Arquivo do Fórum Nintendo Blast

Olá visitante/usuário! Nós estamos em processo de migração e deixaremos este Fórum em breve.

A migração é para termos mais liberdade e para podermos ter um Fórum melhor! Se você ainda não é cadastrado neste Fórum e nem no novo, clique aqui e cadastre-se já no Novo Fórum!

Se você já possui uma conta aqui, clique aqui e saiba como migrar para o Novo Fórum Nintendo Blast!


Participe do fórum, é rápido e fácil

Arquivo do Fórum Nintendo Blast

Olá visitante/usuário! Nós estamos em processo de migração e deixaremos este Fórum em breve.

A migração é para termos mais liberdade e para podermos ter um Fórum melhor! Se você ainda não é cadastrado neste Fórum e nem no novo, clique aqui e cadastre-se já no Novo Fórum!

Se você já possui uma conta aqui, clique aqui e saiba como migrar para o Novo Fórum Nintendo Blast!

Arquivo do Fórum Nintendo Blast

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Arquivo do Fórum Nintendo Blast

+19
Duco
lpslucasps
Visionnaire
ari789
twelington
Clark Steel
Felipe JJ
Mat Lee
Mateµs ®.
lukazz
Bferrari350
Shiny
Cortex
Wolfman
AlienZ
ToonLink
Red Nocturne
Jessien
blordello
23 participantes

    A felicidade dos gamers era maior há um tempo atrás?

    lpslucasps
    lpslucasps
    Blast Plus
    Blast Plus


    Karma Karma : 2138
    Posts Posts : 1958

    A felicidade dos gamers era maior há um tempo atrás? - Página 3 Empty Re: A felicidade dos gamers era maior há um tempo atrás?

    Mensagem por lpslucasps Qui 16 Jan 2014, 23:33

    Seriously, aquela comparação de CoD: Dogs Ghosts com Metroid Prime foi totalmente tendenciosa, não importa o ângulo que você veja. Uma comparação mais equivalente seria de Metroid Prime com Bioshock, ambos jogos que:

    1) usam o molde de FPS mas o alteram para criar uma experiência única,
    2) mesmo não tendo os gráficos mais avançados de seus tempos eram inegavelmente bonitos devido a direção artística
    3) venderam bem, apesar de não terem quebrado recorde algum e
    4) foram aclamados por crítica e público.

    Posa, até mesmo outros CoDs mais decentes como Modern Warfare (galera que gosta de dizer que CoD é câncer já jogou MW? Não? Joguem) seria uma comparação mais justa.
    blordello
    blordello
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX


    Karma Karma : 357
    Posts Posts : 2389

    A felicidade dos gamers era maior há um tempo atrás? - Página 3 Empty Re: A felicidade dos gamers era maior há um tempo atrás?

    Mensagem por blordello Qui 16 Jan 2014, 23:41

    lpslucasps escreveu:Seriously, aquela comparação de CoD: Dogs Ghosts com Metroid Prime foi totalmente tendenciosa, não importa o ângulo que você veja. Uma comparação mais equivalente seria de Metroid Prime com Bioshock, ambos jogos que:

    1) usam o molde de FPS mas o alteram para criar uma experiência única,
    2) mesmo não tendo os gráficos mais avançados de seus tempos eram inegavelmente bonitos devido a direção artística
    3) venderam bem, apesar de não terem quebrado recorde algum e
    4) foram aclamados por crítica e público.

    Tinha resolvido comparar com COD Ghosts mais por que ele havia vendido muito, mesmo não tendo muita qualidade, entende? Eu considero Bioshock bem melhor que COD, mas isso é apenas a minha opinião. Btw, agora já foi... A felicidade dos gamers era maior há um tempo atrás? - Página 3 3005212426 Não acho que se deva dar toda essa atenção, afinal, foi apenas um exemplo, lol.
    lpslucasps
    lpslucasps
    Blast Plus
    Blast Plus


    Karma Karma : 2138
    Posts Posts : 1958

    A felicidade dos gamers era maior há um tempo atrás? - Página 3 Empty Re: A felicidade dos gamers era maior há um tempo atrás?

