. O objetivo deste tópico é fazer uma listagem de todas as diferenças na jogabilidade geradas por Super Smash Bros. Brawl e Super Smash Bros. 4 (3DS/Wii U), para quem ainda não comprou o novo Smash ou ainda é iniciante, poder familiarizar melhor com o jogo.
Diferenças do Gameplay
Diferenças no Visual e nos Sons
Diferenças nos Lutadores:
Apesar dos movimentos ser os mesmos do jogo anterior, Peach recebeu vários buffs e ganhou novas animações.
Assim como Bowser, Yoshi foi bastante alterado desde Brawl, agora está mais ereto. Seu "Moveset" sofreu várias alterações, agora eles dão menos dano, mas tem maior "hitbox" e velocidade. Adicionalmente, Yoshi consegue saltar de seu escudo, melhorando seu jogo defensivo.
Apesar de Wario já ser um dos melhores lutadores de Brawl, ainda assim recebeu alguns buffs, agora seus movimentos são mais rápidos e fortes, mas teve o jogo aéreo piorado.
Mr. Game & Watch diferente da maioria dos veteranos de Brawl, recebeu "buffs" e "nerfs" na mesma medida, sendo bastante semelhante ao de Brawl.
Apesar de Donkey Kong manter os ataques de Brawl, agora ele está bem mais rápido.
Diddy Kong recebeu vários buffs, mesmo sendo um dos melhores lutadores de Brawl, porém, seu movimento "Banana Peel" que antes era sua chave para o sucesso, foi extremamente nerfado.
Link era considerado um dos lutadores mais lentos e fracos da história de Super Smash Bros, porém ele deu um salto de Brawl para Smash Bros 4, agora ele recebeu vários buffs, está mais rápido e seus movimentos dão maior "knockback".
Agora sem mais a habilidade de se transformar em Sheik, Zelda foi alterada para ser capaz de lutar sozinha.
Sheik recebeu vários "buffs" desde Brawl. Sendo uma das melhores personagens de Super Smash Bros. 4. A maioria de seus ataques foram trocados, dando para Sheik várias opções de ataque ela não tinha em Brawl.
Ganondorf era um dos piores lutadores de Brawl, estando em uma baixa "Tier", porém, agora ele recebeu vários buffs, ficando mais forte, rápido e tendo um melhor recovery. Ele continua sendo um semi-clone do Captain Falcon, mas agora ele tem Custom Moves diferenciados.
Toon Link recebeu alguns "buffs" desde Brawl, sua velocidade e poder foram melhoradas, porém alguns "nerfs" foram feitos, principalmente no seu "recovery".
Samus era uma das piores lutadoras de Brawl, estando na "Tier" mais baixa do jogo, em Smash 4, ela recebeu vários "buffs", assim como alguns "nerfs".
Zero Suit Samus já era uma excelente lutadora em Brawl, em Smash 4, ela recebeu mais "buffs" que "nerfs", ficando ainda melhor.
Pit está mais balanceado que em Brawl, agora ele não pode mais planar (glide), mas ganhou novas opções de recuperações (recovery), para compensar.
Apesar de receber alguns "buffs", Marth foi consideravelmente nerfado em sua transição de Brawl e Smash 4, agora seus "aerials" tem maior "lag", está mais lento e menos capaz de dar KO.
Agora alguns seus movimentos estão mais rápidos, recebendo consideráveis "buffs", porém outros movimentos dão menos danos.
Kirby recebeu "buffs" e "nerfs" na mesma medida, sendo balanceado de Brawl para Smash 4.
King Dedede foi nerfado desde Brawl. Apesar de alguns de seus ataques permanecerem poderosos, ele não consegue mais fazer os "Chain Grabs", e seu jogo aéreo foi piorado.
Meta Knight era considerado o melhor lutador de Brawl, em Smash 4, ele recebeu alguns "nerfs", ficando mais balanceado em relação aos outros lutadores.
Fox foi nerfado, está mais lento e seus ataques agora dão pouco "knockback", por outro lado, agora tem um melhor "recovery".
Falco foi extremamente "nerfado", ele agora tem menor capacidade de dar "KO's" e seu "Special Neutral" "Blaster" foi bastante inutilizado.
Com sua aparência alterada, Pikachu está mais semelhante a sua versão no jogo "Poképark Wii: Pikachu's Adventure", Pikachu recebeu vários "buffs" adicionalmente.
Charizard recebeu vários "buffs" desde sua aparição em Brawl, sua maior mudança, é que agora é um lutador livre e não mais um dos Pokémon do lutador Pokémon Trainer.
Mesmo sendo um dos melhores lutadores de Brawl, Lucario recebeu vários "buffs". Agora a influencia da "Aura" foi aumentada, providenciando melhor "range" para seus ataques e conseguindo um melhor "recovery".
Jigglypuff era uma excelente lutadora em "Melee", em Brawl acabou recebendo vários "nerfs", agora em Smash 4, Jigglypuff ainda não é tão boa quanto era em Melee, mas recebeu vários "buffs".
R.O.B recebeu na mesma medida "buffs" e "nerfs", a maioria de seus ataques agora tem maior "range", porém dão menos danos.
Ness foi extremamente "buffado" desde Brawl, ganhando novas animações.
Captain Falcon era considerados um dos piores lutadores de Brawl, em Smash 4, ele recebeu vários "buffs", ficando melhor.
Diferenças do Gameplay
- Em Brawl, apesar das diferenças, os personagens menores e maiores eram bastantes semelhantes em tamanho, em Super Smash Bros 4, a diferença ficou mais evidenciada.
- Grande parte dos personagens que estão voltando de Brawl receberam "Buffs", entre eles Diddy Kong, Bowser e Lucario.
- Mudanças de lutadores no meio da luta não existem mais, Zelda e Sheik foram separadas, assim como Samus e Zero Suit Samus.
- Não existe mais "Tripping" aleatório, mecânica que fazia os lutadores tropeçarem em Brawl, porém existe casos como ao passar nas bananas de Diddy Kong que os lutadores ainda irão tropeçar.
- Grande parte dos eventos aleatórios foram retirados, Olimar agora retira os Pikmin em ordem e King Dedede retira apenas Gordos em seu Special Side, apesar de ainda haver casos aleatórios como o Special para baixo da Peach e o Judge do Mr. Game and Watch.
- Agora a velocidade do jogo está em equilíbrio entre "Melee" e "Brawl".
- A gravidade do jogo está mais forte, fazendo os lutadores cairem mais rápidos que em Brawl.
- Agora no Online, existem dois tipos de modos, o "For Fun" destinado aos casuais e o "For Glory" destinado aos jogadores competitivos.
- Agora toda stage tem a Ω form, ficando semelhante a stage Final Destination, essa forma não pode ser jogada no modo "For Fun" porém é exclusiva do modo "For Glory"
- Os ataques agora dão maior "Knockback", potencial para levar os inimigos para longe.
- Ataques neutros que eram infinitos em Brawl, agora possuem limite, como por exemplo Kirby que não pode sugar por muito tempo ou Fox que não pode atirar para sempre.
- O "C-stick" do controle do Gamecube serve para carregar Smash Attacks.
- Houve mudanças no tempo em que pode-se segurar nas bordas de uma stage, além de que agora é possível roubá-la do oponente.
- Agora eventos como "KO Star" ou "KO Screen" são aleatórios.
- Não é possível mais nadar na versão do 3DS
- Agora é possível customizar os Ataques Specials.
- Com o uso dos Amiibos, você pode criar um Figure Player, customizá-lo e treiná-lo, até alcançar o level 50.
- Agora é possível fazer escolhas de qual oponente quer lutar no modo Classic.
- No modo All-Star, a ordem dos lutadores é definida do tempo da criação deles, na versão do 3DS dos mais antigos aos mais novos, e ao contrário na versão do Wii U.
- Agora o modo All Star está disponível desde o começo do jogo, diferente de Brawl e Melee.
- Quando um item de tiro como por exemplo a Ray Gun acabar, agora o jogador pode simplesmente apertar um botão para largá-lo, diferente de Brawl que era preciso apertar especificamente o botão de "Grab".
- Quando um lutador atingir 100% de dano, ele ativará o "Rage Effect", que permite maior "Knockback".
