Olá, pessoal. Preciso expor aqui uma opnião e saber o que vocês pensam sobre isso, afinal, a grande maioria de vocês nintendistas deve considerar Ocarina of Time o maior, ou talvez o segundo maior Zelda de todos, agora com o lançamento do Skyward Sword. Ocarina of Time foi o unico Zelda que eu joguei até o final e sinceramente, é muito bom, mas não me anima do mesmo jeito que motiva todos a dizerem que ele é um dos maiores jogos de todos os tempos...
Aviso: Eu creio que irei ser um tanto quanto duro nas minhas colocações, mas entendam que não quero classificar o jogo como ruim, considero otimo, mas para um jogo que possui a fama de Oot, ele passa a ser relativamente frustante.
Para começar, devo dizer, ser overrated não significa ser ruim, significa que é bom, porém algo que leva mais honras e elogios do que merecia. E por mais que isso possa parecer rude da minha parte, acho um tanto quanto exagero o que dizem sobre esse jogo...
The Legend of Zelda, Ocarina of Time, é sim um grande jogo, com areas divertidas de se explorar, dungeons muito bem feitas e o principal: Na transição do 2d para o 3d, Ocarina tratou de ser um exemplo classico e perfeito do que um jogo da serie Zelda deve ser. Mas isso não faz com que concorde que seja o maior... De fato, Ocarina pra mim é um grande modelo, porém não mais que isso, e esse é um dos fatores que impede que eu o glorifique, já que como modelo ele apresenta o básico, sim em otima foma, porém não muito além do básico.
Algumas caracteristicas de Zelda Ocarina of Time que considero abaixo da média, pra mim, incluem os cenarios "estilo Resident Evil 2" como por exemplo o Hyrule Market, e algumas lojas. Tá certo que o Nintendo 64 era inferior tecnicamente aos consoles como Wii e GC, porém o primeiro game do console, Mario 64, foi sem duvida um grande show nesse aspecto, com cenários e gráfico em 3d que infelizmente não foram exemplo seguido em muito jogos do console. Por que com Zelda não foi igual?
Outro detalhe, é a história. Todos sabemos que muitas series não precisam de um boa historia, não é? Apenas um pano de fundo, como caso de Mario e Kirby. A historia de Oot não é tão pobre, mas considero um exagero dizer que foi uma grande ideia, afinal, o lance de ser criança e depois adulto, foi sensasional, mas não faz nenhum sentido pra mim, um jogo onde uma criança viaja para o futuro, salva o mundo e volta para o passado... Não era mais fácil salvar o passado e mudar o futuro? Eu entendo que para o enredo foi essencial essa ordem, porém deveria haver uma explicação melhor para Link precisar durmir durante 7 anos. Não, a desculpa de que ele não era forte o sufisciente como criança não me convence...
Aliás, Ganondorf não foi nem de longe uma grande ameaça. Não achei nada nada desafiadora nem palatável a primeira luta contra Ganondorf. Ele é práticamente inofensivo! Por mais que seja complicado acertá-lo rebatendo as bolas de luz, se o Link defender, será imune, já que o chefe não tem outro movimentos além de lançar essas esferas (seja uma por vez ou mesmo o golpe especial) e permanecer no centro! Gostei da parte onde deve-se escapar com Zelda, mas a luta final consegue ser mais estupida... Ganon não possui muito golpes ou movimento, é apenas um porco com espadas que facilmente deixa o jovem heroi rolar por debaixo de suas pernas e acertar sua calda. Divertido, legal e bonito? Sim, muito aceitável. Mas por que classifiquei essas batalhas desse modo? Simplesmente por que para um vilão que se diz o Rei do Mal e para um jogo que deveria ser a obra prima definitica entre todos os Zelda, essas sequencias são mediocres.
Outro ponto do jogo que acho inferior ao que deveria fazer parte do que se propôe ter o titulo de maior Zelda de todos o tempos é Hyrule Field... Mas o que era aquilo? Muitos elogiam muito e muito aquilo. Não concordo. Hyrule Field foi maravilhoso no primeiro Zelda do Nes e belissimo em A Link to the Past, mas aqui... Na minha sincera e provavelmente desaprovada opnião, aquilo ficou um lixo... Bem, é completamente vazio. Serve como uma area que acessa todas as outras regiões de Hyrule, porém nele não há nada de interessante. O design é pobre e não agrada esteticamente aquilo tudo... Ou melhor "aquele nada". Nunca jogui Twilight Princess, mas pelos videos que vi no Youtube, esse jogo cria um Hyrule Field muito mais digno comparada a classicos com Legend of Zelda e A Link to The Past.
