Bferrari, sinto em dizer que, dentre nós dois, o ingênuo não sou eu.
Livre mercado não interessa unicamente aos ricos. Livre mercado interessa a todos. O mundo é, sim, um grande mercado. O mundo é sim, baseado em trocas. O livre mercado é o que mais permite a pluralidade pensamentos e comportamentos e por isso, um país economicamente livre é quase que fundamental para a liberdade.
Você realmente acredita em décimo terceiro? Décimo terceiro é só comer o mesmo tamanho da pizza em treze pedaços em vez de doze. Nunca neguei nem nunca disse que as empresas não estão atrás do dinheiro. Eu frisei isso incessantemente nos meus outros posts, mas você não leu o tópico inteiro. O lucro é a única razão pela qual o ser humano abre um novo negócio, e é à procura dele que os serviços são melhorados para atender melhor a população. Não é por boa vontade.
As leis trabalhistas atuais são tentativas de contornar um problema que o próprio Estado cria. O Estado cria a maioria dos monopólios/oligapólios, de forma que as empresas possam pagar o que quiser aos seus trabalhadores e cobrar o que quiser pelos serviços que oferecem. O que as leis trabalhistas fazem? Dão o décimo terceiro, que é uma farsa; instituem salário mínimo, que gera desemprego; e inibem totalmente a flexibilidade contratual entre o empregador e o empregado. Todos são reféns do regime CLT ou recaem no trabalho considerado informal. Cabendo citar aqui que as leis trabalhistas foram baseadas nas leis fascistas de 1927.
Nunca disse que os moradores de rua eram para ser ignorados, releia o que eu disse. Afirmei que, para fins de discussão, a razão pela qual eles existem não contribui para o debate pois as pessoas vão morar nas ruas por motivos diversos, não apenas econômicos.
E como você acha que as empresas vão arrumar medidas autoritárias? Empresas não detêm poder algum se elas não possuírem conexões com alguma entidade que possa usar a força, que, na sociedade moderna, chama-se Estado. Empresas detestam livre mercado. Detestam. Elas vão correndo para o governo pedir proteção, aumento de impostos e barreiras para impedir a entrada de concorrência no setor para que elas possam continuar no serviço com toda a proteção. Por essa razão o Estado precisa ser inflexível, pois quem perde com isso é a população.
O Estado intervém para recuperar a economia, obviamente, só apenas não sucede. Convido você a me citar exemplos nos quais o mundo liberal criou crises e cuja intervenção do Estado prontamente melhorou a economia. Já citei sobre a crise de 29 aqui. Já falei sobre a não tão comentada crise de 21. Também já falei sobre a crise de 2008. São as mais faladas e todas causadas pelo Estado. Postei links aqui, se estiver interessado em dar uma lida.
A comparação no artigo não importa, atenha-se ao que ele propõe. Marx está severamente ultrapassado. Levando em consideração o contexto histórico, ele fez críticas minimamente consistentes ao sistema capitalista, mas foi uma análise superficial e ele não se alonga sobre o que acontece após a instalação da ditadura do proletariado. Quem faz isso é Engels. De fato, a escola marxista já foi toda refutada pela escola austríaca. Mais valia, valor-trabalho (conceito por acaso criado por capitalistas), dentre outros, todos refutados.
As empresas são livres para cobrar os preços que elas quiserem pelos produtos que oferecem. Preço é diferente de valor. Preço é o que é cobrado, é um número, objetivo. Valor é subjetivo, depende da cada pessoa. Se as pessoas não acharem que o valor do produto vale o preço, elas simplesmente não compram. Entra, primeira, a estratégia de Marketing. O PS4 ganhou muita notoriedade pelo preço. Segundo, deve ter-se verificada a demanda pelo console, de forma que qualquer preço seria pago por ele. Eu compraria um PS4 por R$4000? Jamais. Preço abusivo e não vale o preço, pelo meu julgamento. Quem achar que acha, compre. Preços abusivos assim dão margens a contrabandos, justamente para a diminuição de preço.
Se você tivesse lido meus outros posts, não me chamaria de ingênuo. No mínimo, de psicopata, mas relevo pois você não se deu ao trabalho de ler o tópico inteiro pois, de fato, é extremamente extenso.
