ATENÇÃO: O conteúdo a seguir apresenta alto teor de críticas a respeito do jogo. Se você amou NSMB2 e não aceita que ninguém tenha opinião contrária, então pare por aqui.
Opinião e análise sobre:
Quando a Nintendo anunciou o primeiro New Super Mario Bros. para o Nintendo DS, que seria lançado em 2006, os fãs do bigodudo foram à loucura. Havia mais de 10 anos sem uma nova aventura 2D do encanador. Eramos agraciados, no máximo, com remakes de seus antigos grandes jogos para o Gameboy Advance. O jogo, que casava perfeitamente a nostalgia do side-scrolling já consagrado dos games anteriores com novas mecânicas e idéias para as fases, uma mais criativa que a outra.
Devido ao sucesso absoluto tanto em avaliações quanto em vendas, imediatamente surgiu uma demanda para uma sequência. Em 2009 os jogadores puderam experimentar um novo 'New Mario'(novo 'new', oxi). O Wii recebeu uma versão do jogo de 2006 intitulado New Super mario bros. Wii. A Nintendo trouxe de volta os Yoshis para nos auxiliar tal qual fizeram em Super mario World. Aqui, no entanto, eles não possuiam peculiaridades entre si, exceto pelas cores. O multiplayer com 4 players simultaneamente (que PODE ter sido inspirado no game "Little Big Planet" - há controvérsias -) foi o principal carro chefe para o marketing pesado investido no jogo. NSMBWii, que pode ser encarado como uma adaptação do game original de 2006, justificou o reaproveitamento de temáticas e ambientações por não ser propriamente uma sequência espiritual, mas uma adaptação/revisão.
Eis que em 2012, finalmente podemos por as mãos na verdadeira continuação da série NEW. Será que essa nova aventura faz justiça ao número 2 em seu título?
SEQUÊNCIA?
Antes de se começar uma análise com alguma intenção de ser profunda e a mais imparcial possível (o que não é verdade nem de longe), faz-se necessária uma reflexão: O que esperar de uma continuação direta dos jogos que apreciamos? Normalmente esperamos conhecer o desfecho/desenvolvimento de uma estória (no caso de um jogo de aventura ou RPG); novos personagens, novas pistas? E se estivermos a nos referir ao sucessor de um jogo de plataforma? O que nós esperamos?New Super Mario Bros. 2 não se propõe a ser uma sequência, tanto quanto NSMBWii não se propôs. Sugere que, ao invés disso, você encontrará o mesmo universo com o qual está familiarizado nos dois jogos anteriores, porém encontrando uma nova plataforma aqui e um novo inimigo lá.
Se a proposta fosse apenas essa e fosse divulgada com a honestidade de ser um mero "pacote de expansão", New Mario 2 valeria o investimento... de no máximo, MÁXIMO uns US$20 no que se propõe. Mas este não é o caso. NSMB2 é um jogo extremamente reciclado e curto que deveria ser oferecido a preço de jogos menores de Wiiware/DSiware.
A nintendo sabe que está lançando no mercado um jogo com novidades insuficientes para justificar sua existência. Para justificar e criar mais meios de convencer o indivíduo a comprar o seu produto, Fez uso de alguns artifícios:
A Moeda custa US$40,00. De brinde, você leva um jogo.
IMERSÃO?
É de comer? Se este é um item que você não está acostumado a se deparar nestes superficiais reviews costumeiros de internet, trate de rever seu conceito de análise de jogos. A imersão é um fator extremamente importante e precisa ser levado em consideração pelos produtores para o total aproveitamento de um game por parte dos jogadores. É claro que isso depende do gênero do jogo e também ao que ele se propõe. Você não espera se sentir inserido em um mundo plausível e crível quando joga um game de... futebol. Mas quando nos propomos a jogar um game de aventura ou um RPG (fantasia), esperamos ser envolvidos pela "atmosfera", pelo "universo" do jogo. A imersão não depende de cutscenes cinematográficas, músicas orquestradas ou, peneirando para o gênero plataforma, level design.
