Karma : 1336
    Posts Posts : 2517

    Miyamoto: "O que outras companhias fazem faz sentido nos negócios, mas é entediante"; realidade virtual e mais - Página 3 Empty Re: Miyamoto: "O que outras companhias fazem faz sentido nos negócios, mas é entediante"; realidade virtual e mais

    Mensagem por JonathanAlis Ter 11 Nov 2014, 17:29

    Bem, acho que pirataria só influenciou em mercados emergentes, o que chamam de rest of world, o qual inclui o brasil.
    Mas nos mercados grandes como japao, EUA e EU, a influência da pirataria foi muito pequena.
    Então, como o rest of world tem menos de 15% do mercado, a pirataria não influenciou muito no sucesso mundial do PS2, na minha opinião.

    Sobre a atenção da nintendo, me parece que antes foi maior. novas formas de jogar metroid, star fox, bons e velhos wave race e f-zero estavam lá, jogos com estilo mais realistas como resident evil, metal gear, eternal darkness, soul calibur, prince of persia ,até zelda TP, novas franquias com pikmin, AC, luigis mansion, sem contar os mario sunshine, mario kart, smash bros, wind waker, etc. Se for comparar o Wii U com o GC em termos de quantidade * qualidade de jogos no seu primeiro ano, o GC ganha de lavada, na minha opinião. E acho que não deve nada pra biblioteca do PS2. Mas ele perdeu em destaque pq todo mundo tinha PS2 e só falavam e jogavam de jogos de ps2. Principalmente os casuais.
    TsHm and PM!
    TsHm and PM!
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX


    Karma Karma : 410
    Posts Posts : 1545

    Miyamoto: "O que outras companhias fazem faz sentido nos negócios, mas é entediante"; realidade virtual e mais - Página 3 Empty Re: Miyamoto: "O que outras companhias fazem faz sentido nos negócios, mas é entediante"; realidade virtual e mais

    Mensagem por TsHm and PM! Ter 11 Nov 2014, 18:21

    JonathanAlis escreveu:Bem, acho que pirataria só influenciou em mercados emergentes, o que chamam de rest of world, o qual inclui o brasil.
    Mas nos mercados grandes como japao, EUA e EU, a influência da pirataria foi muito pequena.
    Então, como o rest of world tem menos de 15% do mercado, a pirataria não influenciou muito no sucesso mundial do PS2, na minha opinião.

    Sobre a atenção da nintendo, me parece que antes foi maior. novas formas de jogar metroid, star fox, bons e velhos wave race e f-zero estavam lá, jogos com estilo mais realistas como resident evil, metal gear, eternal darkness, soul calibur, prince of persia ,até zelda TP, novas franquias com pikmin, AC, luigis mansion, sem contar os mario sunshine, mario kart, smash bros, wind waker, etc. Se for comparar o Wii U com o GC em termos de quantidade * qualidade de jogos no seu primeiro ano, o GC ganha de lavada, na minha opinião. E acho que não deve nada pra biblioteca do PS2. Mas ele perdeu em destaque pq todo mundo tinha PS2 e só falavam e jogavam de jogos de ps2. Principalmente os casuais.

    Es hombre ou es muier? esse teu nome é de homem e tua foto é de mulher ai complica ne meu amor.
    De qualquer forma sobre o teu comentario, o ps2 vendeu como água aqui no Brasil, todo mundo tinha ps2 no Brasil, meu primo tinha todos meus visinhos tinham, e olha que eu sou do nordeste numa cidade pacata do sertão, imagina se eu fosse de são paulo?
    Então o sim a pirataria teve sim muita da influencia na venda de ps2.
    JonathanAlis
    JonathanAlis
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX


    Karma Karma : 1336
    Posts Posts : 2517

    Miyamoto: "O que outras companhias fazem faz sentido nos negócios, mas é entediante"; realidade virtual e mais - Página 3 Empty Re: Miyamoto: "O que outras companhias fazem faz sentido nos negócios, mas é entediante"; realidade virtual e mais

    Mensagem por JonathanAlis Ter 11 Nov 2014, 18:37

    TsHm and PM! escreveu:
    JonathanAlis escreveu:Bem, acho que pirataria só influenciou em mercados emergentes, o que chamam de rest of world, o qual inclui o brasil.
    Mas nos mercados grandes como japao, EUA e EU, a influência da pirataria foi muito pequena.
    Então, como o rest of world tem menos de 15% do mercado, a pirataria não influenciou muito no sucesso mundial do PS2, na minha opinião.