Diferenças no Visual e nos Sons
- Em geral, o jogo está muito mais visualmente colorido que seus antecessores.
- Geralmente os lutadores vindo de jogos cartunizados recebem aparência Cartoon como Mario e Kirby, quando lutadores vindos de jogos realistas como Link e Samus, receberam aparências realistas.
- Alguns lutadores sempre ficarão com o rosto virado para a câmera, como Bowser e Kirby.
- Alguns itens como "Home-Run Bat" e "Bumper" teves suas cores alteradas.
- Agora nas "Team Battles" os lutadores recebem contornos da cor de seu time.
- Agora as Plataformas que trazem um lutador de volta a luta tem uma cor embaixo delas representando o tempo que elas tem para desaparecer, começando do amarelo, depois laranja e desaparecendo no vermelho.
- Lutadores que receberam mais de 100% de dano, começará a emitir fumaça e ficar mais vermelho, simbolizando o "Rage Effect".
- Na versão do 3DS, ao clicar em um ícone do lutador, é possível sinalizá-lo em uma batalha.
- Os Specials "Magic" e "PK" não possuem mais eletricidade.
- Quando pausado, alguns efeitos visuais como quando os lutadores estão ao efeito do item "Super Star" não será mais exibidos.
- Na versão do Wii U, ao final de uma batalha, é possível ver alterações nos personagens, como por exemplo, a máscara do Meta Knight se quebrando.
Diferenças nos Lutadores:
- Mario:
Mario recebeu vários buffs em comparação ao Brawl, ele parece ser mais forte que nos jogos anteriores e mais capaz de levar os oponentes ao KO.
- Mario recebeu aumento de sua velocidade no ar.
- Vários de seus ataques estão mais rápidos.
- Seu "Forward Smash" agora tem maior "hitbox".
- "Up Smash" e "Back Aerial" dão maior quantidade de dano.
- "Down Smash" agora dá mais "knockback", porém dá menos danos.
- Seu "Forward Aerial" agora está mais rápido, dá mais danos e "knockback".
- Seu "Back Aerial" agora teve o tempo de "lag" final reduzido.
- "Back Throw" está muito mais poderoso e tem maior velocidade.
- Seu "Down Special" "F.L.U.D.D" agora tem maior "range".
- O "Final Smash" de Mario "Mario Finale" é mais poderoso que em Brawl, porém, seu "range" diminuiu.
- Seu "Side Special" "Cape" dá menos dano que Brawl na superfície.
- Seu "Up Special" "Super Punch Jump" dá menos dano.
- Vários de seus ataques dão menos danos, porém dão maior "knockback".
- "Forward Tilt" dá menos dano, porém ouve um aumento na velocidade.
- O número de "hits" do "Mario Tornado" foram aumentados e agora dá maior "knockback".
- Seu "Neutral Special" "Fire Balls" agora tem maior velocidade.
- Quando "Fire Balls" atinge o oponente, o som é de forma similar ao jogo "Super Mario Bros".
- O som do "Special Side" "Cape" é similar ao som do poder da Super Capa, do jogo "Super Mario World".
- As moedas que aparecem quando Mario usa o "Super Punch Jump" agora foram renderizadas em 3D.
- Mario está mais cartunesco que em relação ao Brawl.
- Luigi:
Luigi recebeu alguns buffs e alguns nerfs, recebeu novas animações, mudanças na animações de alguns ataques e por fim, recebeu um novo "Final Smash".
- Agora Luigi corre mais rápido (Dash).
- Seu "Grab" agora tem menor "lag" final.
- Seu "Forward Aerial" agora tem maior "range" e dá mais "knockback".
- Seu "Forward Tilt" agora dá muito mais dano e ganhou um aumento na velocidade.
- Seu "Down Aerial" teve a velocidade aumentada e ganhou maior "hitbox", porém, da menos dano.
- Seu "Neutral Air" agora dá menos "knockback", não sendo capaz de dar KO aos oponentes com menos de 100% de dano.
- "Luigi Cyclone" ganha mais altitude em relação aos jogos anteriores, porém, agora dá mais dano.
- Agora é possível cancelar o "Green Missile" quando está carregado ao máximo.
- Luigi agora tem um novo "Down Throw", bastante similar aos Ground Pounds do Bowser, King Dedede e Wario.
- Sua animação de pulo foi mudada, ficando similar aos jogos "Super Mario 64 DS" e "Super Mario Galaxy".
- Durante o "Taunt", as animações faciais de Luigi mudaram em relação ao Brawl.
- Luigi ganhou um novo "Final Smash", o "Poltergust 5000".
- Peach
Apesar dos movimentos ser os mesmos do jogo anterior, Peach recebeu vários buffs e ganhou novas animações.
- Sua velocidade, tanto na superfície quanto no ar foram aumentadas.
- Houve uma melhora no seu salto duplo, conseguindo subir mais longe que em Brawl.
- Seu "Dash Attack" houve uma melhora no segundo hit, dando mais dano e "knockback", sendo um excelente movimento para dar KO.
- Quando está executando o "Forward Smash", Peach tira em ordem uma Raquete de Tennis, um taco de golfe e em seguida uma frigideira.
- Seu "Up Smash" agora tem maior "hitbox", "range" e dá maior "knockback".
- Seu "Down Smash Attack" consegue dá maior número de "hits" (em Brawl 4, agora 5), dá maior "knockback" (similar ao Melee), e ainda ganhou uma nova habilidade de prender os oponentes nela, fazendo assim cada hit ser aplicado com sucesso, porém, dá menos dano que em Brawl (em Brawl dava 5-7% e agora 3-5%).
- "Forward Tilt" e "Down Tilt" ficaram mais rápidos, aumentando o "hitsun", sendo ideais para fazer combos, porém, agora dá menos dano (Em Brawl 10%, agora 7%) e menos "knockback", reduzindo o potencial do movimento em dar KO.
- Seu "Up Tilt" foi nerfado, agora tem menor "hitbox", cobrindo uma pequena parte do corpo da Peach, o movimento também dá menos dano e "knockback", sendo incapaz de dar KO em oponentes com menos de 200% de dano.
- Seu "Forward Aerial" agora dá mais "knockback" e tem maior "range", permitindo que a Peach consiga atacar em todas as direções.
- Seu "Forward Aerial" também tem menor tempo de imobilização (lag).
- Peach também ganhou um novo "Up Aerial", seu braço faz um arco-íris, e dá 2 hits, um que dá 4% dano e outro que dá 6%.
- Comparando com seu "Up Aerial" antigo, o novo dá menos "knockback", mas consegue atacar em mais direções.
- Seu "Back Throw" agora dá maior "knockback", dificultando a capacidade do movimento em criar "combos".
- "Down Throw" agora dá mais dano (7% no Brawl, agora 8%) seguido de um ótimo "knockback".
- O Special Side "Peach Bomber" ganhou maior velocidade, porém dá menos dano (15% em Brawl, agora 10%).
- Agora o "Peach Parasol" é mais rápido, tem maior "hitbox" e dá maior "knockback" sendo um ótimo movimento para dar KO.
- Os vegetais agora demoram mais para serem arrancados.
- As chances de tirar Bob-Ombs e Mr. Saturn foram aumentadas.
- Um de seus vegetais, agora dá menos dano e menos "knockback".
- Seu final Smash "Peach Blossom" dá menos dano (em Brawl 40%, agora 30%), além que os oponentes agora ficam menos tempo dormindo.
- Quando usado, "Peach Blossom" agora deixa apenas 3 pêssegos gigantes, que curam 20%, diferente de Brawl, que os pêssegos pequenos só curavam apenas 5%.
- Bowser:
O lutador Bowser é um dos que mais teve mudanças, sua aparência agora foi extremamente modificada, várias animações foram mudadas e os movimentos que ficaram foram um pouco alterados.
- Bowser agora é bem maior, sendo excelente para atacar em várias direções, porém também é mais fácil de ser atacado pelo oponente.
- Bowser está muito mais pesado que em Brawl.
- Agora ele corre mais rápido.
- Seus ataques também estão mais rápidos.
- Seu "Neutral Attack" agora dá mais dano.
- Seu "Forward Tilt" agora dá mais dano.
- Bowser ganhou um novo "Dash Attack", onde ele chuta o oponente.
