Arquivo do Fórum Nintendo Blast

Olá visitante/usuário! Nós estamos em processo de migração e deixaremos este Fórum em breve.

A migração é para termos mais liberdade e para podermos ter um Fórum melhor! Se você ainda não é cadastrado neste Fórum e nem no novo, clique aqui e cadastre-se já no Novo Fórum!

Se você já possui uma conta aqui, clique aqui e saiba como migrar para o Novo Fórum Nintendo Blast!


Participe do fórum, é rápido e fácil

Arquivo do Fórum Nintendo Blast

Olá visitante/usuário! Nós estamos em processo de migração e deixaremos este Fórum em breve.

A migração é para termos mais liberdade e para podermos ter um Fórum melhor! Se você ainda não é cadastrado neste Fórum e nem no novo, clique aqui e cadastre-se já no Novo Fórum!

Se você já possui uma conta aqui, clique aqui e saiba como migrar para o Novo Fórum Nintendo Blast!

Arquivo do Fórum Nintendo Blast

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Arquivo do Fórum Nintendo Blast

+18
caiojobm
Cortex
JonathanAlis
EduKurosaki
prince_nagato
DIEGOELRIC2005
Nightwalker
rodrigoborba13
Peixe e Fritas
Healingsong
Lebre65
Kenshiro_sama
resh
Mat Lee
Guto V.A
ToonLink
Ulquiorra - Sama
Samato
22 participantes

    Por que a fanbase de Metroid é tão pequena?

    Votação

    De onde vem essa falta de interesse por Metroid?

    [ 4 ]
    Por que a fanbase de Metroid é tão pequena? Bar_left5%Por que a fanbase de Metroid é tão pequena? Bar_right [5%] 
    [ 3 ]
    Por que a fanbase de Metroid é tão pequena? Bar_left4%Por que a fanbase de Metroid é tão pequena? Bar_right [4%] 
    [ 4 ]
    Por que a fanbase de Metroid é tão pequena? Bar_left5%Por que a fanbase de Metroid é tão pequena? Bar_right [5%] 
    [ 18 ]
    Por que a fanbase de Metroid é tão pequena? Bar_left23%Por que a fanbase de Metroid é tão pequena? Bar_right [23%] 
    [ 8 ]
    Por que a fanbase de Metroid é tão pequena? Bar_left10%Por que a fanbase de Metroid é tão pequena? Bar_right [10%] 
    [ 5 ]
    Por que a fanbase de Metroid é tão pequena? Bar_left6%Por que a fanbase de Metroid é tão pequena? Bar_right [6%] 
    [ 3 ]
    Por que a fanbase de Metroid é tão pequena? Bar_left4%Por que a fanbase de Metroid é tão pequena? Bar_right [4%] 
    [ 8 ]
    Por que a fanbase de Metroid é tão pequena? Bar_left10%Por que a fanbase de Metroid é tão pequena? Bar_right [10%] 
    [ 10 ]
    Por que a fanbase de Metroid é tão pequena? Bar_left13%Por que a fanbase de Metroid é tão pequena? Bar_right [13%] 
    [ 5 ]
    Por que a fanbase de Metroid é tão pequena? Bar_left6%Por que a fanbase de Metroid é tão pequena? Bar_right [6%] 
    [ 1 ]
    Por que a fanbase de Metroid é tão pequena? Bar_left1%Por que a fanbase de Metroid é tão pequena? Bar_right [1%] 
    [ 9 ]
    Por que a fanbase de Metroid é tão pequena? Bar_left12%Por que a fanbase de Metroid é tão pequena? Bar_right [12%] 

    Total de votos: 78
    Voltar
    Hamburger
    Hamburger
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX


    Karma Karma : 1234
    Posts Posts : 4601

    Por que a fanbase de Metroid é tão pequena? Empty Por que a fanbase de Metroid é tão pequena?

    Mensagem por Hamburger Sáb 21 Set 2013, 03:01

    Bom, como um fã doente de Metroid, resolvi compartilhar com vocês este polêmico tópico do fórum Metroid Database, feito pelo moderador Infinity's End, que está - junto com a fanbase inteira - indignado com o fato de um dos melhores nomes da indústria dos videogames ser tão mal reconhecido.

    Por que a fanbase de Metroid é tão pequena? Heartroid Por que a fanbase de Metroid é tão pequena? Heartroid Por que a fanbase de Metroid é tão pequena? Heartroid
    Olhando para fansites de games com fanbases mais generalizadas da Nintendo (ou de videogame em geral), podemos ver uma escassez gritante de fãs de Metroid presentes entre legiões de maníacos por Mario, Pokémon, Zelda e jogos de outras empresas, como Assassin's Creed, Final Fantasy e Uncharted. E existem CENTENAS de fansites assim, literalmente.

