O Fim de uma Geração
A cada segundo coisas novas são lançadas ao alcance de um clique, basta querer e você tem acesso a informações antigamente privilegiadas.
A tecnologia joga uma tonelada de dados sobre nossas cabeças. O mundo testa nossa capacidade de armazenar, separar e utilizar esses dados. Diariamente podemos debater sobre assuntos antes intocáveis, assuntos que eram apenas comentados por pessoas que se dedicavam arduamente em estuda-los.
No fim das contas são tantas informações, estatísticas e teorias que somos grosseiramente atropelados e não conseguimos absorver nem metade daquilo que somos expostos durante o dia. Passamos mais tempo filtrando o que devemos ler do que propriamente lendo o que estávamos procurando.
Nesse meio tecnológico algumas coisas novas me incomodam. Uma coisa que tem me tirado o sono são jogos em mídias digitais. Sério gente! Que isso!? Vocês estão de sacanagem né!? Eu quero o modo antigo de comprar jogos. Quero continuar na expectativa de ser taxado pela Receita Federal quando comprar um jogo nos EUA. Quero continuar desconfiando dos correios até o momento em que recebo a mercadoria em casa. Quero o cheiro de uma fita nova, quero soprá-la e ver o jogo funcionando perfeitamente. Eu quero milhões de vídeos com unboxing de títulos diferentes! Quero minha coleção de games exposta na minha estante e não em um pendrive! Quero ser dono do jogo por inteiro! Com caixa, manual e folhetos que me frustram por não morar nos EUA com promoções só para os americanos.
Sério, quem foi o cara que teve essa grande sacada? Criar uma mídia digital, onde você compra somente o direito de jogar. Sim, eu sei, o jogo está disponível pra você do mesmo modo, ok, mas você não possui o jogo por inteiro! Como fica a disponibilidade pra trocar com um amigo? Emprestar, Alugar, Surrupiar? Surupiar!? Sim! Até os ladrões estão sendo agredidos aqui, eles não terão mais direito de escolha, ou leva o Videogame já com os jogos instalados ou não leva mais nada!
Ah, mas tem a vantagem do preço né? Tem? Mesmo? No Brasil ainda não. Os jogos digitais têm os mesmos impostos, a mesma comissão do vendedor e até a margem de lucro das lojas físicas ali, tudo embutido no valor final do produto. Chega a ser uma agressão. Um soco no estômago. É totalmente inesperado e sem justificativa.
Pra piorar, a Nintendo vai lá e lança Bundles com jogos digitais! Que isso!? Você compra o Videogame e ganha um código para baixar o jogo? Não é só isso, pois será você que instalará o jogo. Você baixará o jogo! VOCÊ. Com a sua internet, gastando a sua energia elétrica e gastando o seu tempo. A Nintendo nem se deu ao trabalho de fazer isso. Bom, pelo menos você pode vender o código para algum inimigo amigo e ele pode baixar no Video Game dele.
Dentro em breve a sua coleção de games poderá muito bem ser transportada para todo lugar, dentro de um porta cartão SD. Sim, é prático, mas frustrante! Fica até mais difícil justificar os mais de R$ 100,00 gastos em um jogo se ele está ali, compactado, espremido, dentro daquele maldito SD.
Minha coleção de games está toda nesse SD. ¬_¬
Se você ainda depende da renda dos seus pais então talvez encontre ainda mais dificuldade para adquirir um jogo digital. Como explicar aqueles R$150,00 na fatura do cartão? Fica complicado mesmo. Se até para portáteis já é vergonhoso aquela mídia tão pequena e tão cara...
Agora, se você é gamer crescido, trabalha, tem renda própria e dá valor ao seu dinheiro, pode ser que esteja concordando com o meu ponto de vista. Afinal, você quer o produto completo. Você paga por ele e quer ostentar a sua caixinha na prateleira, junto com os outros jogos.Como se não bastasse essa situação desgastante, mais gastante do que qualquer outra coisa, agora ficou mais fácil adicionar algo ao jogo DEPOIS de você já ter comprado o mesmo. São as DLC’s ou Conteúdo para Download.
Pra mim a lógica agora é: Ok, agora criarei um jogo. Opa, faltou verba pra terminar? Não tem problema! É só eu lançar o jogo assim mesmo, incompleto, esperar as vendas, receber o dinheiro e continuar a produzir o jogo disponibilizando DLC’s. Fácil né?
Isso é no mínimo injusto com o consumidor! Uma falta de respeito! Claro que nem todos os jogos usam a DLC dessa forma, mas Killer Instinct do XONE vende os personagens separadamente. Sim, o jogo é gratuito, mas não se pode dizer que é um jogo completo. Ele mais parece uma demo, pois você só pode jogar com o Jago. Se quiser todos os personagens terá que pagar no mínimo R$ 79,00. Se continuar assim, o próximo jogo do Mario virá com um contador e comprador de pulos! E adivinhe quem terá que comprar as maças digitais para o Yoshi não parar de andar? Ah e não se assuste se você tiver que abastecer a gasolina do carro com o seu próprio dinheiro no próximo Gran Turismo. Poxa, assim fica difícil hein!?Talvez seja frescura minha, ou falta do que fazer mesmo, mas eu não consigo acreditar que as lindas caixas, artisticamente feitas, deixarão de fazer parte do minha experiência com games. Quem sabe com o tempo eu me acostume com essa ideia. Quem sabe a tecnologia me impressione com a praticidade e me convença do contrário. Quem sabe eu até compre um porta SD. Quem sabe minha esposa fique feliz por ter mais espaço em casa e menos itens pra tirar o pó. Quem sabe?
