ATENÇÃO: Essa é uma análise nada parcial e não contém pequenos spoilers.
Trinta anos após as reviravoltas em The Lost Age, o Mundo Weyard mudou.
Enquanto alguns vilarejos desapareceram, outros tornaram-se países, no extenso continente de Angara.
Os Guerreiros de Vale, gloriosos jovens que anos antes lutaram para evitar um desastre, agora trinta anos mais velhos se vêm diante de uma nova ameaça, consequente do evento Golden Sun. Isaac líder desses valorosos guerreiros, investiga o surgimento de Vórtices de Psynergy, que mudam o ambiente à sua volta sugando toda energia elemental, e isso vale também para os adéptos da alquimia, que se aproximam desse entranho fenômeno.
Diante desse mistério, os descendentes desses famosos guerreiros assumem a ponta, para investigar os estranhos acontecimentos.
Em poucas horas de viagem pelo continente, Matthew (filho de Issac e Jenna), Tyrell (Garet jr.) e Karis (filha de Ivan) descobrem que esses Vórtices não são eventos tão rescentes assim, mas vêm acontecendo periodicamente a cada dez anos, desde que os Quatro Farois Elementais foram ativados, sequenciando o Golden Sun, trinta anos atrás. E o mais estranho é que não são fenômenos tão "naturais" quanto suspeitavam.
Os jovens então, ajudados inicialmente por Rief (descendente de Mia), devem seguir em frente pelo continente de Angara, e descobrir quem são os responsáveis, seus objetivos por trás dos vórtices e, se preciso, fazer tudo à seu alcance para impedi-los.
Assim tem início essa aventura, que apesar de ser o 3º capítulo de uma longa história, ainda parece estar apenas começando.
Um Elixir para os olhos
A série que levou o Game Boy Advance à seu limite gráfico, não fez diferente no Nintendo DS. Dark Dawn leva fácil a honra de ter um dos melhores gráficos no Nintendo DS. Não por pontos óbvios da superioridade do DS para o GBA, como gráficos realmente tridimencionais, ou mesmo capacidade de processamento para os incríveis efeitos durante as batalhas, mas sim pela maestria em lidar com as limitações do portátil e fazer com que o jogador esqueça-se delas enquanto joga.
Em poucas horas de jogatina é possível perceber o extremo cuidado com os gráficos, tanto em batalha quanto fora dela. Aliás: Principalmente fora dela! Alguns cenários são estonteantes de tão coloridos e ricos em detalhes.
Até mesmo os menus receberam tratamento de 1ª classe, cada detalhe desde a escolha de itens à janelas de fala e avisos, tudo foi feito com muito cuidado e detalhamento.
O uso das duas telas do portátil, apesar de nada exclusivo, ficou perfeito. O mapa dos cenários estará visível na tela superior, que também é utilizada para detalhes do Personagem, Djinns e Itens.
Durante as batalhas você vai se sentir no meio de um show pirotécnico. Psinergys e Summons explodem em luzes nas duas telas do DS, de forma que você vai precisar ver novamente, e novamente até perceber que está apelando contra os pobres monstros, que estão remodelados e muito mais variados, que nos primeiros títulos.
Afinado e refinado
Assim como nos gráficos, Golden Sun prezou os efeitos sonoros desde seu primeiro capítulo. E em Dark Dawn, Motoi Sakuraba mais uma vez se mostra bastante criativo em suas composições. Para a alegria dos fans, o tema principal e várias outros foram regravados, mas mantiveram-se com sua melodia inalterada.
Os efeitos sonoros sofreram várias pequenas alterações. Apesar de não terem sido ruins, muitos dos efeitos presentes nos títulos de GBA, com o passar da aventura, se tornavam bastante cansativos e enjoativos, e não me refiro aos fonemas utilizados para representar as falas dos personagens... No geral, em Dark Dawn, tons mais agudos foram substituídos por efeitos mais amenos e isso fez uma grande diferença.
Toca aqui!
Assim como em outros jogos que utilizam o recurso, você tem a opção de controlar tudo pela Stylus, ou nem tocar nela durante todo o jogo, e utilizar os botões do portátil.
Pela touchscreen tudo fica bem intuitivo e simples, porém, pessoalmente preferi jogar pelos botões, pela agilidade nas batalhas e utilização das psynergys pelo cenário.
A tela de toque eleva a jogabilidade, apesar de não ser perfeita.
Como o jogo é focado na utilização da tela de toque, ele possui um efeito de câmera presente em jogos com The Legend of Zelda Spirit Tracks, onde a câmera se move para o personagem enxergar o que está à sua frente. Isso é ótimo quando você está com a Stylus, mas nem tanto quando utiliza o D-Pad. Como o jogo não possui um "botão de corrida" fica a impressão que o personagem escorrega pelo cenário, e esse movimento da camera atrapalha a precisão para ações simples como subir uma escada, um arbusto ou descer um daqueles barrancos nas montanhas. Nesse caso a touch screen é muito mais precisa.
