Enquanto que atualmente a Nintendo já possui duas séries de Mario centralizadas na jogabilidade no estilo RPG (Mario & Luigi e Paper Mario), o primeiro jogo do encanador bigodudo pertencente a esse gênero não foi de nenhuma dessas duas.
Esse primeiro jogo foi Super Mario RPG: Legend of the Seven Stars, desenvolvido pela Squaresoft (atual Square Enix) e lançado para o Super Nintendo em 1996, anos mais tarde relançado para o Virtual Console do Wii e do Wii U.
Como já dito anteriormente, esse foi o primeiro RPG da franquia Mario, e devido ao fato de ele ter sido feito pela Square, o jogo possui inúmeras semelhanças com os jogos da franquia Final Fantasy.
Assim como em Final Fantasy, as batalhas são feitas por turnos, onde cada personagem tem a sua vez de atacar, e quem possui velocidade maior ataca primeiro. Ao derrotar todos os inimigos em uma batalha, o jogador ganha uma certa quantidade de experiência, e após ganhar experiência o suficiente, o jogador aumenta o seu nível. O jogo também possui equipamentos para aumentar os stats dos personagens, itens para usar durante a batalha e várias outras coisas presentes na famosa franquia de RPG da Square.
Porém, o jogo também fez várias coisas que não estavam presentes em Final Fantasy, como por exemplo, uma jogabilidade de plataforma em 3D fora das batalhas (afinal, é um RPG, porém ainda é um jogo de Mario). Outra diferença notável foi o fato das batalhas não iniciarem aleatoriamente, mas sim com Mario encontrando os inimigos fora das batalhas. Isso significa que é possível evitar confrontos caso o jogador seja habilidoso com os controles no jogo.
Super Mario RPG também mudou algumas das mecânicas de Final Fantasy para tornar as batalhas mais frenéticas e divertidas. Por exemplo, é possível aumentar o seu dano caso você aperte o botão de ataque na hora certa, como também é possível diminuir o dano do inimigo fazendo a mesma coisa. Outra mudança foi o fato dos Ataques Especiais (ou magias, caso prefira) só funcionarem bem caso o jogador execute os comandos específicos que cada uma tem, como apertar Y várias vezes para soltar as Fireballs do Mario, ou rotacionar o D-Pad pra aumentar o alcance do Poison Gas do Bowser.
Super Mario RPG não era diferente dos outros jogos de Mario somente em sua jogabilidade, mas em sua história também. O enredo do jogo é bem distinto do que é visto normalmente em outros jogos do encanador bigodudo.
Tudo começa com o Bowser sequestrando a princesa Toadstool, com Mario partindo para resgatá-la logo em seguida, como de costume. Ao chegar no castelo de seu inimigo, uma batalha entre Mario e Bowser é travada. Logo em seguida, o nosso herói vence o confronto e consegue resgatar Toadstool. Até aqui a história parece ser bem normal para um jogo de Mario, porém algo inusitado ocorre repentinamente:
Uma gigantesca espada cai do céu.
Com o choque causado pela queda dessa espada, todos os presentes no castelo do Bowser são mandados voando para direções diferentes, incluindo Mario, Toadstool, Bowser e todos os seus soldados. A Star Road, que se encontrava próxima ao local, também foi destruída por essa espada.
Por sorte, Mario é jogado para dentro de sua própria casa, próxima ao Mushroom Kingdom. Após isso, o nosso herói retorna para o castelo de Bowser, e vê que a espada que caiu também destruiu a ponte que dava acesso à ele.
O nome dessa espada é Exor, um membro da gangue do Smithy. Essa gangue é formada por vários monstros bizarros com formato de armas que pretendem dominar o mundo, e que tomaram o castelo de Bowser para usar como sua base de operações.
Agora resta a Mario o objetivo de descobrir onde a princesa Toadstool foi parar, como também de deter os planos da maligna gangue do Smithy. E é a partir daqui onde o enredo de Super Mario RPG começa a se desenvolver.
No decorrer do jogo, é possível encontra vários personagens que compõem o time de protagonistas dessa história. Estes personagens são essenciais no desenvolvimento do enredo, como também são totalmente utilizáveis nas batalhas que o jogador enfrenta. Eles são:
Mario, o encanador
Mario é o personagem principal do jogo, e é aquele em que o jogador controla fora das batalhas. Mario é um personagem bem quieto, que prefere se expressar por gestos ao invés de palavras. Mesmo assim, ele possui uma personalidade bastante corajosa, apesar de ser um pouco imprudente.Sua forma principal de ataque é, além de seus próprios punhos, coisas como cascos de Koopa e Martelos. Seus ataques especiais se resumem a poderosos pulos e bolas de fogo.
Mallow, o...girino?
