BEEEEEEEEEEEM-VINDOS à minha primeira análise! E pra começar, vou falar sobre o primeiro jogo mobile feito pela Game Freak. O Pokémon Shuffle não é novidade, o jogo de ligar 3 (ou mais) monstrinhos já está há algum tempo disponível no 3DS, e já atingiu mais de 4 milhões de downloads. Bom, eu gravei as fases 9 e 10 no meu celular, e é pra quem não conhece ter uma ideia de como são as fases:
-Jogabilidade
O jogo segue um padrão já explorado (até de mais) no mundo de jogos para celulares: ligue 3 ou mais "peças" iguais e ganhe pontos. Mas aqui temos um diferencial: você pode mover o pokémon livremente pelo tabuleiro, diferente do esquema do Candy Crush, onde você só pode mover os doces para as casas do lado. Isso deixa o jogo mais dinâmico e abre mais possibilidades de jogadas, certamente um ponto positivo.
Um outro ponto da jogabilidade, que no vídeo aparece na fase 10, são os ataques dos pokémons. A cada certo número de jogadas (varia de Pokémon pra Pokémon), eles mechem no seu tabuleiro, colocando blocos de madeira, ferro, congelando alguns pokémons, e você precisa juntar 3 ao lado dos blocos de madeira/aço para quebrá-los, ou juntar 3 (incluindo os congelados) para quebrar o gelo. É interessante, mas nada que já não existisse nos jogos do gênero para celulares.-Características Pokémon
Pode até parecer estranho o nome desse sub-tópico, mas foi o jeito que eu arranjei pra chamar as características típicas de pokémon presentes em Pokémon Shuffle.
-Capture!
No final de cada partida, você vai para um tela que mede o índice de "capturabilidade" do Pokémon que você acabou de derrotar. Esse índice é medido com o número de jogadas que sobram. Diversas vezes o melhor que você vai conseguir é 20% de chance de capturar, e adivinhe - você não irá capturar - Para isso, você pode comprar uma Great Ball por 3500 moedas, que dobra as chances de você capturar o Pokémon.
-Tipos de Pokémon
O jogo explora de um jeito bem legal os tipos de Pokémon. Quando seu inimigo é do tipo fogo, de nada irá adiantar usar um Pokémon tipo fogo contra ele, não é? Muito menos tipo grama. Para isso, você pode escolher entre os Pokémons já capturados qual irá levar pra batalha manualmente, ou tocar no botão "optimize" que o jogo fará isso para você. MAS a minha impressão é que o jogo nunca escolhe os pokémons mais fortes ao clicar no botão para optimizar.
-Mega Evoluções
Sim, elas estão presentes no jogo, e de um jeito bastante interessante, até. Quando você escolhe um pokémon (que pode mega evoluir e está no espaço dos pokémons que mega evoluem) a cada "match" de 3 ou mais daquele pokémon que mega evoluirá, você acumula pontos, que vão enchendo uma barrinha no topo do tabuleiro. Quando a barrinha enche, aí sim é hora de aproveitar os "poderes especiais", que variam de Pokémon pra Pokémon.
-Evoluções
É errado dizer que nesse jogo os pokémons evoluem. Se você captura o Pichu, o único jeito de ter um Pikachu é chegar na fase do Pikachu e capturá-lo. Mas eles possuem levels, e ficam mais fortes a cada level que passa.
-Eventos
Assim como na versão de 3DS, o jogo possui eventos, então algum Pokémon pode ficar disponível apenas em um pequeno intervalo de tempo, e você pode capturá-lo, na área "special", acessada através de um pequeno no botão na parte inferior esquerda.
-O jogo
Pode ficar meio estranho essa parte ficar no fim, mas aqui vou falar sobre sincronização do progresso, compras in-app, etc.-É o mesmo jogo de 3DS. Mas é outro jogo.
Sendo breve: Não dá pra sincronizar o seu progresso entre o console da Nintendo e o seu celular, ou seja, aquelas 150 fases vencidas no 3DS terão que ser vencidas novamente no celular. Qual a lógica disso? Eu não sei. O jogo também permite fazer login no Facebook, mas é apenas pra acompanhar o progresso dos seus amigos, se apagar o jogo, perdeu tudo. A não ser que você gere um transfer code, que só serve pra passar o progresso de um celular pro outro.
