A nintendo não cometeu um erro cometeu alguns na verdade.
1. Dropar o wii antes da chegada do wiiu. A nintendo acertou em cheio no wii ao lançar um zelda pros dois consoles(GC/Wii), só o 2012 foi um ano morto pro wii, só com lançamento de localização. As vendas até 2010 do wii eram boas, mais em 2011 elas começaram a cair. Ela devia ter lançado mais jogos, mas como tava muito ocupada tentando salvar o 3DS, acabou deixando o pessoal dos consoles de lado, que acabou migrando(alguns pra tablets).
2. Levar 1 ano e meio pra lançar o console. Se ela tivesse lançado em 2011, os ports que ela ganhou não seriam tão datados, e portanto teriam vendas melhores, além de ter uma vantagem muito maior e os gráficos pra época seriam bem mais aceitáveis.
3. Confiar nas thirds. A nintendo caiu na besteira de deixar a cargo das thirds preencher o vazio que ela deixou nos meses que se seguiram ao lançamento, mas tudo que elas fizeram foi rir do console, dizer que o processador é lento e horrível e reclamar do tablet. Eu não culpo tanto as thirds, pois foi a nintendo que apresentou o console do jeito que ela acreditava que devia ser, e esperou que elas abraçassem a ideía, mas o que toda third quer é um console onde o port seja barato e simples, sem nada particular pra ela ter que esquentar cabeça. O que me leva a...
4. Hardware peculiar: primeiro, a nintendo usou a mesma arquitetura do wii, só que com multicore. Isso limitou a velocidade do processador e o colocou numa arquitetura o tanto datada, que ela usa desde o game cube, o que levou a comentários do tipo que o processador é lento e horrível, antes mesmo dele ser lançado. Nem a nintendo conseguiu usar todo o poder dele até o lançamento de pinkmin. O próprio hardware ela não consguiu desvendar direito e isso levoua dezena de atrasos. O que nos leva a outra peculiaridade.
5. Gamepad: Apesar de interessante, a nintendo teve uma dificuldade tremenda de arranjar um fator que mudasse o gameplay, tanto é que a mas bem sucedida em usar o gamepad é a ubisoft com o zombiu. Em títulos como NSMBU o game pad num tem quase efeito nenhum, enquanto que em pikmin 3, o melhor controle é com o wii mote. Ela parece ter desistido até, com os próximos jogos fazendo uso mínimo do gamepad. A nintendo também não sacou que a parcela que abraçou o wii ia estranhar uma tela no controle, pois grande parte deles não usa tablet nem nada. Enfim, a nintendo precisa de títulos como trauma center e ouendan, os jogos que me fizeram ver que a segunda tela muda tudo e que precisava de um ds.
6.Preço: devido ao gamepad que possui uma tela, o que encarece demais um produto, o wiiu chegou no alto valor de $350, um valor muito alto comparado ao wii que chegou por $250 e de um ps3 hoje que vem com hd de 250GB.
7 Nome confuso: até hoje no kotaku volta e meia sai uma matéria de gente que confudiu wiiu com um acessório, ou jogos de wiiu com o de wii, tudo por que com o número absurdo de acessórios do wii(wii remote wii balance board), é fácil confundir com um outro acessório, sem contar com o gamepad e com fato do wiiu ser um wii arredondado visualmente. Eu entendo que a nintendo queria usar a marca que ela fortaleceu por tanto anos, mas até super wii seria mais inteligente, o que leva ao último ponto:
8. Péssimo marketing: Não apenas a abordagem dos comerciais não foram muito claras, mas muitos comerciais passavam uma imagem errada, com destaque pra os comerciais do yakuza hd collection e do NFS:MW(pesquisem se tiverem coragem). Só o comercial do zombiu dava um banho em todos os produzidos pela própria nintendo(com exceção do de pikmim, que eram realmente bons). Além disso, ao anunciar o console, os comerciais começaram meio tarde(2 meses antes), enquanto que já temos comercial do play 4 desde fevereiro quase.
Além disso, o único jogo que usava o gamepad de forma original recebeu nada de comercial, leia-se W101(além da bela decisão de lançar o mesmo junto de gta).
Enfim, também tivemos problemas menores, como a atualizaçao day 1 que levava horas pra terminar. A THQ, grande apoiadora do console, falindo. Jogos que receberam atraso de 6 meses e até cancelamentos como aliens, metro e franquias de esportes da EA que sempre ficaram entre os mais vendidos o ano todo, a decisão da nintnendo de se reestruturar esse ano, enfim, o bom é que já passou então a nitenndo já aprendeu a desenvolver jogos, já viu que ninguém pode cuidar dela, só ela mesma e os jogos estão chegando. Ela ganhar a geração acho difícil, mas acho que os donos do console também não vão ficar tão na mão assim.
