Arquivo do Fórum Nintendo Blast

Olá visitante/usuário! Nós estamos em processo de migração e deixaremos este Fórum em breve.

A migração é para termos mais liberdade e para podermos ter um Fórum melhor! Se você ainda não é cadastrado neste Fórum e nem no novo, clique aqui e cadastre-se já no Novo Fórum!

Se você já possui uma conta aqui, clique aqui e saiba como migrar para o Novo Fórum Nintendo Blast!


Participe do fórum, é rápido e fácil

Arquivo do Fórum Nintendo Blast

Olá visitante/usuário! Nós estamos em processo de migração e deixaremos este Fórum em breve.

A migração é para termos mais liberdade e para podermos ter um Fórum melhor! Se você ainda não é cadastrado neste Fórum e nem no novo, clique aqui e cadastre-se já no Novo Fórum!

Se você já possui uma conta aqui, clique aqui e saiba como migrar para o Novo Fórum Nintendo Blast!

Arquivo do Fórum Nintendo Blast

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Arquivo do Fórum Nintendo Blast

+10
El Buga
ari789
Cortex
Duco
Mostarda com Limão
Mastxadows
gamersvidrados
Omnimon
pikachuboy'
Ismatash
14 participantes

    Jogos Cinematográficos: Evolução tecnológica ou declínio de qualidade?

    Ismatash
    Ismatash
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX


    Karma Karma : 1033
    Posts Posts : 1609

    Jogos Cinematográficos: Evolução tecnológica ou declínio de qualidade? - Página 2 Empty Re: Jogos Cinematográficos: Evolução tecnológica ou declínio de qualidade?

    Mensagem por Ismatash Qua 04 Dez 2013, 17:31

    ari789 escreveu:Não vejo problema nos gráficos cinematograficos lol , é bom ver um jogo sem serrilhado e efeito quadradão kkkk

    o problema é eles não se focarem apenas em gráfico , gráficos são essenciais claro , mais também tem que se focar na jogabilidade , historia etc...

    Teva tanto jogo por ai que so tinha gráficos e nada mais...

    Um jogo com gráficos ótimos , longo , com ótima historia e jogabilidade séria perfeito.
    Mas... Cara... A questão não é a qualidade gráfica... Como fica claro no 3° parágrafo, a intenção era discutir a distribuição das informações dentro do jogo. Onde a jogabilidade fica um tanto quanto pobre devido a aplicação de cutscenes que cortar o papel do jogador de imaginar, fazendo da história, algo a ser descoberto e não algo a ser realizado pelo jogador.

    Na minha opinião a questão é a seguinte, quando zero um jogo, não quero descobrir o final, quero vive-lo, quero fazer a história acontecer em quanto controlo o personagem.
    Cortex
    Cortex
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX


    Karma Karma : 612
    Posts Posts : 2500

    Jogos Cinematográficos: Evolução tecnológica ou declínio de qualidade? - Página 2 Empty Re: Jogos Cinematográficos: Evolução tecnológica ou declínio de qualidade?

    Mensagem por Cortex Qua 04 Dez 2013, 17:34

    Ismatash escreveu:Acredito que nesse caso varie de opinião para opinião. Quando se joga Metal Gear e Ninja Gaiden a sensação que se tem é de ser um telespectador, você vai desbloqueando história, a qual se organiza assim como um filme. Sim, pode ser divertido, mas, será se isso não passa de um filme que te obriga a desbloquear história ao invés de te colocar em busca dela? Será se as fases não são algo usado simplesmente para prolongar o jogo? Pense da seguinte forma, um spoiler sobre Metal Gear pode simplesmente arruinar boa parte da emoção do jogo, enquanto um spoiler de Zelda Links Awakening simplesmente de adianta um informação, mas, não corta a emoção, pois esta se encontra na jogabilidade.
    Não entendi muito bem... acho no caso o problema seria a linearidade de jogos cinematográficos sem poder fugir muito das ações diferenciadas.