    Mensagem por lpslucasps Qui 16 Jan 2014, 23:45

    blordello escreveu:Tinha resolvido comparar com COD Ghosts mais por que ele havia vendido muito, mesmo não tendo muita qualidade, entende?
    Não entendo. Se você sabia que era um jogo ruim, a despeito das vendas, por que decidiu usar justamente ele na comparação? Isso só prova que o texto não é apenas enviesado, é intencionalmente tendencioso.
    blordello
    blordello
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX


    Karma Karma : 357
    Posts Posts : 2389

    A felicidade dos gamers era maior há um tempo atrás? - Página 3 Empty Re: A felicidade dos gamers era maior há um tempo atrás?

    Mensagem por blordello Qui 16 Jan 2014, 23:49

    lpslucasps escreveu:
    blordello escreveu:Tinha resolvido comparar com COD Ghosts mais por que ele havia vendido muito, mesmo não tendo muita qualidade, entende?
    Não entendo. Se você sabia que era um jogo ruim, a despeito das vendas, por que decidiu usar justamente ele na comparação? Isso só prova que o texto não é apenas enviesado, é intencionalmente tendencioso.

    Não digo jogo ruim, mas sim muito criticado. Justamente por não ter uma campanha tão boa. E era isso o que eu queria mostrar. O quanto games que não tem muita qualidade hoje em dia, vendem. Por isso eu escolhi COD Ghosts. E não tem o por que ficar questionando tanto isso, se sentiu ofendido? Foi só um exemplo, e pronto. e_e
    lpslucasps
    lpslucasps
    Blast Plus
    Blast Plus


    Karma Karma : 2138
    Posts Posts : 1958

    A felicidade dos gamers era maior há um tempo atrás? - Página 3 Empty Re: A felicidade dos gamers era maior há um tempo atrás?

    Mensagem por lpslucasps Qui 16 Jan 2014, 23:55

    blordello escreveu:E não tem o por que ficar questionando tanto isso, se sentiu ofendido? Foi só um exemplo, e pronto. e_e
    Mas é claro que há motivos para questionar: estamos num Fórum de Discussões. Não estou ofendido, estou fazendo aquilo que se faz num fórum de discussões: discutindo.
    blordello
    blordello
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX


    Karma Karma : 357
    Posts Posts : 2389

    A felicidade dos gamers era maior há um tempo atrás? - Página 3 Empty Re: A felicidade dos gamers era maior há um tempo atrás?

    Mensagem por blordello Sex 24 Jan 2014, 12:50

    ~Parte 2~

    Lucasmon escreveu:
    Jogos do passado X Jogos atuais


    O que será que tem de tão diferente?


    Vamos começar analisando os games das décadas passadas, para já fazer a comparação com o presente... Obviamente, eles possuíam gráficos inferiores aos atuais, e em grande parte se focavam em trazer diversão para o jogador, apesar de essa disputa gráfica ser bem acentuada entre Nintendo e Sega, e mais tarde Sony. Antigamente também, os consoles realmente só se importavam em lançar novos games frequentemente, diferente de hoje que o consumidor exige cada vez mais outras experiências além da jogatina, como inclusão de redes sociais e navegação na internet, fora outros serviços. Portanto, era mais fácil talvez para jogos de qualidade serem desenvolvidos, porque nos tempos de hoje, os lançamentos tem que ser cada vez mais frequentes e com muitos modos inclusos, sobretudo online que é muito pedido em qualquer game que se procure. Ou seja, no passado bastava um jogo que trouxesse diversão e novas experiências que o sucesso nas vendas seria garantido. Já hoje, além do entretenimento com o game, é exigido muitos modos, conexão com a internet, qualidade gráfica padrão, uma excelente resolução e vários outros detalhes, tudo em muito pouco tempo.


    Portanto, talvez essa exigência seja uma explicação, além da nostalgia, para os games retrô trazerem tantos elogios ainda por esses dias. Sem contar, que os mercados são de diferentes épocas. Hoje, temos jogadores de diversos tipos, uns que compram o console visando games de determinados gêneros (como os populares esportivos), outros apenas com um entretenimento que ligue os games as redes sociais, e os que realmente procuram apenas experiências novas com todos os jogos. Porém, dentro dessas classes, temos muitas exceções, com gamers mais exigentes e outros que só se importam mesmo em jogar, sem se preocupar com modos online, conectividade além do in game, entre outras coisas. Com tantos públicos, as empresas com certeza ficam pressionadas, e precisam lançar rapidamente títulos que atendam essas diversas pessoas.


