Bom, como um fã doente de Metroid, resolvi compartilhar com vocês este polêmico tópico do fórum Metroid Database, feito pelo moderador Infinity's End, que está - junto com a fanbase inteira - indignado com o fato de um dos melhores nomes da indústria dos videogames ser tão mal reconhecido.
Olhando para fansites de games com fanbases mais generalizadas da Nintendo (ou de videogame em geral), podemos ver uma escassez gritante de fãs de Metroid presentes entre legiões de maníacos por Mario, Pokémon, Zelda e jogos de outras empresas, como Assassin's Creed, Final Fantasy e Uncharted. E existem CENTENAS de fansites assim, literalmente.
Se vocês pensarem bem, Metroid é a franquia com a história mais sólida e bem construída da Nintendo (além de ser uma das únicas com uma timeline coerente). Além disso, notamos que a franquia foi praticamente o sinônimo de side-scroller de ação desde Metroid (NES) até Metroid Fusion e Metroid Zero Mission (GBA), além de que criou para si mesma um novo conceito para FPS em Metroid Prime, e continuou esse conceito com três sequências (uma para o subestimado GameCube, uma para o recém-nascido Wii e outra para o Nintendo DS), sem deixar nada a desejar em nenhum dos quatro jogos. Sem falar, é claro, nas trilhas sonoras mais únicas e marcantes dos videogames. Lembrem-se da melodia épica que a Nintendo fez com apenas três notas em Metroid (NES).
Já que isso é tão confuso, vamos a um debate! Vote na opção (ou opções) que mais se encaixam na sua linha de pensamento (ou use suas próprias palavras) em relação à falta de interesse em Metroid, e indique o porquê; quanto mais detalhes, melhor. Apenas diga por que Metroid não conseguiu ser tão popular quanto Mario e Zelda!
Minha opinião
Eu diria que é quase que exclusivamente culpa do marketing. É simples: jogos não são como produtos de supermercado; eles são algo que precisa ser mostrado para que, então, seja vendido. Você pode notar que, desde sempre, não importa o quanto a Nintendo tenha (vagamente) falado de Metroid, ela sempre colocou os holofotes em Mario e Zelda, uma vez que ela está obviamente interessada no dinheiro e sabe que estas duas franquias venderão mais. Porém, ela não percebe que essas duas franquias já vendem automaticamente pelo apelo já selado em suas fanbases. Assim, ela poderia dar espaço para Metroid. E não há como negar que isso daria certo porque ela já usou a mesma estratégia com Animal Crossing, e funcionou. Lembram-se de como ela forçou o marketing no simulador infinito desde 2011? Até então, eu pensava que era mais um joguinho casual pra criança. Mas o que a Nintendo fez para fazer seu jogo chegar até minhas mãos foi demonstrar e explicar o jogo (com vários comerciais e Nintendo Directs).
Agora olhem pra Metroid. Metroid é uma EXCELENTE franquia, ao mesmo nível de Zelda - mas eu nunca vi nenhuma espécie de "Metroid Direct" (mesmo se o ND não existia na época em que o último Metroid foi lançado), nenhum tempo relevante dedicado à série nas várias edições da E3, nem sequer campanhas de marketing que mostram qualquer esforço significativo da Nintendo. Nada. Isso porque a Nintendo age assim: "se funciona, vamos fazer spam e vender mais. Se falhou uma vezinha sequer, vamos jogar a ideia no lixo e fingir que nunca existiu" (aka hardware potente, StarFox, F-Zero, etc). Em outras palavras, eles nem sequer pensaram em tentar atrair pessoas a Metroid ultimamente, o que seria ótimo para tirar o Wii U da imagem infantil que mata suas vendas (e não me venham com Metroid Blast).
Acho que a solução seria "reviver" Metroid com um potencial incrível, agradar os pedidos dos fãs, fazer um marketing ao nível de Pikmin 3 (que foi saturado, mas funcionou muito bem) e meter essa loira peituda matadora de alienígenas de volta nos videogames! E se um jogo de Wii U for muito arriscado, que façam um Metroidvania caprichado para o 3DS. Quero ver quem não compra.
Se vocês pensarem bem, Metroid é a franquia com a história mais sólida e bem construída da Nintendo (além de ser uma das únicas com uma timeline coerente). Além disso, notamos que a franquia foi praticamente o sinônimo de side-scroller de ação desde Metroid (NES) até Metroid Fusion e Metroid Zero Mission (GBA), além de que criou para si mesma um novo conceito para FPS em Metroid Prime, e continuou esse conceito com três sequências (uma para o subestimado GameCube, uma para o recém-nascido Wii e outra para o Nintendo DS), sem deixar nada a desejar em nenhum dos quatro jogos. Sem falar, é claro, nas trilhas sonoras mais únicas e marcantes dos videogames. Lembrem-se da melodia épica que a Nintendo fez com apenas três notas em Metroid (NES).
- Se só a base da história de Metroid já é assim, imagine o resto:
Fonte: Metroid Database
Minha opinião
Eu diria que é quase que exclusivamente culpa do marketing. É simples: jogos não são como produtos de supermercado; eles são algo que precisa ser mostrado para que, então, seja vendido. Você pode notar que, desde sempre, não importa o quanto a Nintendo tenha (vagamente) falado de Metroid, ela sempre colocou os holofotes em Mario e Zelda, uma vez que ela está obviamente interessada no dinheiro e sabe que estas duas franquias venderão mais. Porém, ela não percebe que essas duas franquias já vendem automaticamente pelo apelo já selado em suas fanbases. Assim, ela poderia dar espaço para Metroid. E não há como negar que isso daria certo porque ela já usou a mesma estratégia com Animal Crossing, e funcionou. Lembram-se de como ela forçou o marketing no simulador infinito desde 2011? Até então, eu pensava que era mais um joguinho casual pra criança. Mas o que a Nintendo fez para fazer seu jogo chegar até minhas mãos foi demonstrar e explicar o jogo (com vários comerciais e Nintendo Directs).
Agora olhem pra Metroid. Metroid é uma EXCELENTE franquia, ao mesmo nível de Zelda - mas eu nunca vi nenhuma espécie de "Metroid Direct" (mesmo se o ND não existia na época em que o último Metroid foi lançado), nenhum tempo relevante dedicado à série nas várias edições da E3, nem sequer campanhas de marketing que mostram qualquer esforço significativo da Nintendo. Nada. Isso porque a Nintendo age assim: "se funciona, vamos fazer spam e vender mais. Se falhou uma vezinha sequer, vamos jogar a ideia no lixo e fingir que nunca existiu" (aka hardware potente, StarFox, F-Zero, etc). Em outras palavras, eles nem sequer pensaram em tentar atrair pessoas a Metroid ultimamente, o que seria ótimo para tirar o Wii U da imagem infantil que mata suas vendas (e não me venham com Metroid Blast).
Acho que a solução seria "reviver" Metroid com um potencial incrível, agradar os pedidos dos fãs, fazer um marketing ao nível de Pikmin 3 (que foi saturado, mas funcionou muito bem) e meter essa loira peituda matadora de alienígenas de volta nos videogames! E se um jogo de Wii U for muito arriscado, que façam um Metroidvania caprichado para o 3DS. Quero ver quem não compra.
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