Arquivo do Fórum Nintendo Blast

Olá visitante/usuário! Nós estamos em processo de migração e deixaremos este Fórum em breve.

A migração é para termos mais liberdade e para podermos ter um Fórum melhor! Se você ainda não é cadastrado neste Fórum e nem no novo, clique aqui e cadastre-se já no Novo Fórum!

Se você já possui uma conta aqui, clique aqui e saiba como migrar para o Novo Fórum Nintendo Blast!

Participe do fórum, é rápido e fácil

Olá visitante/usuário! Nós estamos em processo de migração e deixaremos este Fórum em breve.

A migração é para termos mais liberdade e para podermos ter um Fórum melhor! Se você ainda não é cadastrado neste Fórum e nem no novo, clique aqui e cadastre-se já no Novo Fórum!

Se você já possui uma conta aqui, clique aqui e saiba como migrar para o Novo Fórum Nintendo Blast!

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

+33
Nightwalker
NPower
Ulukai
resh
Mastxadows
Furry Heterophobia
JonathanAlis
Shiny
Suicune
EduKurosaki
VirtualBoy
Gui Fx
@bolacha1337
Matheus M. (MATH???@)
Marcio1000
ExtremeZelda
Fabbrini20
Lucasmon
El Buga
Paper
Angel Kenede
King
EHHH
Huligi
ベ リ ス
Revemzin
Iury Souza
TheNerdBR
RicardoGuedes
Sonic Salies
Visionnaire
Kenny²
Ryuuma
37 participantes

Que tal escrever "omem" sem h? E "qeijo" sem u?

Ryuuma
    Ryuuma
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX

Karma Karma : 1248
    Posts Posts : 2191

Que tal escrever "omem" sem h? E "qeijo" sem u? - Página 6 Empty Re: Que tal escrever "omem" sem h? E "qeijo" sem u?

Mensagem por Ryuuma Sáb 16 Ago 2014, 23:19

Ulukai escreveu:
    Ryuuma escreveu:O único problema, talvez, seja uma mudança repentina.

Mas mudar tudo isso ai ao poucos, não é problema algum. É só a língua mudando ao longo dos tempos.

E não entendo o que raios de rabos de porcos vocês tem de preconceito com o fato de simplificar tudo. Qual o maldito ponto de deixar complicado? -___-

Isso não é simplificar, é tornar mais complicado ainda. Afinal toda a literatura brasileira de 500 anos de história ficaria prejudicada como nunca antes.

Já leu algo de 500 anos atrás pra comparar com atualmente? Te garanto que a diferença é gritante.
    resh
    resh
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX

Karma Karma : 662
    Posts Posts : 2886

Que tal escrever "omem" sem h? E "qeijo" sem u? - Página 6 Empty Re: Que tal escrever "omem" sem h? E "qeijo" sem u?

Mensagem por resh Sáb 16 Ago 2014, 23:27

“CH” por “X”

Chá - xá
    Somente a letra “x” poderia representar esse som. Exemplos: flexa, maxo, caxo, etc. 

“S” por “Z”

Exemplo - ezemplo
    Somente a letra “z” seria usada para representar o som de Za, Ze, Zi, Zo, Zu. Exemplos: bluza, analizar, ezuberante, etc. 

Sem “SS”, “Ç”, “SÇ”, “XÇ” e “XC”

Nem tudo é ruim, banir o SS, Ç, SÇ(não conheço nenhuma palavra com isso), XÇ(nem com isso) e XC seria algo maravilhoso, por que diabos trocaram o "PH" por "F" mas não trocaram o "CH" por "X"? Sério gente, essas mudanças vão deixar tudo maravilhosamente mais simples, menos o "omem" e o "qeijo" tirar o "H e o "U" já é esquisito demais 
    NPower
    NPower
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX

Karma Karma : 1214
    Posts Posts : 2644

Mensagem por NPower Sáb 16 Ago 2014, 23:33

Ryuuma escreveu:
    Ulukai escreveu:

Mas mudar tudo isso ai ao poucos, não é problema algum. É só a língua mudando ao longo dos tempos.

E não entendo o que raios de rabos de porcos vocês tem de preconceito com o fato de simplificar tudo. Qual o maldito ponto de deixar complicado? -___-

Isso não é simplificar, é tornar mais complicado ainda. Afinal toda a literatura brasileira de 500 anos de história ficaria prejudicada como nunca antes.