As boas idéias dos produtores de NSMB2 são notórias durante o gameplay, mas elas não parecem adequadas ao contexto em que são inseridas. A sensação maior ao se jogar este game é de que não estamos desbravando um mundo, mas de que estamos passando por fases de obstáculos sem o menor propósito de existirem. Tudo parece muito artificial, não existe conteúdo. Não existe imersão.
Algums exemplos de estranheza em NSMB2:
Acima: Materialização do termo "genérico"
Cabe aqui uma observação/curiosidade: O protótipo do New Super Mario Bros. original iria conter dois mundos completamente diferentes da versão final: Jungle World (mundo 4) daria lugar ao Ancient World (Seria um mundo com fases de ruínas?) e o Mountain World cederia espaço para Machine World (interessante imaginar Mario passando por ambientações com máquinas e/ou fábricas). Essas temáticas poderiam ser resgatadas em NSMB2, substituindo World Mushroom e World Flower, não é mesmo?
Imagens do Beta de New Super Mario Bros. (Nintendo DS)
NOSTALGIA
A Nintendo tem apostado fortemente em menções nostálgicas nos jogos mais modernos do Bigode. Decidiram que a Super Leaf é legal e resolveram entupir todos os games Mario de Nintendo 3DS com alguma coisa relacionada. Em NSMB2 ela está presente, mas não pense que você vai ter total liberdade para sair por aí voando e superando as fases à sua maneira. A liberdade para isso será proporcionada apenas nas fases que os produtores decidirem que você pode... ou tu achas que podes simplesmente sair a voar e deixar de conferir a incrível gimmick que eles preparam na fase para você transpor? Haha...
Uma das poucas fases onde a câmera permite total exploração com Raccoon Mario.
Cenários de fundo de Super Mario World aparecem em algumas fases, mas eles não fazem sentido algum aqui! Uma das tentativas mais porcas de tentar conquistar a sua simpatia. E eles conseguem, mas é impossível não olhar para aquele cenário oriúndo da saudosa Chocolate Island e pensar "Hmmm, legal! Mas não tem nada a ver com esse jogo!".
Background clássico de Super Mario World é um peixinho fora d'água em NSMB2
Os Reznors (os infames rinocerontes chefes das fortalezas de Super Mario World) estão de volta. Mas o que eles estão fazendo aqui? É muito legal ouvir o remix de seu tema, mas eles também não tem nada a ver com esse jogo. NSMB2 não decide se quer ser o novo Mario 3 ou novo Mario World. O que se sabe é que falha miseravelmente nas duas tentativas, sendo um jogo sem uma identidade própria. Você certamente vai curtir as homenagens ao passado, mas a sensação de estranheza não o permitirá ficar plenamente maravilhado com essas coisas.
Os Koopalings estão de volta. Suas torres e castelos estão presentes até mesmo no meio do absurdo adimensional dos mundos "especiais". É esquisito você ver os carismáticos filhos de Bowser fazendo morada nos World Mushroom e Flower. New Super Mario Bros.2 é um festival de idéias(algumas muito boas!) fora de seus devidos lugares.
Reznors e Koopalings retornam, mas sem muito triunfo.
O BLÁ BLÁ BLÁ CONVENCIONAL DE TODA ANÁLISE
Peach foi raptada novamente e cabe a você, no papel de Mario (ou Luigi, posteriormente), salvar a princesa das garras de Bowser. Mario não precisa de uma estória mais elaborada que isso e neste jogo ela é suficiente como sempre foi. No entanto, o fato de NSMB2 se passar na Mushroom Kingdom novamente soa como desculpa para que os produtores possam reaproveitar cenários dos jogos anteriores. Por curiosidade, Super Mario Bros 3, Super Mario World, Super Mario Land e Super Mario Land 2 não eram, por exemplo, ambientados no Reino dos cogumelos. O resultado é que estes jogos ganharam identidade própria e fases bastante originais, não dependendo somente da necessidade de gimmicks criativas que os estagiários criaram para NSMB2 parecer 'diferente'.