    Se vocês pensarem bem, Metroid é a franquia com a história mais sólida e bem construída da Nintendo (além de ser uma das únicas com uma timeline coerente). Além disso, notamos que a franquia foi praticamente o sinônimo de side-scroller de ação desde Metroid (NES) até Metroid Fusion e Metroid Zero Mission (GBA), além de que criou para si mesma um novo conceito para FPS em Metroid Prime, e continuou esse conceito com três sequências (uma para o subestimado GameCube, uma para o recém-nascido Wii e outra para o Nintendo DS), sem deixar nada a desejar em nenhum dos quatro jogos. Sem falar, é claro, nas trilhas sonoras mais únicas e marcantes dos videogames. Lembrem-se da melodia épica que a Nintendo fez com apenas três notas em Metroid (NES).
    Se só a base da história de Metroid já é assim, imagine o resto:
    Porém, mesmo estando Metroid Prime em vários Top 10 dos melhores jogos do GameCube e em algumas listas dos melhores shooters já produzidos, ele vendeu apenas uma quantia de 2,82 milhões de unidades pelo mundo (deixando de lado o semi-fracasso do GameCube - e notando que o Japão comprou a parcela mais miserável desse número), enquanto jogos do mesmo nível como Zelda: The Wind Waker (GC) e até joguinhos como Mario Party 8 (Wii) venderam 4,60 milhões e 7,93 milhões, respectivamente. Além disso, é quase inexplicável o fato de uma franquia com tal história, tal complexidade e tal perfeição ser alvo de desinteresse da maioria dos gamers.

    Por que a fanbase de Metroid é tão pequena? Metroid_logo
    Já que isso é tão confuso, vamos a um debate! Vote na opção (ou opções) que mais se encaixam na sua linha de pensamento (ou use suas próprias palavras) em relação à falta de interesse em Metroid, e indique o porquê; quanto mais detalhes, melhor. Apenas diga por que Metroid não conseguiu ser tão popular quanto Mario e Zelda!

    Fonte: Metroid Database

    Por que a fanbase de Metroid é tão pequena? Heartroid Por que a fanbase de Metroid é tão pequena? Heartroid Por que a fanbase de Metroid é tão pequena? Heartroid

    Minha opinião
    Eu diria que é quase que exclusivamente culpa do marketing. É simples: jogos não são como produtos de supermercado; eles são algo que precisa ser mostrado para que, então, seja vendido. Você pode notar que, desde sempre, não importa o quanto a Nintendo tenha (vagamente) falado de Metroid, ela sempre colocou os holofotes em Mario e Zelda, uma vez que ela está obviamente interessada no dinheiro e sabe que estas duas franquias venderão mais. Porém, ela não percebe que essas duas franquias já vendem automaticamente pelo apelo já selado em suas fanbases. Assim, ela poderia dar espaço para Metroid. E não há como negar que isso daria certo porque ela já usou a mesma estratégia com Animal Crossing, e funcionou. Lembram-se de como ela forçou o marketing no simulador infinito desde 2011? Até então, eu pensava que era mais um joguinho casual pra criança. Mas o que a Nintendo fez para fazer seu jogo chegar até minhas mãos foi demonstrar e explicar o jogo (com vários comerciais e Nintendo Directs).

    Agora olhem pra Metroid. Metroid é uma EXCELENTE franquia, ao mesmo nível de Zelda - mas eu nunca vi nenhuma espécie de "Metroid Direct" (mesmo se o ND não existia na época em que o último Metroid foi lançado), nenhum tempo relevante dedicado à série nas várias edições da E3, nem sequer campanhas de marketing que mostram qualquer esforço significativo da Nintendo. Nada. Isso porque a Nintendo age assim: "se funciona, vamos fazer spam e vender mais. Se falhou uma vezinha sequer, vamos jogar a ideia no lixo e fingir que nunca existiu" (aka hardware potente, StarFox, F-Zero, etc). Em outras palavras, eles nem sequer pensaram em tentar atrair pessoas a Metroid ultimamente, o que seria ótimo para tirar o Wii U da imagem infantil que mata suas vendas (e não me venham com Metroid Blast).