    Sobre a atenção da nintendo, me parece que antes foi maior. novas formas de jogar metroid, star fox, bons e velhos wave race e f-zero estavam lá, jogos com estilo mais realistas como resident evil, metal gear, eternal darkness, soul calibur, prince of persia ,até zelda TP, novas franquias com pikmin, AC, luigis mansion, sem contar os mario sunshine, mario kart, smash bros, wind waker, etc. Se for comparar o Wii U com o GC em termos de quantidade * qualidade de jogos no seu primeiro ano, o GC ganha de lavada, na minha opinião. E acho que não deve nada pra biblioteca do PS2. Mas ele perdeu em destaque pq todo mundo tinha PS2 e só falavam e jogavam de jogos de ps2. Principalmente os casuais.

    Es hombre ou es muier? esse teu nome é de homem e tua foto é de mulher ai complica ne meu amor.
    De qualquer forma sobre o teu comentario, o ps2 vendeu como água aqui no Brasil, todo mundo tinha ps2 no Brasil, meu primo tinha todos meus visinhos tinham, e olha que eu sou do nordeste numa cidade pacata do sertão, imagina se eu fosse de são paulo?
    Então o sim a pirataria teve sim muita da influencia na venda de ps2.

    Sou homem. Creio que o avatar que se usa não representa a imagem da pessoa. Estou usando o avatar da zelda porque gosto do personagem, assim como a maioria das pessoas aqui que usam um personagem como avatar, e não a sua própria imagem. Inclusive vc.
    A propósito, e vc, é homem ou mulher? Nem pelo nick dá pra identificar.

    Sobre a pirataria do PS2, foi justamente o que eu disse, a pirataria influenciou no Brasil, e fez o PS2 vender igual água aqui. Mas no Brasil e em poucos lugares do mundo, onde o mercado do PS2 é menor do que 15%.
    Nos outros 85% a pirataria não foi muito influente. É só ver a venda de jogos originais, ou melhor, a taxa de jogos por console, e a do PS2 é uma das maiores entre todos os consoles.
    Então, se fora do Brasil vendeu uma quantidade absurda de jogos originais, a pirataria influenciou pouco no contexto geral.
    LiveinRiot
    LiveinRiot
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX


    Karma Karma : 950
    Posts Posts : 2206

    Miyamoto: "O que outras companhias fazem faz sentido nos negócios, mas é entediante"; realidade virtual e mais - Página 3 Empty Re: Miyamoto: "O que outras companhias fazem faz sentido nos negócios, mas é entediante"; realidade virtual e mais

    Mensagem por LiveinRiot Ter 11 Nov 2014, 18:42

    Lendo apenas o trecho apresentado aqui no tópico aparentou que o mestre Miyamoto está com o nariz em pé.

    Não então entendo como um jogo multiplataforma perde qualidade por ser justamente multiplataforma. Afirmar isso é algo tanto quanto boçal. Não é porque as produtoras deixam os lançamentos fora da plataforma da Nintendo que o mestre pode chegar e afirmar isso, ele é muito melhor do que isso.

    -----

    Sobre o que falaram do COD não mudar:
    Se depois desse Advanced Warfare falarem que o COD não mudou é porque simplesmente não jogou, a dinâmica é absurdamente diferente. As pessoas querem o que da franquia? Que apareça o Master Thief e fale para os soldados matarem os aliens? No modo Multiplayer faça ter combates em trio estilo KOF? Inovar é mudança da dinâmica, do universo, mas nunca foi destruir os elementos que compõe a franquia.
    AlienZ
    AlienZ
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX


    Karma Karma : 2707
    Posts Posts : 1756

    Miyamoto: "O que outras companhias fazem faz sentido nos negócios, mas é entediante"; realidade virtual e mais - Página 3 Empty Re: Miyamoto: "O que outras companhias fazem faz sentido nos negócios, mas é entediante"; realidade virtual e mais

    Mensagem por AlienZ Ter 11 Nov 2014, 20:32

    LiveinRiot escreveu:Lendo apenas o trecho apresentado aqui no tópico aparentou que o mestre Miyamoto está com o nariz em pé.

    Não então entendo como um jogo multiplataforma perde qualidade por ser justamente multiplataforma. Afirmar isso é algo tanto quanto boçal. Não é porque as produtoras deixam os lançamentos fora da plataforma da Nintendo que o mestre pode chegar e afirmar isso, ele é muito melhor do que isso.