A Nintendo jamais irá 'cagar e andar' totalmente para um jogo Mario (na verdade, não deveria fazê-lo nem parcialmente, mas relevemos). Ainda que o jogo não seja digno de elogios rasgados e títulos de melhor jogo do Bigodudo (Já tive o desprazer de ler isso de criaturas que se deixaram levar pelo momento ou pela cegueira), alguns pontos fortes precisam ser ressaltados e reconhecidos. O jogo se apresenta na melhor forma (gráfica... apenas gráfica) até agora! O visual do jogo salta aos olhos e realmente dá muito gosto olhar para a tela e ver todo o reino dos cogumelos animado da maneira mais fantástica até agora. O efeito 3D não funciona e só está aqui para quem achar que, por estar jogando em um aparelho chamado 3DS, precisa jogar tudo em três dimensões. O efeito é definitivamente muito ruim. Um dos ou talvez o pior no aparelho. Esqueça-o.
O cenário de fundo fica borrado com quando se liga o 3D (primeira figura). O jogo fica muito mais nítido com o efeito desligado (segunda figura)
A jogabilidade, funcional como sempre. Não deve ser modificada e nisso a Nintendo está correta. Os pulos acrobáticos vindos de Mario 64 ainda estão aqui e continuam a casar perfeitamente com o 2D. A precisão é prejudicada quando se tenta jogar pelo Circle Pad, mas com um pouco de prática dá pra se acostumar. O direcional digital também é perfeitamente suportável depois de duas ou três fases. O novo Power-up, a Gold Flower, é a única novidade bem vinda em NSMB2. A sensação de poder ao se conseguir este item é magnífica, ao mesmo tempo que não é algo terrivelmente injusto e roubado que faça o jogo perder a graça. Seu poder consiste em, resumidamente transformar tudo em moedas. As bolas douradas de fogo explodem e atingem inimigos com bastante facilidade. Jogadores menos experientes poderão usurfruir da Invincibility Leaf e se transformar em uma versão poderosa e invencível de Raccoon mario.
New Super Mario Bros. 2 possui poucas músicas novas e estas são desperdiçadas como overworld theme dos genéricos e nada inspirados World Mushroom, Flower e Star (a.k.a. World 9).Todo o resto do jogo é recheado por temas vindos do passado, em uma tentativa de agradar pelo saudosismo. Os temas dos New Marios anteriores estão aqui novamente, mas com mais "bahbahs" do que nunca. Os overworld themes dos 6 principais mundos são puro copy e paste da OST do jogo de Wii. Vergonhoso.
Fazendo um apanhado, os pontos positivos e negativos do game:
PONTOS POSITIVOS
PONTOS NEGATIVOS
Não pude conferir o multiplayer deste jogo, então esta 'análise' fica incompleta por conta disso. Mas sinceramente? Não tenho a mínima vontade de experimentar. Resta esperar por New Super Mario U, que pelo único trailer divulgado até agora, já esbanja originalidade com seu novo tema e suas ambientações diferenciadas. Como ambos os jogos foram desenvolvidos simultaneamente, fica perceptível a falta de cuidado para com NSMB2 em prol de NSMBU. Que este novo game para WiiU possa valer a pena então, já que Iwata pretende que o game seja o 2D definitivo da série.
Créditos à Mario Wiki pelas imagens que chupinhei
Opinião e análise sobre:
Quando a Nintendo anunciou o primeiro New Super Mario Bros. para o Nintendo DS, que seria lançado em 2006, os fãs do bigodudo foram à loucura. Havia mais de 10 anos sem uma nova aventura 2D do encanador. Eramos agraciados, no máximo, com remakes de seus antigos grandes jogos para o Gameboy Advance. O jogo, que casava perfeitamente a nostalgia do side-scrolling já consagrado dos games anteriores com novas mecânicas e idéias para as fases, uma mais criativa que a outra.
Devido ao sucesso absoluto tanto em avaliações quanto em vendas, imediatamente surgiu uma demanda para uma sequência. Em 2009 os jogadores puderam experimentar um novo 'New Mario'(novo 'new', oxi). O Wii recebeu uma versão do jogo de 2006 intitulado New Super mario bros. Wii. A Nintendo trouxe de volta os Yoshis para nos auxiliar tal qual fizeram em Super mario World. Aqui, no entanto, eles não possuiam peculiaridades entre si, exceto pelas cores. O multiplayer com 4 players simultaneamente (que PODE ter sido inspirado no game "Little Big Planet" - há controvérsias -) foi o principal carro chefe para o marketing pesado investido no jogo. NSMBWii, que pode ser encarado como uma adaptação do game original de 2006, justificou o reaproveitamento de temáticas e ambientações por não ser propriamente uma sequência espiritual, mas uma adaptação/revisão.
