Cegueira Protetiva
Nessa geração, antes de você escolher seu Vídeo Game, o que mais influenciou em sua decisão? Foram os jogos? Foi a proposta oferecida? Foram seus amigos? Foi seu amor pela empresa? Foi seu bolso? Ou foi tudo isso junto? Escolher algo sempre envolve muitas questões e escolher um Vídeo Game hoje em dia é mais complicado do que se parece. Não para aqueles que possuem recursos suficientes para manter todos os consoles da geração, mas para quem tem que escolher apenas um e se contentar com ele. Após fazer sua escolha é claro que a sua tendência é justificar tal escolha e faz isso justamente para desencargo de consciência, como uma autoafirmação de ter tomado a decisão certa. Absolutamente normal. O problema aparece quando somente a sua escolha é a certa, quando nada mais importa, quando você tornasse bitolado e cria um mundo fantasioso em sua mente onde só vê aquilo que lhe agrada. Esse artigo é pra você, que não ainda sabe disso, mas está cego.
E Tome Mimimi
O argumento do século é o mimimi. Assim como chamar alguém de “falso moralista” ajuda a justificar mentalmente uma atitude errada, o mimimi protege você de toda e qualquer critica não bem vinda. Comece uma frase com mimimi e garanta 50% de sucesso em sua réplica. Se depois do mimimi você repetir a critica recebida, então essa porcentagem aumenta drasticamente a alcança quase 100% a chance de você estar certo. O mimimi não é um problema e é muito útil quando bem usado, na verdade o erro está na falta de argumento para manter a discussão e em usar o mimimi para defender sua opinião desvalorizando a opinião do outro. Isso acontece muito e não raro depois do mimimi a discussão perde o sentido. O ministério da saúde fará uma propaganda dentro em breve: “O ministério da saúde adverte: Usar mimimi pode causar flamme e outras situações não reversíveis”. Quem sabe assim depois de um tempo poderemos copiar os tais fumódromos e criar uma área só para mimimi no fórum.
Isso polui as discussões e cria o famoso “senso comum” que assombrará o fórum. Quer dizer que logo todos estaremos pensando igual e não haverá opiniões diferentes, pois as expulsamos com tantos comentários repelentes e mimimi da nossa parte. Prejudica e muito a qualidade da informação apresentada tornando o fórum utópico que somente serve para quem busca conforto e só quer ler sobre o que concorda.
Defeitos não são invisíveis
Qual o problema se eu digo que a Nintendo errou? Qual o problema se eu não concordo com a gestão atual do Zacarias(Iwata)? Se o WiiU não me agrada então eu tenho que deletar minha conta no fórum e ser feliz? Só por que você não tem capacidade mental para entender que existem opiniões diferentes mesmo em um fórum de amantes da Nintendo? Amar a Nintendo é bem diferente de concordar com tudo o que ela faz e é muito melhor do que isso. É saber que ela erra, mas que ela também acerta. É ver a situação como ela realmente é e não aceitar todo tipo de argumento apresentado pelos lideres da Big N. É não concordar, mas saber que o mundo dos games é baseado em negociações, em relações comerciais, em muito dinheiro investido e em atitudes que dificilmente entenderemos. Você entendeu o que o Iwata fez quando abriu mão de parte do seu salário? Não, o salário dele não vai tirar a Nintendo de uma má fase qualquer, não é nada disso. Trata-se de algo enraizado na cultura japonesa que o nosso capitalismo não nos deixa compactuar. Pesquise sobre essa postura, entenda como ela acontece e se assustará em saber que isso é tão normal quanto mudar de cargo ou receber uma promoção. Saber que você não é o dono da razão, que você não está sempre certo, ajuda a crescer como pessoa e a ouvir opiniões diferentes sobre algo que você ama, mas que não entende totalmente. O melhor disso tudo é que você não precisa conhecer como funciona cada peça do WiiU para se divertir com ele e quem sabe consiga conviver com pessoas que conhecem games de uma forma que você nunca conhecerá, quem sabe se sinta bem em aprender ao invés de ensinar o que não sabe.
Eu concordo
Vamos lá, repita comigo: “Eu concordo”. Isso, vamos de novo, agora um pouco mais devagar e quem sabe você consiga: “Eu” Isso! Acredito em você, tente de novo: “Eu concordo” Muito bom. Sabia que você era capaz! Não foi tão difícil né!? Agora que você aprendeu a concordar, espero passe por cima do orgulho quando, em uma discussão, seus argumentos acabarem. É normal ver uma grande discussão não chegar a lugar algum e o tópico ser bloqueado pela falta de educação. Raro e muito mais interessante é ver quando alguém admite ter aprendido algo na discussão e consegue admitir a mudança de opinião. Ser convencido é diferente de ser humilhado. É tão diferente que não precisaria nem ser citado, mas parece que a maioria não gosta de ouvir nada além do que já aprendeu. Podemos mudar. E mudar para melhor é sempre muito bom!