- Bowser tem um novo "Forward Smash Attack", extremamente poderoso, onde ele chuta com seus 2 pés o oponente, tendo maior "range" e poder que o antigo "Smash Attack" do Brawl.
- Bowser agora dá um "spin" na execução do "Up Smash Attack".
- Assim como no Melee, Bowser não sai mais do lugar quando realiza o "Down Smash Attack".
- Ganhou um novo "Neutral Aerial", ele dá um "Spin" no ar, que dá vários hits no oponente, porém ele fica por pouco tempo imobilizado (lag) no final.
- Seu "Forward Aerial" ganhou uma nova animação, agora Bowser arranha diagonalmente o oponente.
- Bowser tem um novo "Back Aerial", um ataque com seu pés, mais poderoso que em Brawl (Antes 15% de dano, agora dá 20%).
- Seu "Down Aerial" foi alterado, agora é um "Meteor Smash", que dá muito "knockback".
- Bowser tem uma nova animação de "Grab", agora ele segura o oponente com uma mão, similar ao ataque Koopa Klaw de Melee.
- Em seu novo "Back Throw" Bowser agora joga o oponente para trás de forma similar ao "Back Throw" do Donkey Kong.
- O segundo "hit" do Bowser "Down Throw" agora dá mais dano.
- O Special "Fire Breath" agora tem maior "range" e tem um "startup" mais rápido.
- "Flying Slaw" agora está extremamente poderoso, sendo capaz de dar KO aos oponentes com mais de 100% de dano.
- O seu "Final Smash" "Giga Bowser" tem um "startup" mais rápido que em Brawl, porém dura menos tempo.
- Yoshi:
Assim como Bowser, Yoshi foi bastante alterado desde Brawl, agora está mais ereto. Seu "Moveset" sofreu várias alterações, agora eles dão menos dano, mas tem maior "hitbox" e velocidade. Adicionalmente, Yoshi consegue saltar de seu escudo, melhorando seu jogo defensivo.
- "Forward" e "Down Tilts" receberam aumento na velocidade.
- Yoshi tem um novo "Dash Attack", um chute que comparando ao "Dash Attack" anterior de Brawl, agora tem maior "range" e menos "lag".
- Seu "Down Smash" agora dá mais "knockback".
- Seu "Forward Aerial" agora é muito mais rápido.
- Agora Yoshi é capaz de saltar para fora de seu escudo, ampliando suas opções defensivas.
- Seu "Side Special" "Egg Roll" não deixa mais o Yoshi em estado indefeso.
- Os ovos lançados pelo Yoshi estão mais rápidos.
- O "Special Down" "Yoshi Bomb" agora dá mais "knockback", ideal para fazer surpresa ao oponente e dar KO.
- Seu "Back Aerial" agora tem um hit final mais acentuado, porém, agora dá apenas 3 hits, enquanto em Brawl dava 4.
- Seu "Down Aerial" está mais rápido, ideal para atacar oponentes que estão embaixo do Yoshi, porém dá menos dano e "knockback".
- Yoshi está mais leve que em Brawl, podendo levar KO's mais facilmente, similar ao Link e Captain Falcon.
- Os movimentos "Up Tilt", "Down Tilt", "Forward Smash Attack", "Down Smash Attack", "Neutral Aerial", "Up Aerial" e "Egg Throw" agora dão menos danos.
- O segundo pulo do Yoshi agora é um pouco mais lento, desacelerando o Yoshi.
- Yoshi agora tem um novo "Up Smash", onde ele dá um "backflip" similar ao Fox, comparando com o antigo "Up Smash" do Brawl, esse é mais rápido e dá maior "knockback".
- Agora os ovos do Yoshi são coloridos, correspondendo as suas cores alternativas.
- Yoshi não faz mais sons quando usa o "Yoshi Bomb"
- Wario
Apesar de Wario já ser um dos melhores lutadores de Brawl, ainda assim recebeu alguns buffs, agora seus movimentos são mais rápidos e fortes, mas teve o jogo aéreo piorado.
- Wario agora corre mais rápido (dash).
- Seu "Forward Tilt" está mais rápido.
- Seu "Down Smash" agora tem menor "lag" final.
- Seu "Neutral Aerial" tem maior "range".
- Seu "Down Tilt" está mais rápido.
- Wario "Up Smash" agora é semelhante ao de Mario e Dr. Mario, comparado com o "Up Smash" do Brawl, esse é mais forte.
- Agora Wario não caí mais de sua moto, a menos que se machuque.
- Adicionalmente, agora ele pode bater com sua moto sobre os adversários, pressionando para baixo quando ele estiver empinando.
- Porém, agora é mais difícil de sair da moto que em Brawl.
- Sua moto também perdeu um pouco de "prioridade" sobre alguns ataques, principalmente os projéteis como tiro e mísseis.
- Agora seu "Up Special" "Corkscrew" tem maior hitbox.
- Seu "Back Aerial" agora tem menos "lag" final.
- Wario "Forward Smash" não é mais o "Shoulder Bash", agora ele dá um soco bastante similar ao velho "Forward Smash" de Mario e Luigi no Smash. 64, este tem maior "range" e dá mais "knockback" que o de Brawl.
- Porém, seu novo "Forward Smash Attack" é mais lento e tem menor prioridade.
- Agora Wario pode-se curar 1% comendo items com o "Chomp" incluindo sua própria moto.
- Comer items também aumenta o poder do "Wario Waft's", seu "Down Special".
- Porém, seu "Neutral Special" "Chomp" prende o adversário por menos tempo.
- Agora o "Wario Waft's" quando usado em carga total, dá menos altitude que em Brawl e também dá menos danos.
- Os pneus da "Wario Bike" não podem mais ser usados como projéteis, eles desaparecem quando entram em contato com o chão ou pulam para fora da "Stage".
- Porém, antes de eles cair no chão e desaparecer, Wario ainda pode usar o "Chomp" e comer eles.
- Seu "Neutral" e "Up Aerials" agora tem maior "lag" final e dá 4% menos de dano em relação ao Brawl.
- Seu "Down Aerial" agora tem maior "lag" final.
- Agora o "Final Smash" "Wario Man" dura menos tempo.
- As animações de Wario agora estão mais fluidas que em Brawl.
- "Wario Waft's" agora é um pouco mais cartunesco que em Brawl, onde era mais realista.
- Wario "Back" e "Forward Throw" agora são inversos em comparação ao Brawl.
- Mr. Game & Watch
Mr. Game & Watch diferente da maioria dos veteranos de Brawl, recebeu "buffs" e "nerfs" na mesma medida, sendo bastante semelhante ao de Brawl.
- Mr. Game & Watch agora corre mais rápido (dash).
- Mr. Game & Watch está menor que em Brawl, ficando mais difícil de acertar.
- Seu "Forward Air" tem menos tempo de imobilização (lag).
- Seu "Down Aerial" está mais forte, porém, agora tem maior tempo de "lag".
- Seu "Down Smash" agora tem martelos maiores, aumentando o "range".
- Seu "Up Tilt" agora dá mais dano e tem menos "lag", porém, teve o tamanho do "hitbox" diminuído.
- Todas as animações estão mais rápidas.
- Seu "Up Special" "Fire" agora é mais rápido e ganha maior altitude, além de ter mais animações adicionadas ao movimento.
- Seu "Down Throw" lança o oponente mais alto, permitindo realizar combo com outro movimentos como o "Down Smash", porém dá menos danos.
- Seu "Dash Attack" agora tem menos tempo de "lag", porém dá menos danos.
- Agora Mr. Game & Watch usa as duas mãos no "Forward Smash" permitindo maior "hitbox", porém dá menos danos.
- Seu "Down Tilt" dá menor "knockback".
- Oil Panic agora pode absorver explosões.
- Oil Panic pode absorver 3 projéteis, e será mais forte dependendo da força dos projéteis absorvidos.
- O "Judge" agora pode repetir os números que aparecem, em vez de serem sempre diferentes como em Brawl.
- Seu "Neutral Aerial" agora dá um "hit" a menos, e ainda tem maior tempo de "lag" final.
- O "Special Neutral" "Chef" agora dá 1% a menos de dano em relação ao Brawl.