    Bom tem o pró e o contra disso, mas por mim vários games que usam não me afetam (fujo da internet pra n ver spoilers kkk) mas pra mim é de jogo em jogo pq afinal o resultado sempre será diferente pra cada pessoa e pra cada empresa.

    Por fim... se a desenvolvedora do jogo souber driblar os caminhos da linearidade e/ou criar a emoção junto ao gameplay casando com temática cinematográfica tem tudo pra dar certo
    Xicrets
    Xicrets
    Veterano Nv.26
    Veterano Nv.26


    Karma Karma : 185
    Posts Posts : 1027

    Jogos Cinematográficos: Evolução tecnológica ou declínio de qualidade? - Página 2 Empty Re: Jogos Cinematográficos: Evolução tecnológica ou declínio de qualidade?

    Mensagem por Xicrets Qua 04 Dez 2013, 17:38

    Pela palavra evolução eu entenderia como uma melhora, mas é inegável que os jogos atuais perderam aquele Q de antigamente, talvez seja por que foram feitos para outra geração ou por que em um mundo consumista é isso que se vende.
    Apenas saudades.
    Ismatash
    Ismatash
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX


    Karma Karma : 1033
    Posts Posts : 1609

    Jogos Cinematográficos: Evolução tecnológica ou declínio de qualidade? - Página 2 Empty Re: Jogos Cinematográficos: Evolução tecnológica ou declínio de qualidade?

    Mensagem por Ismatash Qua 04 Dez 2013, 18:03

    Cortex escreveu:
    Ismatash escreveu:Acredito que nesse caso varie de opinião para opinião. Quando se joga Metal Gear e Ninja Gaiden a sensação que se tem é de ser um telespectador, você vai desbloqueando história, a qual se organiza assim como um filme. Sim, pode ser divertido, mas, será se isso não passa de um filme que te obriga a desbloquear história ao invés de te colocar em busca dela? Será se as fases não são algo usado simplesmente para prolongar o jogo? Pense da seguinte forma, um spoiler sobre Metal Gear pode simplesmente arruinar boa parte da emoção do jogo, enquanto um spoiler de Zelda Links Awakening simplesmente de adianta um informação, mas, não corta a emoção, pois esta se encontra na jogabilidade.
    Não entendi muito bem... acho no caso o problema seria a linearidade de jogos cinematográficos sem poder fugir muito das ações diferenciadas.

    Bom tem o pró e o contra disso, mas por mim vários games que usam não me afetam (fujo da internet pra n ver spoilers kkk) mas pra mim é de jogo em jogo pq afinal o resultado sempre será diferente pra cada pessoa e pra cada empresa.

    Por fim... se a desenvolvedora do jogo souber driblar os caminhos da linearidade e/ou criar a emoção junto ao gameplay casando com temática cinematográfica tem tudo pra dar certo
    Hmmm... Entendo. Jogos cinematográficos são uma vertente que surgiu graças a evolução tecnológica. Mas, ainda sim, gera bastante jogo de má qualidade. Porém, como dito, isso é consequência de se tratar dos primeiros passos deste gênero. É convincente.

    Mas acredito que alguns dos problemas atuais como DLC's, facilidade, foco em conquistas (o que, como postado em uma matéria no NB, quebra a questão da diversão em um jogo), linearidade e etc, são originados a partir destes tipos de jogos.

    Além disso, torna-se cada vez mais escasso a quantidade de jogos que fujam da cinematografia, pois vendem menos em relação a esses. 

    De uma forma ou de outra não consigo me convencer de que jogos cinematográficos são realmente algo bom dentro da indústria os video-games u.u
    avatar
    Duco
    Veterano Nv.33
    Veterano Nv.33


    Karma Karma : 845
    Posts Posts : 1210

    Jogos Cinematográficos: Evolução tecnológica ou declínio de qualidade? - Página 2 Empty Re: Jogos Cinematográficos: Evolução tecnológica ou declínio de qualidade?