    Acho que a solução seria "reviver" Metroid com um potencial incrível, agradar os pedidos dos fãs, fazer um marketing ao nível de Pikmin 3 (que foi saturado, mas funcionou muito bem) e meter essa loira peituda matadora de alienígenas de volta nos videogames! E se um jogo de Wii U for muito arriscado, que façam um Metroidvania caprichado para o 3DS. Quero ver quem não compra.
    Cortex
    Cortex
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX


    Karma Karma : 612
    Posts Posts : 2500

    Por que a fanbase de Metroid é tão pequena? Empty Re: Por que a fanbase de Metroid é tão pequena?

    Mensagem por Cortex Sáb 21 Set 2013, 04:01

    Eu não jogo ela por que nunca dei oportunidade pra ela e a franquia metroid, eu nunca joguei metroid prime e mt menos os de wii... os de snes e nes, joguei mt pouco e gostei muito, mas eu sou MUITO fã de Halo e eu costumo ficar comparando jogos "parecidos" entre aspas é claro, mas ambos tem similaridade próxima, mesmo que Halo é o Mario do Xbox, agr nem sei se poderei dar oportunidade, se estou só com meu PS3 e 3DS, talvez num futuro eu comece a gostar da franquia =), e ver como deve ser legal ela.

    Mas no geral deve ser pelo fato da falta de reconhecimento da massa gamer (ou n), ou falta de incentivo da própria nintendo q mal lembra do aniversário de 25 anos da franquia.
    Hamburger
    Hamburger
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX


    Karma Karma : 1234
    Posts Posts : 4601

    Por que a fanbase de Metroid é tão pequena? Empty Re: Por que a fanbase de Metroid é tão pequena?

    Mensagem por Hamburger Sáb 21 Set 2013, 04:11

    Cortex escreveu:Eu não jogo ela por que nunca dei oportunidade pra ela e a franquia metroid
    O que seria "ela"?
    eu nunca joguei metroid prime e mt menos os de wii... os de snes e nes, joguei mt pouco e gostei muito, mas eu sou MUITO fã de Halo e eu costumo ficar comparando jogos "parecidos" entre aspas é claro, mas ambos tem similaridade próxima, mesmo que Halo é o Mario do Xbox, agr nem sei se poderei dar oportunidade, se estou só com meu PS3 e 3DS, talvez num futuro eu comece a gostar da franquia =), e ver como deve ser legal ela.

    Mas no geral deve ser pelo fato da falta de reconhecimento da massa gamer (ou n), ou falta de incentivo da própria nintendo q mal lembra do aniversário de 25 anos da franquia.
    Pois é, cara. Acho que foi falta de incentivo, sim. Acho que todo mundo devia reconhecer Metroid como algo mais importante que Kirby e DK combinados, mas não rola. A Nintendo tem que apostar na E-Rated bullshit porque vende mais. Enfim, Cortex, vai jogar Metroid. Você certamete não se arrependerá Smile
    Cortex
    Cortex
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX


    Karma Karma : 612
    Posts Posts : 2500

    Por que a fanbase de Metroid é tão pequena? Empty Re: Por que a fanbase de Metroid é tão pequena?

    Mensagem por Cortex Sáb 21 Set 2013, 04:24

    Ela = Samus Edson Arantes -kkkkkkkkk


    Ah, eu aposto q n Smile, vou ver se começo a jogar Super Metroid de SNES que achei mt massa. agr estou no GTA V talvez mais tarde rs
    Hamburger
    Hamburger
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX


    Karma Karma : 1234
    Posts Posts : 4601

    Por que a fanbase de Metroid é tão pequena? Empty Re: Por que a fanbase de Metroid é tão pequena?

    Mensagem por Hamburger Sáb 21 Set 2013, 04:30

    Cortex escreveu:Ela = Samus Edson Arantes -kkkkkkkkk
    Ah, sim. Não informar o sujeito deixou um pouco confuso, entende? Laughing 
    Spoiler:
    Samato
    Samato
    Veterano Nv.12
    Veterano Nv.12


    Karma Karma : 216
    Posts Posts : 694

    Por que a fanbase de Metroid é tão pequena? Empty Re: Por que a fanbase de Metroid é tão pequena?

    Mensagem por Samato Sáb 21 Set 2013, 04:58

    Um pouco de tudo.

    Algumas das opções dadas para ser votadas acho que não são fatores para o "fracasso" (não é bem fracasso, mas vocês entenderam) da série, como a dificuldade do jogo no NES (na época tudo era difícil), o fato de a Samus não mostrar o rosto (acho um motivo BEM estúpido para contribuir com o sucesso ou não da franquia) e o gênero Sci-Fi.