E tem mais... Se Majora's Mask possui a mesma engine de Oot, tem avanços tecnicos em relação a ele (como melhores gráficos, e que bom que todos os cenarios são em 3d real diferente do Hyrule Market), inovou bastante na história, sistema de 3 dias, transformações e outras máscaras, por que esse jogo nunca foi considerado o melhor Zelda? Se ele seguiu a linha de Oot com adições, por que não é o melhor então? Não seria correto considerar MM o melhor Zelda, e muito menos inferior ao Oot. Creio que muitos jogadores não gostam mais desse jogo por ser tão diferente dos clássicos. O que é uma pena, se a série Mario sempre inova, por que o Zelda que mais inovou (até Skyward Sword) não foi tão amado como seu antecessor? Apesar de ter a fita original, meu progresso nesse jogo foi muito menor do que em Oot, eu apenas joguei até a quest do ovos que não completei e utilizei o save do outra pessoa (a fita antes pertencera a locadora) para derrotar Majora e fazer outras quest. E mesmo não jogando todo o jogo, considerei muito mais interessante que o Oot.
Uma vez, li o comentário de um usuário, chama Ghutto, sobre o jogo. irei colar os comentários dele aqui e digo que concordo em tudo que ele disse:
Deixando um pouco de lado as comparações com Majora's Mask, dou "A Link to The Past" como um exemplo de outro jogo magnifico da serie. Ocarina pra mim não foi a metade do que foi A Link to the Past. A possibilidade de exploração nesse jogo interessantissima e seria mesmo sem o Dark World. Esse é outro jogo que por mais que tenha dedicado boa horas, não zerei como fiz com Oot, mas que mesmo assim me agradam profundamente.
Bem, pessoal, quero a opnião de vocês, mas não posso fechar esse post sem pedir desculpas caso tenha sido rude demais quanto minhas qualificaçõe ao Ocarina of Time. Mas definitivamente, pra mim, apesar de ser um grande jogo, não consegue ser epico o suficiente e está bem atrás de A Link to the Past e Majora's Mask. E acredito que Twilight Princess e Wind Waker, entre outros que não joguei sejam também mais interessantes que Ocarina.
Aviso: Eu creio que irei ser um tanto quanto duro nas minhas colocações, mas entendam que não quero classificar o jogo como ruim, considero otimo, mas para um jogo que possui a fama de Oot, ele passa a ser relativamente frustante.
Para começar, devo dizer, ser overrated não significa ser ruim, significa que é bom, porém algo que leva mais honras e elogios do que merecia. E por mais que isso possa parecer rude da minha parte, acho um tanto quanto exagero o que dizem sobre esse jogo...
The Legend of Zelda, Ocarina of Time, é sim um grande jogo, com areas divertidas de se explorar, dungeons muito bem feitas e o principal: Na transição do 2d para o 3d, Ocarina tratou de ser um exemplo classico e perfeito do que um jogo da serie Zelda deve ser. Mas isso não faz com que concorde que seja o maior... De fato, Ocarina pra mim é um grande modelo, porém não mais que isso, e esse é um dos fatores que impede que eu o glorifique, já que como modelo ele apresenta o básico, sim em otima foma, porém não muito além do básico.
Algumas caracteristicas de Zelda Ocarina of Time que considero abaixo da média, pra mim, incluem os cenarios "estilo Resident Evil 2" como por exemplo o Hyrule Market, e algumas lojas. Tá certo que o Nintendo 64 era inferior tecnicamente aos consoles como Wii e GC, porém o primeiro game do console, Mario 64, foi sem duvida um grande show nesse aspecto, com cenários e gráfico em 3d que infelizmente não foram exemplo seguido em muito jogos do console. Por que com Zelda não foi igual?
Outro detalhe, é a história. Todos sabemos que muitas series não precisam de um boa historia, não é? Apenas um pano de fundo, como caso de Mario e Kirby. A historia de Oot não é tão pobre, mas considero um exagero dizer que foi uma grande ideia, afinal, o lance de ser criança e depois adulto, foi sensasional, mas não faz nenhum sentido pra mim, um jogo onde uma criança viaja para o futuro, salva o mundo e volta para o passado... Não era mais fácil salvar o passado e mudar o futuro? Eu entendo que para o enredo foi essencial essa ordem, porém deveria haver uma explicação melhor para Link precisar durmir durante 7 anos. Não, a desculpa de que ele não era forte o sufisciente como criança não me convence...