    -----

    Sobre o que falaram do COD não mudar:
    Se depois desse Advanced Warfare falarem que o COD não mudou é porque simplesmente não jogou, a dinâmica é absurdamente diferente. As pessoas querem o que da franquia? Que apareça o Master Thief e fale para os soldados matarem os aliens? No modo Multiplayer faça ter combates em trio estilo KOF? Inovar é mudança da dinâmica, do universo, mas nunca foi destruir os elementos que compõe a franquia.

    Comentário excelente,só seria engraçado se tudo o que você disse viesse de uma péssima interpretação de texto tão apresada ao ponto de você trazer assuntos que nem foram discutidos nem na reportagem e muito menos no tópico.Ninguém criticou COD,e ninguém falou que jogos multiplataformas perdem a qualidade por serem multiplataformas,toma cuidado rapaz pra quando for ler algo não interpretar levando tudo como uma ofensa para o seu gosto pessoal.
    Nan Gamer
    Nan Gamer
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX


    Karma Karma : 1496
    Posts Posts : 1835

    Miyamoto: "O que outras companhias fazem faz sentido nos negócios, mas é entediante"; realidade virtual e mais - Página 3 Empty Re: Miyamoto: "O que outras companhias fazem faz sentido nos negócios, mas é entediante"; realidade virtual e mais

    Mensagem por Nan Gamer Ter 11 Nov 2014, 21:22

    Que a Nintendo faz jogos inovadores, que marcam sua vida e que são melhores que os da concorrência, isso é fato desde o NES. A Nintendo não é apenas uma empresa de games.. Ela é simplesmente a empresa mais importante e influente da história dos vídeo games, salvando e redefinindo gerações com o passar dos anos.

    Sobre o que o Miyamoto disse, acredito que ele está certo. A Nintendo sempre se diferenciou das outras empresas por ser diferente. Óbvio que ele chegar e dizer: NÃO PRECISAMOS DAS THIRDIES, seria algo muito burro, o que não foi o caso.

    A grande diferença da Nintendo para as demais empresas é que ela sobrevive sem ajuda nenhuma de thirdie, por possuir os melhores e mais importantes jogos da história. Agora imagine Sony  e Microsoft sem as thirdies.. Sim, seria triste.
    Shiny
    Shiny
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX


    Karma Karma : 1270
    Posts Posts : 2269

    Miyamoto: "O que outras companhias fazem faz sentido nos negócios, mas é entediante"; realidade virtual e mais - Página 3 Empty Re: Miyamoto: "O que outras companhias fazem faz sentido nos negócios, mas é entediante"; realidade virtual e mais

    Mensagem por Shiny Ter 11 Nov 2014, 21:37

    A verdade é que desde a época do Wii a Nintendo se manteu muito isolada da concorrência, é difícil dizer se é bom ou ruim. Realmente se tivéssemos 3 consoles idênticos ficaria muito chato, mas poderiamos ter mais acessos a thirds nos consoles da Nintendo, por isso novamente não sei se é uma coisa boa ou ruim.
    Lauro
    Lauro
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX


    Karma Karma : 547
    Posts Posts : 1577

    Miyamoto: "O que outras companhias fazem faz sentido nos negócios, mas é entediante"; realidade virtual e mais - Página 3 Empty Re: Miyamoto: "O que outras companhias fazem faz sentido nos negócios, mas é entediante"; realidade virtual e mais

    Mensagem por Lauro Ter 11 Nov 2014, 22:02

    pOkiz escreveu:as thirds sabem que entre um jogo deles e um da Nintendo, nós preferimos o da Nintendo pois sabemos que é qualidade garantida.

    Isso é um problema. Os consoles da Nintendo atualmente tem a reputação de serem somente para jogos da Nintendo (Mario, Zelda, Pokemon, Pikmin, Kirby, etc..), enquanto os outros parecem ser os que você escolhe se quiser jogos de Thirds.

    Só essa impressão de que ''Console da Nintendo só tem exclusivos da Nintendo, não tem nenhum jogo de Third'' já faz um put* estrago, e acaba dividindo as pessoas: ''Quem quer exclusivos da Nintendo vai para um lado, Quem quer Thirds vai pra outro.''

    Os fans da Nintendo que preferem os jogos das franquias exclusivas da Nintendo acabam comprando os consoles da Nintendo, enquanto o resto vai para os Consoles de Sony ou Microsoft.

