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    [Discussão] Quais games "envelheceram mal"?

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    Mensagem por Mazza Sex 23 Set 2016, 16:07

    [Discussão] Quais games "envelheceram mal"? KoopatheQuickSuperMario64
    Os visuais e jogabilidade de Super Mario 64 foram uma revolução durante os anos 90.


    Ao longo dos anos, a industria de videogames passou por várias transformações que não só mudaram o modo de se jogar como criaram padrões que são seguidos por várias empresas do ramo até hoje. Manuais de instrução foram substituídos por tutoriais, joysticks ganharam mais botões e histórias evoluíram do "salve a donzela em perigo" para narrativas muito mais complexas.

    Vários games clássicos foram responsáveis por essas reformas, empregando melhorias ou novos tipos de gameplay, porém, mais tarde, esses mesmos games foram deixados para trás por serem considerados muito antiquados ou terem falhas que só ficaram claras aos jogadores após o hype (e até mesmo a nostalgia) ter esfriado. Pra que gastar tempo com um jogo de controles duros ou de personagens desbalanceados se há outro melhor e moderno disponível?

    Tendo esses detalhes em mente, na opinião de vocês, quais games antigos "envelheceram mal" - ou seja, são arcaicos demais ou possuem problemas que mais frustram do que divertem - e por que?

    Eis um exemplo meu:

    [Discussão] Quais games "envelheceram mal"? Sonic_adventure-Dreamcastbrasil
    Sonic Adventure (Dreamcast, 1998(JP)/1999(Ocidente))


    Amo esse jogo e ainda o jogo em meu Dreamcast mas, na minha opinião, o tempo não fez muito bem a ele.


    Por que envelheceu mal:

    -Muitos bugs, incluindo um que pode bloquear seu progresso (o bug da trilha de anéis no esgoto ao pegar os Light Speed Shoes). Dependendo da região do jogo - JP1, JP2 International, PAL ou USA - eles são mais ou menos recorrentes.

    -Câmera terrível. Cansei de encostar em paredes só para câmera girar de um lado para outro sem motivo.  

    -Big the Cat. O jogo (que tentou ser várias coisas em um só game) te obriga a passar por um estilo de jogabilidade totalmente desnecessário e fora do lugar para finalizá-lo 100%.

    -Os hub worlds só existem por existir e não há nenhum segredo realmente substancial neles. Sabe como o castelo da Peach em Mario 64 encoraja exploração escondendo fases atrás de paredes, espelhos, etc? Sonic Adventure não faz nada isso.

    -Essa é uma opinião bem mais pessoal, mas, ao meu ver, esse é um exemplo de game que ficou feio com o tempo. Anteriormente, Sonic Adventure era um dos títulos mais bonitos dos anos 90, mas hoje em dia não o considero um padrão de beleza. Em compensação, acho que outros platformers 3D como Banjo-Kazooie (lançado antes de SA em 1998) e Donkey Kong 64 (1999) conseguiram manter uma grande parte de seu apelo visual.
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    Mensagem por Allusian Sex 23 Set 2016, 16:28

    Acredito que não vou fugir muito da proposta do tópico: acho que um gênero que envelheceu muito mal ao longo dos anos foi o MMORPG. Podemos comparar a hype de jogos comuns ao ápice que o gênero teve, no início da era das internetz. Quem nunca jogou Ragnarok, Tibia, MU ou WYD (e WoW, é claro, afinal, WoW was the first mmo)? Smile
    Envelheceu mal, na minha opinião, pois não evoluiu. Ao contrário, foi copiado bilhões de vezes e recriado das formas mais escrotas possíveis. Era o que dava dinheiro, no final das contas. 
    Por isso foi substituido: chegou num período de saturação. Jogar mmo free era muito caro, jogar mmo pago, também. Na minha visão, os joguinhos de facebook e orkut começaram a contribuir para a queda dos mmos. Seguidos de smartphones e claro, MOBA.
    Hoje quem reina é o principal gênero dos e-sports. 
    Ninguém tem tempo pra mmo, nenhuma empresa consegue recriar um jogo tão mágico como foi, porque tudo é igual, com roupa diferente. Vejo o gênero hoje quase morto, precisando de uma recriação completa pra dar certo :/
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    Mensagem por Furry Heterophobia Sex 23 Set 2016, 16:35

    Allusian escreveu:Acredito que não vou fugir muito da proposta do tópico: acho que um gênero que envelheceu muito mal ao longo dos anos foi o MMORPG. Podemos comparar a hype de jogos comuns ao ápice que o gênero teve, no início da era das internetz. Quem nunca jogou Ragnarok, Tibia, MU ou WYD (e WoW, é claro, afinal, WoW was the first mmo)? Smile 

    Wait, what?

