Nujaka Knight escreveu: Nujaka Knight escreveu:Eu queria cursar mecatrônica...
OH Wait!
EU CURSO MECATRÔNICA!
Mecatrônica também deve ser bem legal! Conte-me mais.
Fato 1: Quando falamos que fazemos MECATRÔNICA, as pessoas sorriem, mas não fazem ideia do que é. Igual a São Carlos, cidade pequena que poucos conhecem, mas é um gigante polo tecnológico no país.
Fato 2: Mecatrônica não é controle e automação.
Definição: Quando o senhor Monica, fundador desse curso no Brasil, era mais novo, ele pensou que com o avanço da computação, haveria a necessidade de máquinas interagirem com computadores. Ele mandou cartas para diversos lugares do mundo perguntando isso. Depois de um tempo, recebeu uma carta do Japão, dizendo que isso se chamava MECHATRONICS.
Portanto, é nada mais nada menos do que um curso que abrange MECÂNICA, ELETRÔNICA e COMPUTAÇÃO, mas tem bem mais ênfase na parte mecânica, ao contrário de controle e automação, que é como pegamos o diploma.
O engenheiro mecatrônico mesmo, é engenheiro de C&A mas com competências de um engenheiro mecânico
Resumo: Fazemos robôs.[/quote]
Sinto informar, mas você está equivocado em relação à nomenclatura dos cursos. Há algum tempo o MEC extinguiu o termo "Mecatrônica" dos cursos superiores, pois em nada se diferencia da Engenharia de Controle e Automação. Há Engenharias de Controle e Automação com as mais diversas ênfases, e muitas delas ligadas à Mecânica.
Resumindo, hoje qualquer curso que envolva mecânica, informática e elétrica/eletrônica - independente de sua ênfase - deve ser denominado "Engenharia de Controle e Automação", segundo recomendação do MEC.
Sempre percebi essa necessidade dos alunos que cursam "Mecatrônica" de diferenciá-los da Engenharia de Controle e Automação mas nunca entendi o motivo. Acho que eles querem ser os únicos capazes de criar "robozinho", hahaha.
Hoje acredito que apenas instituições particulares usem o termo "Mecatrônica", que inclusive é um termo desatualizado, pois a palavra vem da fusão entre mecânica e eletrônica, mas os cursos atuais englobam MUITAS outras áreas da Engenharia.
Segue um documento com a tabela criada pelo MEC para enxugar um pouco esse excesso de nomes dados a cursos iguais ou muito semelhantes, como é o caso da Engenharia Mecatrônica / Engenharia de Controle e Automação:
http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/convergencia_denominacao.pdf
Obs.: Cursei Engenharia de Controle e Automação no CEFET - RJ por 3 anos e atualmente migrei para Engenharia Mecânica na UFRJ.
Sáb 20 Jan 2018, 17:41 por ExtremeZelda
» [TSADNB] Tópico sobre Assuntos Diversos no Blast
Sex 19 Jan 2018, 16:49 por ExtremeZelda
» [VENDO] NINTENDO WII U 32GB MARIO KART 8 DELUXE BUNDLE
Sáb 01 Abr 2017, 11:45 por jcvalerio
» Mario Kart 8 travou meu Wii U
Sáb 01 Abr 2017, 10:14 por quediz
» Troca Pokémon & Friend Codes - Sun/Moon & Gen 6
Sex 31 Mar 2017, 21:29 por Devilucky
» Lojinha do Tio Logan
Sex 31 Mar 2017, 09:33 por Logan
» Problema na tela de cima do 3DS.
Qui 30 Mar 2017, 13:45 por Afrojin
» Novos jogos para Wii U, Wii e DS
Ter 28 Mar 2017, 23:04 por SSBGames
» 9 jogos de Wii no arremate
Ter 28 Mar 2017, 22:30 por SSBGames
» [AJUDA] Nintendo Switch - Como comprar jogos?
Ter 28 Mar 2017, 18:07 por Fael BC
» Fan Game - Pokemon Hau Adventures
Ter 28 Mar 2017, 10:20 por wawagames
» Muro das lamentações, desabafe aqui o que lhe aflige.
Seg 27 Mar 2017, 23:47 por Shaya