Aliás, Ganondorf não foi nem de longe uma grande ameaça. Não achei nada nada desafiadora nem palatável a primeira luta contra Ganondorf. Ele é práticamente inofensivo! Por mais que seja complicado acertá-lo rebatendo as bolas de luz, se o Link defender, será imune, já que o chefe não tem outro movimentos além de lançar essas esferas (seja uma por vez ou mesmo o golpe especial) e permanecer no centro! Gostei da parte onde deve-se escapar com Zelda, mas a luta final consegue ser mais estupida... Ganon não possui muito golpes ou movimento, é apenas um porco com espadas que facilmente deixa o jovem heroi rolar por debaixo de suas pernas e acertar sua calda. Divertido, legal e bonito? Sim, muito aceitável. Mas por que classifiquei essas batalhas desse modo? Simplesmente por que para um vilão que se diz o Rei do Mal e para um jogo que deveria ser a obra prima definitica entre todos os Zelda, essas sequencias são mediocres.
Outro ponto do jogo que acho inferior ao que deveria fazer parte do que se propôe ter o titulo de maior Zelda de todos o tempos é Hyrule Field... Mas o que era aquilo? Muitos elogiam muito e muito aquilo. Não concordo. Hyrule Field foi maravilhoso no primeiro Zelda do Nes e belissimo em A Link to the Past, mas aqui... Na minha sincera e provavelmente desaprovada opnião, aquilo ficou um lixo... Bem, é completamente vazio. Serve como uma area que acessa todas as outras regiões de Hyrule, porém nele não há nada de interessante. O design é pobre e não agrada esteticamente aquilo tudo... Ou melhor "aquele nada". Nunca jogui Twilight Princess, mas pelos videos que vi no Youtube, esse jogo cria um Hyrule Field muito mais digno comparada a classicos com Legend of Zelda e A Link to The Past.
E tem mais... Se Majora's Mask possui a mesma engine de Oot, tem avanços tecnicos em relação a ele (como melhores gráficos, e que bom que todos os cenarios são em 3d real diferente do Hyrule Market), inovou bastante na história, sistema de 3 dias, transformações e outras máscaras, por que esse jogo nunca foi considerado o melhor Zelda? Se ele seguiu a linha de Oot com adições, por que não é o melhor então? Não seria correto considerar MM o melhor Zelda, e muito menos inferior ao Oot. Creio que muitos jogadores não gostam mais desse jogo por ser tão diferente dos clássicos. O que é uma pena, se a série Mario sempre inova, por que o Zelda que mais inovou (até Skyward Sword) não foi tão amado como seu antecessor? Apesar de ter a fita original, meu progresso nesse jogo foi muito menor do que em Oot, eu apenas joguei até a quest do ovos que não completei e utilizei o save do outra pessoa (a fita antes pertencera a locadora) para derrotar Majora e fazer outras quest. E mesmo não jogando todo o jogo, considerei muito mais interessante que o Oot.
Uma vez, li o comentário de um usuário, chama Ghutto, sobre o jogo. irei colar os comentários dele aqui e digo que concordo em tudo que ele disse:
Realmente Majora não está no patamar de seu antecessor, está anos luz a frente dele.
Todos os outros Zeldas que vieram depois de Ocarina o superaram em absolutamente tudo, de Majora e Twilight Princess. Somente os saudosistas que vivem nostalgia não admitem. Porque Miyamoto e Aonuma já admitiram que Ocarina não é e nem nunca será tudo aquilo que as pessoas acham e se fosse avaliado hoje não passaria de um 6. Mas ista de Ocarina é assim mesmo, ele sempre vai ser o melhor mesmo nunca tendo sido.
Deixando um pouco de lado as comparações com Majora's Mask, dou "A Link to The Past" como um exemplo de outro jogo magnifico da serie. Ocarina pra mim não foi a metade do que foi A Link to the Past. A possibilidade de exploração nesse jogo interessantissima e seria mesmo sem o Dark World. Esse é outro jogo que por mais que tenha dedicado boa horas, não zerei como fiz com Oot, mas que mesmo assim me agradam profundamente.
Bem, pessoal, quero a opnião de vocês, mas não posso fechar esse post sem pedir desculpas caso tenha sido rude demais quanto minhas qualificaçõe ao Ocarina of Time. Mas definitivamente, pra mim, apesar de ser um grande jogo, não consegue ser epico o suficiente e está bem atrás de A Link to the Past e Majora's Mask. E acredito que Twilight Princess e Wind Waker, entre outros que não joguei sejam também mais interessantes que Ocarina.
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