    Allusian escreveu:
    Envelheceu mal, na minha opinião, pois não evoluiu. Ao contrário, foi copiado bilhões de vezes e recriado das formas mais escrotas possíveis. Era o que dava dinheiro, no final das contas. 
    Por isso foi substituido: chegou num período de saturação. Jogar mmo free era muito caro, jogar mmo pago, também. Na minha visão, os joguinhos de facebook e orkut começaram a contribuir para a queda dos mmos. Seguidos de smartphones e claro, MOBA.
    Hoje quem reina é o principal gênero dos e-sports. 
    Ninguém tem tempo pra mmo, nenhuma empresa consegue recriar um jogo tão mágico como foi, porque tudo é igual, com roupa diferente. Vejo o gênero hoje quase morto, precisando de uma recriação completa pra dar certo :/

    hum... quantos MMOs tu já jogou? Acho que faltam mais jogos para tu descobrir...
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    Mensagem por Mikael_Fernandes Sex 23 Set 2016, 16:47

    acrescento tbm no exemplo de sonic adventuire a campanha da amy. lenta demais.

    2 jogos q envelheceram mal foram o zelda e metroid do NES. vc só se salva se tiver um guia do lado, se ñ, ta perdido toda hora.
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    Mensagem por Allusian Sex 23 Set 2016, 16:49

    @Pyro
    Só pelo fato de vc desconhecer uma das piadas mais velhas do cenário MMO mas mesmo assim querer baitar hard eu vou me limitar a rir Laughing
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    Mensagem por Furry Heterophobia Sex 23 Set 2016, 16:52

    Allusian escreveu:@Pyro
    Só pelo fato de vc desconhecer uma das piadas mais velhas do cenário MMO mas mesmo assim querer baitar hard eu vou me limitar a rir Laughing

    Oh ooooh, o Avatar e a Assinatura funcionaram em ti? Não acredito que afetariam como as pessoas leeriam as respostas, já tava pensando em trocar a um tempo.

    Obrigado por me mostrar que funciona.

    Já que tenho tua atenção: Quantos MMOs tu já jogou? Parece que esse ultimo argumento foi tirado do Game Theory.
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    Mensagem por Felipe_Vieir4 Sex 23 Set 2016, 16:56

    Sinceramente, os Mario Karts mais antigos. Depois de se acostumar com a mecânica dos mais novos, jogar o de GameCube foi um sacrifício, parecia algo tão "arcaico" (não encontrei termo melhor), bem diferente do que eu tinha das lembranças em mente. Mas acho que é assim mesmo com esses jogos que envolvem mais física, quem sabe daqui a 10 anos eu não reclame da mecânica de MK8 Razz
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    Mensagem por Chazzy Sex 23 Set 2016, 17:02

    Na minha opinião, os jogos 3D da quinta geração de consoles envelheceram mal de um modo geral, claro que há exceções como o Mario 64 que estava à frente do seu tempo, mas a grande maioria dos jogos 3D dessa época são bem feios hoje em dia.

    Claro que isso é compreensível, pois naquela época o 3D era novidade e estava na moda, mas se a gente analisar jogos como o Legend of Mana do PS1, a gente percebe hoje em dia que o console era capaz de receber jogos bem bonitos, se não forçassem tanto com o 3D.
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    Mensagem por Mastxadows Sex 23 Set 2016, 17:26

    Chazzy escreveu:Na minha opinião, os jogos 3D da quinta geração de consoles envelheceram mal de um modo geral, claro que há exceções como o Mario 64 que estava à frente do seu tempo, mas a grande maioria dos jogos 3D dessa época são bem feios hoje em dia.

    Claro que isso é compreensível, pois naquela época o 3D era novidade e estava na moda, mas se a gente analisar jogos como o Legend of Mana do PS1, a gente percebe hoje em dia que o console era capaz de receber jogos bem bonitos, se não forçassem tanto com o 3D.

