Não tenho preconceito nenhum com relação a isso, são tão gamers quanto quem começou cm os 8/16 bits (que é o meu caso), mas é notável perceber q a maior parte desses gamers não simpatiza com os gêneros de jogos mais comuns na indústria japonesa, tampouco pelos valores orientais presentes nos jogos, que eram fortes nas gerações passadas e vem enfraquecendo cada vez mais.
E daí fui discutir com alguns deles. Um dos primeiro com quem debati era entusiasta dos consoles da M$ (teve o Xbox clássico como primeiro console). Ele comentou cmg que, na opiniâo dele, a industria ocidental ultrapassou a oriental em matéria de qualidade. Refutei ele, falei que existem gêneros de jogos q eu gosto e q são mto diferentes no ocidente (RPGs, por exemplo). Ele citou alguns RPGs ocidentais como Fable, ME, Skyrim, etc. Mas, apesar de serem bons jogos é notável a diferença entre eles e um FF, DQ, etc. Eu tbm questionei ele cm relação aos plataformers e ele me citou alguns plataformers de Xbox e uns pra PS3. Queria poder dizer q fiquei satisfeito, mas não. Não pela qualidade dos jogos, mas pq eles n tem os valores dos plataformers orientais. Nada como Mario, Sonic, Kirby... Aliás, mesmo os jogos controversos do Sonic (como o Unleashed), são mto originais se comparados a outros jogos do gênero.
Outro amigo meu que só joga jogos ocidentais disse que experimentou Bayonetta 1 e não gostou, e as queixas dele se concentram nas características orientais do game. Personagens excêntricos, enredo estilo anime, etc. Se formos ver, os jogos da Platinium são sucesso de crítica, mas nunca viram hits comerciais. Até vendem bem, mas longe doq um jogo americano vende.
Será que isso não está influenciando a Nintendo? Hoje vi um comentário em um site de jogos em que um user se queixava falando que a Nintendo deveria falir e ser substituída pela Amazon pq ele "estava cansado do mercado japonês". O PS4 é popular, mas apesar de a Sony ser japonesa ela é uma empresa muito ocidentalizada. Seus jogos de maior peso são desenvolvidos por estúdios ocidentais.
Sáb 20 Jan 2018, 17:41 por ExtremeZelda
» [TSADNB] Tópico sobre Assuntos Diversos no Blast
Sex 19 Jan 2018, 16:49 por ExtremeZelda
» [VENDO] NINTENDO WII U 32GB MARIO KART 8 DELUXE BUNDLE
Sáb 01 Abr 2017, 11:45 por jcvalerio
» Mario Kart 8 travou meu Wii U
Sáb 01 Abr 2017, 10:14 por quediz
» Troca Pokémon & Friend Codes - Sun/Moon & Gen 6
Sex 31 Mar 2017, 21:29 por Devilucky
» Lojinha do Tio Logan
Sex 31 Mar 2017, 09:33 por Logan
» Problema na tela de cima do 3DS.
Qui 30 Mar 2017, 13:45 por Afrojin
» Novos jogos para Wii U, Wii e DS
Ter 28 Mar 2017, 23:04 por SSBGames
» 9 jogos de Wii no arremate
Ter 28 Mar 2017, 22:30 por SSBGames
» [AJUDA] Nintendo Switch - Como comprar jogos?
Ter 28 Mar 2017, 18:07 por Fael BC
» Fan Game - Pokemon Hau Adventures
Ter 28 Mar 2017, 10:20 por wawagames
» Muro das lamentações, desabafe aqui o que lhe aflige.
Seg 27 Mar 2017, 23:47 por Shaya