Já leu algo de 500 anos atrás pra comparar com atualmente? Te garanto que a diferença é gritante.
    As mudanças de 500 anos atrás foram necessárias. A língua estava européia demais, nos precisávamos de uma identidade própria, que se tornou o português de hoje em dia. Qual o sentido desse novo acordo? Criar uma identidade da internet? Ser não como o maior país que fala português, mas sim "o país que fala internetês"?
    A língua muda pois ela é dinâmica, muda de acordo com a necessidade. No cenário atual, a necessidade dessa mudança é totalmente nula.
    Ulukai
    Ulukai
    Special Blast
    Special Blast

Karma Karma : 3288
    Posts Posts : 3096

Mensagem por Ulukai Sáb 16 Ago 2014, 23:36

Ryuuma escreveu:
    Ulukai escreveu:

Sim, já li as principais obras do Quinhentismo, Romantismo, Realismo/Naturalismo e coisas mais modernas. E estou falando de forma de escrita e não palavras adequadas a sua época.

Qualquer obra em uma dessas épocas jamais tiveram uma língua, em sua época de escrita, tão massacrada como seria uma obra reescrita nessa tal "reforma".

"Neste dia, a horas de véspera, houvemos vista de terra! Primeiramente dum grande monte, mui alto e redondo; e doutras serras mais baixas ao sul dele; e de terra chã, com grandes arvoredos: ao monte alto o capitão pôs nome – o Monte Pascoal e à terra – a Terra da Vera Cruz."
    Trecho da Carta de Caminha (1500)

Tem alguma dificuldade com isso? Não com o sentido de palavras usadas na época, mas com a forma da escrita.

Resumindo minha opinião:

Ninguém quer fazer projetos que visem de forma efetiva melhorar a educação. Isso é simplesmente tapar o sol com a peneira. O escrever errado da nossa população não é culpa da complexidade da ortografia, mas de todo o sistema de ensino.

O problema está na estrutura precária das escolas, a baixa remuneração dos nossos professores, evasão da escola, falta de material didático de qualidade.
    NPower
    NPower
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX

Karma Karma : 1214
    Posts Posts : 2644

Mensagem por NPower Sáb 16 Ago 2014, 23:49

Ulukai escreveu:Ninguém quer fazer projetos que visem de forma efetiva melhorar a educação. Isso é simplesmente tapar o sol com a peneira. O escrever errado da nossa população não é culpa da complexidade da ortografia, mas de todo o sistema de ensino. 
    Além disso, temos que levar em conta as variedades regionais. Ao comparar a ortografia de uma pessoa da cidade e de uma do interior, vai ser clara culpa de uma possível falta de ensino e também de uma cultura de escrita e fala equivocada. Uma idosa do interior de Minas Gerais não fala/escreve "omi" ao invés de "homem" porque a língua é complexa demais, e sim devido a motivos já citados.
    Nightwalker
    Nightwalker
    Veterano Nv.30
    Veterano Nv.30

Karma Karma : 416
    Posts Posts : 1149

Mensagem por Nightwalker Sáb 16 Ago 2014, 23:55

Sei que meu post vai ser meio off topic mas vamos lá. São situações como essa, junto a várias outras que me deixam ainda mais irritado com a não existência de uma língua universal para os humanos. A elaboração de uma língua única permitiria a comunicação completa entre todos os seres humanos, assim a transmissão de informações e conhecimento poderia ser realizada de forma mais eficiente. A ciência poderia avançar mais rapidamente, pela facilidade de transferir o resultado de novas pesquisas e descobertas. Até problemas derivados de conflitos ideológicos poderiam ser resolvidos com isso.

Uma língua unica que deveria ser extremamente e acima de tudo lógica e ainda simples dentro do possível. Numa língua lógica, sempre se escreveria da mesma forma como se pronuncia, algo que essa proposta quer fazer com o português.

Deve ser  uma linguagem nova. Feita por acadêmicos do mundo todo, assim nenhuma língua atual seria transformada na padrão, o que evitaria conflitos gerados de alegações como estar impondo uma das atuais línguas sobre todas as outras e consequentemente uma cultura sobre as outras.

Mas a língua nativa é uma marca da cultura e tradição dos povos de uma região!. Irrelevante, se a proposta de uma língua única é útil para a sobrevivência da espécie como eu já evidenciei, que assim seja feito. A razão deve ser a força motriz de todas as ações da espécie humana, afinal é a razão e a ciência a nossa ferramenta de sobrevivência, logo idéias retrogradas devem ser abandonadas em prol de um verdadeiro progresso.