    Concordo com você,hoje em dia é muito difícil eu pegar um jogo 3D de PSX/N64 e jogar,parecem muito ruins.
    Como você já disse Mario 64 ainda é tão bom e divertido quanto antes.
    Não é só os gráficos,a jogabilidade desses jogos deixa muito a desejar hoje em dia.
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    Mensagem por Mazza Sex 23 Set 2016, 18:03

    @Allusian: Admito que não sei muitas coisas sobre o gênero (joguei poucos jogos assim pois os meus pcs raramente rodavam os jogos sem travar), mas ainda vejo um apoio e variedade muito fortes vindos do Japão. O problema e que a maioria dos games desse tipo raramente saem de lá.

    Acredito que Phantasy Star Online 2 seria um bom incentivo para trazer-los pois faz parte de uma série oriental com bastante fãs estrangeiros. Muitas pessoas ainda jogam a versão de PC do primeiro PSO que saiu lá para 2000-2001 e o querem por aqui.

    @Felipe_Vieir4: Pessoalmente, eu acho que os MKs antigos envelhereceram muito bem, principalmente o de GC e N64. Não estão tão atrás do MK7 em termos de jogabilidade, imo.

    @Mikael_Fernandes: A campanha da Amy e tão básica e curta que imo não afeta em nada. Na verdade, as fases dela me lembram Super Mario 64 de um modo bem positivo.

    @Chazzy: Concordo, inclusive considero que sprites são bem mais atemporais do que modelos 3D. Existem muitos jogos de SNES e MD que considero bonitos até hoje, mas não posso dizer o mesmo da maioria dos jogos do começo da quinta geração.
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    Mensagem por Allusian Sex 23 Set 2016, 18:29

    @Mazza sem dúvida, alguns títulos ainda são muito fortes, inclusive não tão novos. FFXIV tem uma comunidade MUITO forte e é um jogo repleto de coisas para fazer, um dos poucos que eu recomendaria ainda hoje. 
    Só não sei se o propósito inicial dos mmos, que era passar bastante tempo online jogando com os amigos, ainda se aplica hoje.
    E a gente sabe como funciona o Japão :/ PSO2, Monster Hunter Online, Dragon's Dogma Online, enfim... Acho que justamente por ser uma aposta arriscada eles não trazem pra cá.
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    Mensagem por Hoshi no Kirby Sex 23 Set 2016, 19:05

    Eu acho que Super Mario Bros. envelheceu um pouco mal. Tudo bem, o jogo é um clássico, um dos jogos mais famosos da história, e até hoje é divertido de jogar, mas convenhamos que ele é bem primitivo em certos aspectos comparado com jogos posteriores.

    Isso fica mais evidente no quesito dos controles. Os controles de SMB não são ruins, mas são meio travados comparados com os dos outros Marios. Os jogos atuais são mais fluidos, e são mais confortáveis de jogar.

    Como eu disse, ainda é um jogo bem divertido, mas é bem arcaico se comparado com jogos mais atuais.
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    Mensagem por Pedrock Sex 23 Set 2016, 19:36

    Kirby escreveu:Eu acho que Super Mario Bros. envelheceu um pouco mal. Tudo bem, o jogo é um clássico, um dos jogos mais famosos da história, e até hoje é divertido de jogar, mas convenhamos que ele é bem primitivo em certos aspectos comparado com jogos posteriores.

    Isso fica mais evidente no quesito dos controles. Os controles de SMB não são ruins, mas são meio travados comparados com os dos outros Marios. Os jogos atuais são mais fluidos, e são mais confortáveis de jogar.

    Como eu disse, ainda é um jogo bem divertido, mas é bem arcaico se comparado com jogos mais atuais.
    Olha, acho os controles do SMB bons, você poder controlar a altura de pulo, pular e poder escolher onde você vai ''pousar'' (olá Castlevania I), acho decente.  Um game do NES que tem um controle horroroso é o Castlevania 1. Mas é sua opinião, então it's okay.

    Olha, um que envelheceu mal acredito que seja o Metroid II. Controles bem travados, e as limitações do Game Boy não ajudaram o game. Acredito que a série brilhou mesmo foi a partir do Super Metroid.

