Algumas novas informaçoes começaram a surgir depois de várias análises aprofundadas no hardware do Wii U a respeito da memória, e ela provavelmente pode ser bem mais rápida e poderosa do que muitos pensavam.
Diferente do PS4 e Xbox One, o Wii U é o único console da geração que tem muitos segredos a respeito do seu hardware. Quando os desenvolvedores puseram as mãos nos primeiros DevKits, diziam que o console era fraco, lento e um péssimo console pra se trabalhar. Mas depois de explorar mais o hardware do Wii U, vários membros da comunidade gamer chegaram a conclusão de que o console de oitava geração da Nintendo é subestimado nesse aspecto gráfico.
Parecido com o Xbox 360, o Wii U também usa eDRAM para melhorar a performance e diminuir o custo, e mais do que se imagina, aumentando e muito a velocidade das texturas, como mostra o diagrama abaixo de como funcionava no 360.
Esse diagrama é similar a foto do chip do Wii U, obtida pelo Not Enough Shaders, indicando que o Wii U possui um eDRAM bem maior que a do 360, com 32MB de eDRAM - Igual a eSRAM do Xbox One - oferecendo, teoricamente, 4MB por macro.
Especulações indicam que se levarmos todas essas informações em consideração, a banda total de GB/s no Wii U, incluindo a possibilidade de 1024 bits por macro e a GPU, que supostamente possui o clock de 550MHz, teoricamente poderia alcançar o pico em torno de 563GB/s(!!!). Lembrando que o Xbox One e o PS4 por enquanto alcançam no maximo algo em torno de 180GB/s.
Isso pode explicar a facilidade do Wii U pra possuir mais jogos em 1080p 60fps do que os outros consoles, como cita esse artigo(em inglês).
"Ta, mas e daí? O que isso pode mudar?" vocês perguntam.
De acordo com especialistas hardcores no NeoGaf, o Wii U também consegue rodar tessellation com facilidade, juntamente com muitas outras mecânicas equivalentes a do DirectX11 graças a eDRAM.
Muita gente acreditava que o Wii U não era capaz de reproduzir essas mecânicas devido as primeiras analises do seu hardware e aos comentários dedesenvolvedores, mas tudo não passava de conversa fiada, até os indies estão usando mecânicas equivalentes a DirectX11 no Wii U.
Project CARS também promete impressionar com os visuais no Wii U, porem a SlightlyMad Studios se recusou a comentar sobre o nivel de tessellation noconsole. Mas confirmam que o Wii U tem muito mais espaço para crescimento gráfico do que se pensava.
Além do mais, o Wii U é classe A em consumo de energia, é extremamente eficiente, um equilíbrio praticamente perfeito entre performance e consumo de energia.
De acordo com a Eurogamer, o consumo médio do Wii U é de apenas 33 watts.
Isso tudo explica muito bem a maneira como os jogos first party ficam excelentes no Wii U com visuais em alta definição a 60fps, a Nintendo realmente está usando o potencial do hardware no Wii U, resta saber se as empresas começarão a fazer o mesmo.
Ainda está duvidando? O próprio Mark Cerny da Sony disse durante uma conferencia com desenvolvedores que eles consideraram usar a arquitetura do Wii U com RAM DDR3 + eDRAM ao invés de GDDR5, que é capaz de uma performance muito superior, mas optaram por outro caminho pelo motivo dessa arquitetura ser um tanto complicada para se desenvolver.
Atualização:
Isso tambem explica o uso de texturas 4K e 8K confirmados pelo Shin'en Multimedia pro futuro jogo exclusivo de Wii U que tambem vai rodar em 1080p60fps, FAST Racing Neo:
Atualização 1: Mark Cerny pode ter provado que a Texture Bandwidth do Wii U e muito rapida (Noticia velha que a maioria ignorou!)
Veja o vídeo a partir dos 33 Minutos!
Observação videos estão em ingles:
-------------------------------------------------------------------------------------------
Moderação por favor deixe essa ativa pois esta completamente bem traduzida e editada!
Última edição por bruno.martins.18659 em Qua 26 Fev 2014, 12:31, editado 1 vez(es)
Sáb 20 Jan 2018, 17:41 por ExtremeZelda
» [TSADNB] Tópico sobre Assuntos Diversos no Blast
Sex 19 Jan 2018, 16:49 por ExtremeZelda
» [VENDO] NINTENDO WII U 32GB MARIO KART 8 DELUXE BUNDLE
Sáb 01 Abr 2017, 11:45 por jcvalerio
» Mario Kart 8 travou meu Wii U
Sáb 01 Abr 2017, 10:14 por quediz
» Troca Pokémon & Friend Codes - Sun/Moon & Gen 6
Sex 31 Mar 2017, 21:29 por Devilucky
» Lojinha do Tio Logan
Sex 31 Mar 2017, 09:33 por Logan
» Problema na tela de cima do 3DS.
Qui 30 Mar 2017, 13:45 por Afrojin
» Novos jogos para Wii U, Wii e DS
Ter 28 Mar 2017, 23:04 por SSBGames
» 9 jogos de Wii no arremate
Ter 28 Mar 2017, 22:30 por SSBGames
» [AJUDA] Nintendo Switch - Como comprar jogos?
Ter 28 Mar 2017, 18:07 por Fael BC
» Fan Game - Pokemon Hau Adventures
Ter 28 Mar 2017, 10:20 por wawagames
» Muro das lamentações, desabafe aqui o que lhe aflige.
Seg 27 Mar 2017, 23:47 por Shaya