    No passado, realmente os games eram apenas para passar um tempo, relaxar dos problemas e se reunir com os amigos. Caso o game trouxesse muita ação, uma boa trilha sonora e te prendesse por um longo tempo na frente da TV, já era o bastante. Com a popularização deste modo de lazer, as coisas começaram a ficar mais exigentes e novas empresas foram entrando no mercado, mudando drasticamente o conceito de um bom jogo, qual é o mais divertido e também introduzindo novos públicos no meio.

    Os jogos eram mais desafiadores? 

    Vocês acham os jogos antigos mais difíceis do que os atuais? Na minha opinião, os jogos antigos são de fato, mais complexos. Vejamos, quantos jogos de hoje em dia tem o verdadeiro Game Over? Grande maioria tem o Continue, onde você pode simplesmente tentar novamente e continuar sua jornada sem problemas. 

    Super Mario Bros. é um excelente exemplo. Um jogo onde você tinha que tomar o máximo de cuidados para não morrer e pegar a maior quantidade de vidas possível. 

    A felicidade dos gamers era maior há um tempo atrás? - Página 3 1

    Não estou querendo desmerecer títulos atuais, é importante lembrar. Também há sim jogos difíceis atualmente, basta procurar, embora sejam poucos. 

    A felicidade dos gamers era maior há um tempo atrás? - Página 3 Z

    Sim, é isso mesmo. I Wanna Be The Guy. É um jogo, atual, porém, muito difícil, daqueles jogos que dão doido na alma. A grande maioria dos jogos atuais, é extremamente fácil, mas isso não quer dizer que sejam ruins. Jogos atuais e antigos, acredito que sejam igualmente ótimos, sendo difíceis ou não, ambos oferecem um ótimo nível de entretenimento ao jogador.





    Mas a principal diferença é o tempo para o acostume. Hoje você paga em média R$ 1200,00 por um 360, e mais de cem reais na maioria dos jogos. Você não irá querer de parar de jogar só porque achou o jogo chato na primeira hora. As produtoras de hoje podem enrolar no começo da história, porque ninguém gasta 100 reais á toa né?
    Só que naquele tempo não havia isso. O jogo tinha que chamar a atenção do jogador logo na primeira tela. E a mecânica para isso era a seguinte: Colocar fases fáceis nas duas primeiras telas, para as pessoas irem se acostumando ao game, e quererem fechar, mas logo na terceira começar a pegar um pouquinho mais pesado. E o único jeito de passar por essas fases era memorizando as ações, porque tudo sempre iria fazer a mesma coisa. E para isso iam fichas e mais fichas.
    Com isso as empresas conseguiam prender seus jogadores. Mas e se não desse certo? Era muio difícil, pois e fosse fácil de mais, o jogador iria parar, e se fosse difícil demais, iria desistir. E o que o impedia de jogar na máquina de Mário ali do lado? NADA! A dificuldade era imensa.



    Fontes > Emula, Manual da Tecnologia, e a ajuda do nosso amigo Lucasmon.

    Em breve parte 3!!
    lpslucasps
    lpslucasps
    Blast Plus
    Blast Plus


    Karma Karma : 2138
    Posts Posts : 1958

    A felicidade dos gamers era maior há um tempo atrás? - Página 3 Empty Re: A felicidade dos gamers era maior há um tempo atrás?

    Mensagem por lpslucasps Sex 24 Jan 2014, 14:39

    Em um texto antigo meu já cheguei a falar sobre isso (aqui, para os curiosos). Dentro das limitações dos hardwares antigos, o foco dos jogos era quase que exclusivamente na jogabilidade. Eram todos igualmente limitados nos outros fatores (gráficos, música, etc), então a jogabilidade era a única forma de se sobressaírem.

    Hoje em dia há jogos com jogabilidade tão ou mais bem-feita que os de antigamente, mas há também muitos "jogos" que não são, de fato... jogos. Não é à toa que inventamos rótulos como Visual Novel ou Interactive Thriller. Produtos como Heavy Rain, por exemplo, querem deixar bem claro que, apesar de serem uma forma de entretenimento digital, seu foco não está na gameplay, mas em outros fatores.

