- Spoiler:
RPG de mesa é aquilo que todo mundo já viu em algum filme norte americano, mas poucos tiveram um contato significativo. Meu objetivo com esse tápic é bem simples: desmistificar alguns aspectos do RPG de Mesa, e incentivar você, leitor, a jogar com o pessoal daqui do fórum e com seus amigos da vida real.
QUE DIABO É ISSO?
Role Playing Game, na tradução literal: Jogo de interpretar, são jogos(digitais ou analógicos) onde você encarna o seu personagem. Essa incarnação varia em uma gama de níveis. Pode ser você jogando The Witcher e se envolvendo com o drama de Geralt, ou pode ser você se vestir como Dru'Lah, o seu Draconiano Bárbaro.
ISSAÍ É TIPO WOW?
Calma. Desde os Anos 80 os RPG vem conquistando seu espaço entre a comunidade nerd. Porém, para muitos de nós, fazer amigos pode ser algo extremamente difícil. Então, alguém decidiu criar uma mesa de RPG online, isso na época da NET Discada. E assim nasceram os primeiros MMO RPGs.
Outra "evolução" que os RPG também passaram foram os JRPG e os Western RPGs. Enquanto o Japão investiu em batalhas por turnos, sistemas próprios, e personagens mudos e sem nome(cabe a vc encher esses silêncios), os Americanos investiram em jogos que seriam "propagandas" singleplayer de sistemas de RPG...
E COMO FUNCIONA O RPG DE MESA?
Sendo o casual branco.
O hardcore preto.
Entre esses dois opostos temos uns 50 tons de cinza. Sério...
Meu primeiro contato com RPG foi na escola. Ficamos no período da tarde, juntamos uns cadernos e umas canetas e um D20. Sem sistema, sem cálculos, sem ficha... Só bom senso, uma história legal e meus amigos.
Minha partida mais recente foi um CyberPunk com fichas, cálculos, vááários dados e usando o sistema(ja falo disso) World Of Darkness.
Primeiro s decide o método de narração: Tu pode falar de forma indireta "Eu pergunto pro NPC o que está acontecendo" ou você interpreta "Senhor NPC, o que é que tá pegando?". Isso pode parecer bobagem, mas faz toda a diferença na dinâmica interativa do grupo.
Depois disso, se decide quem será "O Dungeon Master" ou apenas Mestre ^^
Um grupo sisudo tem 3 players e 1 mestre. O Mestre é o cara que vai controlar os NPCs, conduzir a história, calcular boa parte das coisas e AINDA colocar as dificuldades no caminho. Não é uma tarefa fácil, o Mestre é o único que tem que ler o LIVRO TODO.
Como que alguém é um bom Mestre? Só não ser autoritário. Deixe os jogadores pirarem, arrumarem briga na taverna e ofender o rei. Faz parte da magia, o mestre tem que encaixar esses lunáticos na trama que ele pensou.
E o bom player? É o cara que não alopra. Ele se diverte, comete loucuras, mas não sai querendo matar todo mundo da taverna ou qualquer coisa assim.
E por último, escolher a temática e o SISTEMA.
Vocês podem pirar com a temática, de Medieval realista, fantástico, Primeira-Segunda Guerras, Steam/Cyber/Diesel Punk, Vampiros... O céu é o limite!
Já os sistemas podem ser presos a temáticas: Dungeons And Dragons(medieval fantástico) ou o Star Wars Saga(Durr?)
Ou podem ser abrangentes/Genéricos: Gurps, World Of Darkness...
PS: Sinta-se livre para modificarem regras do livro dos Sistemas. O importante é se divertir, isso não é um video game ^^
Caso minhas explicações não tenham te esclarecido, me desculpe... O ProJared(gringo) vem fazendo vários vídeos sobre D&D, acho que ele fala melhor sobre do que eu escrevo, dá uma olhada.
O pessoal do Jovem Nerd já fizeram Um cast sobre e já fizeram uma série de 3 CASTS JOGANDO!
QUERO JOGAR!
Ah... você leu até aqui? Uau!
Bem, fico feliz que vocês se interessaram! Você pode falar com seus amigos e decidirem jogar na casa de alguém(recomendo varar a madrugada) ou podem jogar com o pessoal do fórum!
Podemos jogar usando o Roll20(um site que faz os cálculos por você e fornece dados virtuais) ou algum outro programa... Bem, isso é por vocês!
Sintam-se livres para discutir sobre RPGs nesse tópico, marcar jogatinas, dividir histórias e feitos.
Última edição por Sheik em Seg 04 Jan 2016, 01:38, editado 1 vez(es)
Sáb 20 Jan 2018, 17:41 por ExtremeZelda
» [TSADNB] Tópico sobre Assuntos Diversos no Blast
Sex 19 Jan 2018, 16:49 por ExtremeZelda
» [VENDO] NINTENDO WII U 32GB MARIO KART 8 DELUXE BUNDLE
Sáb 01 Abr 2017, 11:45 por jcvalerio
» Mario Kart 8 travou meu Wii U
Sáb 01 Abr 2017, 10:14 por quediz
» Troca Pokémon & Friend Codes - Sun/Moon & Gen 6
Sex 31 Mar 2017, 21:29 por Devilucky
» Lojinha do Tio Logan
Sex 31 Mar 2017, 09:33 por Logan
» Problema na tela de cima do 3DS.
Qui 30 Mar 2017, 13:45 por Afrojin
» Novos jogos para Wii U, Wii e DS
Ter 28 Mar 2017, 23:04 por SSBGames
» 9 jogos de Wii no arremate
Ter 28 Mar 2017, 22:30 por SSBGames
» [AJUDA] Nintendo Switch - Como comprar jogos?
Ter 28 Mar 2017, 18:07 por Fael BC
» Fan Game - Pokemon Hau Adventures
Ter 28 Mar 2017, 10:20 por wawagames
» Muro das lamentações, desabafe aqui o que lhe aflige.
Seg 27 Mar 2017, 23:47 por Shaya