ERROR escreveu: Fmrbass escreveu: ERROR escreveu: "Vamos às ruas protestar contra a corrupção, mas primeiro deixa eu chutar uns códigos de wii mini pra ganhar moedas aqui no club nintendo"
Seguindo essa sua lógica ninguém poderia criar um conta no club nintendo e nem resgatar os prêmios de forma legítima.
Bingo! todos nós fazemos coisas erradas, a corrupção tá enraizada nos hábitos do brasileiro, mas sempre achamos algum motivo pra justificar o jeitinho que nós demos.
Corrupção é quando o outro tem algum benefício e eu não tô na jogada... Se eu fiz, sempre tem uma justificativa. O outro é ladrão, sem-vergonha, etc.
Ok, você está certo. Mas não se pode comparar pegar 4/5 jogos digitais com o esquema do Wii com o esquema da Petrobras que desviou milhões.
E as pessoas que fizeram esse esquema estão recebendo as punições devidas, só espero que isso aconteça com corruptos de escala maior.
Claro que pode ser comparado. é uma questão de alcance:
- se alguém me diz "cara, dá pra pegar vários jogos de graça, só fazer esse esqueminha aqui que tu sai de boa e não prejudica ninguém", eu vou fazer;
- se alguém me diz "cara, dá pra pegar vários milhões de reais/dólares/euros tranquilamente, só fazer esse esqueminha aqui que tu sai de boa e não prejudica ninguém", eu vou acreditar e pego também, já que na minha concepção eu não tô fazendo nada de errado.
É o famoso ditado que diz "a ocasião faz o ladrão".
Crescemos acreditando que "pequenos delitos" são coisas normais e aceitáveis, mas conforme vamos tendo oportunidade esses delitos também crescem, mas inconscientemente para nós eles continuam sendo pequenos. É natural do ser humano, ainda mais os que crescem no país do jeitinho.
Por um lado, o jeitinho brasileiro tem seu lado bom: a criatividade pra superar situações que outros não conseguem.
Vou dar um exemplo: numa fábrica aqui no Brasil, a máquina para e na mesma hora alguém já vai ver o que aconteceu e se dá pra fazer uma gambiarra pra deixá-la funcionando, ainda que temporariamente (onde "temporariamente = funcionando até parar de vez e eu não conseguir dar outro jeitinho).
Nos ditos países de primeiro mundo, a máquina fica parada até que venha alguém especializado fazer o conserto e deixá-la funcionando.
Pena que essa criatividade infelizmente é mais voltada pro lado da malandragem.
De qualquer forma, nós justificamos o que fazemos de errado mas não damos a chance de o outro fazer a mesma coisa.
Ninguém está impune e pode sair gritando que é contra a corrupção se usa windows pirata, baixa filmes, músicas, estaciona em vaga de deficiente ("mas é rapidinho"), dirige depois de beber ("foi só um golinho, nem dá nada"), vende voto, fura fila, recebe salário por fora pra pagar menos imposto, bota gatonet em casa,suborna guarda e não emite nem pede nota fiscal, cola na prova, pede pro colega botar o nome no trabalho que não fez, faz carteirinha falsa de estudante pra pagar meia entrada, etc etc etc.
Duvido que todo mundo aqui não faça pelo menos uma coisa dessa lista. E me incluo nesse meio, minha intenção aqui não é pagar de paladinho da moral e dos bons costumes (até pq já tem bastante gente fazendo isso).
Só acho de uma hipocrisia descomunal sair gritando "Chega de corrupção" enquanto nós relativizarmos esse hábito.
Não há a corrupção grande nem pequena. Há CORRUPÇÃO, simplesmente.
E não se justifica em nenhum caso.
Sáb 20 Jan 2018, 17:41 por ExtremeZelda
» [TSADNB] Tópico sobre Assuntos Diversos no Blast
Sex 19 Jan 2018, 16:49 por ExtremeZelda
» [VENDO] NINTENDO WII U 32GB MARIO KART 8 DELUXE BUNDLE
Sáb 01 Abr 2017, 11:45 por jcvalerio
» Mario Kart 8 travou meu Wii U
Sáb 01 Abr 2017, 10:14 por quediz
» Troca Pokémon & Friend Codes - Sun/Moon & Gen 6
Sex 31 Mar 2017, 21:29 por Devilucky
» Lojinha do Tio Logan
Sex 31 Mar 2017, 09:33 por Logan
» Problema na tela de cima do 3DS.
Qui 30 Mar 2017, 13:45 por Afrojin
» Novos jogos para Wii U, Wii e DS
Ter 28 Mar 2017, 23:04 por SSBGames
» 9 jogos de Wii no arremate
Ter 28 Mar 2017, 22:30 por SSBGames
» [AJUDA] Nintendo Switch - Como comprar jogos?
Ter 28 Mar 2017, 18:07 por Fael BC
» Fan Game - Pokemon Hau Adventures
Ter 28 Mar 2017, 10:20 por wawagames
» Muro das lamentações, desabafe aqui o que lhe aflige.
Seg 27 Mar 2017, 23:47 por Shaya