Eis que em 2012, finalmente podemos por as mãos na verdadeira continuação da série NEW. Será que essa nova aventura faz justiça ao número 2 em seu título?
SEQUÊNCIA?
Antes de se começar uma análise com alguma intenção de ser profunda e a mais imparcial possível (o que não é verdade nem de longe), faz-se necessária uma reflexão: O que esperar de uma continuação direta dos jogos que apreciamos? Normalmente esperamos conhecer o desfecho/desenvolvimento de uma estória (no caso de um jogo de aventura ou RPG); novos personagens, novas pistas? E se estivermos a nos referir ao sucessor de um jogo de plataforma? O que nós esperamos?New Super Mario Bros. 2 não se propõe a ser uma sequência, tanto quanto NSMBWii não se propôs. Sugere que, ao invés disso, você encontrará o mesmo universo com o qual está familiarizado nos dois jogos anteriores, porém encontrando uma nova plataforma aqui e um novo inimigo lá.
Se a proposta fosse apenas essa e fosse divulgada com a honestidade de ser um mero "pacote de expansão", New Mario 2 valeria o investimento... de no máximo, MÁXIMO uns US$20 no que se propõe. Mas este não é o caso. NSMB2 é um jogo extremamente reciclado e curto que deveria ser oferecido a preço de jogos menores de Wiiware/DSiware.
A nintendo sabe que está lançando no mercado um jogo com novidades insuficientes para justificar sua existência. Para justificar e criar mais meios de convencer o indivíduo a comprar o seu produto, Fez uso de alguns artifícios:
- Ouro: É tudo sobre coletar moedas. Como empurrar um jogo tão conservador como Mario bros. para as funcionalidades streetpass e spotpass do Nintendo 3DS? Criando algo (ainda que estúpido) para os players compartilharem e competirem, claro! Além disso, a Nintendo propõe que você tente alcançar a marca de 1 milhão de moedas coletadas. Essa marca não será alcançada nem que você jogue a campanha principal umas 20 vezes. Pra isso existe o Coin Rush, um modo de jogo onde o jogador precisa coletar o maior número de moedas em um pacote com 3 fases aleatórias seguidas -sem morrer-. Resultados podem ser compartilhados com outros jogadores. Mario nunca foi sobre isso, mas a Nintendo precisou criar algo assim para justificar aos céticos sensatos -que são descrentes quanto ao real valor de NSMB2- os US$40,00 sugeridos para se adiquirir o jogo.
- Download: Produtores dizem: "Nosso 'New Super Mario: The lost Levels' não justifica a compra pra você né? Então que tal baixar o jogo na comodidade do seu sofá, hein?". A Nintendo só se esqueceu de abaixar um pouco o preço da versão digital, uma vez que não oferece muita vantagem além do fato de o jogo aparecer instantaneamente pra você após a compra.
- Brindes!: Se você não compra NSMB2 pelo seu conteúdo -ou falta dele- propriamente dito, comprará pela moeda bonita que vem junto com a versão física! Não foi suficiente? Saiba que NSMB2 vem com uma bonita caixinha amarela diferente de tudo que existe para 3DS... e você VAI querer ter algo assim na sua prateleira (mas esqueça se você, assim como eu, tem um Nintendo 3DS americano e depende das vontades da Nintendo of America. Aqui, a caixa é branca como a neve, assim como todos os outros jogos).
- DLC: New Super Mario Bros. 2 é o primeiro game da série a receber conteúdo por download. Esse conteúdo é pago e apenas adicionará novos níveis ao modo Coin Rush. Ainda não foram liberadas imagens dessas novas fases baixáveis no momento em que escrevo esta 'bíblia, mas não faz sentido que esses níveis não tenham sido inseridos no game final para a campanha solo principal, ainda que isto significasse um adiamento do lançamento.
A Moeda custa US$40,00. De brinde, você leva um jogo.
IMERSÃO?