Sei que muitos aqui podem pensar justamente no lado prático da coisa. Tem sempre alguém pra ver o lado positivo. Isso é bom, por que eu estou mesmo precisando de ajuda.
Fui criado em locadoras de jogos, com estantes lotadas de caixas de games, tudo muito colorido, tudo muito palpável. Como seria uma locadora de jogos hoje em dia? Seria em um carrinho de picolé!? Ali, dentro daquela caixa térmica, caberiam pelo menos uns 100.000 jogos! Poderia até fazer uso do apito tradicional e a molecada viria correndo pra alugar o Crash ou o Mario. Ou então você entra em uma sala, que dizem ser uma locadora, e não encontra nada. Só tem um cara, em pé, envolto por um casaco sobretudo fechado, que te examina com um olhar malicioso. Ele te encara com os olhos semicerrados e só faz um sinal com a cabeça pra te perguntar “o que vai ser”.
Você, que já veio com o game pré-escolhido, diz o nome do jogo e o sobretudo se abre.
Dentro dele, diversos suportes plásticos, suados pelo calor, separam centenas de milhares de Micro-SD por categoria. O senhor sinistro pega o jogo escolhido, cobra o valor do aluguel, retirando o troco de sua pochete colorida e lhe informa a data de devolução.Depois desse encontro misterioso, você, certamente, sentirá saudades do tempo em que jogo tinha caixa e do tempo em que locadoras eram mais seguras.
Diante de toda essa suposição surge a pergunta principal: E daí? Pois é, realmente não importa o que EU quero. O que importa é o que a maioria quer e esses querem velocidade, agilidade, menores prazos e facilidades. Nisso realmente a mídia digital cumpre bem o seu papel. Hoje, Tablets e Celulares estão recheados de jogos digitais, divertindo pessoas de todas as idades, fazendo com que os games cheguem às pessoas com uma facilidade gigantesca. Essas certamente dão graças pela logística embutida na mídia digital, por não terem que carregar nada mais do que seu tablet ou celular e terem acessos a todos os seus jogos.
Outra vantagem referente aos jogos em mídia digital é a facilidade de publica-lo. Custo mais baixo na produção do mesmo gera uma onda de jogos sem sentido, sem lógica e que não agrada nem mesmo o produtor. Porém, dentro desse lixo tecnológico, algumas obras de arte tomam espaço e se destacam. Essas maravilhas surgem das chamadas Produtoras Indie.Podemos concluir que, o lado benéfico das mídias digitais realmente atinge, positivamente, o mundo dos games e nos presenteia com maravilhas tecnológicas que antes eram raras de acontecer.
Ainda vivemos em um mundo misto, uma fase de transição, que se encerrará em breve. Não será necessário nos prepararmos para um futuro totalmente digital, não será estranha a grande expansão do armazenamento em Nuvem. O que não será fácil é fazer com que você, caro amigo retro leitor, se desapegue dessa falsa necessidade física e que se acostume com a prateleira vazia.
Faz poucos dias que liguei meu Mega Drive e joguei Sonic 2. Antes de começar a jogar eu soprei a fita. Puro costume. Força do hábito mesmo. Minha esposa perguntou: “Pra que isso!?”
Fiquei em silencio e me satisfiz com a nostalgia. Ela não entenderia, nem tentei explicar. Sorri pra ela, limpei a gordura do controle, encaixei a fita com um dos lados inclinado por que ela só funciona assim. Liguei o game, vi o Sonic correr pra lá e pra cá, ouvi a marca SEGA e viajei no tempo.
O futuro nos impressiona e que venham as mídias digitais. Vou torcer o nariz, mas não deixarei passar nenhum jogo, afinal tudo muda. Deixo o meu adeus a todas as fitas que fizeram a alegria de muitos piolhentos de nariz escorrendo como eu era. Tempo bom que está prestes a terminar. Sim! Esse é o fim de uma geração.
Vão fazer falta essas danadinhas… já sinto saudades. Serei o único?
Sáb 20 Jan 2018, 17:41 por ExtremeZelda
» [TSADNB] Tópico sobre Assuntos Diversos no Blast
Sex 19 Jan 2018, 16:49 por ExtremeZelda
» [VENDO] NINTENDO WII U 32GB MARIO KART 8 DELUXE BUNDLE
Sáb 01 Abr 2017, 11:45 por jcvalerio
» Mario Kart 8 travou meu Wii U
Sáb 01 Abr 2017, 10:14 por quediz
» Troca Pokémon & Friend Codes - Sun/Moon & Gen 6
Sex 31 Mar 2017, 21:29 por Devilucky
» Lojinha do Tio Logan
Sex 31 Mar 2017, 09:33 por Logan
» Problema na tela de cima do 3DS.
Qui 30 Mar 2017, 13:45 por Afrojin
» Novos jogos para Wii U, Wii e DS
Ter 28 Mar 2017, 23:04 por SSBGames
» 9 jogos de Wii no arremate
Ter 28 Mar 2017, 22:30 por SSBGames
» [AJUDA] Nintendo Switch - Como comprar jogos?
Ter 28 Mar 2017, 18:07 por Fael BC
» Fan Game - Pokemon Hau Adventures
Ter 28 Mar 2017, 10:20 por wawagames
» Muro das lamentações, desabafe aqui o que lhe aflige.
Seg 27 Mar 2017, 23:47 por Shaya