-In-app purchases e mais in-app purchases
Sim, o jogo é freemium. Você pode jogar de graça, mas uma série de coisas requerem moedas (muitas moedas), e as vezes você não terá isso tudo.
Algumas fases parecem que querem obrigar você a gastar suas preciosas moedinhas, mas até onde eu joguei, lá pela fase 140, eu consegui passar por todas, com paciência.
Além disso, você tem 5 vidas (e as perde mesmo vencendo as fases), e demoram 30 minutos para recarregar cada uma. Solução? Compre mais vidas!
-Online o tempo todo
Pois é, por algum motivo que eu também não sei, você é obrigado a ficar online o tempo inteiro. Sem internet? Sem jogo. Provavelmente é para evitar hacks que adicionem moedas (o jogo também não roda em Androids com root), mas será que vale mesmo a pena piorar a experiência apenas para garantir mais dinheiro? Ou será que permitindo jogar offline, sincronizar entre vários celulares e no 3DS não tornariam o jogo mais agradável, com isso mais gente iria jogar, e mais gente iria estar disposta a gastar com o jogo? Foi uma escolha da Game Freak...
Antes da conclusão, um comentário sobre a música do jogo: ela é sempre a mesma. Eu até gosto dela, já que não jogo muito seguido, mas depois de um tempo você enjoa e desliga o som do celular.
-Conclusão
Pokémon Shuffle é realmente um jogo interessante. Eu, pessoalmente, nunca gostei de Candy Crush, mas joguei bastante a verão de 3DS. O problema de Pokémon Shuffle Mobile não é o jogo em si, ele é até bem divertido, mas sim a forma como o jogo funciona. Ter que ficar online o tempo todo, compras in-app em excesso, não sincroniza entre seus aparelhos ou com o 3DS são pontos negativos realmente fortes, que são capazes de estragar o jogo, ou pelo menos torná-lo menos interessante. Com isso, a nota do jogo caiu bastante.
Pontos positivos:
-Colocou num jogo "ligue 3" os famosos monstrinhos de bolso, incluindo várias características interessantes (e algumas novas)
-Os eventos e o bônus do check-in diário são uma motivação para você jogar mais
Pontos negativos:
-Online o tempo todo
-Não sincroniza entre múltiplos aparelhos
-Excesso de compras dentro do app
Nota Final: 6,5
Links para download (clique sobre o nome do sistema operacional):
Android
iOS
E então foi isso! Até que não ficou muito ruim, né? Qualquer sugestão, crítica ou elogio podem falar! E não esqueçam de dizer o que vocês acharam sobre o Pokém Shuffle Mobile e a entrada dos Pokémons nos jogos para celular
Última edição por felipe_vieir4 em Qui 10 Set 2015, 21:43, editado 2 vez(es)
Sáb 20 Jan 2018, 17:41 por ExtremeZelda
» [TSADNB] Tópico sobre Assuntos Diversos no Blast
Sex 19 Jan 2018, 16:49 por ExtremeZelda
» [VENDO] NINTENDO WII U 32GB MARIO KART 8 DELUXE BUNDLE
Sáb 01 Abr 2017, 11:45 por jcvalerio
» Mario Kart 8 travou meu Wii U
Sáb 01 Abr 2017, 10:14 por quediz
» Troca Pokémon & Friend Codes - Sun/Moon & Gen 6
Sex 31 Mar 2017, 21:29 por Devilucky
» Lojinha do Tio Logan
Sex 31 Mar 2017, 09:33 por Logan
» Problema na tela de cima do 3DS.
Qui 30 Mar 2017, 13:45 por Afrojin
» Novos jogos para Wii U, Wii e DS
Ter 28 Mar 2017, 23:04 por SSBGames
» 9 jogos de Wii no arremate
Ter 28 Mar 2017, 22:30 por SSBGames
» [AJUDA] Nintendo Switch - Como comprar jogos?
Ter 28 Mar 2017, 18:07 por Fael BC
» Fan Game - Pokemon Hau Adventures
Ter 28 Mar 2017, 10:20 por wawagames
» Muro das lamentações, desabafe aqui o que lhe aflige.
Seg 27 Mar 2017, 23:47 por Shaya