É de comer? Se este é um item que você não está acostumado a se deparar nestes superficiais reviews costumeiros de internet, trate de rever seu conceito de análise de jogos. A imersão é um fator extremamente importante e precisa ser levado em consideração pelos produtores para o total aproveitamento de um game por parte dos jogadores. É claro que isso depende do gênero do jogo e também ao que ele se propõe. Você não espera se sentir inserido em um mundo plausível e crível quando joga um game de... futebol. Mas quando nos propomos a jogar um game de aventura ou um RPG (fantasia), esperamos ser envolvidos pela "atmosfera", pelo "universo" do jogo. A imersão não depende de cutscenes cinematográficas, músicas orquestradas ou, peneirando para o gênero plataforma, level design.
As boas idéias dos produtores de NSMB2 são notórias durante o gameplay, mas elas não parecem adequadas ao contexto em que são inseridas. A sensação maior ao se jogar este game é de que não estamos desbravando um mundo, mas de que estamos passando por fases de obstáculos sem o menor propósito de existirem. Tudo parece muito artificial, não existe conteúdo. Não existe imersão.
Algums exemplos de estranheza em NSMB2:
- Gimmicks fora de contexto: Os estagiários da Nintendo estavam tão empolgados com as boas idéias que viram nos game-hacks de Super Mario World que resolveram empregar estas novidades em NSMB2. O resultado? Vemos gimmicks no primeiro mundo do game que são típicos castelos ou de World 5 em diante em jogos anteriores da série como Super Mario World (exemplo: plataforma composta por bloquinhos verdes que se movem)
- Mansão fantasma no deserto: Isso não precisa fazer sentido. Na verdade, não faz sentido discutir "sentido" em Super mario. Mas ainda assim, no que se refere a própria verossimilhança interna da franquia, mansão fantasma no deserto me fez rir e pensar "Nossa, esses caras realmente queriam fazer muitas fases fantasma no jogo xD"...
- Tema principal: Eu não pretendo entrar no mérito da infelicidade dos estagiários em entupir de 'bahbahs' a excelente melodia do New Super Mario Bros original (que já em NSMBWii já havia virado um grande samba do criolo doido. Consigo imaginar as feijoadas na minha família com músicas de Mario Wii). A estranheza se dá no momento em que a Nintendo adota a melodia "bahbah" como tema de seu novo jogo, usa incansavelmente nas fases "normais" e... de repente... quando você chega no world 4... esperando ouvir a bahbah musica novamente e... hã? Colocaram a mesma música do Wii aqui? Ué? Eles esqueceram que fizeram um novo tema pro NSMB2? Oi?
- 8 mundos? Ou seriam apenas 6?: NSMB2 pega aquela floresta, aquele deserto chato pra caramba, aquele mundinho de gelo (que sempre é meu favorito, licença) e todo o restante das ambientações dos NEW anteriores (que, oh... são as mesmas) e comprime em 6 (SEIS) mundos. Mas calma!!!! Não se desespere!!! Você não vai receber um jogo capado em número de fases não!!! No lugar disso você vai receber mais dois mundos inteiramente novos!!! O que? Ah, não... não inserimos novas idéias não... mas criamos os espetaculares World MUSHROOM e World FLOWER, com fases genéricas que deveriam estar nos outros 6 mundos anteriores!!!! Não é legal???????
Não.
Acima: Materialização do termo "genérico"
Cabe aqui uma observação/curiosidade: O protótipo do New Super Mario Bros. original iria conter dois mundos completamente diferentes da versão final: Jungle World (mundo 4) daria lugar ao Ancient World (Seria um mundo com fases de ruínas?) e o Mountain World cederia espaço para Machine World (interessante imaginar Mario passando por ambientações com máquinas e/ou fábricas). Essas temáticas poderiam ser resgatadas em NSMB2, substituindo World Mushroom e World Flower, não é mesmo?