    Um pouco da parte que a atenção que a Nintendo dá para a série, considero que o Metroid recebe uma atenção "intermediária" dentre as franquias da Nintendo.
    É muito pouco comparado aos carros chefes (Mario, Zelda, DK), porém recebe boa atenção se comparado à outras franquias de peso da Nintendo (F-Zero, Fire Emblem).
    Ou seja, não é esquecido pela Nintendo, mas também não recebe a atenção merecida. Creio eu mais devido à fanbase da Nintendo em geral mesmo, que ficam mais felizes com um Mario, Zelda novo do que um Metroid novo.

    Parte pelo público japonês, que no geral odeia FPS. É só comparar as vendas dos Metroid do NES/SNES com a série Prime. As vendas da série Prime são pífias se comparadas aos jogos sidecrollers.
    Se comparar as vendas da série Prime no Japão com o Ocidente a diferença é mais gritante ainda. Dentre os quase 3 milhões do primeiro Metroid Prime, o público japonês só contribuiu com 100 mil unidades.

    Parte pelo público do Wii, que a esmagadora maioria é casual. Tirando a fanbase fiel da Nintendo, a maioria que comprou o Wii sequer conhece a franquia ou não tinha interesse na mesma. Claro que envolve marketing nisso, mas acho que faria pouca diferença se considerar esse público.

    Acho que esses 3 fatores são as principais causas da fanbase limitada do Metroid.

    Creio que para tentar resolver isso, é tentar conquistar primeiro o público já fiel da Nintendo, que querendo ou não sabem pelo menos o que é Metroid (ou conhecem a Samus por causa o SSB) com marketing focada a esse público;
    Um jogo no clássico estilo metroidvania (é até estranho falar de metroidvania para Metroid) para o 3DS, seria bom para popularizar a série e principalmente retomar o público japonês;
    Um FPS para o Wii U, que é muito bem aceito no Ocidente, para conquistar o público hardcore. Não seria um system seller, mas contribuiria também na venda do Wii U, especialmente no Ocidente.
    Hamburger
    Hamburger
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX


    Karma Karma : 1234
    Posts Posts : 4601

    Por que a fanbase de Metroid é tão pequena? Empty Re: Por que a fanbase de Metroid é tão pequena?

    Mensagem por Hamburger Sáb 21 Set 2013, 05:20

    Samato escreveu:Um pouco de tudo.

    Algumas das opções dadas para ser votadas acho que não são fatores para o "fracasso" (não é bem fracasso, mas vocês entenderam) da série, como a dificuldade do jogo no NES (na época tudo era difícil), o fato de a Samus não mostrar o rosto (acho um motivo BEM estúpido para contribuir com o sucesso ou não da franquia) e o gênero Sci-Fi.
    Também achei que algumas alternativas eram estúpidas, mas sendo que vieram da mente de um moderador da Metroid Database, senti que devia colocá-las. E acho que Sci-Fi é, de fato, algo significante. Primeira impressão também tem esse nome porque é essencial para "fisgar" alguém.

    Samato escreveu:Um pouco da parte que a atenção que a Nintendo dá para a série, considero que o Metroid recebe uma atenção "intermediária" dentre as franquias da Nintendo.
    É muito pouco comparado aos carros chefes (Mario, Zelda, DK), porém recebe boa atenção se comparado à outras franquias de peso da Nintendo (F-Zero, Fire Emblem).
    Ou seja, não é esquecido pela Nintendo, mas também não recebe a atenção merecida. Creio eu mais devido à fanbase da Nintendo em geral mesmo, que ficam mais felizes com um Mario, Zelda novo do que um Metroid novo.
    Fato. Só que, se percebermos, a distância entre os "níveis" de importância da Nintendo é muito irregular. Visualmente, seria algo como...

    Pouco importante - - - Intermediariamente importante - - - - - - - - - - - - - - Muito importante
    Ou seja, a Nintendo está saturando as séries principais e fazendo das intermediárias o que as outras duas gigantes fariam com um joguinho de download. Já as franquias pouco importantes quase nunca aparecem no mercado. Então, sim, Metroid está sendo menosprezado, de qualquer maneira.

    Samato escreveu:Parte pelo público japonês, que no geral odeia FPS. É só comparar as vendas dos Metroid do NES/SNES com a série Prime. As vendas da série Prime são pífias se comparadas aos jogos sidecrollers.
    Se comparar as vendas da série Prime no Japão com o Ocidente a diferença é mais gritante ainda. Dentre os quase 3 milhões do primeiro Metroid Prime, o público japonês só contribuiu com 100 mil unidades.

