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    Crise na Nintendo ou crise de interesse pela indústria japonesa?

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    Crise na Nintendo ou crise de interesse pela indústria japonesa? Empty Crise na Nintendo ou crise de interesse pela indústria japonesa?

    Mensagem por raphael.almeidamartins Seg 17 Mar 2014, 13:05

    Esses dias estive analisando o comportamento de outros amigos gamers que eu possuo. A grande maioria não é da velha guarda, começou a vida de gamer pelo PS2 e chegaram ao ápice com o X360 e o PS3.

    Não tenho preconceito nenhum com relação a isso, são tão gamers quanto quem começou cm os 8/16 bits (que é o meu caso), mas é notável perceber q a maior parte desses gamers não simpatiza com os gêneros de jogos mais comuns na indústria japonesa, tampouco pelos valores orientais presentes nos jogos, que eram fortes nas gerações passadas e vem enfraquecendo cada vez mais.

    E daí fui discutir com alguns deles. Um dos primeiro com quem debati era entusiasta dos consoles da M$ (teve o Xbox clássico como primeiro console). Ele comentou cmg que, na opiniâo dele, a industria ocidental ultrapassou a oriental em matéria de qualidade. Refutei ele, falei que existem gêneros de jogos q eu gosto e q são mto diferentes no ocidente (RPGs, por exemplo). Ele citou alguns RPGs ocidentais como Fable, ME, Skyrim, etc. Mas, apesar de serem bons jogos é notável a diferença entre eles e um FF, DQ, etc. Eu tbm questionei ele cm relação aos plataformers e ele me citou alguns plataformers de Xbox e uns pra PS3. Queria poder dizer q fiquei satisfeito, mas não. Não pela qualidade dos jogos, mas pq eles n tem os valores dos plataformers orientais. Nada como Mario, Sonic, Kirby... Aliás, mesmo os jogos controversos do Sonic (como o Unleashed), são mto originais se comparados a outros jogos do gênero.

    Outro amigo meu que só joga jogos ocidentais disse que experimentou Bayonetta 1 e não gostou, e as queixas dele se concentram nas características orientais do game. Personagens excêntricos, enredo estilo anime, etc. Se formos ver, os jogos da Platinium são sucesso de crítica, mas nunca viram hits comerciais. Até vendem bem, mas longe doq um jogo americano vende.

    Será que isso não está influenciando a Nintendo? Hoje vi um comentário em um site de jogos em que um user se queixava falando que a Nintendo deveria falir e ser substituída pela Amazon pq ele "estava cansado do mercado japonês". O PS4 é popular, mas apesar de a Sony ser japonesa ela é uma empresa muito ocidentalizada. Seus jogos de maior peso são desenvolvidos por estúdios ocidentais.
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    Crise na Nintendo ou crise de interesse pela indústria japonesa? Empty Re: Crise na Nintendo ou crise de interesse pela indústria japonesa?

    Mensagem por AlienZ Seg 17 Mar 2014, 13:23

    Crise de interesse pela industria japonesa com certeza não,com a internet mais do que nunca vemos otakus.Ta certo que cada um dos 3 consoles é feito para agradar mais um publico especifico,xbox sempre foi ''americanizado'',Nintendo sempre foi ''oriental'' (porém no passado já foi mais forte nos outros lugares do mundo) e Playstation sempre foi forte no mundo inteiro,já que a Sony é uma empresa bem mais globalizada que a Nintendo ou a Microsoft,mas acho que tem que ter uma mente bem fechada para não aproveitar jogos dedicados para outra região que não a nossa.
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    Crise na Nintendo ou crise de interesse pela indústria japonesa? Empty Re: Crise na Nintendo ou crise de interesse pela indústria japonesa?

    Mensagem por pOkiz Seg 17 Mar 2014, 14:06

    Cara, vendo o WiiU como está no mercado japonês eu achei que o problema era mt do console, mas agora olhando de novo os dados de venda dos três primeiros meses do PS4, chega-se a conclusão que o PS4 no mesmo período vendeu menos que o próprio WiiU. Isso mostra que não é apenas o console WiiU que está mal posicionado na geração, mas o mercado japonês está esfriando em relação a lançamentos e coisas novas.

    Com isso tudo estou concluindo que o mercado japonês entrará num colapso, numa mudança bem forte nos próximos anos.
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    Crise na Nintendo ou crise de interesse pela indústria japonesa? Empty Re: Crise na Nintendo ou crise de interesse pela indústria japonesa?