    Mensagem por Duco Qua 04 Dez 2013, 18:17

    Ismatash escreveu:Acredito que nesse caso varie de opinião para opinião. Quando se joga Metal Gear e Ninja Gaiden a sensação que se tem é de ser um telespectador, você vai desbloqueando história, a qual se organiza assim como um filme. Sim, pode ser divertido, mas, será se isso não passa de um filme que te obriga a desbloquear história ao invés de te colocar em busca dela? Será se as fases não são algo usado simplesmente para prolongar o jogo? Pense da seguinte forma, um spoiler sobre Metal Gear pode simplesmente arruinar boa parte da emoção do jogo, enquanto um spoiler de Zelda Links Awakening simplesmente de adianta um informação, mas, não corta a emoção, pois esta se encontra na jogabilidade.
    Mas nesse caso também varia muito o estilo de jogo. Skyrim tem uma boa história, boa dublagem e tudo mais mas você pode optar por ignorar completamente ela, só aproveitando o mundo do jogo num geral. Comparar o estilo de jogo do Metal Gear com o Zelda nesse caso é até injusto, considero propostas em termos de gameplay completamente diferentes.

    Eu apoio o uso de Cinematics, e principalmente depois do The Last of Us eu achei simplesmente excepcional, a história foi absurdamente bem contada, o mundo criado foi excelente e convincente, pra mim foi uma das melhores experiências em games que já tive.

    No geral tudo se resume ao tipo de jogo e como a história é aplicada nele. Demon Souls e Dark Souls entram também pra minha lista dos melhores jogos que já joguei na vida e a história deles simplesmente nem me interessa e o jogo nem se preocupa muito em contar.
    @bolacha1337
    @bolacha1337
    Veterano Nv.23
    Veterano Nv.23


    Karma Karma : 211
    Posts Posts : 965

    Jogos Cinematográficos: Evolução tecnológica ou declínio de qualidade? - Página 2 Empty Re: Jogos Cinematográficos: Evolução tecnológica ou declínio de qualidade?

    Mensagem por @bolacha1337 Qua 04 Dez 2013, 19:01

    Pra mim as cutscenes são sim uma boa evolução no mundo dos games e um jogo ser bom ou ruim não eh definido pelo fato de ele te deixar imaginar a história ou por ele apresentá-la, afinal super mario não tem uma história a ser contada e mesmo assim eh muito bom, já Metal Gear e Kingdom Hearts por exemplo, tem uma história a ser contada e sao bons do mesmo jeito, no final o que conta eh se a produtora conseguiu ou não equilibrar cutscenes e gameplay dentro da proposta do titulo, afinal não tem como reclamar de excesso de cutscenes em Heavy Rain por exemplo quando esta eh a proposta do jogo
    Ismatash
    Ismatash
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX


    Karma Karma : 1033
    Posts Posts : 1609

    Jogos Cinematográficos: Evolução tecnológica ou declínio de qualidade? - Página 2 Empty Re: Jogos Cinematográficos: Evolução tecnológica ou declínio de qualidade?

    Mensagem por Ismatash Qua 04 Dez 2013, 19:27

    Mas, Bolacha, meu caro, a questão não é ter a cutscene, e sim o fato das cutscenes que tiram o fator vivenciação do jogo. Mario passa a sensação da história através da elaboração de suas fases somdas a músicas divertidas e personagens variados; Assim como KH, que faz você sentir na pela a sensação de usar Keyblade e viajar pelos mundos em busca das Holes, rodeado de personagens da Disney. As cutscnese não são um problema (isso está no post) O problema é quando dispinibilizam nelas, o que deveria estar no jogo. Em KH, por exemplo, descobre-se mais sobre a "mitologia" do jogo jogando, do que vendo as cutscenes.
    ¿Pedro?
    ¿Pedro?
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX


    Karma Karma : 232
    Posts Posts : 2408

    Jogos Cinematográficos: Evolução tecnológica ou declínio de qualidade? - Página 2 Empty Re: Jogos Cinematográficos: Evolução tecnológica ou declínio de qualidade?