    Eu particularmente acho isso saudável, nostalgia à parte. A indústria cresceu de modo que ela consegue atender todos os consumidores e a liberdade criativa que sistemas mais poderosos nos garantem é extremamente benéfica para os produtores. Mas, claro, de vez em quando me refugio em alguns indies retrôs como VVVVVV para matar a saudade de tempos mais simples...
    Mat Lee
    Mat Lee
    Alface
    Alface


    Karma Karma : 1925
    Posts Posts : 5959

    A felicidade dos gamers era maior há um tempo atrás? - Página 3 Empty Re: A felicidade dos gamers era maior há um tempo atrás?

    Mensagem por Mat Lee Sex 24 Jan 2014, 14:55

    Por sinal, o Metroid Prime até hoje é muito bonito... lol Na época era um espetáculo. Mas claro, não tem como comparar com jogos do final da sétima geração e deste começo da oitava, como o Killzone.

    Falando mais sobre o assunto abordado, eu não acho que hoje esteja pior ou que a qualidade tenha caído.... Tanto que vi muitos jogos "recentes" superarem em qualidade (geral) obras de arte do passado. NA MINHA OPINIÃO: Super Smash Bros. Brawl, Super Mario Galaxy, Pikmin 3... Etc... Etc!

    Mas concordo que a nostalgia atrapalha demais uma avaliação justa, eu mesmo fico preso DEMAIS ao DKC2... Para algum jogo do gorila superar esse, mais uma vez NA MINHA OPINIÃO, tem que ser um estrondo!  Laughing
    Anonymous
    Convidado
    Convidado


    A felicidade dos gamers era maior há um tempo atrás? - Página 3 Empty Re: A felicidade dos gamers era maior há um tempo atrás?

    Mensagem por Convidado Sex 24 Jan 2014, 15:10

    Eu acho que vivemos uma época gloriosa. Quando eu era um pivete e joguei pela primeira vez um Atari aos 3 anos de idade, sequer fazia ideia do que se tratava esse mundo.. Mesmo ficando mais velho com o tempo, a acessibilidade aos jogos, as notícias e tudo o mais eram extremamente menores do que temos hoje em dia. Antes pra vc terminar um Chrono Trigger, vc tinha que ralar e ralar muito.. Me lembro que quando eu terminei A Link to the Past pela primeira vez, minha mãe me ajudava o tempo inteiro traduzindo as falas dos personagens. Já hoje o cara pega um detonado e pronto.

    Em relação aos jogos, eu sou extremamente saudosista, porém acho que temos jogos tão bons, senão melhores...

    Se antes tinhamos Super Mario World, hoje temos New Super Mario Bros U.. Se antes tinhamos A Link to the Past, hoje temos A Link Between Worlds... Antes tinhamos Super Metroid.. Hoje temos a série Prime, e assim por diante.. 

    É claro que pra mim alguns jogos jamais, de maneira alguma serão superados ( cof.. cof.. Super Mario Bros 3, DKC 1, 2 e 3, AlttP, Chrono Trigger ).. Mas mesmo assim acho que vivemos uma época privilegiada, com um excelente acesso ao produto que gostamos, melhores condições para adquirir um console, e sobretudo novas séries que vira e meche aparecem.

    Então eu posso dizer que hoje sou um gamer mais feliz que antes, pois tenho condições de comprar o console que eu quiser, quando eu quiser.. Posso pesquisar e analisar se vale ou não a pena comprar um jogo.. E quando vejo uma franquia antiga retornar, fico feliz em dobro pelo meu saudosismo.
    Felipe JJ
    Felipe JJ
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX


    Karma Karma : 2375
    Posts Posts : 3380

    A felicidade dos gamers era maior há um tempo atrás? - Página 3 Empty Re: A felicidade dos gamers era maior há um tempo atrás?

    Mensagem por Felipe JJ Sex 24 Jan 2014, 15:17

    Olha, independente da qualidade ter melhorado, ou piorado, eu realmente acho que os gamers em geral eram mais felizes antes, e por alguns motivos básicos. DLCs, por exemplo, a maioria é mau utilizada e serve só pra picotar o jogo e ganhar mais dinheiro em cima dos jogadores. Agora tem DLC até exclusiva de pré-venda... tem muita regalia que se ganha só se comprar o jogo no lançamento, e isso tem ficado cada vez mais frequente.