    Mensagem por justiceiro Seg 17 Mar 2014, 14:34

    Muito do charme dos jogos japoneses eram jogos de plataforma, algo que está em decadência em consoles tradicionais, sobrevivendo apenas na nintendo, que tem bastante. Hoje em dia, os melhores jogos, ou mais bem avaliados, são os do genero shooter, e quanto shooters de qualidade os japoneses produzem? MGS, resident evil talvez?

    Na tókyo games show, 86% dos jogos eram plataforma mobile. De fato, a indústria japonesa abraçou o mobile com muito vontade, por isso que o vita anda bem por lá, e o 3DS continua em primeiro lugar incontestável.

    RPG costumavam ser os mais vendidos, agora mal encostam no ranking dos mais vendidos por aqui. É por isso que o japão já num é mais tratado com importância nem pela própria sony.
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    Crise na Nintendo ou crise de interesse pela indústria japonesa? Empty Re: Crise na Nintendo ou crise de interesse pela indústria japonesa?

    Mensagem por BispoSnake Seg 17 Mar 2014, 15:33

    Só pra ilustrar: http://www.playtv.com.br/games/noticia/outros/koji-igarashi-sai-da-konami-para-fundar-seu-estudio

    Desconfio que você tem razão em alguns pontos. Eu acho que existem estúdios bons em ambos os lados, assim como existem estúdios ruins.

    Desconfio também que os japoneses meio que se perderam tentando criar algo que agrade o público ocidental, mas sem perder o oriental de vista. Ou simplesmente perderam a criatividade totalmente.

    Enfim, essa discussão vai longe Smile
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    Crise na Nintendo ou crise de interesse pela indústria japonesa? Empty Re: Crise na Nintendo ou crise de interesse pela indústria japonesa?

    Mensagem por raphael.almeidamartins Seg 17 Mar 2014, 17:10

    pOkiz escreveu:
    Spoiler:

    Vc está se esquecendo de um ajuste sazonal, né? O PS4 foi lançado em Fevereiro e o Wii U foi lançado no Natal. O comércio costuma esfriar em Janeiro e Fevereiro. É natural que as vendas do PS4 estejam assim.

    Mas de fato, acho que o mercado japonês está esfriando mesmo. Provavelmente devido a crise econômica que pegou pesado por lá. As pessoas não estão tendo dinheiro pra comprar jogos. E acredito q o público dos games tbm tenha diminuído, já q a população japonesa envelheceu.


    justiceiro escreveu:
    Spoiler:

    Mas que diferença faz se os japoneses começassem a fazer jogos sem a sua identidade única? Eu sinto falta das softhouses japonesas em alta justamente pq eu gosto do estilo japonês de fazer jogos. Do estilo artístico, da trilha sonora, do enredo, dos valores, dos gêneros de jogos que são mais típicos do mercado oriental...

    Sim, é diferente. Eu sou fãs de plataformers e eu não gosto da maioria dos ocidentais. Até hoje eu não engoli um RPG ocidental tbm. Sinto falta de bons J-RPGs como Final Fantasy VII, Chrono Cross, Chrono Trigger, etc.

    Acredito que a Sony não está investindo no Japão devido a recessão econômica...


    BispoSnake escreveu:
    Spoiler:

    A questão não é nem se os estúdios ocidentais são melhores ou piores. Os estúdios ocidentais são muito competentes, mas eu pelo menos gosto do estilo oriental de se fazer jogos. E eu sinto falta da velha Capcom, da venha Konami, da velha Square, da falida Hudsonsoft etc...

    Confesso que às vezes eu sinto até falta da velha Nintendo .-. (a Nintendo continua uma ótima desenvolvedora, mas quanto a estratégia de hardware, nessa geração ela tropeçou)
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    Crise na Nintendo ou crise de interesse pela indústria japonesa? Empty Re: Crise na Nintendo ou crise de interesse pela indústria japonesa?

    Mensagem por El Buga Seg 17 Mar 2014, 19:58

    raphael.almeidamartins escreveu:Outro amigo meu que só joga jogos ocidentais  disse que experimentou Bayonetta 1 e não gostou, e as queixas dele se concentram nas características orientais do game. Personagens excêntricos, enredo estilo anime, etc. Se formos ver, os jogos da Platinium são sucesso de crítica, mas nunca viram hits comerciais. Até vendem bem, mas longe doq um jogo americano vende.
    Acho extremamente tosco deixar de experimentar um jogo por conta disto. Você não gostar do enredo, dos visuais ou características dos personagens é essencialmente desgostar de um aspecto quase totalmente independente do gameplay, que é o que mais importa em primeiro lugar.
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    Mensagem por raphael.almeidamartins Seg 17 Mar 2014, 20:15