- Seu "Down Taunt" foi mudado, agora ele deita no chão e descansa.
- Seu "Final Smash" "Octopus" agora fica com as bordas trocando de cores, similar a "Smash Ball".
- Donkey Kong
Apesar de Donkey Kong manter os ataques de Brawl, agora ele está bem mais rápido.
- Donkey Kong agora está mais pesado.
- O "Special Down" "Hand Slap" agora pode ser usado no ar, e no chão, o movimento ganhou maior "hitbox".
- Seu "Back Aerial" dá mais danos no primeiro e no último "hit".
- O Stage 9 do "Giant Punch" agora está mais rápido e dá maior "knockback".
- Agora com o "Forward Throw" do Donkey Kong, é possível carregar os oponentes e jogá-los para cima ou para baixo pressionando o botão de ataque.
- O "Special Side" "Headbutt" agora serve para dá danos em escudos, servindo para quebrá-los, porém teve seu "range" diminuído.
- O "Special Side" "Headbutt" podia ser usado para manter o Donkey Kong no ar por mais tempo, melhorando seu recovery, agora não pode mais.
- "Forward Aerial", "Up Aerial" e "Up Tilt" agora tem menos "lag" inicial.
- Agora o soco do "Down Aerial" é mais rápido.
- "Spinning Kong" agora dá apenas metade do dano que dava em Brawl.
- "Down Tilt" agora dá menos dano.
- Os "grabs" do Donkey Kong agora estão mais lentos.
- Seu "Final Smash" "Konga Beat" agora acompanha um linha que indica a hora de pressionar o botão de ataque.
- Donkey Kong agora rola em seu "Dash Attack" de forma similar aos do jogos da série "Donkey Kong Country".
- Diddy Kong
Diddy Kong recebeu vários buffs, mesmo sendo um dos melhores lutadores de Brawl, porém, seu movimento "Banana Peel" que antes era sua chave para o sucesso, foi extremamente nerfado.
- Diddy Kong agora está mais elástico, fazendo que ataques atinjam mais longe, melhorando seu "range".
- O 3º hit do seu "Neutral Attack" agora serve como transição ao ataque finalizador.
- O final "hit" de seu "Dash Attack" agora dá mais dano, porém, o movimento está mais lento, sendo um pouco arriscado.
- Seu "Forward Smash Attack" agora está mais poderoso, sendo seu melhor movimento para dar KO.
- Seu "Up Smash" também está mais poderoso, sendo um ótimo movimento para dar KO.
- Seu "Down Smash" está mais fraco, não sendo muito efetivo para dar KO.
- Seu "Forward" e "Down Aerials" agora tem menos "lag" final.
- Seu "Up Aerial" agora está mais forte, sendo capaz de dar KO nos oponentes que estiver com 100% de dano e também é muito útil para fazer combos.
- Seu "Grab" agora está mais rápido.
- As animações dos movimentos "Forward" e "Back Throws" estão mais lentas.
- Seu "Up Throw" agora dá menor "knockback" mas serve para fazer combo com os "Aerials"
- Agora a explosão da "Peanut Popgun" sobrecarregada tem muito mais "hitbox".
- Seu movimento "Monkey Flip" agora permite que o Diddy Kong atacar o oponente uma vez enquanto estiver agarrando. O lançamento é forte, sendo capaz de dar KO aos oponentes com mais de 200% de dano.
- Seu "Up Special" "Rocketbarrel Boost" pode-se inclinar muito mais que em Brawl.
- Porém, o "Rocketbarrel Boost" agora precisa carregar muito mais para atingir certas alturas.
- Seu movimento "Banana Peel" agora só permite que Diddy Kong lance um casco de banana por vez, reduzindo a habilidade que o Diddy Kong tinha em Brawl de controlar a "stage". As bananas agora podem ser destruídas pelo oponentes, e desaparecem se tocar o chão por duas vezes.
- Link
Link era considerado um dos lutadores mais lentos e fracos da história de Super Smash Bros, porém ele deu um salto de Brawl para Smash Bros 4, agora ele recebeu vários buffs, está mais rápido e seus movimentos dão maior "knockback".
- Link agora é mais rápido, tanto no chão, quanto no ar e seus movimentos dão menos "lag".
- Agora Link consegue dar saltos maiores.
- A animação de sua esquiva (roll) foi mudada, ficando semelhante a um de seus movimentos no jogo "Ocarina of Time".
- Seu "Forward Tilt" agora dá menos "lag" final.
- Seu "Dash Attack" agora é mais forte e tem maior "hitbox", porém agora está mais lento.
- A animação do "Dash Attack" de Link agora é bastante semelhante ao seu "Jump Attack" no jogo Ocarina of Time.
- Seu "Forward Smash Attack" agora está mais forte, podendo dar 2 hits seguidos.
- Seu "Up Smash Attack" agora dá 1% de dano a mais.
- Seu "Down Smash Attack" também está mais poderoso, atacando dos 2 lados.
- Agora seu "Neutral Aerial" pode dar 11% ou 9% de dano, comparando com Brawl que dava 10% sempre.
- Seu "Forward Aerial" agora dá menos "lag", porém, também dá menos danos (em Brawl dava 9%12% de dano, agora dá 8%10%).
- Seu "Back Aerial" agora é mais rápido, porém dá menos dano (11% em Brawl, agora 8%).
- Seu "Down Aerial" agora dá menos "lag" e ainda pode saltar sobre os adversários, similar a uma de suas habilidade no jogo "Zelda II: Adventure of Link"
- Porém, seu "Down Aerial" dá menos danos, (em Brawl 22%, agora 18%).
- Seu "Grab Aerial" agora alcança mais longe e é mais rápido, porém dá menos danos (em Brawl 10%, agora 6%).
- Seu "Grab" agora demora menos para iniciar e tem menos "lag".
- Seu "Hookshot" não caí mais no chão, ficando similar ao de Smash.64.
- Agora seu arco "Hero's Bow" carrega mais rápido.
- Seu "Gale Boomerang" agora dá maior "knockback".
- Seu "Up Special" "Spin Attack" agora dá um melhor "recovery" que em Brawl, conseguindo chegar mais alto.
- As bombas lançadas por Link não machuca mais ele.
- Agora as bombas dão apenas 5% de danos.
- Agora seu "Final Smash" "Triforce Slash" dá menos danos (83% em Brawl, agora 69%).
- Zelda
Agora sem mais a habilidade de se transformar em Sheik, Zelda foi alterada para ser capaz de lutar sozinha.
- "Forward Tilt", "Up Smash Attack" e "Neutral Aerial" receberam buffs.
- "Din Fire" agora está mais forte, agora explodindo, tendo maior "hitbox".
- Ela perdeu a habilidade de se transformar em Sheik, agora seu "Down Special" foi substituído pelo movimento "Phantom Slash", que serve como projétil para atacar os oponentes e bloquear ataques, porém, o movimento pode ser refletido pelo oponente.
- Seu "Down Smash Attack" agora está mais poderoso, sendo capaz de dar KO's aos oponentes com mais de 110% de dano.
- Seu "Down Aerial" agora tem maior "hitbox".
- Seu "Down Tilt" agora tem menos "lag" final.
- Seu "Dash Attack" agora está mais poderoso que em Brawl.
- Seu "Neutral Special" "Nayru's Love" agora está mais rápido.
- "Farore's Wind" agora está mais mais poderoso quando Zelda reaparece.
- Seu "Up Aerial" agora dá mais danos que em Brawl.
- "Nayru's Love", "Down Throw" e "Up Tilt" agora dão menos danos.
- Seu "Up Taunt" foi trocado por uma nova animação.
- Sheik
Sheik recebeu vários "buffs" desde Brawl. Sendo uma das melhores personagens de Super Smash Bros. 4. A maioria de seus ataques foram trocados, dando para Sheik várias opções de ataque ela não tinha em Brawl.
- Agora seu "pulo curto" (Short Hop) está mais rápido.
- Seu "Neutral Attack" que era infinito, agora ganhou um finalizador.
- Seu "Forward Smash Attack" ficou mais poderoso, agora sendo capaz de dar KO aos oponentes com mais de 115% de dano.
- "Forward Aerial" agora ganhou uma nova animação, sendo mais rápido.