    Mensagem por ¿Pedro? Qua 04 Dez 2013, 22:59

    Apesar de eu achar ruim a desvalorização dos games em favor de uma arte com mais glamour eu também acho que um game tem que me dar a melhor experiência naquele que ele se propõem.

    Mario é melhor que Metal Gear, ou o contrário, apenas por causa da cinematografia de um? Não, ambos tentam me passar uma experiência diferente.

    Super Mario Galaxy me propôs liberdade gravitacional, jogo "feliz" e não ser dependente da história, e consegue fazer tudo magistralmente e ser acima de qualquer expectativa.

    Metal Gear Solid me propôs uma história envolvente, o máximo de realismo possível e um certo poder de escolha e faz isso de forma sensacional, em troca disso não me incomodo de assistir 25 minutos de cutscene antes de jogar.

    O que não pode acontecer é um jogo esquecer que é um jogo e querer prende-lo pensando que é um filme, pois não é e não terá sucesso. Assim como um jogo cinematográfico não ter uma história boa, uma boa experiência, será um fracasso e não te prenderá durante 25 minutos. Beyond Two Souls está ai para contar história.
    Anonymous
    Convidado
    Convidado


    Jogos Cinematográficos: Evolução tecnológica ou declínio de qualidade? - Página 2 Empty Re: Jogos Cinematográficos: Evolução tecnológica ou declínio de qualidade?

    Mensagem por Convidado Qui 05 Dez 2013, 05:50

    Cutscene é legal, desde que seja um prêmio por passar de um determinado desafio no jogo. Agora abusar do recurso torna o jogo um filme.
    Cito como exemplo F.E.A.R: conta a história muito bem, usando pouquissimas cutscenes. Pq? Pq vai apresentando a historia durante o proprio gameplay! Isso sim é imersivo, ficar parado olhando cutscene de 10 em 10 minutos é tedioso.
    Anonymous
    Convidado
    Convidado


    Jogos Cinematográficos: Evolução tecnológica ou declínio de qualidade? - Página 2 Empty Re: Jogos Cinematográficos: Evolução tecnológica ou declínio de qualidade?

    Mensagem por Convidado Qui 05 Dez 2013, 08:44

    Acho que tudo depende da proporção Gameplay>Cutscene.

    Metal Gear é um exemplo de jogo excelente com muitas cutscenes, infelizmente isso acaba se tornando um "pecado" nele, poque o excesso de cutscenes faz com que o gameplay dele seja muito curto.

    Acho que o melhor exemplo de equilibrio que me lembro agora é Xenoblade Chronicles; ele possui muitas cutscenes, mas o gameplay dele é infinitamente maior, então ele não passa aquela sensação de "passei a maior parte do jogo vendo cena".

    Infelizmente as Cutscenes estão trazendo um declínio no sentido, muitos jogos estão se focando demais nela e você acaba jogando pouco e assistindo mais, exemplo:

    Call Of Duty Ghosts tem 4 horas de duração, o que já é pouco, se descontarmos as custcenes...

    Ryse tem umas 6 horas de duração, se tirarmos as cutscenes?

    Esse que é o declínio, jogos estão virando filmes e tendo pouco gameplay, alguns como os exemplos ainda possuem modo online para tentar se "justificar", mas como essa duração aparentemente esta sendo uma tendencia será que futuramente jogaremos 2 horas e assistiremos 2?

    Concluindo, se o jogo possui muito gameplay e cutscenes como um acréscimo imersivo, tudo bem, isso é uma evolução tecnológica; a partir do momento que os jogos possuem um gameplay curto e diminuido ainda mais por cutscenes isso é claramente um declínio de qualidade.