    El Buga escreveu:
    raphael.almeidamartins escreveu:Outro amigo meu que só joga jogos ocidentais  disse que experimentou Bayonetta 1 e não gostou, e as queixas dele se concentram nas características orientais do game. Personagens excêntricos, enredo estilo anime, etc. Se formos ver, os jogos da Platinium são sucesso de crítica, mas nunca viram hits comerciais. Até vendem bem, mas longe doq um jogo americano vende.
    Acho extremamente tosco deixar de experimentar um jogo por conta disto. Você não gostar do enredo, dos visuais ou características dos personagens é essencialmente desgostar de um aspecto quase totalmente independente do gameplay, que é o que mais importa em primeiro lugar.

    Ele chegou a experimentar, mas n gostou do jogo justamente por causa do ar oriental
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    Mensagem por Hekonzord Seg 17 Mar 2014, 20:33

    El Buga escreveu:
    raphael.almeidamartins escreveu:Outro amigo meu que só joga jogos ocidentais  disse que experimentou Bayonetta 1 e não gostou, e as queixas dele se concentram nas características orientais do game. Personagens excêntricos, enredo estilo anime, etc. Se formos ver, os jogos da Platinium são sucesso de crítica, mas nunca viram hits comerciais. Até vendem bem, mas longe doq um jogo americano vende.
    Acho extremamente tosco deixar de experimentar um jogo por conta disto. Você não gostar do enredo, dos visuais ou características dos personagens é essencialmente desgostar de um aspecto quase totalmente independente do gameplay, que é o que mais importa em primeiro lugar.
    Depende muito, mas muito mesmo. Não há sentido algum a pessoa jogar um game no qual ela não gosta da sua arte, das suas características, do seu estilo e se não gosta da forma como o enredo é desenvolvido apenas pelo gameplay ser bom.

    Pra mim, o que torna um jogo bom é toda uma junção de fatores, não apenas o gameplay, claro, deve-se também atentar-se a proposta do game. Jogabilidade é um fator extremamente importante num jogo, mas não é só ela que tem essa responsabilidade.
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    Mensagem por Shiny Seg 17 Mar 2014, 20:59

    A Nintendo sofre por ser a única empresa japonesa das 3 (A Sony tem uma visão de mercado mais globalizada)
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    Mensagem por JonathanAlis Seg 17 Mar 2014, 21:11

    Acho que o mercado de jogos japoneses diminuiu um pouco por causa de 3 coisas:
    -os jogos ocidentais começaram a ser grandes e de tanta qualidade como os japoneses. na época do SNES, raramente viamos isso.
    -smartphones e tablets tbm pegaram uma parcela do mercado.
    -Custo de produção aumentado. A indústria toda vive uma mini crise devido ao aumento do custo de produção. Por causa disso os estúdios médios foram a maioria pro saco, e a indústria só sobrevive de AAA e indie.(sim, tô exagerando).

    Mas a nintendo tbm tem parcela de culpa pelo seu fracasso.
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    Mensagem por El Buga Seg 17 Mar 2014, 21:20

    Hekonzord escreveu:Depende muito, mas muito mesmo. Não há sentido algum a pessoa jogar um game no qual ela não gosta da sua arte, das suas características, do seu estilo e se não gosta da forma como o enredo é desenvolvido apenas pelo gameplay ser bom.

    Pra mim, o que torna um jogo bom é toda uma junção de fatores, não apenas o gameplay, claro, deve-se também atentar-se a proposta do game. Jogabilidade é um fator extremamente importante num jogo, mas não é só ela que tem essa responsabilidade.
    Não concordo. Acho que a jogabilidade tem essa responsabilidade acima de tudo.

    Você deixar de jogar algo por causa de visual, reitero, é extremamente bobo. Isso é o que não faz sentido algum pra mim. Você dizer que o gênero do jogo (corrida, luta, ação, RPG, etc.) não te agrada é uma coisa completamente diferente e válida, mas isso? Simplesmente não me desce, perdão.

