Okay, eu jurei que ia ficar sem postar por muito tempo, mas depois dessa notícia, até a BGM da Mother Brain começou a tocar na minha cabeça e eu acho que deveria largar um textwall aqui.
Sinceramente, analisando a situação da Nintendo, eu acho - após estudar bastante sua administração - que devo botar boa parte da culpa no Iwata. Eu acho que ele sinceramente desviou o foco da Nintendo em ser o mais mercenária possível a partir do Wii, usando a velha estratégia faça um hardware de bosta e encha de inovações para vender, baseando-se parcialmente no sucesso do PS2 em contraste com o fracasso do GameCube. Até aí tudo bem, porque o DS - que também foi um belo passo à frente dado pelo próprio Iwata - e o Wii foram um sucesso imenso. Só que tem um problema: o Wii praticamente mudou a fanbase da Nintendo completamente e, mesmo mantendo alguns fãs por ter começado com jogos bons como Metroid Prime 3, Zelda Twilight Princess e Super Mario Galaxy, ela começou a mutilar a própria moral. Querendo ou não, a maioria dos fãs é imatura (e, em alguns contextos, está até correta em ser assim). As vendas não caíram por causa desse novo público, mas vários daqueles que gostavam de como a Nintendo balanceava suas franquias (como no SNES e no GameCube) simplesmente desistiram.
"Mas moral não importa neste tópico! A gente tá é falando de dinheiro!" - calma lá. Enfim, eu estou sinceramente confuso sobre a Nintendo nos dias de hoje. Embora o 3DS tenha um hardware que eu sinceramente considero nojento (ainda mais pelo preço de lançamento), a Nintendo conseguiu fazer com que ele recebesse tudo do bom e do melhor e se salvou do pontapé inicial torto que todos conhecemos. Só que eles conseguiram vender bastante, acreditem ou não, pelo efeito 3D (além, é claro, da presença de Pokémon e bons jogos no primeiro ano de vida... porque, né). As pessoas engolem qualquer coisa que tenha jogos bons e inovação, e dessa vez foi merecido. Só que as pessoas têm uma visão completamente diferente a respeito dos consoles de mesa da Nintendo. Tá, o Wii foi um sucesso e tal, já tinha sensor de movimento em 2006 e uma pá de jogo bom... só que foi moralmente pisoteado pelos outros consoles porque estes sabiam dar a todos os tipos de fãs o que esperavam (mais ou menos, ok), além de serem focados a gamers. Afinal, não é pra esse tipo de gente que existe videogame?
Agora, finalmente chego ao desfecho deste TL;DR. No final, o Wii U e seu GamePad não foi considerado tão inovador pela maioria leiga, embora... esse não seja o problema. O problema, meus caros, ao menos na minha opinião, foi o Iwata ter ignorado completamente a lógica do mercado e do público e ter inventado uma agenda imaginária pra mostrar como o Wii U ia atuar. Com isso quero dizer que ele não fez o que todos sempre fizeram pra se dar bem - que é lançar uma miscelânea de jogos ao mesmo tempo para pegar o dinheiro de todo tipo de gente - mas inventar "um ano pra cada coisa". Ao contrário das mentiras que ele e o Reggie contaram na E3 2011, Iwata quis lançar exclusivamente jogos para o público que menos se interessa em jogar videogame (Wii Party U, Wii Fit Plus, spam do Luigi, um milhão de jogos do Mario - excluindo os jogos realmente bons que realmente foram system sellers para o Wii U - e outros jogos pra você jogar com seus avós) de uma vez só, e só depois dizer que vai fazer do Wii U um console "para os jogadores mais experientes" (só que até agora eu não vi nada). Essa foi, sinceramente, a jogada de mercado mais estúpida e sem sentido que eu já vi. No mercado de games, se os lançamentos não forem balanceados em relação aos públicos, tudo vai abaixo. Pelo amor de Arceus, o próprio Wii teve esse balanceamento, então por que o Wii U tem que pedir pra ser taxado de "kiddie console"? Eu estou com pena.
---
Enfim, acho que esta situação vai impulsionar a Nintendo a tentar se salvar. Quem sabe, se eles aprenderem a usar um computador para ver o que as pessoas pensam, a Nintendo finalmente lança footage dos diversos jogso top-tier que eu sei que estão em desenvolvimento para fazer suas ações subirem, nem que seja um pouquinho. Ou melhor, que façam uma jogada mestre de uma vez. Que deem um jeito de se superar a todo vapor, porque nem eu acreditava que o Wii U ia chegar a este ponto, especialmente depois do que Super Mario 3D World fez no final do ano passado. E finalmente, rezo para que aprendam a fazer marketing direito, novamente.
Força, Nintendo. Tava planejando comprar um Wii U semana que vem, então não me deixe pensar que vou fazer besteira.
- Aqui vai um gostinho da última vez que a Nintendo fez marketing direito, mesmo sendo sobre jogo "ruim":
Sáb 20 Jan 2018, 17:41 por ExtremeZelda
» [TSADNB] Tópico sobre Assuntos Diversos no Blast
Sex 19 Jan 2018, 16:49 por ExtremeZelda
» [VENDO] NINTENDO WII U 32GB MARIO KART 8 DELUXE BUNDLE
Sáb 01 Abr 2017, 11:45 por jcvalerio
» Mario Kart 8 travou meu Wii U
Sáb 01 Abr 2017, 10:14 por quediz
» Troca Pokémon & Friend Codes - Sun/Moon & Gen 6
Sex 31 Mar 2017, 21:29 por Devilucky
» Lojinha do Tio Logan
Sex 31 Mar 2017, 09:33 por Logan
» Problema na tela de cima do 3DS.
Qui 30 Mar 2017, 13:45 por Afrojin
» Novos jogos para Wii U, Wii e DS
Ter 28 Mar 2017, 23:04 por SSBGames
» 9 jogos de Wii no arremate
Ter 28 Mar 2017, 22:30 por SSBGames
» [AJUDA] Nintendo Switch - Como comprar jogos?
Ter 28 Mar 2017, 18:07 por Fael BC
» Fan Game - Pokemon Hau Adventures
Ter 28 Mar 2017, 10:20 por wawagames
» Muro das lamentações, desabafe aqui o que lhe aflige.
Seg 27 Mar 2017, 23:47 por Shaya