1. Dropar o wii antes da chegada do wiiu. A nintendo acertou em cheio no wii ao lançar um zelda pros dois consoles(GC/Wii), só o 2012 foi um ano morto pro wii, só com lançamento de localização. As vendas até 2010 do wii eram boas, mais em 2011 elas começaram a cair. Ela devia ter lançado mais jogos, mas como tava muito ocupada tentando salvar o 3DS, acabou deixando o pessoal dos consoles de lado, que acabou migrando(alguns pra tablets).
2. Levar 1 ano e meio pra lançar o console. Se ela tivesse lançado em 2011, os ports que ela ganhou não seriam tão datados, e portanto teriam vendas melhores, além de ter uma vantagem muito maior e os gráficos pra época seriam bem mais aceitáveis.
3. Confiar nas thirds. A nintendo caiu na besteira de deixar a cargo das thirds preencher o vazio que ela deixou nos meses que se seguiram ao lançamento, mas tudo que elas fizeram foi rir do console, dizer que o processador é lento e horrível e reclamar do tablet. Eu não culpo tanto as thirds, pois foi a nintendo que apresentou o console do jeito que ela acreditava que devia ser, e esperou que elas abraçassem a ideía, mas o que toda third quer é um console onde o port seja barato e simples, sem nada particular pra ela ter que esquentar cabeça. O que me leva a...
4. Hardware peculiar: primeiro, a nintendo usou a mesma arquitetura do wii, só que com multicore. Isso limitou a velocidade do processador e o colocou numa arquitetura o tanto datada, que ela usa desde o game cube, o que levou a comentários do tipo que o processador é lento e horrível, antes mesmo dele ser lançado. Nem a nintendo conseguiu usar todo o poder dele até o lançamento de pinkmin. O próprio hardware ela não consguiu desvendar direito e isso levoua dezena de atrasos. O que nos leva a outra peculiaridade.
5. Gamepad: Apesar de interessante, a nintendo teve uma dificuldade tremenda de arranjar um fator que mudasse o gameplay, tanto é que a mas bem sucedida em usar o gamepad é a ubisoft com o zombiu. Em títulos como NSMBU o game pad num tem quase efeito nenhum, enquanto que em pikmin 3, o melhor controle é com o wii mote. Ela parece ter desistido até, com os próximos jogos fazendo uso mínimo do gamepad. A nintendo também não sacou que a parcela que abraçou o wii ia estranhar uma tela no controle, pois grande parte deles não usa tablet nem nada. Enfim, a nintendo precisa de títulos como trauma center e ouendan, os jogos que me fizeram ver que a segunda tela muda tudo e que precisava de um ds.
6.Preço: devido ao gamepad que possui uma tela, o que encarece demais um produto, o wiiu chegou no alto valor de $350, um valor muito alto comparado ao wii que chegou por $250 e de um ps3 hoje que vem com hd de 250GB.
7 Nome confuso: até hoje no kotaku volta e meia sai uma matéria de gente que confudiu wiiu com um acessório, ou jogos de wiiu com o de wii, tudo por que com o número absurdo de acessórios do wii(wii remote wii balance board), é fácil confundir com um outro acessório, sem contar com o gamepad e com fato do wiiu ser um wii arredondado visualmente. Eu entendo que a nintendo queria usar a marca que ela fortaleceu por tanto anos, mas até super wii seria mais inteligente, o que leva ao último ponto:
8. Péssimo marketing: Não apenas a abordagem dos comerciais não foram muito claras, mas muitos comerciais passavam uma imagem errada, com destaque pra os comerciais do yakuza hd collection e do NFS:MW(pesquisem se tiverem coragem). Só o comercial do zombiu dava um banho em todos os produzidos pela própria nintendo(com exceção do de pikmim, que eram realmente bons). Além disso, ao anunciar o console, os comerciais começaram meio tarde(2 meses antes), enquanto que já temos comercial do play 4 desde fevereiro quase.
Além disso, o único jogo que usava o gamepad de forma original recebeu nada de comercial, leia-se W101(além da bela decisão de lançar o mesmo junto de gta).
Enfim, também tivemos problemas menores, como a atualizaçao day 1 que levava horas pra terminar. A THQ, grande apoiadora do console, falindo. Jogos que receberam atraso de 6 meses e até cancelamentos como aliens, metro e franquias de esportes da EA que sempre ficaram entre os mais vendidos o ano todo, a decisão da nintnendo de se reestruturar esse ano, enfim, o bom é que já passou então a nitenndo já aprendeu a desenvolver jogos, já viu que ninguém pode cuidar dela, só ela mesma e os jogos estão chegando. Ela ganhar a geração acho difícil, mas acho que os donos do console também não vão ficar tão na mão assim.
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