Especificamente com relação a essa reforma proposta eu tenho dificuldade de me posicionar. Por um lado, querem deixar a língua mais lógica, o que é bom. Por outro lado, seria no final um esforço em vão caso a criação de uma linguagem única se concretize (algo que eu pretendo colaborar para que aconteça). O que eu quero dizer é que talvez fosse mais válido parar de deslocar esforços para a atualizações das atuais línguas e se concentrar na criação da única.

obs: Eu sei que a implantação de uma língua única teria que ser gradual. Levaria anos para que o processo fosse concluído, mais valerá a pena. Após a elaboração da mesma, que essa fosse ensinada nas escolas da maior quantidade de locais do planeta possíveis, junto a língua nativa. Em algum ponto no futuro, essa nova língua ganharia força o suficiente para começar a ser usada nas situações de comunicação internacional. Mas anos no futuro, e gradativamente as outras línguas entrariam em processo de esquecimento e assim por diante.

obs 2: também sei que a criação de tal língua seria um projeto muito complexo, mas acredito que o trabalho conjunto dos pensadores e filósofos da nossa era é capaz de dar inicio a essa trabalho.
    Alejandro_
    Alejandro_
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX

Karma Karma : 1404
    Posts Posts : 3901

Mensagem por Alejandro_ Dom 17 Ago 2014, 00:12

Meu deus!
    Vcs não entendem né?
    Até o início do século XX, tanto em Portugal como no Brasil, seguia-se uma ortografia que, por regra, se baseava nos étimos latino ou grego para escrever cada palavra — phosphoro (fósforo), lyrio (lírio), orthographia (ortografia), phleugma (fleuma), exhausto (exausto), estylo (estilo), prompto (pronto), diphthongo (ditongo), psalmo (salmo), etc.
    Sim, os grandes linguísticos reclamaram bastante.
    Mas mudar pra Omem e Qeijo? ***, assim vcs fodem.
    Apesar de que Ph=F, não necessáriamente precise mudar Homem.
    A Primeira e a Segunda Reforma Ortográfica já foram e são bastante complicada, uma 3° r Somente foderia com as coisas.
    Pra que simplificar mais? a lingua nunca vai ser simples! não importa! isso é opnião de gente Preguiçosa que não tem coragem de decorar nossas regras e estudar um dicionário. tsc

Ismatash
    Ismatash
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX

Karma Karma : 1033
    Posts Posts : 1609

Mensagem por Ismatash Dom 17 Ago 2014, 01:24

O pessoal aqui ta confundindo mutação da língua com mudanças nas regras gramaticais.

Um coisa é quando a língua portuguesa se transforma com o passar do tempo, perdendo algumas palavras e expressões ao passo que ganha outras, de forma a melhor se adaptar a forma da população lhe dar com a comunicação.

Agora, uma coisa totalmente diferente é uma mudança nas regras gramaticais.

Mudanças nas regras gramaticais são analisadas e ditadas, logo, acontecem devido a um propósito. No caso da última mudança, a justificativa foi clara: assemelhar o português brasileiro ao português de outros paises para facilitar relações econômicas.

Agora me digam. Qual o propósito de uma mudança que reduz as características da língua? Simplesmente facilitá-la? Chegamos ao ponto de necessitarmos de uma linguagem facilitada, reduzida e econômica?

Sem sombra de dúvidas, o português é uma das línguas mais complexas, justamente por ser uma das mais ricas em detalhes. Detalhes os quais, aliás, permite que, com a prática da leitura, cada um de nós consigamos até mesmo criar nosso própria forma de escrever, tendo-se em vista que as possibilidades são diversas.

Mas infelizmente tem quem não compreenda isso.

Começariam tirando umas letras em excesso, reduzindo o número de sufixos e palavras sinônimas, retirando detalhes onde é possível se contentar com o pouco.

No final, só os símbolos luminosos e chamativos exibidos nas telas da televisão já seriam suficiente.

Engraçado que há quem ache que estou exagerando. Não estou. Exagerada mesmo é a situação da qual estamos cada vez mais próximos.

Que absurdo. Mais parece que estou vivenciado o mundo caótico descrito no livro "1984".