Imagens do Beta de New Super Mario Bros. (Nintendo DS)
NOSTALGIA
A Nintendo tem apostado fortemente em menções nostálgicas nos jogos mais modernos do Bigode. Decidiram que a Super Leaf é legal e resolveram entupir todos os games Mario de Nintendo 3DS com alguma coisa relacionada. Em NSMB2 ela está presente, mas não pense que você vai ter total liberdade para sair por aí voando e superando as fases à sua maneira. A liberdade para isso será proporcionada apenas nas fases que os produtores decidirem que você pode... ou tu achas que podes simplesmente sair a voar e deixar de conferir a incrível gimmick que eles preparam na fase para você transpor? Haha...
Uma das poucas fases onde a câmera permite total exploração com Raccoon Mario.
Cenários de fundo de Super Mario World aparecem em algumas fases, mas eles não fazem sentido algum aqui! Uma das tentativas mais porcas de tentar conquistar a sua simpatia. E eles conseguem, mas é impossível não olhar para aquele cenário oriúndo da saudosa Chocolate Island e pensar "Hmmm, legal! Mas não tem nada a ver com esse jogo!".
Background clássico de Super Mario World é um peixinho fora d'água em NSMB2
Os Reznors (os infames rinocerontes chefes das fortalezas de Super Mario World) estão de volta. Mas o que eles estão fazendo aqui? É muito legal ouvir o remix de seu tema, mas eles também não tem nada a ver com esse jogo. NSMB2 não decide se quer ser o novo Mario 3 ou novo Mario World. O que se sabe é que falha miseravelmente nas duas tentativas, sendo um jogo sem uma identidade própria. Você certamente vai curtir as homenagens ao passado, mas a sensação de estranheza não o permitirá ficar plenamente maravilhado com essas coisas.
Os Koopalings estão de volta. Suas torres e castelos estão presentes até mesmo no meio do absurdo adimensional dos mundos "especiais". É esquisito você ver os carismáticos filhos de Bowser fazendo morada nos World Mushroom e Flower. New Super Mario Bros.2 é um festival de idéias(algumas muito boas!) fora de seus devidos lugares.
Reznors e Koopalings retornam, mas sem muito triunfo.
O BLÁ BLÁ BLÁ CONVENCIONAL DE TODA ANÁLISE
Peach foi raptada novamente e cabe a você, no papel de Mario (ou Luigi, posteriormente), salvar a princesa das garras de Bowser. Mario não precisa de uma estória mais elaborada que isso e neste jogo ela é suficiente como sempre foi. No entanto, o fato de NSMB2 se passar na Mushroom Kingdom novamente soa como desculpa para que os produtores possam reaproveitar cenários dos jogos anteriores. Por curiosidade, Super Mario Bros 3, Super Mario World, Super Mario Land e Super Mario Land 2 não eram, por exemplo, ambientados no Reino dos cogumelos. O resultado é que estes jogos ganharam identidade própria e fases bastante originais, não dependendo somente da necessidade de gimmicks criativas que os estagiários criaram para NSMB2 parecer 'diferente'.
A Nintendo jamais irá 'cagar e andar' totalmente para um jogo Mario (na verdade, não deveria fazê-lo nem parcialmente, mas relevemos). Ainda que o jogo não seja digno de elogios rasgados e títulos de melhor jogo do Bigodudo (Já tive o desprazer de ler isso de criaturas que se deixaram levar pelo momento ou pela cegueira), alguns pontos fortes precisam ser ressaltados e reconhecidos. O jogo se apresenta na melhor forma (gráfica... apenas gráfica) até agora! O visual do jogo salta aos olhos e realmente dá muito gosto olhar para a tela e ver todo o reino dos cogumelos animado da maneira mais fantástica até agora. O efeito 3D não funciona e só está aqui para quem achar que, por estar jogando em um aparelho chamado 3DS, precisa jogar tudo em três dimensões. O efeito é definitivamente muito ruim. Um dos ou talvez o pior no aparelho. Esqueça-o.