Não finja que você não vê, não finja não saber dos problemas e defeitos da Nintendo. Fique tranquilo, isso é absolutamente normal. Quantos aqui consegue comprar o WiiU, notar suas qualidades, notar seus defeitos e mesmo assim se divertir!? Até os mais polêmicos, que às vezes jogam iscas para flamme, conseguem se divertir enquanto você se preocupa demais em defender a Big N. Também não há problema em defender a Nintendo, não mesmo, o problema está na falta de argumento e em poluir a discussão. Ficou confuso? Continue lendo.
Comedido
O bom e velho meio termo, tão sábio e tão raro hoje em dia. Esse é o jeito certo de se viver: Sem excessos. Não é fácil e, às vezes, você pode voltar a errar, afinal não é todo dia que você consegue ler que “A Nintendo vai falir” e mantem a calma. Pode ser que você entre em uma discussão sem sentido, falando coisas que são puro achismo e defendendo como se sua vida dependesse disso. Ok, isso acontece. O importante é saber que não é certo e tentar evitar essa postura. Buscar o meio termo, saber discutir, saber perguntar quando não tiver certeza e principalmente respeitar. Estamos em um fórum sobre games da Nintendo e a questão gosto prevalece afinal, estar cadastrada aqui, indica que no mínimo a pessoa gosta da Nintendo. Se não gostar também não tem problema, cada um sabe de si e o respeito deve guiar as discussões.
Saiba que o que você pensa é problema seu, a não ser que você vá a um local de uso comum, como a Internet, e exponha seu pensamento. A partir desse instante você mudou, por escolha própria, a classificação de algo pessoal para algo público. Prepare-se para ouvir todo o tipo de comentário sobre o assunto e saiba que não concordar com você não significa não respeitar o que você pensa. Vou repetir isso, pois tem muita gente que não entende: “não concordar com você não significa não respeitar o que você pensa.” Não adianta você se defender dizendo que é sua opinião e ponto. Se for sua opinião e você quer que esse assunto continue indiscutível, então guarde pra você, pois em um fórum é direito de qualquer um discordar. Entender isso é o primeiro passo, pois você aprenderá a filtrar o que diz, sabendo que haverá respostas que não te agradarão. Lide com isso. Conheço muita gente que não sabe discutir e que por isso não frequenta fóruns.
Uma noticia mal intitulada, um comentário tendencioso, achismo e falsas informações são coisas que atraem todo tipo de situação ruim. A falta de jogos no WiiU é usada como desculpa para diariamente encontramos tópicos com noticias tendenciosas enquanto a área retro fica parada. Tantos jogos bons para relembrarmos, discutirmos e fazer o fórum continuar movimentado. Somos amantes da Nintendo, mas não do tipo cego e que se engana fácil. Para aqueles que se mantém na escuridão de uma cegueira confortavelmente aceita fica o convite para que desvendem os olhos e passem a aceitar a situação atual. Usem o que a Nintendo tem de melhor e valorizem o que ela já ofereceu, mas não sejam cegos guiando cegos. Mantenham o senso critico afiado e não aceitem mentiras, principalmente aquelas que te fazem acreditar em algo que você gostaria de acreditar. A Nintendo está passando por uma fase difícil sim, sabemos disso e não temos Mal de Alzheimer para que você venha todo dia, em todo tópico, nos lembrar disso. Você que procura nos convencer de termos feito a escolha errada e que a Nintendo não presta, atenção, você é inteligente o suficiente para saber a hora certa de falar. E o inteligente que sabe a hora de falar sabe também a hora de ficar quieto, afinal o meio termo serve pra todos. Sejamos comedidos.
Sáb 20 Jan 2018, 17:41 por ExtremeZelda
» [TSADNB] Tópico sobre Assuntos Diversos no Blast
Sex 19 Jan 2018, 16:49 por ExtremeZelda
» [VENDO] NINTENDO WII U 32GB MARIO KART 8 DELUXE BUNDLE
Sáb 01 Abr 2017, 11:45 por jcvalerio
» Mario Kart 8 travou meu Wii U
Sáb 01 Abr 2017, 10:14 por quediz
» Troca Pokémon & Friend Codes - Sun/Moon & Gen 6
Sex 31 Mar 2017, 21:29 por Devilucky
» Lojinha do Tio Logan
Sex 31 Mar 2017, 09:33 por Logan
» Problema na tela de cima do 3DS.
Qui 30 Mar 2017, 13:45 por Afrojin
» Novos jogos para Wii U, Wii e DS
Ter 28 Mar 2017, 23:04 por SSBGames
» 9 jogos de Wii no arremate
Ter 28 Mar 2017, 22:30 por SSBGames
» [AJUDA] Nintendo Switch - Como comprar jogos?
Ter 28 Mar 2017, 18:07 por Fael BC
» Fan Game - Pokemon Hau Adventures
Ter 28 Mar 2017, 10:20 por wawagames
» Muro das lamentações, desabafe aqui o que lhe aflige.
Seg 27 Mar 2017, 23:47 por Shaya