Venho hoje tratar de assunto de suma importância para todos aqueles que se consideram gamers, a fadiga gamer.
Primeiramente vamos dizer o que é a fadiga gamer. Para os que não sabem, a fadiga gamer é a sensação de cansaço e ausência de sentimento ao se jogar um game. Como assim? O que acontece bastante é o gamer estar jogando somente porquê isso é o que ele vem fazendo naturalmente, mas ele não está sentindo prazer mais em jogar, está jogando como se fosse uma obrigação, geralmente o gamer começa a jogar até passar de uma fase e então desliga o jogo. Ou, pois ele está tão condicionado a jogar que nem pensa mais sobre o por quê dele estar jogando, dá uma sensação de casca vazia.
Calma, não se assuste, não é como se tivesse perdido toda vontade ou prazer em jogar videogame, é somente o cansaço, como tudo na vida precisa de seu tempo para se recuperar após longas horas de atividade, jogar videogames também é uma dessas atividades, e não estamos falando de cansaço físico, e sim mental.
Para se encontrar uma "cura" precisamos primeiro olhar a fonte do problema.
Existem várias causas para a fadiga gamer, mas todas elas tem um "padrão" e logo vocês irão perceber.
1º Passar muito tempo em sites e fóruns gamers.
Esse é o maior causador de fadiga gamer, e acontece quando o gamer passa mais tempo discutindo sobre jogos do que atualmente jogando. Parece meio sem sentido? Veja por esse lado: O gamer passa tanto tempo discutindo sobre jogar videogames que o assunto principal dentro da cabeça dele é videogames, e por tanto tempo que ele vai acabar pegando o prazer da nostalgia, e como todos sabem a nostalgia é o prazer que "aumenta" as memorias, mais do que ela foi(o famoso: "minha infância foi a melhor de todas"), e deixar o prazer de jogar de lado, e quando for jogar ele não vai sentir o prazer que deveria estar sentindo, esperando o mesmo nível da nostalgia que estava sentido.
Também ao fator de briga online, quando se entra em uma briga para dizer que os seu(s) game(s) é(são) melhore(s), se condiciona na mente do brigão que seus games tem que ser melhores, e com isso o medo da descrença cresce e acaba por fazer o gamer ficar paranoico com a perfeição em seus jogos, assim ele evita de jogar para não se desiludir(essa sendo mais comuns entre os gamers mais cabeça dura)
- Spoiler:
- Infelizmente tenho experiencia pessoal com os dois fatores dessa fonte, mas posso dizer agora que estou bastante feliz em saber lidar melhor com isso, e gostaria de compartilhar minha experiencia para evitar que mais pessoas passem o que passei.
2ºJogar muito competitivamente/ jogar para ser o melhor.
Em ambos os casos, é um jogador hardcore que busca obsessivamente conquistar o posto de melhor em algum game, desta forma facilmente ele irá perder o prazer de jogar e substituir pela obsessão em ser o melhor, acontece com frequência em MMOs e jogos com ranking online ou multiplayer online. Essa fonte é a que mais causa stress e raiva tendo em vista que o jogador hardcore encara a derrota de forma muito mais séria que o gamer e assim pode ser prejudicial de outras formas ao jogador(no caso dessas outras formas, a busca por um médico é recomendada).
- Spoiler:
- Para os gamers, normalmente acontece de dar o "rage quit", mas geralmente não afeta muito o gamer e mudar de jogo pode resolver o problema rapidamente
3ºJogar jogos genéricos.
Sim, jogar jogos genéricos pode ser prejudicial. Os jogos genéricos tem um fator muito agravante que os faz ser uma causa fácil de acontecer: a repetitividade. Uma característica dos jogos genéricos são a falta de variedade, assim o jogador/gamer logo ficam com o efeito "LER" do gameplay desses jogos, jogadores casuais raramente se afetam por essa fonte (por causa do pouco amadurecimento do senso critico em games).
4º Jogador analisar e criticar tudo do jogo durante todo gameplay.
Jogar um jogo analisando todos aspectos e procurando erros e deficiências tira o foco sobre o jogo em si, faz o jogador se tornar frio e só observar a parte técnica, ignorando a magia individual daquele jogo(se tiver).
(obs: senso critico e ser critico são coisas diferentes).
Há outros motivos para a fadiga gamer, vária de pessoa para pessoa, mas a maioria envolve o mesmo padrão: jogar de forma errada(mas também não é como se houvesse uma maneira certa de jogar, novamente isso pode variar de pessoa para pessoa).
E o tratamento é bem simples para a maioria dos casos: Dar um tempo.
O mais recomendado a se fazer é simplesmente dar um tempo para sua cabeça sobre tudo relacionado a jogos, o melhor é procurar outras coisas para se fazer e pensar. Exemplo: Assistir filmes, séries, cozinhar, trabalhar, projetos, namorar, surfar, estudar, esportes, livros ou qualquer outra atividade que lhe agrade ou requer a sua atenção.
Eventualmente, no tempo de cada pessoa(vária bastante), a vontade de jogar irá surgir novamente, assim como o prazer em jogar, e se ela se segurar um pouco mais vai aumentar mais ainda o prazer(pode até superar a nostalgia), se ela também tiver corrigido o problema inicial da fonte, e poderá então regular melhor a fadiga e as jogatinas, tendo novamente o prazer em jogar videogames e uma saúde mental boa.
Para saber mais sobre isso, a IGN tem um artigo interessante(em inglês).
Sáb 20 Jan 2018, 17:41 por ExtremeZelda
» [TSADNB] Tópico sobre Assuntos Diversos no Blast
Sex 19 Jan 2018, 16:49 por ExtremeZelda
» [VENDO] NINTENDO WII U 32GB MARIO KART 8 DELUXE BUNDLE
Sáb 01 Abr 2017, 11:45 por jcvalerio
» Mario Kart 8 travou meu Wii U
Sáb 01 Abr 2017, 10:14 por quediz
» Troca Pokémon & Friend Codes - Sun/Moon & Gen 6
Sex 31 Mar 2017, 21:29 por Devilucky
» Lojinha do Tio Logan
Sex 31 Mar 2017, 09:33 por Logan
» Problema na tela de cima do 3DS.
Qui 30 Mar 2017, 13:45 por Afrojin
» Novos jogos para Wii U, Wii e DS
Ter 28 Mar 2017, 23:04 por SSBGames
» 9 jogos de Wii no arremate
Ter 28 Mar 2017, 22:30 por SSBGames
» [AJUDA] Nintendo Switch - Como comprar jogos?
Ter 28 Mar 2017, 18:07 por Fael BC
» Fan Game - Pokemon Hau Adventures
Ter 28 Mar 2017, 10:20 por wawagames
» Muro das lamentações, desabafe aqui o que lhe aflige.
Seg 27 Mar 2017, 23:47 por Shaya