O cenário de fundo fica borrado com quando se liga o 3D (primeira figura). O jogo fica muito mais nítido com o efeito desligado (segunda figura)
A jogabilidade, funcional como sempre. Não deve ser modificada e nisso a Nintendo está correta. Os pulos acrobáticos vindos de Mario 64 ainda estão aqui e continuam a casar perfeitamente com o 2D. A precisão é prejudicada quando se tenta jogar pelo Circle Pad, mas com um pouco de prática dá pra se acostumar. O direcional digital também é perfeitamente suportável depois de duas ou três fases. O novo Power-up, a Gold Flower, é a única novidade bem vinda em NSMB2. A sensação de poder ao se conseguir este item é magnífica, ao mesmo tempo que não é algo terrivelmente injusto e roubado que faça o jogo perder a graça. Seu poder consiste em, resumidamente transformar tudo em moedas. As bolas douradas de fogo explodem e atingem inimigos com bastante facilidade. Jogadores menos experientes poderão usurfruir da Invincibility Leaf e se transformar em uma versão poderosa e invencível de Raccoon mario.
New Super Mario Bros. 2 possui poucas músicas novas e estas são desperdiçadas como overworld theme dos genéricos e nada inspirados World Mushroom, Flower e Star (a.k.a. World 9).Todo o resto do jogo é recheado por temas vindos do passado, em uma tentativa de agradar pelo saudosismo. Os temas dos New Marios anteriores estão aqui novamente, mas com mais "bahbahs" do que nunca. Os overworld themes dos 6 principais mundos são puro copy e paste da OST do jogo de Wii. Vergonhoso.
Fazendo um apanhado, os pontos positivos e negativos do game:
PONTOS POSITIVOS
- Excelente Jogabilidade, como esperado de um jogo Mario.
- Gráficos de Qualidade. A versão definitiva neste quesito.
- O novo Power-Up Gold Flower garante uma sensação de poder bastante ímpar.
- Experiência -quase- clássica de um game Mario. Melhor para quem não jogou nenhum dos "NEW" anteriores.
- Reznors
PONTOS NEGATIVOS
- Música. Tema de vários jogos anteriores misturados somado a "bahbahs' exagerados resultam em um jogo sem identidade musical.
- Ambientações são puro repeteco dos jogos anteriores.
- Exploração com Super Leaf só é possível em algumas fases.
- Worlds Mushroom, Flower e Star são a maior sem-vergonhice da Nintendo.
- Moedas por todo canto implicam em quantidades quase infinitas de 1-ups.
- Reznors
Não pude conferir o multiplayer deste jogo, então esta 'análise' fica incompleta por conta disso. Mas sinceramente? Não tenho a mínima vontade de experimentar. Resta esperar por New Super Mario U, que pelo único trailer divulgado até agora, já esbanja originalidade com seu novo tema e suas ambientações diferenciadas. Como ambos os jogos foram desenvolvidos simultaneamente, fica perceptível a falta de cuidado para com NSMB2 em prol de NSMBU. Que este novo game para WiiU possa valer a pena então, já que Iwata pretende que o game seja o 2D definitivo da série.
NOTA(Isso é realmente importante?):
- Spoiler:
- 7/10
Créditos à Mario Wiki pelas imagens que chupinhei
Sáb 20 Jan 2018, 17:41 por ExtremeZelda
» [TSADNB] Tópico sobre Assuntos Diversos no Blast
Sex 19 Jan 2018, 16:49 por ExtremeZelda
» [VENDO] NINTENDO WII U 32GB MARIO KART 8 DELUXE BUNDLE
Sáb 01 Abr 2017, 11:45 por jcvalerio
» Mario Kart 8 travou meu Wii U
Sáb 01 Abr 2017, 10:14 por quediz
» Troca Pokémon & Friend Codes - Sun/Moon & Gen 6
Sex 31 Mar 2017, 21:29 por Devilucky
» Lojinha do Tio Logan
Sex 31 Mar 2017, 09:33 por Logan
» Problema na tela de cima do 3DS.
Qui 30 Mar 2017, 13:45 por Afrojin
» Novos jogos para Wii U, Wii e DS
Ter 28 Mar 2017, 23:04 por SSBGames
» 9 jogos de Wii no arremate
Ter 28 Mar 2017, 22:30 por SSBGames
» [AJUDA] Nintendo Switch - Como comprar jogos?
Ter 28 Mar 2017, 18:07 por Fael BC
» Fan Game - Pokemon Hau Adventures
Ter 28 Mar 2017, 10:20 por wawagames
» Muro das lamentações, desabafe aqui o que lhe aflige.
Seg 27 Mar 2017, 23:47 por Shaya