Espero que ainda possa responder acrescentando minha opinião...
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1 - Muito conteúdo para lidar
Em Skyward Sword, temos apenas três opções para visitar: Faron Woods, Eldin Volcano e Lanayru Desert. Nos outros jogos de Zelda, podemos ver que existem muito mais áreas que podem ser exploradas. Em Skyward Sword, precisamos revisitar sempre os mesmos lugares para cumprir os objetivos do jogo. Bob Mackey afirma que em vez de providenciar um conteúdo variado, Skyward Sword escolhe descaradamente a reciclagem.
Concordo, realmente não é legal ficar re-re-revisitando lugares num jogo Zelda, que é conhecido pela exploração e liberdade. Revisitar uma vez até vai, mas pela terceira vez ficou chato pra caramba, mesmo com as "mudanças" no ambiente.
2 - Um Mundo Imutável
Mackey diz que em outros jogos da série, temos a chance de moldar o mundo. Em Ocarina of Time, Majora's Mask e The Wind Waker, temos instrumentos capazes de mudar o tempo, condições climáticas e outras coisas no ambiente ao redor de Link. Mackey diz que a harpa não oferece nada além de um mini-game absurdamente fácil usado para desbloquear uma série de lugares prescritos.
Triste verdade. Em SS não chove, não fica de noite... não parece muito "Zelda". A harpa poderia ter sido muito, MUITO mais bem aproveitada. Porque não criar as canções no estilo Ocarina of Time? Realmente TOCÁ-LAS, em vez de só ficar dando ritmo? Sinceramente não entendo. Dava tempo de sobra pra fazer isso em 5 anos de desenvolvimento. Já pensou que maneiro realmente tocar as músicas nas cordas da harpa, ainda mais com o Motion Plus? Nintendo bobeou feio aí...
3 - Falta de exploração
Em muitos jogos de Zelda, você é livre para explorar Hyrule do jeito que quiser, descobrir segredos e passear no cenários. Em Skyward Sword você é obrigado a seguir uma aventura linear. Seu trajeto deve ir em direção ao objetivo, tanto que foi incluído o sistema de Dowsing, para que você saiba exatamente para onde deve ir. Até mesmo a velha fórmula de descobrir novo lugares com novos itens foi tratada como uma visitação forçada em Skyward Sword.
Discordo um pouco, pois tive muito mais sensação de liberdade em SS do que tive em Twilight Princess, por exemplo (que não deixa de ser um game fantástico). Afinal, praticamente a qualquer momento podemos voltar para o céu, explorar as ilhas, fazer compras e upgrades em Skyloft, ir para outras regiões procurar itens e etc., e depois voltar para nossa aventura.
Mas concordo que há muito pouco segredos para se descobrir. Colocar uma bomba no chão e abrir um buraco? Nada.Tocar uma canção num ponto secreto e ter um resultado inesperado? Nem. O que mais chega perto disso é "tocar", entre aspas mesmo, a harpa perto de uma parede ou de um lugar "mágico" para sair uma sheikah stone e dar um tesourinho mixuruca,
. Fora que o céu é muito, muito vazio... poderia ter mais uma ilhinhas, mais segredos... mas praticamente todas as recompensas "secretas" consistem em achar cubos da deusa, então...
4 - Falta de personagem
Não que há poucos personagens em Skyward Sword, mas o que Mackey afirma é que esses personagens são pouco desenvolvidos. Em outros jogos da série, nós acompanhamos não só a história de Link, mas também a dos personagens ao nosso redor. Você lembra dos créditos de Ocarina of Time e Majora's Mask em que é mostrado o que acontece com cada personagem? Pois é, Skyward Sword não tem isso.
Discordo totalmente desse ponto. Em Majora's até vai, mas em Ocarina a gente não estava nem aí pros personagens, vamos ser sinceros. Não havia desenvolvimento nenhum além dos principais. A gente só via nos créditos todo mundo lá festejando, mas só. Muitos a gente nem lembrava o nome. Zelda nunca foi jogo de ficar dando muita atenção pra personagem terciário, quartiário, quintiário... ou sei lá
Skyward desenvolveu bem seus personagens. Groose mudou de um jeito bem interessante. A anciã do Templo Selado guardava surpresas até o fim. Os personagens de Skyloft são muito mais carismáticos do que os de Ocarina of Time, por exemplo. É injusto criticar esse ponto.
5 - Uma ajudante supremamente irritante
Quem já jogou Skyward Sword, deve ter ficado muitas vezes irritado com a Fi avisando que sua vida está baixa ou que as pilhas do Wii Remote estão fracas. Ela gosta de sempre falar o óbvio e dizer a mesma coisa que um personagem disse a segundos atrás. Tudo isso junto torna Fi numa ajudante irritante.
Discordo supremamente! Fi é de longe, na minha opinião, uma das melhores ajudantes de Link. Tudo bem que ela fala coisas óbvias, e que o jeito dela de falar (que eu achei extremamente carismático) faz as pessoas acharem que ela é meio robô, sendo que é apenas exageradamente técnica... e que ficar falando das pilhas do wiimote é totalmente desnecessário...
Mas ela tem muitos lados bons. Pra começar, é extremamente útil; guia muito bem pela aventura (as vezes até demais, é verdade, mas isso não é culpa do personagem, e sim da Nintendo que exagerou nas dicas). Explica muito bem pra gente todos os lugares, ambientes, dá dicas, fala sobre rumores, diz o tempo de jogo, re-explica a missão caso esqueçamos... até fala sobre os monstros, trazendo de volta uma ajuda que a Navi dava, mas que a Midna nunca deu, por exemplo. E olha que ela explica muito melhor que a Navi.
E a personagem em si desenvolveu-se durante a história, ao ponto de, quando chega no final, ela dizer aquelas coisas pro Link sobre a aventura e como foi divertido viajarem juntos. Fora que ela é bem diferente, sendo o espírito da espada (que aliás é o item principal do jogo, vide título). Mancada falar mal dela só porque ela tem uma PERSONALIDADE um tanto diferente. Cada personagem tem seu jeito.
Midna ainda é minha ajudante favorita, mas Fi chegou quase lá, apesar de serem totalmente diferentes. Essa é a beleza da diferença
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