Mallow é um "girino", e neto de Frogfucius. Ele é visto pela primeira vez indo para o Mushroom Kingdom para comprar uma torta de grilos para seu avô, porém tem a sua Frog Coin roubada pelo ladrão Croco. Após o pequeno "girino" ter falhado em recuperar sua moeda, Mario se oferece para ajudá-lo a recuperá-la. Após isso, Mallow se torna o primeiro personagem a se juntar à equipe do encanador bigodudo.Mallow é um personagem um pouco chorão (o que é algo meio ruim, já que cai uma forte tempestade toda vez que ele chora), mas no decorrer da história ele vai adquirindo a coragem, e até mesmo um pouco da ousadia de Mario.
Ele também possui um imenso poder mágico, tendo os mais variados ataques especiais de todo o jogo. Ele pode eletrocutar inimigos com Thunderbolt e Shocker, congelá-los com Snowy, desferir o poderoso Star Rain, curar seus companheiros com HP Rain, e até mesmo ver o HP restante de seus adversários com Psychopath. Se você gosta de personagens com magias diversificadas e poderosas que atacam todos os inimigos de uma vez só, Mallow é perfeito para você!
Geno, o boneco
Geno (cujo nome real é ♡♪!?) é um guerreiro que veio da Star Road (que foi anteriormente destruída por Exor) que assumiu a forma e o nome do boneco de um pequeno Toad chamado Gaz. Ele explica para todos o que as Star Pieces são e qual a sua importância. Após isso, ele se junta ao grupo de Mario com o objetivo de recuperar essas misteriosas estrelas, que também estão sendo procuradas pela gangue do Smithy.Geno possui uma personalidade bastante confiante e heroica. Ele é extremamente poderoso desde a sua primeira aparição, quando ainda era só um boneco do Gaz. Mesmo assim, ele é um personagem bem amável, e que faz amigos rápido.
Ele também possui movimentos especiais bem fortes. Geno disparar um raio de energia com Geno Beam, aumentar o ataque (e até a defesa se usado corretamente) de seus companheiros com Geno Boost, pode atacar diversos inimigos de uma vez só com Geno Blast e Geno Flash e até mesmo atacar com o seu poderoso Geno Whirl, que se usado corretamente, pode causar 9999 de dano em qualquer inimigo normal do jogo, apesar de não funcionar na maioria dos Bosses.
Bowser, o rei dos Koopas
Bowser é o quarto personagem a se juntar à equipe de Mario, e essa é uma adição no mínimo surpreendente, considerando que antes desse jogo Mario e Bowser eram grandes inimigos. Após ter o seu castelo roubado pela gangue do Smithy e ter se separado de seus soldados, Bowser não vê outra opção além de se juntar ao time de heróis. Ou melhor dizendo, "recrutá-los pro Koopa-Troop".Apesar de ser um grande vilão, no fundo Bowser possui um coração bom, já que ele está sempre disposto a ajudar os outros personagens durante a aventura. Esse foi um dos primeiros jogos a tentarem dar uma personalidade pra Bowser, e eles fizeram um bom trabalho com isso, considerando que aqui ele é um personagem bastante expressivo!
Em batalha, os pontos chamativos de Bowser são os seus ataque e defesa física e seu enorme HP. Ele é capaz de causar danos enormes ao adversário com um simples ataque, e ainda aguenta um golpe muito bem. Em contradição, ele é lento, e é o pior personagem no quesito especial. Ele possui ataques e defesas especiais bem baixas, e aprende a menor quantidade de movimentos especiais, tendo apenas quatro (Terrorize, Poison Gas, Crusher e Bowser Crush).
Toadstool, a princesa
Toadstool (ou Peach, como ela é chamada nos jogos mais recentes) a quinta e última personagem a se juntar à equipe de Mario. Eu não vou falar muito da história dela, já que eu posso terminar dando algum spoiler, então vou só dizer que ela é encontrada aproximadamente na metade do jogo, mesmo com um dos grandes objetivos dessa aventura sendo saber sobre o paradeiro dela após o incidente do Exor.Ela possui uma personalidade geralmente bem calma, mas as vezes pode se irritar um pouco em certas situações. Apesar de suas obrigações como governante do Mushroom Kingdom, ela preferiu partir com Mario nessa jornada para derrotar a gangue do Smishy e recuperar as Star Pieces.
Ela não é muito boa no quesito ofensivo, considerando que seus ataques físico e especial são bem baixos, e o seu HP também não é muito alto. Mas isso tudo é compensado pelo fato de ela ser uma excelente curandeira! Ela pode curar um aliado com Therapy, curar todo mundo do time com Group Hug (acredite, você vai usar esse movimento um monte de vezes durante o jogo) e trazer um aliado de volta à vida com Come Back. Ela também pode utilizar Sleepy Time e Mute para causar sonolência e silêncio nos inimigos, e Psych Bomb para atacá-los.
E esta é a nossa equipe formada pelos cinco protagonistas do jogo!