Não é de se surpreender que é dos representantes desse povo que venham "ideias" como "A Cura Gay".
    Kanda Luna
    Kanda Luna
    Veterano Nv.32
    Veterano Nv.32

Karma Karma : 123
    Posts Posts : 1180

Mensagem por Kanda Luna Seg 18 Ago 2014, 02:33

Isso é idiota. Parece que está difícil demais para os professores do primário ensinarem coisas tão simples. Há vinte anos, quando eu estava na primeira série, a gente escrevia um bocado, fazia ditado, colagens com as letras e as palavras, etc. Era MUITO simples e 90% da classe aprendeu direitinho (Incluindo eu)

Falta do que fazer... Vão cuidar da verba para os hospitais e fazer um sistema carcerário mais decente, então...
    Ismatash
    Ismatash
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX

Mensagem por Ismatash Seg 18 Ago 2014, 06:10

Kanda Luna escreveu:Isso é idiota. Parece que está difícil demais para os professores do primário ensinarem coisas tão simples. Há vinte anos, quando eu estava na primeira série, a gente escrevia um bocado, fazia ditado, colagens com as letras e as palavras, etc. Era MUITO simples e 90% da classe aprendeu direitinho (Incluindo eu)

Falta do que fazer... Vão cuidar da verba para os hospitais e fazer um sistema carcerário mais decente, então...
    hehehe A questão é justamente essa.

O negócio hoje está grave.

Imagina 40 alunos de 8 anos enfiados numa sala de aula de tamanho extramamente reduzido, os quais, raramente, têm um professor presente.

Além do mais, é cada vez mais difícil de dar aula, levando-se em conta os salários miseráveis e as condições precárias que os professores enfrentam. (Não generalizo, há excessões. Mas na maioria das vezes, a situação é degradante.)

Fica cada vez mais difícil ser professor, ser aluno e no final, ser cidadão.

E para resolver a situação, nada melhor do que facilitar a língua portuguesa né?

Isso é triste, cara. Sad
    Ryuuma
    Ryuuma
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX

Karma Karma : 1248
    Posts Posts : 2191

Mensagem por Ryuuma Dom 24 Ago 2014, 10:08

Porque ninguém reclama de escrever Farmacia quando antigamente era Pharmacia?

Mas passar a escrever Xá vai ser o fim do mundo pra vocês?

QUAL

A

FODENDO

DIFERENÇA?
    Suicune
    Suicune
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX

Karma Karma : 259
    Posts Posts : 2039

Mensagem por Suicune Dom 24 Ago 2014, 13:58

Saiu uma notícia no site do Senado dizendo que isso aí não é verdade: http://www12.senado.gov.br/noticias/materias/2014/08/21/cyro-miranda-refuta-boatos-sobre-mudancas-na-lingua-portuguesa
    Ismatash
    Ismatash
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX

Mensagem por Ismatash Dom 24 Ago 2014, 14:02

Ryuuma escreveu:Porque ninguém reclama de escrever Farmacia quando antigamente era Pharmacia?

Mas passar a escrever Xá vai ser o fim do mundo pra vocês?

QUAL

A

FODENDO

DIFERENÇA?
    Como eu disse antes: " Um coisa é quando a língua portuguesa se transforma com o passar do tempo, perdendo algumas palavras e expressões ao passo que ganha outras, de forma a melhor se adaptar a forma da população lhe dar com a comunicação.
    Agora me digam. Qual o propósito de uma mudança que reduz as características da língua? Simplesmente facilitá-la? Chegamos ao ponto de necessitarmos de uma linguagem facilitada, reduzida e econômica? "
    EHHH
    EHHH
    Doutor
    Doutor

Karma Karma : 1092
    Posts Posts : 6833

Mensagem por EHHH Dom 24 Ago 2014, 14:13

Suicune escreveu:Saiu uma notícia no site do Senado dizendo que isso aí não é verdade: http://www12.senado.gov.br/noticias/materias/2014/08/21/cyro-miranda-refuta-boatos-sobre-mudancas-na-lingua-portuguesa
    amém
    Zord
    Zord
    Membro Nv.18
    Membro Nv.18

Karma Karma : 29
    Posts Posts : 201

Mensagem por Zord Dom 24 Ago 2014, 18:04

Mas oque ? Nunca, eu já me acostumei assim povo escroto.

Conteúdo patrocinado

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Data/hora atual: Ter 26 Nov 2024, 02:16