    Also, também não gosto dos controles do MK64... fazer drifts, principalmente em 150cc acho horrível. Os do Double Dash já acho bem decentes, o jogo em si que tem uma mecânica diferente, já que temos 2 personagens num carro. Conseguir dominar o drift dos karts demora um pouco, mas depois disso, o jogo fica lindo.
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    Mensagem por Mazza Sex 23 Set 2016, 22:07

    Allusian escreveu:@Mazza sem dúvida, alguns títulos ainda são muito fortes, inclusive não tão novos. FFXIV tem uma comunidade MUITO forte e é um jogo repleto de coisas para fazer, um dos poucos que eu recomendaria ainda hoje. 
    Só não sei se o propósito inicial dos mmos, que era passar bastante tempo online jogando com os amigos, ainda se aplica hoje.
    E a gente sabe como funciona o Japão :/ PSO2, Monster Hunter Online, Dragon's Dogma Online, enfim... Acho que justamente por ser uma aposta arriscada eles não trazem pra cá.
    Ouvi falar desse movimento nos jogos online da série Final Fantasy, mas não estou muito por dentro da série.

    Dragon's Dogma: Dark Arisen - que na minha opinião, mesmo com seus problemas, é um ótimo RPG. um dos meus favoritos no X360 - está na Steam faz um bom tempo e só tenho visto elogios sobre ele. Não sei se recepção foi totalmente positiva, mas acho que a Capcom deveria pelo menos dar uma olhada no feedback e considerar trazer o Online para cá.

    Já PSO2 e Monster Hunter Online possuem muito mais chance de dar certo no ocidente pois são séries já conhecidas no mercado. Monster Hunter faz milhões no 3DS e tem um bocado de gente procurando tudo que é jeito - Proxy, VPN, etc. - para jogar PSO2 sem ter o IP bloqueado. Inclusive, dizem as más línguas que um dos motivos do game estar preso no Japão não é a falta de interesse, mas sim uma encrenca burocrática entre a Sega e uma empresa responsável pelo jogo.

    Pedrock escreveu:
    Kirby escreveu:Eu acho que Super Mario Bros. envelheceu um pouco mal. Tudo bem, o jogo é um clássico, um dos jogos mais famosos da história, e até hoje é divertido de jogar, mas convenhamos que ele é bem primitivo em certos aspectos comparado com jogos posteriores.

    Isso fica mais evidente no quesito dos controles. Os controles de SMB não são ruins, mas são meio travados comparados com os dos outros Marios. Os jogos atuais são mais fluidos, e são mais confortáveis de jogar.

    Como eu disse, ainda é um jogo bem divertido, mas é bem arcaico se comparado com jogos mais atuais.
    Olha, acho os controles do SMB bons, você poder controlar a altura de pulo, pular e poder escolher onde você vai ''pousar'' (olá Castlevania I), acho decente.  Um game do NES que tem um controle horroroso é o Castlevania 1. Mas é sua opinião, então it's okay.

    Olha, um que envelheceu mal acredito que seja o Metroid II. Controles bem travados, e as limitações do Game Boy não ajudaram o game. Acredito que a série brilhou mesmo foi a partir do Super Metroid.

    Also, também não gosto dos controles do MK64... fazer drifts, principalmente em 150cc acho horrível. Os do Double Dash já acho bem decentes, o jogo em si que tem uma mecânica diferente, já que temos 2 personagens num carro. Conseguir dominar o drift dos karts demora um pouco, mas depois disso, o jogo fica lindo.
    Penso a mesma coisa, @Kirby. Super Mario Bros. está muito, muito atrás de suas sequencias em termos de diversão e conteúdo. Não tenho muitos problemas com os controles, mas sinto que o Mario fica bastante "escorregadio" quando apertamos o botão de correr.

    O controle de Castlevania 1 é o ó, @Pedrock. Parece que nós estamos jogando com um tijolo com pernas e não um personagem. Razz Pessoalmente, acho que a jogabilidade da série só foi ficar decente a partir de Super Castlevania IV.

    Não jogo Metroid II há anos, mas lembro que era um jogo bem decente - veja bem, decente, não bom, ótimo ou ruim - para o primeiro Game Boy.
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    Mensagem por Brake Sex 23 Set 2016, 22:10

    Crash Bandicoot também envelheceu bem mal. O jogo tem diversas falhas, principalmente algumas envolvendo dificuldade injusta. Os jogos que vierem em sucessão a ele (Crash 2 e Crash 3), no entanto, incrementaram uma boa gama de mecânicas e consertaram todos os defeitos do primeiro. Eles não tiveram o mesmo destino do primeiro da trilogia e para mim envelheceram bem até, embora o estilo do jogo (extrema linearidade + plataforma) não caia muito bem atualmente.

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