    Também tem o público casual que a Nintendo conseguiu com o Wii, mas parece que grande parte desse público não quis seguir para o Wii U.
    Alejandro_
    Alejandro_
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX


    Karma Karma : 1404
    Posts Posts : 3901

    Miyamoto: "O que outras companhias fazem faz sentido nos negócios, mas é entediante"; realidade virtual e mais - Página 3 Empty Re: Miyamoto: "O que outras companhias fazem faz sentido nos negócios, mas é entediante"; realidade virtual e mais

    Mensagem por Alejandro_ Ter 11 Nov 2014, 22:16

    Gente, parem de colocar lenha na fogueira com imagens de fatality
    ( ≡ ε ≡ )'
    E não achei isso uma desculpa, acho que ele falou verdades, mesmo que generalizando

    Also, esse vídeo do AVGN deve explicar o motivo de alguns jogos/consoles "modinhas"

    JonathanAlis
    JonathanAlis
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX


    Karma Karma : 1336
    Posts Posts : 2517

    Miyamoto: "O que outras companhias fazem faz sentido nos negócios, mas é entediante"; realidade virtual e mais - Página 3 Empty Re: Miyamoto: "O que outras companhias fazem faz sentido nos negócios, mas é entediante"; realidade virtual e mais

    Mensagem por JonathanAlis Ter 11 Nov 2014, 22:26

    Sobre o que o Miyamoto disse, eu concordo em partes.
    Acho que é assim que deve ser feito o jogo:
    Primeiro vc cria gameplay e garante que é uma experiência completa em si só com isso.
    Depois vc coloca a história, se ela tbm passar uma experiência por si só, tudo bem.

    Do jeito que ele falou ou é um ou outro. Mas creio que é possível combinar os dois sem atrapalhar um ao outro. Mas o gameplay é sempre mais importante.
    Felipe Fabricio
    Felipe Fabricio
    Great Revival
    Great Revival


    Karma Karma : 2182
    Posts Posts : 7567

    Miyamoto: "O que outras companhias fazem faz sentido nos negócios, mas é entediante"; realidade virtual e mais - Página 3 Empty Re: Miyamoto: "O que outras companhias fazem faz sentido nos negócios, mas é entediante"; realidade virtual e mais

    Mensagem por Felipe Fabricio Ter 11 Nov 2014, 22:29

    De verdade, não precisava disso. Jogos que não são da Nintendo são tão entendiantes quanto pular de paraquedas. C'mon, aposto que Bayonetta podia estar incluída no pacote se não fosse da Nintendo, agora.

    Há mais ou menos um ano, criei uma conta na Steam, e... Bom, eu ainda jogo bastante meu Wii, mas não é na mesma frequência que eu jogava antes. Ainda sou apaixonado por Mario Kart, Smash Bros e Zelda, mas, sim, os consoles da Nintendo tem um público muito restrito - Ou você gosta da Nintendo, ou não compra. Praticamente não há thirds no Wii U, mesmo com uma tentativa de atrair elas no começo de vida do console (lembram?)

    Jogos da concorrência são tão divertidos quanto. Eu passo horas explorando Gotham em Arkham City, expandindo minha nação em Civilization, brincando com portais em Portal e matando aliens em Half-Life, passeando pela Wasteland em Fallout, construindo sentinelas em TF2, minerando em Terraria/Minecraft, etc.

    Nan escreveu:A grande diferença da Nintendo para as demais empresas é que ela sobrevive sem ajuda nenhuma de thirdie, por possuir os melhores e mais importantes jogos da história. Agora imagine Sony  e Microsoft sem as thirdies.. Sim, seria triste.

    Na verdade, acho que não, Nan. As duas tem bastante exclusivos de peso - A Naughty Dog é praticamente uma Retro/Platinum da Nintendo, e é muito boa. A Sony tem TLoU, God of War, Ratchet e Clank, DriveClub, Grim Fandango, All-Stars Battle Royale, Gran Turismo, (tinha) Crash e Spyro... Ao mesmo passo que a Microsoft tem Forza, Banjo, Halo, Gears of War, Sunset Overdrive, Scalebound, Crackdown...

    Ambas tem muito mais, os quais eu não me recordo Razz Mas chegam ao mesmo número que a Nintendo, quase. Não usam boa parte de suas IPs? É verdade. Mas a Nintendo também não usa muito Fire Emblem, Star Fox, Kid Icarus, Golden Sun, Advanced Wars, Starfy... Usa? ;-;

    Conteúdo patrocinado


    Miyamoto: "O que outras companhias fazem faz sentido nos negócios, mas é entediante"; realidade virtual e mais - Página 3 Empty Re: Miyamoto: "O que outras companhias fazem faz sentido nos negócios, mas é entediante"; realidade virtual e mais

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Seg 13 maio 2024, 12:15