    Lembrando que gameplay é muito mais importante que cutscenes por isso ele é a prioridade.=D
    El Buga
    El Buga
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX


    Karma Karma : 3662
    Posts Posts : 3048

    Jogos Cinematográficos: Evolução tecnológica ou declínio de qualidade? - Página 2 Empty Re: Jogos Cinematográficos: Evolução tecnológica ou declínio de qualidade?

    Mensagem por El Buga Qui 05 Dez 2013, 10:12

    Hunk escreveu:Acho que o melhor exemplo de equilibrio que me lembro agora é Xenoblade Chronicles; ele possui muitas cutscenes, mas o gameplay dele é infinitamente maior, então ele não passa aquela sensação de "passei a maior parte do jogo vendo cena".
    E na parte final do jogo tem um caminhão de cutscenes, mas o conteúdo endgame é igualmente colossal: o mundo quase todo do jogo fica livre para exploração, tem novos e poderosíssimos inimigos, novos itens para conseguir, outro caminhão de quests... então ele mantém a proporção mesmo com cutscenes de 15 minutos.

    É assim que eu acho que deve ser. Quer colocar muito cineminha? Coloca, mas me dê um gameplay equivalente ou superior.
    Ismatash
    Ismatash
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX


    Karma Karma : 1033
    Posts Posts : 1609

    Jogos Cinematográficos: Evolução tecnológica ou declínio de qualidade? - Página 2 Empty Re: Jogos Cinematográficos: Evolução tecnológica ou declínio de qualidade?

    Mensagem por Ismatash Qui 05 Dez 2013, 12:58

    Hunk escreveu:Acho que tudo depende da proporção Gameplay>Cutscene.

    Metal Gear é um exemplo de jogo excelente com muitas cutscenes, infelizmente isso acaba se tornando um "pecado" nele, poque o excesso de cutscenes faz com que o gameplay dele seja muito curto.

    Acho que o melhor exemplo de equilibrio que me lembro agora é Xenoblade Chronicles; ele possui muitas cutscenes, mas o gameplay dele é infinitamente maior, então ele não passa aquela sensação de "passei a maior parte do jogo vendo cena".

    Infelizmente as Cutscenes estão trazendo um declínio no sentido, muitos jogos estão se focando demais nela e você acaba jogando pouco e assistindo mais, exemplo:

    Call Of Duty Ghosts tem 4 horas de duração, o que já é pouco, se descontarmos as custcenes...

    Ryse tem umas 6 horas de duração, se tirarmos as cutscenes?

    Esse que é o declínio, jogos estão virando filmes e tendo pouco gameplay, alguns como os exemplos ainda possuem modo online para tentar se "justificar", mas como essa duração aparentemente esta sendo uma tendencia será que futuramente jogaremos 2 horas e assistiremos 2?

    Concluindo, se o jogo possui muito gameplay e cutscenes como um acréscimo imersivo, tudo bem, isso é uma evolução tecnológica; a partir do momento que os jogos possuem um gameplay curto e diminuido ainda mais por cutscenes isso é claramente um declínio de qualidade.

    Lembrando que gameplay é muito mais importante que cutscenes por isso ele é a prioridade.=D
    Exatamente o que eu estava querendo falar. Estes tipos de jogos podem sim ser bons, porém infelizmente trazem uma oportunidade muito grande para que as empresas criem jogos de baixa qualidade, e acabam tirando o espaço de jogos fiéis ao gameplay, os quais deixam de ser uma opção para as empresas.

    EDIT:


    Um exemplo muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuito bom de jogo que consegue contar uma história sem usar cutscenes é o Tibia. As quests trazem histórias muito bem elaboradas. E é tudo contado pelos NPC's e pelos ítens, não nenhuma espécie de vídeo. (Sei que é um RPG Online, porém me refiro as quests do jogo)

    Conteúdo patrocinado


    Jogos Cinematográficos: Evolução tecnológica ou declínio de qualidade? - Página 2 Empty Re: Jogos Cinematográficos: Evolução tecnológica ou declínio de qualidade?

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Sáb 18 maio 2024, 09:53