Reserve algumas horas
A série é bastante conservadora. Weyard é um mundo repleto de características que atualmente não se encontram tão frequentemente em RPGs... Ao menos não tantas no mesmo título: Personagens carismáticos; enredo sólido e coerente; calabousos recheados de Puzzles; as batalhas por turno, e até mesmo os diálogos intermináveis.
Assim era, e assim, magnificamente, se manteve.
A criativa resolução de puzzles com psynergy continua divertida.
Com caracteristicas assim, fica claro que a diversão é muito mais por gosto pessoal, que algo que possa ser generalizado. Não há como, por exemplo, comparar a diversão de um jogo de plataforma, com um RPG clássico.
Uma das fortes características do jogo, que é duramente criticada são os extensos diálogos. É claro, são realmente cansativos, mas fazem parte da série, e sempre foram presentes em títulos de RPGs mais conservadores. Não dava para esperar algo diferente em Dark Dawn.
Fato é que com tantos diálogos, é possivel observar o cuidados que tiveram na construção do enredo. Pessoalmente prefiro um título com diálogos extensos, para dar coerênça à participação e personalidade de cada personagem, do que uma situação em que um personagem entra no grupo, e você nem mesmo entende o por quê dele ter entrado, só sabe que ele é fodão nas batalhas.
Outro detalhe legal foi a Enciclopédia. Se você é novato em Weyard esse será seu principal guia. Durante os diálogos, à cada citação de lugares ou personagens que você ainda não conhece, haverá um link interativo, que leva à um resumo, na Enciclopedia, para te deixar por dentro do assunto. Isso em outros RPGs se resumia em: "Conversar com todos os moradores da Vila". Não só a idéia, mas também na prática é sensacional.
Portanto, se você é fan de RPG, adora ficar horas evoluindo o personagem; estudando as classes; desbravando cavernas e labirintos com quebra-cabeças inteligentes, caçando tesouros e juntando grana para aquela espada "power plus" do shop, e acima de tudo: tem paciência para a leitura de uma boa história, você verá em Dark Dawn muito mais que um RPG agradável aos olhos e ouvidos.
Gráficos: 10.0
Som: 10.0
Jogabilidade: 9.5
Diversão: 8.5
Nota Final: 9.5
Golden Sun Dark Dawn conta com um refinado ar de jRPG, para trazer ao Nintendo DS mais uma obra-prima, em seus últimos meses de grandes lançamentos.
Conclusão
Apesar de ter sim, um nível de dificuldade relativamente baixo, tentando tornar-se mais acessível a jogadores inexperientes, esse é um título que atende bem qualquer amante de um clássico RPG. Os oito anos de espera dos fans foram recompensados com um jogo feito por perfeccionistas.
É de longe um dos melhores RPGs de Nintendo DS e consagrou de vez a série Golden Sun, para que essa prospere para o Nintendo 3DS.
O primordial não é nem o que a Camelot criou com a série, mas sim o que ela ajuda a não deixar morrer, à cada título, o bom e velho RPG.
Sáb 20 Jan 2018, 17:41 por ExtremeZelda
» [TSADNB] Tópico sobre Assuntos Diversos no Blast
Sex 19 Jan 2018, 16:49 por ExtremeZelda
» [VENDO] NINTENDO WII U 32GB MARIO KART 8 DELUXE BUNDLE
Sáb 01 Abr 2017, 11:45 por jcvalerio
» Mario Kart 8 travou meu Wii U
Sáb 01 Abr 2017, 10:14 por quediz
» Troca Pokémon & Friend Codes - Sun/Moon & Gen 6
Sex 31 Mar 2017, 21:29 por Devilucky
» Lojinha do Tio Logan
Sex 31 Mar 2017, 09:33 por Logan
» Problema na tela de cima do 3DS.
Qui 30 Mar 2017, 13:45 por Afrojin
» Novos jogos para Wii U, Wii e DS
Ter 28 Mar 2017, 23:04 por SSBGames
» 9 jogos de Wii no arremate
Ter 28 Mar 2017, 22:30 por SSBGames
» [AJUDA] Nintendo Switch - Como comprar jogos?
Ter 28 Mar 2017, 18:07 por Fael BC
» Fan Game - Pokemon Hau Adventures
Ter 28 Mar 2017, 10:20 por wawagames
» Muro das lamentações, desabafe aqui o que lhe aflige.
Seg 27 Mar 2017, 23:47 por Shaya