Mini-análise de Super Mario 3D Land:Super Mario 3D Land foi um dos títulos mais aguardados do Nintendo 3DS, e também a aposta da Nintendo, para que o jogo balançasse as vendas do 3DS. Com um tempo curto de desenvolvimento, Super Mario 3D Land apresentava a proposta de mesclar elementos tanto dos jogos 2D, como power-ups e as bandeiras dos términos das fases, quanto nos 3D, ou seja, você agora pode usar seu traje de guaxinim em um ambiente tridimensional. A proposta era simples, e por isso, em pouco tempo de desenvolvimento, desde o anúncio do jogo, Super Mario 3D Land chegou às lojas e foi um tremendo sucesso, sendo o título do portátil mais vendido até agora, totalizando mais de 5 milhões e 800 mil unidades ao globo inteiro.
Voltando ao que interessa, Super Mario 3D Land apresenta a mesma jogabilidade de Super Mario 64 com o New Super Mario Bros., além de que, não só apresenta movimentos de Super Mario 64, mas também apresenta controles semelhantes, como a função "Dash"(correr). Além disso, dois novos movimentos foram introduzidos neste novo game da série principal, como o Roll, e um pulo extremamente mais longo que o Long Jump, que após rapidamente pressionado os botões de agachar(L ou R), correr(Y ou X) e de pular(A ou B) soltando rapidamente o botão de agachar após pressionar o botão de pulo, que fazia Mario ir mais longe, e era extremamente mais útil que o Long Jump, que na maioria das vezes, não há necessidade de ser utilizado. Como já disse, a mecânica do jogo é a mesma dos jogos tridimensionais do Mario anteriores(Super Mario 64, Sunshine, Galaxy 1 e 2), e há a presença de power-ups como o Mushroom e a Fire Flower, além da volta do Tanooki Suit de Super Mario Bros.3, do Propeller Box de New Super Mario Bros. Wii, e um novíssimo power-up jamais visto, a Boomerang Flower, que permite Mario a arremessar objetos com total liberdade, e, não é possível voar com o traje Tanooki, visto que os desenvolvedores tiveram dificuldade de planejar esse movimento. Outro fator do game forte, é a realidade. O game é muito atencioso a pequenos detalhes, como a bota de Mario fazendo barulho ao bater uma superfície sólida, como a ponte, além também não só sólida, como também na grama, o barulho que Mario faz ao bater um bloco já usado, ao pisar na água, os pequenos detalhes realísticos, neste jogo, são fantásticos, tiveram muita dedicação com esses pequenos fatores.
A trilha sonora é um pouco preguiçosa, algumas músicas são remixes ou ports de músicas do Super Mario Galaxy e Super Mario Bros. 1/3, porém é claro, há faixas novas, como a Overworld do Mundo 1, Mundo 2, fase do gelo de Mundo 3, entre outras. Como não poderia deixar de ser, as novas músicas são ótimas, e muito bem compostas.
Os gráficos estão aceitáveis para os padrões do Nintendo 3DS, tendo nível semelhante aos gráficos de Super Mario Galaxy do Wii, sendo levemente inferior, mas o game faz bonito e os cenários apesar de serem um pouco vazios, tem muita diversificação, e cada detalhe da fase é apreciada e muito bem feita, deixando mais um fator realístico que o game possui. O polimento, aparência dos inimigos, a água, os blocos, tudo é bem feito e tiveram um grande carinho com pequenos detalhes.
O efeito 3D do jogo é sensacional, tendo duas opções: a de profundidade e a outra que apela, foca mais no salto das imagens. O 3D separa sprite por sprite, cenário por cenário, item por item, desde o que está no fundo, desde o que está na sua frente, é como estar de platéia assistindo a esta aventura do Mario. Os mapas são um pouco decepcionantes, são bem lineares, sem exploração. A dificuldade do jogo não é alta, dá para se terminar o jogo em uma estimativa de até no máximo 3 horas, mas claro, há ainda mais 8 Special Worlds para se jogar, além de uma série de tarefas para você fazer se quer realmente garantir a porcentagem de 100% completa neste jogo, o que claro, você provavelmente não vai rejeitar e vai em busca de novos desafios.
Apresentação: 10,0
Gráficos: 9,0
Som: 8,5
Jogabilidade: 9,5
Diversão: 9,5
Nota final: 9,3
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