    E nem vi muita "japonesice" em Bayonetta, pra ser sincero.
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    Mensagem por Visionnaire Seg 17 Mar 2014, 21:22

    A Nintendo não está em crise, só o WiiU e temporariamente.
    Quanto à cultura japonesa, nunca esteve tão em alta como agora e certamente vemos mais aficionados do que o contrário.
    Pra escolher um jogo você leva em consideração muita coisa e dificilmente será apenas um fator que taxará o jogo como péssimo excluindo-o assim da sua lista de games.
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    Mensagem por Duco Seg 17 Mar 2014, 21:34

    Eu sinceramente gosto muito de JRPG, desde o PS1 com Vandal Hearts e agora to curtindo muito o Bravely Default no 3DS. Mas eu entendo a rejeição de muita gente, eu apesar de gostar sempre viro a cara pra esse costume dos Japoneses em fazer mulheres desenhadas como menininhas com vestidinhos curtos e peitos de fora, além da voz de criança. Mas fazer o que? É parte da cultura deles e não vou deixar de lado um excelente jogo como Bravely Default por isso, mas novamente, entendo porque muita gente vê isso, acha ridículo e deixa de lado logo de cara. Creio que se eu não fosse gamer a muito tempo também rejeitaria isso.

    Além disso, a qualidade dos jogos ocidentais aumentou muito e são hoje os principais pra mim, eu gosto muito da Nintendo tanto que tenho WiiU e 3DS mas em hipótese nenhuma eu viveria num mundo apenas com os jogos dela. Gosto muito de RPG'S, FPS's, RTS's, ARPG's e vários outros estilos de jogos que os Japoneses costumam passar longe.

    E sendo bem sincero, não vejo uma grande crise também, única coisa que o público Japonês, principal alvo desses jogos hoje prefere dispositivos móveis, só ver o sucesso do 3DS e como os jogos como Bravely Default e Fire Emblem ainda vendem bem. Na real só comprei o 3DS novamente devido aos excelentes JRPG's que são lançados na plataforma, gostaria de ver esses jogos no WiiU que é minha plataforma preferida se tratando de Nintendo, mas duvido que venderiam tão bem.

    Além disso, não é apenas o 3DS que vende bem lá, na verdade cada vez mais os Smartphones tomam conta daquele mercado e o Japão já é o mercado mais lucrativo nesse sentido.
    http://www.gamasutra.com/view/news/209611/The_most_successful_mobile_games_of_2013.php
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    Mensagem por raphael.almeidamartins Seg 17 Mar 2014, 21:48

    El Buga escreveu:
    Hekonzord escreveu:Depende muito, mas muito mesmo. Não há sentido algum a pessoa jogar um game no qual ela não gosta da sua arte, das suas características, do seu estilo e se não gosta da forma como o enredo é desenvolvido apenas pelo gameplay ser bom.

    Pra mim, o que torna um jogo bom é toda uma junção de fatores, não apenas o gameplay, claro, deve-se também atentar-se a proposta do game. Jogabilidade é um fator extremamente importante num jogo, mas não é só ela que tem essa responsabilidade.
    Não concordo. Acho que a jogabilidade tem essa responsabilidade acima de tudo.

    Você deixar de jogar algo por causa de visual, reitero, é extremamente bobo. Isso é o que não faz sentido algum pra mim. Você dizer que o gênero do jogo (corrida, luta, ação, RPG, etc.) não te agrada é uma coisa completamente diferente e válida, mas isso? Simplesmente não me desce, perdão.

    E nem vi muita "japonesice" em Bayonetta, pra ser sincero.

    Não é totalmente bobo. Imagina se God of War tivesse visuais like disney? Aposto que afastaria todo mundo. A ambientação do game tbm é importante lol. Direção de arte, trilha sonora, e tals, de repente até mesmo a temática que o jogo aborda.

    Mas acho que a diferença mais forte entre jogos orientais e ocidentais, como eu disse, são os VALORES presentes nas produções.

    Os RPGs japoneses, por exemplo, costumam seguir um enredo linear, ter pouca (ou nenhuma) personalização e desenvolver muito os personagens (em termos de personalidade), enquanto um RPG ocidental, como Skyrim não tem linearidade nenhuma, é totalmente personalizável e tals. Acho que a melhor comparação entre jogos ocidentais e orientais que podemos ter é Zelda Skyward Sword Vs Skyrim. Em termos de personalização, linearidade, direção de arte, etc, etc.

    Eu gosto dos RPGs japoneses, RPGs ocidentais ou coreanos não descem pra mim.

    Nos plataformers, eu percebo que os ocidentais sempre são desenvolvidos de uma forma mais "genérica" (não totalmente genérica, mas tem uma dose), enquanto jogos como Kirby são totalmente únicos dentro do gênero. Ou Sonic mesmo, que jogo de plataforma lembra Sonic Colors?

    Os jogos orientais tbm costumam ser mais fantásticos ou imaginativos (generalizando, há exceções), enquanto os ocidentais costumam parecer mais filmes de hollywood com bastante realismo e sangue

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