Eu concordo. É da natureza do capitalismo, ou, melhor dizendo, do mercantilismo, haver protecionismo estatal. Livres mercados são praticamente impossíveis, tendo em vista que significa retirar grande poder do Estado sobre a nação. E tenha certeza que nem o Estado nem as empresas vão querer isso. Por essa razão que tenho tentado fazer a diferença entre "capitalismo" e "livre mercado". Capitalismo nada mais é que um mercantilismo. Estado interventor e protecionista, ajustado para a realidade atual.
Sobre suas imagens. A primeira. É uma realidade provavelmente americana, então vai um pouco da cultura. Não há como saber a causa da demissão, do leilão (acho que isso acontece com frequência nos EUA) e o terceiro quadrinho reclamando da união do Estado mais economia. De fato, planos de saúde são um caso sobre os quais não refleti ainda, mas já citei em outros posts como o assunto é complicado.
A segunda imagem não diz absolutamente nada. O que eu vejo são grandes empresas oferecendo vários produtos distintos à sociedade. Os serviços que elas oferecem satisfazem a população de maneira satisfatória. Monopólios/oligapólios não são um problema dependendo de suas origens. Um exemplo é a Steam. Veja como ela domina as vendas de jogos para computador. Existem, obviamente, outras plataformas menos famosas como a Origin. Estima-se que as vendas na Steam sejam 70% de jogos para computador. E já vi críticas ao monopólio. Ora, a Steam fornece um excelente serviço, jogos disponíveis a qualquer momento por preços absurdos, várias funcionalidades. A própria Valve conquistou o mercado. Que culpa ela tem se os concorrentes não conseguem fazer o mesmo?
A terceira imagem, apesar de entender a mensagem, é pobre e extremamente mal feita, organizada de forma tendenciosa. Joga a sociedade inteira num único grupo enquanto ainda precisa haver distinção entre "banqueiros centrais" e "grandes banqueiros." Em tempo, o livre mercado é contra a existência de bancos centrais. Não vou perder meu tempo tentando refutar algo que se faz no Paint em 5 minutos.
Confesso que não assisti a seu vídeo pois já são 5 da manhã. Quando eu tiver tempo, eu vejo.
Slowking, os serviços de limpeza urbana são os mais controlados pelo estado. Aqui no Rio de Janeiro, por exemplo, unicamente a Comlurb que é responsável por fazer a coleta de lixo. Não existe abertura para concorrência, os salários são baixos e o que acarreta? Greve, sem que exista qualquer outra empresa que possa oferecer o serviço.
Em tempo, professores de geografia tendem e muito a ser de esquerda. Procure fontes diferentes do que alguém predisposto a ser parcial. Se faltam padeiros e garis na Europa e se eu for para lá e eu não virar mais do que um padeiro ou gari, como isso agrava a economia? Não estou ajudando a tapar buracos? Verdadeiramente, idosos custam muito aos cofres públicos.
Deixe-me fazer uma pergunta. Você quer virar um gari ou padeiro?
Aproveitando o post, um feliz 2015 a todos!
Sáb 20 Jan 2018, 17:41 por ExtremeZelda
» [TSADNB] Tópico sobre Assuntos Diversos no Blast
Sex 19 Jan 2018, 16:49 por ExtremeZelda
» [VENDO] NINTENDO WII U 32GB MARIO KART 8 DELUXE BUNDLE
Sáb 01 Abr 2017, 11:45 por jcvalerio
» Mario Kart 8 travou meu Wii U
Sáb 01 Abr 2017, 10:14 por quediz
» Troca Pokémon & Friend Codes - Sun/Moon & Gen 6
Sex 31 Mar 2017, 21:29 por Devilucky
» Lojinha do Tio Logan
Sex 31 Mar 2017, 09:33 por Logan
» Problema na tela de cima do 3DS.
Qui 30 Mar 2017, 13:45 por Afrojin
» Novos jogos para Wii U, Wii e DS
Ter 28 Mar 2017, 23:04 por SSBGames
» 9 jogos de Wii no arremate
Ter 28 Mar 2017, 22:30 por SSBGames
» [AJUDA] Nintendo Switch - Como comprar jogos?
Ter 28 Mar 2017, 18:07 por Fael BC
» Fan Game - Pokemon Hau Adventures
Ter 28 Mar 2017, 10:20 por wawagames
» Muro das lamentações, desabafe aqui o que lhe aflige.
Seg 27 Mar 2017, 23:47 por Shaya