- Seu "Up Aerial" agora dá vários "hits", sendo capaz de dar KO aos oponentes que estão no ar com mais de 150% de dano.
- Seu "Up Tilt" agora tem menos "lag" e dá menor "knockback".
- Seu "Down Aerial" agora é um "Meteor Smash", podendo dar 2 hits nos oponentes que estão no chão.
- "Back Throw" agora tem menos "lag", porém dá menos danos (10% em Brawl, agora 6%).
- "Aerial Needle Storm" não dá mais "lag" ao pousar no chão.
- Seu novo "Special Side" "Burst Grenade", é bastante semelhante ao antigo "Chain" porém, este explode no final.
- Por causa de seu novo "Special Side" "Burst Grenade", seu "Side Taunt" foi trocado.
- "Vanish" agora tem maior "hitbox" quando Sheik aparece.
- Seu novo "Down Special" "Bouncing Fish" é bastante semelhante ao "Down Special" da Zero Suit Samus, porém este ataca mais na horizontal. O movimento dá um grande valor de "knockback", sendo excelente para dar KO.
- Seu "Dash Attack" agora dá 1% menos de dano que dava em Brawl.
- Seu "Down Smash Attack" agora dá menos dano e "knockback".
- Sheik não pode mais transformar-se em Zelda.
- Ganondorf
Ganondorf era um dos piores lutadores de Brawl, estando em uma baixa "Tier", porém, agora ele recebeu vários buffs, ficando mais forte, rápido e tendo um melhor recovery. Ele continua sendo um semi-clone do Captain Falcon, mas agora ele tem Custom Moves diferenciados.
- Ganondorf está muito mais pesado que em Brawl.
- Ganondorf está mais rápido.
- Seu "Neutral Attack" agora inicia mais rápido e tem maior "range".
- "Forward Tilt" agora inicia mais rápido, tem menos "lag" final e está mais forte, sendo capaz de dar KO aos oponentes com mais de 125% de danos.
- "Down Tilt" está mais rápido e dá 1% a mais de dano, sendo um ótimo movimento para dar KO.
- "Up Tilt" está mais forte, dando 1% a mais de dano.
- "Up Smash Attack" tem menos "lag" final, dá 2% a mais de dano e consegue dar KO aos oponentes com mais de 100% de dano.
- Seu "Neutral Aerial" está mais forte, iniciando mais rápido, dando 1% a mais de dano no primeiro "hit" e 2% a mais no segundo.
- "Forward Aerial" tem menor "lag" ao pousar no chão, maior "hitbox" e dá maior "knockback".
- "Back Aerial" está mais forte, dando 1% a mais de dano.
- Seu "Side Special" "Flame Choke" dá 3% a mais de dano.
- O "Flame Chock" utilizado no chão, agora tem menor "lag" final.
- "Aerial Flame Chock" agora permite que Ganondorf agarre os oponentes e jogue-os no chão.
- A habilidade do "Flame Chock" agora permite o "Ganoncídio", que mata o oponente antes de Ganondorf ao cair para fora da "stage".
- O "Neutral Special" "Warlock Punch" agora está mais forte e inicia mais rápido.
- "Up" e "Down Throws" agora dão menos "knockback".
- Seu "Dash Attack" agora dá 1% a menos de dano.
- Seu "Down Aerial" agora dá menos danos (22% em Brawl, agora 19%), porém tem menor "lag" ao pousar no chão.
- O "Final Smash" "Beast Ganon" agora está mais fraco.
- Toon Link
Toon Link recebeu alguns "buffs" desde Brawl, sua velocidade e poder foram melhoradas, porém alguns "nerfs" foram feitos, principalmente no seu "recovery".
- Toon Link está um pouco mais pesado que em Brawl.
- Toon Link agora corre (Dash) mais rápido.
- Seu "Grab" "Hookshot" agora tem menor "lag" final, sendo semelhante ao do Link, de "Smash 64" e maior "range", alcançando distâncias maiores.
- Seu "Grab Aerial" está mais rápido.
- Seu "Up Throw" agora dá menos "knockback", ajudando na utilização de combos.
- Seu "Down Aerial" está mais forte, porém agora tem maior "Windbox", empurrando alguns oponentes para longe.
- Seu "Hero's Bow" carrega mais rápido e as flechas agora alcançam maiores distâncias.
- Seu "Side Special" "Boomerang" agora alcança distâncias maiores.
- Seu "Forward Smash Attack" e "Up Tilt" estão mais rápidos.
- Seu "Up Smash" agora dá maior "knockback", podendo dar KO aos oponentes com mais de 100% de danos, porém dá menos danos.
- Seu "Back Throw" está mais forte.
- Seu "Down Throw" agora dá maior "knockback".
- Seu "Back Aerial" agora tem maior "lag" final.
- Toon Link agora está mais lento no ar, porém sua velocidade de queda está mais rápida.
- Seu "Spin Attack" agora está bastante semelhante ao seu movimento "Spin" no jogo "The Legend of Zelda: Wind Waker".
- Seu "Side Taunt" agora mostra o Toon Link observando uma fada.
- Samus
Samus era uma das piores lutadoras de Brawl, estando na "Tier" mais baixa do jogo, em Smash 4, ela recebeu vários "buffs", assim como alguns "nerfs".
- Samus agora pula mais alto, melhorando sua capacidade de dar "Aerials Attacks".
- Seu "Grab" "Grapple Beam" está muito mais rápido e tem menor "lag" final.
- Seu "Forward Smash Attack" agora está mais rápido e tem uma pequena explosão no final, similar ao "Forward Smash Attack" do Mario.
- A explosão adicionada do "Forward Smash Attack" permite maior "hitbox" do movimento.
- Seu "Screw Attack" agora dá maior "knockback".
- Seu "Zero Laser" agora pode mudar de percurso e não quebra mais a "Power Suit" no final.
- Seu "Up Smash" e "Cover Fire" agora dão maior "knockback" e os "hits" estão mais juntos.
- O primeiro "hit" de seu "Dash Attack" agora está mais poderoso que em Brawl.
- Seu "Charge Shot" agora carrega mais rápido e o tiro também tem maior velocidade.
- Samus agora tem "lag" ao lançar um míssil.
- Seu "Down Aerial" está mais rápido e tem maior "hitbox", porém dá menos danos (15% em Brawl, 13% agora).
- Seu "Down Smash" está mais rápido, porém dá menos danos (21% de dano quando está carregado em Brawl, 14% agora) e dá menor "knockback", sendo capaz de dar KO aos oponentes apenas com mais de 180% de danos.
- Seu "Forward Tilt" está mais rápido, porém dá menos danos.
- Seu "Down Tilt" agora tem maior lag e dá 2% a menos de danos, porém teve seu "range" aumentado.
- A capacidade de Samus de prender os oponentes quando utiliza o "Up Aerial" foi reduzida.
- "Back Aerial" "Sourspot" agora dá menos danos, porém, o "Sweetspot" dá mais.
- Seu "Grab Aerial" teve seu dano dividido em 2 "hits".
- Samus agora emite mais luzes da sua "Power Suit" em alguns ataques.
- Zero Suit Samus
Zero Suit Samus já era uma excelente lutadora em Brawl, em Smash 4, ela recebeu mais "buffs" que "nerfs", ficando ainda melhor.
- Agora ela usa os "Jet Boots", que amplifica a força de seus ataques.
- Seu chicote (Whip) agora tem maior "range", alcançando maior distância.
- Zero Suit Samus agora tem um novo "Grab Aerial", onde ele lança seu "Plasma Whip", diferente de outros "Grabs Aerials", este não tem "lag" ao pousar no chão.
- Zero Suit Samus ganhou um novo "Up Special", o "Boost Kick", onde ela dá um chute que vai para o alto e um "spin" no final do ataque, substituindo seu antigo e horrível "Up Special", possibilitando uma melhor recuperação (recovery).
- Agora seu "Down Throw" está mais rápido e ainda possibilita que a trajetória do oponente que for lançado seja alterada.
- Seu "Back Throw" agora dá mais danos.
- Seu "Down Special" "Flip Jump" agora pode enterrar os oponentes.
- Seu "Grab" agora tem menor "lag".
- O "Down Throw" agora dá menos danos, porém está mais rápido.