Além de um gameplay divertido, uma história interessante e personagens cativantes, um outro ponto forte de Super Mario RPG é a sua incrível trilha sonora.
Composta por Yoko Shimomura (mesma compositora de Kingdom Hearts, Mario & Luigi, Street Fighter II entre vários outros jogos), a trilha sonora de Super Mario RPG é de longe uma das melhores do Super Nintendo. Cada música foi cautelosamente feita de uma maneira que ela possa se encaixar perfeitamente nos mais diversos momentos do jogo. Cada tema é bastante cativante, fazendo a trilha sonora inteira ser simplesmente inesquecível.
Aqui estão algumas poucas das várias músicas espetaculares proporcionadas pelo jogo:
- Músicas:
- Still, the Road is Full of Dangers
Let's Go Down the Wine River
Beware the Forest's Mushrooms
Welcome! Yo'ster Island!!
Welcome to Booster Tower
Slope
Fight Against an Armed Boss
E não foi apenas a música do jogo que foi feita com um cuidado especial. Super Mario RPG como um todo foi muito bem desenvolvido, e revela bastante dedicação e esforço da parte dos desenvolvedores desse incrível jogo.
Uma qualidade dele que merece ser considerada seria os pequenos detalhes presentes durante todo o jogo. Esses detalhes não influenciam muito pro enredo nem nada do tipo, mas sim para tornar o jogo uma experiência ainda mais memorável.
Um exemplo disso seria em uma das salas da Booster's Tower, onde o Bowser ganha a sua primeira arma: um Chain Chomp. Ao invés de simplesmente pegar o item em um baú, nós vemos uma breve cena do Bowser tentando domesticar esse Chain Chomp, para só depois conseguir utilizá-lo em batalha.
Como eu já disse anteriormente, esse tipo de cena não adiciona muito para o enredo do jogo, e ela realmente nem precisava estar presente no jogo. Mesmo assim os desenvolvedores à colocaram, simplesmente para deixar essa cena mais memorável para os jogadores.
Uma outra característica do jogo que não pode deixar de ser mencionada é o seu diálogo , que é simplesmente incrível. Assim como em jogos como Earthbound e a série Mario & Luigi, o diálogo é cheio de humor, e cada personagem sempre parece ter algo interessante pra dizer.
Esse jogo é do tipo que você sempre tenta conversar com todos os NPCs apenas para ver o que eles tem para falar, mesmo sabendo que muitos deles não vão te dar itens, equipamentos nem nada do tipo.
Aqui estão algumas das inúmeras falas inesquecíveis de Super Mario RPG:
"Nossa, me dá um descanso, foi porque eu esqueci a minha bazuca em casa..."
-Toad
"Quem você pensa que é!? O Bruce Lee!?"
-Mallow
"Beber ponche? Comer bolo? Isso soa...complicado."
-Booster
"Senhor Booster, tem 70% de chance de que objeto que o senhor está pisando seja um bolo!"
-Snifit
"Observe...o espesso bigode...cobrindo o triste, inocente sorriso de um simples tolo...e as suas costeletas...transmitindo suas raízes de colarinho azul. E as pernas...bem definidas...fortes. As pernas das massas! Eu gosto de chamá-lo de...o lamento de um encanador!"
-Garro
"Como a lua sobre
o dia, meu gênio e músculos
estão perdidos nesses tolos. ~Haiku"
-Bowser
"Eu quero ser um grande encanador como o meu irmão Mario."
-Desejo de Luigi
-Toad
"Quem você pensa que é!? O Bruce Lee!?"
-Mallow
"Beber ponche? Comer bolo? Isso soa...complicado."
-Booster
"Senhor Booster, tem 70% de chance de que objeto que o senhor está pisando seja um bolo!"
-Snifit
"Observe...o espesso bigode...cobrindo o triste, inocente sorriso de um simples tolo...e as suas costeletas...transmitindo suas raízes de colarinho azul. E as pernas...bem definidas...fortes. As pernas das massas! Eu gosto de chamá-lo de...o lamento de um encanador!"
-Garro
"Como a lua sobre
o dia, meu gênio e músculos
estão perdidos nesses tolos. ~Haiku"
-Bowser
"Eu quero ser um grande encanador como o meu irmão Mario."
-Desejo de Luigi
Com um gameplay divertido, gráficos bonitos, músicas excelentes, personagens cativantes e um diálogo incrível, Super Mario RPG: Legend of The Seven Stars não é apenas um dos melhores jogos do Super Nintendo, mas também um dos melhores jogos de Mario já feitos!
O jogo proporciona uma experiência divertida e inesquecível, com uma grande aventura cheia de segredos para descobrir, inimigos para derrotar e lugares novos para conhecer!
Eu recomendo este Super Mario RPG não apenas para os fãs de RPGs, mas sim para quem quiser experienciar um jogo tão divertido e memorável como este!
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