Acho fútil ficar discutindo qual console tinha "mais jogo ruim" ou "mais jogo casual". O console mais popular e/ou com desenvolvimento mais rápido vai ter uma quantidade maior de jogos,
incluindo jogos ruins. O Wii teve vários jogos para "camserzinho casuais"? Sim, de fato, mas PS2 também teve muito jogo de qualidade extremamente duvidosa - ou vocês acham que os mais de 3800 jogos que o console teve eram todos clássicos que redefiniram a indústria?
Ao invés de tentar mostrar que o console tem menos "jogos ruins", nosso foco deveria ser mostrar qual tem mais qualidades. Período.
---------------------
Passado isso, há um ponto da Sony que acho fantástico: seu investimento interno em franquias novas e alguns jogos de nicho. É verdade, a empresa tem um ótimo relacionamento com thirdies que lhe garante jogos populares como CoDs da vida, mas ela também não tem medo de investir em títulos que não tem tanto apelo assim.
Peguem a sétima geração como exemplo: dentre os títulos que a Sony publicou (ou seja, investiu dinheiro e desenvolveu integralmente ou parcialmente) temos Demon's Souls (um RPG japonês que não é cheio de cutscenes nem verborréico e se vende pela dificuldade avançada, que deu origem ao excelente sucessor espiritual Dark Souls), Folklore (um action-RPG japonês baseado em mitologia irlandesa), LittleBigPlanet (um puzzler-plataformer com conteúdo gerado por usuários, muito antes da Nintendo pensar em fazer Mario Maker), EVE: DUST 514 (um MMOFPS que se integra ao MMO Eve Online) e Journey (não precisa de apresentações, né?).
Nos portáteis, os exemplos são maiores ainda. Algumas das obras mais inusitadas que já joguei surgiram nos portáteis da Sony, como Patapon (um god-sim estratégico de ação de ritmo com elementos de RPG... como se classifica isso???) LocoRoco (não vou nem tentar classificar isso num gênero), Gravity Rush (outro que nem sei como classificar) e Tearaway (mais um que não sei classificar, mas até o Miyamoto gostou).
Tem também os mais famosinhos, como Ratchet & Clank, God of War, Killzone (todos da sexta geração), Uncharted, Last of Us, Infamous e etc. São focados num público mais amplo, mas, não obstante, são IPs relativamente novas, todas com menos de 10 anos de existência. Nos últimos 10 anos a Sony foi a first-party que criou ou bancou mais IPs novas e de qualidade.
É algo que sinto falta na Nintendo. A última grande franquia que ela criou, se não me falha a memória, foi Pikmin, em 2001. Desde 2001, a Sony criou mais de
30 novas IPs.
Edit:
AlienZ escreveu:Haze,Killzone(não consigo levar esse nome a sério),SOCOM e Resistance são só alguns dos exclusivos da Sony que estão longe de serem direcionados ao público que quer jogos inovadores.
Eu tenho que discordar em gênero, número e grau no caso de SOCOM. Shooters táticos nem de longe são um gênero popular e SOCOM basicamente criou o nicho sozinho. O estúdio de SOCOM foi fechado inclusive pela falta de interesse do público.
Sáb 20 Jan 2018, 17:41 por ExtremeZelda
» [TSADNB] Tópico sobre Assuntos Diversos no Blast
Sex 19 Jan 2018, 16:49 por ExtremeZelda
» [VENDO] NINTENDO WII U 32GB MARIO KART 8 DELUXE BUNDLE
Sáb 01 Abr 2017, 11:45 por jcvalerio
» Mario Kart 8 travou meu Wii U
Sáb 01 Abr 2017, 10:14 por quediz
» Troca Pokémon & Friend Codes - Sun/Moon & Gen 6
Sex 31 Mar 2017, 21:29 por Devilucky
» Lojinha do Tio Logan
Sex 31 Mar 2017, 09:33 por Logan
» Problema na tela de cima do 3DS.
Qui 30 Mar 2017, 13:45 por Afrojin
» Novos jogos para Wii U, Wii e DS
Ter 28 Mar 2017, 23:04 por SSBGames
» 9 jogos de Wii no arremate
Ter 28 Mar 2017, 22:30 por SSBGames
» [AJUDA] Nintendo Switch - Como comprar jogos?
Ter 28 Mar 2017, 18:07 por Fael BC
» Fan Game - Pokemon Hau Adventures
Ter 28 Mar 2017, 10:20 por wawagames
» Muro das lamentações, desabafe aqui o que lhe aflige.
Seg 27 Mar 2017, 23:47 por Shaya