- Seu "Up Aerial", "Back Aerial" e "Plasma Whip" agora dão menos danos.
- O salto da Zero Suit Samus agora está um pouco mais fraco.
- Seu "Dash Attack" agora dá mais danos (7% em Brawl, agora 10%), porém tem menor "range".
- Zero Suit Samus agora tem um novo "Forward Smash Attack", este dá mais danos que o antigo (14% em Brawl, agora 22%), sendo capaz de dar KO aos oponentes em torno de 81% de danos.
- Agora Zero Suit Samus faz uma pose diferente ao utilizar o "Paralyzer".
- Zero Suit Samus tem um novo "Final Smash", onde ela entra dentro de sua "Gunship" e atira contra os oponentes, lembrando o antigo "Final Smash" do Snake em Brawl.
- Pit
Pit está mais balanceado que em Brawl, agora ele não pode mais planar (glide), mas ganhou novas opções de recuperações (recovery), para compensar.
- Pit está um pouco mais pesado que em Brawl.
- Seu "Dash Attack" agora tem menor "lag" final.
- Pit ganhou um novo "Side Special" chamado "Upperdash Arm", bastante semelhante aos "Homing Dash Attacks" do jogo "Kid Icarus: Uprising". O movimento dá muito "knockback", servindo para jogar os oponentes para o alto e refletir projéteis.
- Pit agora pode usar os "Guardian Orbitars" como novo "Down Special", que reflete ataques em 2 direções.
- Seu "Forward Smash Attack" agora dá menos danos.
- O último hit do movimento "Up Smash Attack" agora é um pouco mais demorado.
- Os 3 hits de seu "Neutral Attack" agora dão menos danos.
- Seu "Up Tilt" agora está mais rápido, porém dá menos danos (16% em Brawl, agora 10%).
- Pit, assim como Meta Knight e Charizard, não pode mais planar (glide).
- Vários de seus ataques (Forward Tilt, Dash Attack, Up Smash) dão menos danos que em Brawl.
- Seu "Forward Tilt" agora tem maior "lag" final.
- Seu "Neutral Special" "Palutena's Arrow" agora dá menos danos, demora mais para iniciar e as flechas desaparecem mais rápido.
- Agora seu "Forward Aerial" tem uma nova animação.
- Agora Pit tem um novo "Up Special" "Power of Flight" que faz ele voar até uma certa distância, o movimento tem um excelente "range", fazendo Pit ter um excelente "recovery".
- Quando está fazendo os "taunts", Pit agora fala frases como: "That all you got?" ou "Come On!".
- A esquiva de Pit (roll) agora produz um som semelhante ao "Dodge" do jogo "Kid Icarus: Uprising".
- Pit ganhou um novo "Final Smash", o "Three Sacred Treasures".
- Marth
Apesar de receber alguns "buffs", Marth foi consideravelmente nerfado em sua transição de Brawl e Smash 4, agora seus "aerials" tem maior "lag", está mais lento e menos capaz de dar KO.
- Seu "Neutral Special" "Shield Breaker" agora dá mais danos aos escudos dos oponentes, no ar esse movimento dá um empurro para frente, melhorando a recuperação (recovery) do Marth.
- Seu "Counter" foi melhorado, sendo excelente para dar KO, até para golpes fracos refletidos.
- Seus ataques agora tem menor "hitbox".
- Os movimentos "Up Tilt", "Down Tilt", "Dash Attack", "Forward Smash Attack", "Neutral Aerial", "Forward Aerial" e "Back Aerial" agora dão menos danos que em Brawl.
- Seu "Down Tilt" agora tem maior "lag" final.
- O "Range" de seu "Grab" foi reduzido.
- Seu "Neutral Air" agora tem maior "lag" final.
- Agora seu "Forward Aerial" está mais lento, demorando para dar cada "hit".
- Seu "Side Special" "Dancing Blade" tem maior "lag" final.
- Seu "Up Special" "Dolphin Slash" está mais fraco, principalmente no "sweetspot" (Área do ataque onde dá mais danos).
- Todos seus "Throws" dão maior "knockback", sendo bons para dar KO, porém piorando a capacidade de Marth em criar combos.
- Marth está um pouco mais pesado que em Brawl.
- Ike
Agora alguns seus movimentos estão mais rápidos, recebendo consideráveis "buffs", porém outros movimentos dão menos danos.
- Ike está mais pesado que em Brawl.
- Seu "Up Tilt" está mais forte.
- Seu "Down Tilt" dá maior "knockback".
- Seu "Side Special" "Quick Draw" agora tem menor "lag" final, maior "range" e não deixa mais o Ike em estado de imobilização.
- Porém, seu "Quick Draw" dá menos danos e quando o ataque é perdido, o "lag" final é maior que em Brawl.
- Seu "Dash Attack" agora está mais forte.
- Seu "Neutral Aerial" está mais rápido.
- Seu "Forward Aerial" agora tem menor "lag" inicial.
- Todos seus "Throws" agora estão mais fortes.
- Seu "Counter" agora inicia mais rápido.
- Seu "Forward Tilt", "Forward Aerial" e "Back Aerial" dão menos danos.
- Seu "Jab Combo" dá menos danos.
- Seu "Final Smash" "Great Aether's" agora dá menos danos (78% em Brawl, agora 60%).
- Seu "Neutral Attack" agora dá menos danos (4% em Brawl, agora 3%).
- Seu "Side Special" agora dá menos danos (16% em Brawl, agora 13%).
- Kirby
Kirby recebeu "buffs" e "nerfs" na mesma medida, sendo balanceado de Brawl para Smash 4.
- Kirby agora caminha e corre (dash) mais rápido.
- Seu "Up Throw" agora dá maior "knockback".
- Seu antigo "Neutral Infinite" agora serve como uma transição para o movimento finalizador "Smash Punch".
- Seu "Back Aerial" agora dá mais danos, porém dá menos "knockback".
- Seu "Up Smash" agora dá mais danos e dá mais "knockback".
- Seu "Side Special" "Hammer Flip" agora carrega antes de ser liberado, Kirby consegue se movimentar enquanto o ataque está sendo carregado e quando ele chegar no limite, Kirby começará receber "Recoil Damage".
- Porém, seu "Hammer Flip" quando utilizado de forma semelhante em Brawl, pouco carregado, dá menos danos e "knockback".
- Seu "Down Tilt" está mais rápido.
- Kirby está mais rápido enquanto está no ar.
- Agora seu "Down Aerial" é um "Meteor Smash" e tem menor "lag" inicial.
- Kirby ganhou um novo "Final Smash", o "Ultra Sword" de "Kirby's Return to Dream Land", que ataca o oponente várias vezes e tem um "range" gigante, sendo mais útil que seu "Final Smash" antecessor de Brawl, o "Cook Kirby".
- Seu "Neutral Special" "Inhale" agora dá mais danos quando copia o oponente, porém dá menos danos caso o oponente seja cuspido.
- Seu "Final Cutter" agora dá mais danos, porém teve o "hitbox" diminuído.
- Kirby agora está um pouco menor, tendo um menor "hurtbox", sendo mais difícil de ser acertado.
- Seu salto está mais fraco, atingindo menor altitude.
- Seu pé está menor, diminuindo o "hitbox" dos movimentos que utilizem essa parte do corpo.
- O "range" de seu "grab" agora está menor.
- Seu "Up Tilt", "Up Aerial", "Down Aerial", "Neutral Aerial" e "Dash Attack" agora dão menos danos.
- Seu "Forward Throw" agora dá menos danos e dá maior "knockback", diminuindo as oportunidades de criar "combos".
- Kirby está mais leve que em Brawl.
- King Dedede
King Dedede foi nerfado desde Brawl. Apesar de alguns de seus ataques permanecerem poderosos, ele não consegue mais fazer os "Chain Grabs", e seu jogo aéreo foi piorado.
- King Dedede está um pouco mais pesado.
- King Dedede agora consegue saltar mais alto.
- Sua velocidade de queda foi aumentada.
- Seus "Aerials Attacks" agora tem maior "lag" final, piorando o bom jogo aéreo que tinha em Brawl.
- Sua queda mais acelerada, também favorece o lutador ser mais vítima de combos.
- King Dedede agora possui ataques finalizadores mais seguros.