    Outra coisa chata é a demora dos consoles para se jogar um jogo. Na oitava geração isso deu uma boa melhorada, mas não é prático como ligar um console, colocar o jogo, e jogar. Agora tem menus esquisitos, tem loading chato, tem avisos, tem propaganda, etc.

    Enfim, essas coisas eu acho que contribuem para uma menor diversão, pois acabam complicando tanto tudo que a simplicidade da diversão pura fica esquecida.

    Acho que seria muito mais divertido se as coisas fossem mais diretas ao ponto, e se DLCs inúteis virassem extras in game gratuito dos jogos.
    Hadan
    Hadan
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX


    Karma Karma : 861
    Posts Posts : 2757

    A felicidade dos gamers era maior há um tempo atrás? - Página 3 Empty Re: A felicidade dos gamers era maior há um tempo atrás?

    Mensagem por Hadan Sex 24 Jan 2014, 15:44

    Jessien escreveu: (...) o povo do "antes era melhor" precisa encarar que está ficando velho

    Sem mais.
    Clark Steel
    Clark Steel
    Membro Nv.3
    Membro Nv.3


    Karma Karma : 14
    Posts Posts : 58

    A felicidade dos gamers era maior há um tempo atrás? - Página 3 Empty Re: A felicidade dos gamers era maior há um tempo atrás?

    Mensagem por Clark Steel Qua 05 Fev 2014, 12:14

    Eu acho que era melhor sim, pois os amigos se juntavam em frente a TV pra jogar e era muita zueira. Hoje você chama alguém pra jogar ele te adiciona pra jogar online. Claro que jogar online é legal, mas jogar no mesmo ambiente é mil vezes mais legal, me lembro quando as lan house estourou no Brasil, no auge do Counter-Strike, que saudade daquela época!
    El Buga
    El Buga
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX


    Karma Karma : 3662
    Posts Posts : 3048

    A felicidade dos gamers era maior há um tempo atrás? - Página 3 Empty Re: A felicidade dos gamers era maior há um tempo atrás?

    Mensagem por El Buga Qua 05 Fev 2014, 12:44

    Voltando a esse tópico... Concluí que eu era mais feliz, sobretudo, porque tinha mais tempo pra jogar. T_T lol

    E realmente, jogar online é divertido, mas não me traz nem 1/5 da sensação boa que era jogar de galera.
    twelington
    twelington
    Veterano Nv.6
    Veterano Nv.6


    Karma Karma : 152
    Posts Posts : 527

    A felicidade dos gamers era maior há um tempo atrás? - Página 3 Empty Re: A felicidade dos gamers era maior há um tempo atrás?

    Mensagem por twelington Qua 05 Fev 2014, 13:02

    Na verdade não é questão de qualidade, pois como mencionado pelo pessoal foram lançados vários jogos excelentes lançados nessa geração, e sim a magia por trás deles como era antigamente!! Talvez a única que ainda consiga isso atualmente é a Nintendo com algumas de suas franquias!!

    Basta notar, por exemplo todo ano são lançados novos Call of Duty's, Need for Speed's, Resident Evil's, etc, porém todos sem a magia e o sucesso que tinham antigamente, eu particularmente sinto falta de alguns jogos como eram há alguns anos atrás!!
    Clark Steel
    Clark Steel
    Membro Nv.3
    Membro Nv.3


    Karma Karma : 14
    Posts Posts : 58

    A felicidade dos gamers era maior há um tempo atrás? - Página 3 Empty Re: A felicidade dos gamers era maior há um tempo atrás?

    Mensagem por Clark Steel Qua 05 Fev 2014, 23:51

    twelington escreveu:Basta notar, por exemplo todo ano são lançados novos Call of Duty's, Need for Speed's, Resident Evil's, etc, porém todos sem a magia e o sucesso que tinham antigamente, eu particularmente sinto falta de alguns jogos como eram há alguns anos atrás!!

    Também sinto falta... o jogo que mais marcou minha vida foi Zelda Ocarina of Time do N64. Eu levantava cedo e ficava esperando a locadora abrir.

    Conteúdo patrocinado


    A felicidade dos gamers era maior há um tempo atrás? - Página 3 Empty Re: A felicidade dos gamers era maior há um tempo atrás?

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Dom 19 maio 2024, 10:10