- Seu "Forward Tilt" agora dá vários hits com mais danos e "knockback".
- Seu "Up Tilt" está mais fraco.
- "Down Tilt" agora dá maior "knockback".
- Seu "Forward Aerial" agora tem maior "lag" final.
- Seu "Up Aerial" está mais forte.
- Seu "Down Aerial" agora é um "Meteor Smash".
- Seu "Down Aerial" agora está um pouco mais lento.
- King Dedede não é mais capaz de fazer o "Chain Grab", retirando grande parte do potencial ofensivo dele.
- Seu "Back Throw" agora dá menos danos. (16% em Brawl, 14% agora).
- Seu "Up Throw" agora tem menor "lag" final, permitindo que o movimento consiga produzir combos com os "Aerials Attacks".
- Seu "Down Throw" agora dá menos danos.
- Seu antigo "Special Side" "Waddle Dee Toss" foi trocado pelo "Gordo Thow", agora lançando "Gordos" ao invés de "Waddle Dees".
- Os "Gordos" agoram podem ser lançados de 3 formas diferentes.
- "Gordos" porém, podem ser facilmente refletidos pelo oponente.
- Seu "Super Dedede Jump" agora pode enterrar os oponentes.
- Seu "Final Smash" foi alterado, agora é o "Dedede Burst", que prende o oponente, tendo um excelente "range" inicial.
- Meta Knight
Meta Knight era considerado o melhor lutador de Brawl, em Smash 4, ele recebeu alguns "nerfs", ficando mais balanceado em relação aos outros lutadores.
- Agora Meta Knight ganhou um ataque finalizador para seu "Neutral Attack".
- Seu "Up Smash" e "Dash Attack" estão mais poderosos.
- Seu "Forward Smash" está mais poderoso.
- "Down Throw" está mais acessível para produzir "combos", porém dá menos danos.
- Seu "Drill Rush" agora tem maior capacidade de prender o oponente e está muito mais forte, porém tem maior "lag" inicial.
- Seu "Drill Rush" está mais perigoso de ser utilizado, não sendo mais capaz de dar um salto para trás no seu fim, a menos que ele termine tocando em uma parede, no chão ou no próprio oponente.
- Seu "Down Special" "Dimensional Cap" está muito mais poderoso.
- Seu "Neutral Special" "Mach Tornado" agora dá menos danos e dura menos tempos.
- Por outro lado, seu "Mach Tornado" agora tem maior capacidade de prender o oponente.
- Seu "Forward Tilt", "Forward Air" e "Down Throw" agora dão menos danos.
- Seu "Down Smash" agora dá menos "knockback" e está mais lento.
- Seu "Up Smash" está mais lento.
- Meta Knight agora está maior, aumentando seu "hurtbox", sendo mais fácil de ser acertado pelos oponentes.
- Todos os ataques do Meta Knight agora tem menor "range".
- Seu novo "Shuttle Loop" não permite mais que Meta Knight consiga planar (glide), tendo seu "recovery" piorado.
- Os pulos do Meta Knight agora estão mais baixos.
- Meta Knight está um pouco mais pesado que em Brawl.
- Fox
Fox foi nerfado, está mais lento e seus ataques agora dão pouco "knockback", por outro lado, agora tem um melhor "recovery".
- Seu "Side Special" "Fox Illusion" não deixa mais o Fox em estado de imobilização quando utilizado no ar, adicionalmente, o movimento não avança além das bordas das "stages" quando utilizado no chão.
- Seu "Up Special" "Fire Fox" agora alcança maior distância que em Brawl, ficando semelhante ao de Melee.
- Seu "Dash Attack" está mais rápido.
- Seu "Forward Aerial" agora tem maior capacidade de prender os oponentes.
- Seu "Down Aerial" não é mais um "Meteor Smash".
- "Dash Attack", "Forward Smash", "Up Smash", "Forward Aerial" e "Up Tilt" agora dão menos danos.
- "Down Smash" agora está mais fraco, dando menor "knockback".
- Todos os "Aerials" agora dão maior "landing lag".
- Seu "Final Smash" "Landmaster" está menos poderoso.
- Falco
Falco foi extremamente "nerfado", ele agora tem menor capacidade de dar "KO's" e seu "Special Neutral" "Blaster" foi bastante inutilizado.
- Ele agora ganhou um ataque finalizador para seu "Neutral Attack".
- "Forward" e "Neutral Aerials" agora são mais acessíveis para produzirem "combos".
- Seu "Side Special" "Falco Phantasm" agora tem menor "lag" inicial e não deixa mais o Falco em estado de imobilização quando utilizado no ar, adicionalmente, o movimento não avança além das bordas das "stages".
- Seu "Up Special" "Fire Bird" agora tem maior distância, melhorando o "recovery".
- Seu "Forward Smash" está mais lento e dá menor "knockback".
- Seu "Neutral Aerial" agora tem maior "landing lag".
- Seu novo "Back Aerial" tem menor poder e "range" em relação ao antigo.
- Seu "Down Aerial" está mais poderoso, porém está mais lento, tem maior "lag" inicial, "final" e tem maior "landing lag".
- Seu "Special Neutral" "Blaster" está muito mais lento.
- "Down Throw" agora dá menos danos e perdeu a capacidade de dar "Chain Grab".
- Seu "Landmaster" está menos poderoso.
- Pikachu
Com sua aparência alterada, Pikachu está mais semelhante a sua versão no jogo "Poképark Wii: Pikachu's Adventure", Pikachu recebeu vários "buffs" adicionalmente.
- Seu "Neutral Attack" está mais rápido, porém dá menos danos.
- Seu "Forward Tilt" está mais rápido e tem menor "lag" final, porém dá menos danos.
- Seu "Up Tilt" agora tem menor "lag" final e dá muito menos "knockback", sendo acessível para produzir "combos".
- O "Sweetspot" de seu "Dash Attack" agora está muito mais poderoso.
- "Forward Smash" está mais rápido, porém dá menos danos e tem maior "lag" final.
- Seu "Up Smash" está mais poderoso, sendo capaz de dar "KO" aos inimigos com mais de 90% de danos.
- "Down Smash" agora é capaz de prender o oponente, porém tem maior "lag" final.
- "Neutral Aerial" agora dá menos danos. (12% em Brawl, 8% em Smash 4)
- "Forward Aerial" agora tem menor "landing lag" e o "hit" final está mais poderoso.
- "Back Aerial" agora dá maior "knockback", porém dá menos danos.
- "Down Aerial" recebeu tanto "buff" quanto "nerf", enquanto seu primeiro "hit" dá maior "knockback" desconectando o ataque, o segundo "hit" tem maior "range", dá mais "knockback" e mais danos em escudos.
- Seu "Down Throw" agora dá maior "knockback", limitando a capacidade de dar combos.
- Seu "Side Special" "Skull Bash" agora alcança maior distância quando está totalmente carregado.
- O segundo "Quick Attack" agora dá maior "knockback".
- Seu "Down Special" "Thunder" agora tem menor "range".
- Seu "Final Smash" "Volt Tackle" agora dura mais tempo, porém dá menos danos e "knockback".
- Charizard
Charizard recebeu vários "buffs" desde sua aparição em Brawl, sua maior mudança, é que agora é um lutador livre e não mais um dos Pokémon do lutador Pokémon Trainer.
- Charizard agora está mais pesado que em Brawl.
- Back Throw dá mais danos e tem menor "lag" final, sendo excelente para produzir combos acompanhado dos movimentos "Forward Air" ou "Dash Attack".
- Down Aerial está mais forte, dando 1% a mais de danos e também mais rápido.
- Forward Throw agora está mais forte.
- O "Special Up" "Fly" agora ganha maior altitude.
- Seu "Back Aerial" está mais forte.
- "Forward Smash" agora tem uma nova animação, ficando mais forte.
- A antiga fraqueza de Charizard aos ataques que usam água foi retirada.
- Seu novo "Forward Aerial" dá menos danos.
- Seu "Forward" e "Down Tilts" agora dão menos danos.
- Seu "Down Throw" está mais fraco, sendo incapaz de dar "KO" aos oponentes com menos de 185% de danos.
- Charizard, assim como Pit e Meta Knight não pode mais planar (glide).
- Seu "Down Smash" tem uma nova animação.
- "Rock Smash" é o novo "Down Special" do Charizard, substituindo seu antigo "Pokémon Change".
- Charizard ganhou um novo "Side Special", o "Flare Blitz", que é um ataque muito poderoso, porém dá "Recoil Damage", sendo semelhante ao movimento de mesmo nome dos jogos da série "Pokémon".
- Seu novo "Side Special" "Flare Blitz" também é uma grande adição para o "Recovery" do Charizard.
- Charizard tem um novo "Up Throw", sendo semelhante ao mesmo movimento dos lutadores Kirby e Meta Knight, no caso do Charizard, é possivelmente baseado no movimento da série Pokémon "Seismic Toss".
- Charizard ganhou um novo "Final Smash", o "Mega Charizard X".
- Lucario
Mesmo sendo um dos melhores lutadores de Brawl, Lucario recebeu vários "buffs". Agora a influencia da "Aura" foi aumentada, providenciando melhor "range" para seus ataques e conseguindo um melhor "recovery".
- Lucario está mais leve que em Brawl.
- Todos os ataques normais (com exceção do "Forward Tilt) do Lucario agora dão menos danos.
- Seu "Up Tilt" está muito mais rápido e dá maior "knockback".
- Seu "Up Smash" agora dá 2 hits seguidos, aumentando as chances de dar "KO" ao oponente.
- Todos os "Aerials Attacks" do Lucario estão mais rápidos.
- Seu "Neutral Aerial" e "Up Aerial" dão menos danos enquanto o Lucario estiver com 0% (Devido sua "Aura"), por outro lado, todos os outros "Aerials" dão mais danos.
- O "lag" final do movimento "Down Aerial" foi reduzido.
- Os "Grabs" do Lucario estão mais rápidos.
- Seu "Neutral Special" "Aura Sphere" agora pode alcançar tamanhos ainda maiores, dependendo da "Aura" do Lucario.
- Agora quando o Lucario usa a "Aura Sphere" no ar, ele é empurrado um pouco para trás, tornando o movimento ainda mais seguro.
- "Force Palm" agora está mais rápido e tem maior "range", dependendo da "Aura" do Lucario.
- Seu "Up Aerial" "Extreme Speed" agora também é afetado pela "Aura", permitindo que o Lucario consiga ter um "recovery" gigantesco.
- Seu "Down Special" "Double Team" agora teve o "range" aumentado.
- Lucario agora tem um novo "Final Smash", o "Mega Lucario" que aumenta o poder da "Aura" ao máximo.
- Jigglypuff
Jigglypuff era uma excelente lutadora em "Melee", em Brawl acabou recebendo vários "nerfs", agora em Smash 4, Jigglypuff ainda não é tão boa quanto era em Melee, mas recebeu vários "buffs".
- Agora os movimentos "Neutral Attack" e "Up Tilt" estão mais rápidos.
- "Up Tilt", "Forward Tilt", "Down Throw" e "Up Throw" dão 1% a mais de dano.
- "Neutral Air", "Back Aerial", "Up Smash" e "Back Throw" agora dão 1% a mais de dano e dão maior "knockback".
- "Forward Throw" agora dá 1% a mais de dano e tem menor "lag" final.
- Seu "Dash Grab" agora tem menor "lag" final.
- Seu "Down Special" "Rest" agora está muito mais forte, dando muito mais danos, conseguindo ser tão útil como era em "Melee".
- Seu "Down Special" "Rest" agora tem maior "hitbox", aumentando as chances de acertar o ataque.
- Seu "Dash Attack" agora tem menor "lag" final e está mais forte.
- Seu "Back Aerial" está muito mais forte, sendo capaz de dar "KO" aos oponentes com mais de 120% de dano.
- Seu "Side Special" "Pound" agora dá mais danos em escudos.
- "Forward Smash", "Forward Air" e "Down Air" dão menos danos.
- Seu "Special Neutral" "Rollout" agora dá menos danos e "knockback".
- Seu "Final Smash" "Puff Up" agora faz Jigglypuff aumentar ainda mais.
- R.O.B
R.O.B recebeu na mesma medida "buffs" e "nerfs", a maioria de seus ataques agora tem maior "range", porém dão menos danos.
- "Up Tilt" agora tem maior "range".
- "Up Throw" dá mais danos e "knockback".
- Seu "Forward Smash" agora tem maior "range" e dá mais danos.
- Seu "Up Smash" agora tem maior "hitbox" e dá muito mais "danos", sendo extremamente poderoso.
- "Down Smash" agora dá mais danos e "knockback".
- Apesar de permanecer rápido, seu "Down Smash" agora tem maior "lag" inicial.
- Seu "Side Special" "Arm Rotor" é mais forte no último "hit".
- Seu "Back Aerial" agora empurra o R.O.B para frente, melhorando seu "Recovery".
- Seu "Back Aerial" agora também dá mais danos.
- Seu "Dash Attack" agora dá mais danos.
- "Down Throw" agora dá mais danos, sendo um ótimo movimento para produzir "combos".
- Seu "Forward Tilt" dá mais danos.
- Seu "Up Aerial" agora dá maior "knockback", porém dá menos danos.
- Seu "Down Special" "Gyro" agora tem maior prioridade sobre outros ataques, porém dá muito menos danos (18% em Brawl quando está totalmente carregado, 11% em Smash 4 quando está totalmente carregado).
- Seu "Neutral Aerial" está muito mais rápido, porém dá menos danos e "knockback".
- Seu "Forward Aerial" está mais rápido, porém dá menos danos.
- Seu "Down Aerial" está mais rápido para iniciar e tem menor "lag" final, porém dá menos danos.
- R.O.B agora está maior, aumentando seu "range", porém seu "hurtbox" também aumentou.
- Seu "Forward Throw" dá menos danos.
- Seu "Back Throw" dá menos danos.
- R.O.B agora tem um novo "Final Smash", o "Super Diffusion Beam", que atira um laser que tem grande "range" e "knockback", sendo bastante efetivo.
- Ness
Ness foi extremamente "buffado" desde Brawl, ganhando novas animações.
- Ness está muito mais rápido.
- Seu "Forward Tilt" está mais rápido.
- Seu "Dash Attack" e "Forward Aerial" estão mais fortes.
- Seu "Down" e "Up Smash" agora dão maior "knockback", sendo capaz de dar "KO" aos oponentes com 120% de danos (Up Smash) e 100% de danos (Down Smash).
- Seu "Neutral Aerial" dá mais danos.
- Seu "Special Neutral" "PK Flash" agora está mais rápido.
- Seu "Special Side" "PK Fire" agora está mais rápido.
- Seu "Up Special" "PK Thunder" agora está mais rápido e tem maior "hitbox".
- Seu "Down Special" "PK Magnet" agora tem menor "lag" final e está maior, aumentando seu "range".
- Seu "Forward Smash" agora está mais lento.
- Seu "Up Tilt" agora tem uma animação semelhante ao do "Smash 64".
- Seu "Yo-yo" agora tem a cor verde e não mais a amarela.
- Captain Falcon
Captain Falcon era considerados um dos piores lutadores de Brawl, em Smash 4, ele recebeu vários "buffs", ficando melhor.
- Seu "Neutral Aerial" agora tem maior "landing lag".
- Seu "Forward Aerial" agora dá 1% a mais de dano, porém tem maior "landing lag".
- Seu "Up Aerial" agora está semelhante ao do "Smash 64", dando menor "knockback".
- Seu "Forward" e "Down Throws" agora tem menor "lag" final, permitindo a criação de "combos".
- Seu "Back Throw" dá menos danos.
- Seu "Neutral Special" "Falcon Punch" agora atinge uma distância maior, tendo melhor "range".
- Seu "Side Special" "Raptor Boost" dá mais danos e tem maior "range", porém tem maior "lag" final.
- Seu "Up Special" "Falcon Dive" agora inicia mais rápido e tem maior "range".
- Seu "Down Special" "Falcon Kick" agora dá maior "knockback".
- Seu "Final Smash" "Blue Falcon" agora tem maior "range", sendo mais fácil de acertar o oponente.
Última edição por Meta Knight em Ter 23 Jun 2015, 14:35, editado 71 vez(es)
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