    Parte pelo público do Wii, que a esmagadora maioria é casual. Tirando a fanbase fiel da Nintendo, a maioria que comprou o Wii sequer conhece a franquia ou não tinha interesse na mesma. Claro que envolve marketing nisso, mas acho que faria pouca diferença se considerar esse público.

    Acho que esses 3 fatores são as principais causas da fanbase limitada do Metroid.
    Fato, fato, fato.

    Samato escreveu:Creio que para tentar resolver isso, é tentar conquistar primeiro o público já fiel da Nintendo,  que querendo ou não sabem pelo menos o que é Metroid (ou conhecem a Samus por causa o SSB) com marketing focada a esse público;
    Um jogo no clássico estilo metroidvania (é até estranho falar de metroidvania para Metroid) para o 3DS, seria bom para popularizar a série e principalmente retomar o público japonês;
    Um FPS para o Wii U, que é muito bem aceito no Ocidente, para conquistar o público hardcore. Não seria um system seller, mas contribuiria também na venda do Wii U, especialmente no Ocidente.
    Neste caso eu reforço meu argumento do marketing. Afinal, foi assim que Pikmin 3 e Animal Crossing: New Leaf chamaram a atenção de tanta gente (cuja boa parte nem conhecia essas franquias), não? Sim, eu sei que o estilo de Metroid é completamente o oposto desses dois jogos, mas marketing é marketing. E pense bem: se a Ubisoft criou um hype gigantesco do zero com uma nova IP (Watch_Dogs), acho que a Nintendo pode fazer o mesmo se, e somente se ela for capaz de fazer (muito) bonito com Metroid e aprender a fazer um marketing de "impacto ao nível Watch_Dogs e alcance ao nível Pikmin 3". Reviver Metroid e alavancar o Wii U junto iria precisar de uma bomba - que a Nintendo é capaz de criar.

    E sim, acho que não devemos nos preocupar tanto assim - ao menos em situações alarmantes como esta - nas vendas orientais, pois logicamente há mais consumidores no ocidente (proporcionalmente). Já que um FPS rende mais mundialmente (pelo ocidente) do que um side-scroller (pelo oriente), acho que reutilizar o estilo Prime seria um grande sucesso.

    Excelente análise, Samato!
    Ulquiorra - Sama
    Ulquiorra - Sama
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX


    Karma Karma : 236
    Posts Posts : 1571

    Por que a fanbase de Metroid é tão pequena? Empty Re: Por que a fanbase de Metroid é tão pequena?

    Mensagem por Ulquiorra - Sama Sáb 21 Set 2013, 11:22

    Pra mim é simples.

    1 - È a franquia mais adulta da Nintendo, e jogo adulto é lá na $ony/M$.

    2 - Tem de explorar, usar o cérebro,  e muito.

    3 - O estilo MetroidVania não faz sucesso nos tempos atuais.

    4 - Não tem fatores de comédia, "fofisse" e "carisma", não tem coisas bonitinhas, ah seis entederam.

    5 - É dificil de desenvolver, e a 
    Nintendo quer sempre "inovar" talvez ela mesma não saiba pra onde levar a série.
    ToonLink
    ToonLink
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX


    Karma Karma : 932
    Posts Posts : 3519

    Por que a fanbase de Metroid é tão pequena? Empty Re: Por que a fanbase de Metroid é tão pequena?

    Mensagem por ToonLink Sáb 21 Set 2013, 11:39

    Não é só Metroid que sofre um lack de Fanbase. Kirby, Donkey Kong, Star Fox, todos esses são franquias que não possuem lá uma fanbase muito grande. Mario, Pokémon e Zelda são a tríade da Nintendo, e consequentemente possuem o maior aglomerado de fãs.

    Entendo que você se sinta inconformado por esse cenário, mas mesmo outras franquias não-nintendo passam por isso, por uma série de fatores. Castlevania mesmo já foi considerado irmão de Metroid e igualmente aclamado. Mas hoje, por mais que ainda seja uma franquia de respeito, não recebe mais os devidos holofotes.

    Um dos pontos que eu diria que faz a franquia ficar mais distante é a falta de carisma. Por ter temáticas obscuras, uma protagonista emotionless (tirem Other M da lista), ambientes sinistros e sem uma narração comum de outros jogos, faz com que fãs mais acostumados com a "fórmula moderna de jogos" fiquem mais afastados.

    E outro ponto é o fraco marketing, pois é. Como já foi dito aí em cima, Nintendo aposta muito no Japão, e Metroid em sua gameplay do Prime onwards não atrai tanto interesse ao público nipônico.

    Mas sério, não considero algo tão alarmante, diferente de Megaman sabemos que em breve teremos um novo Metroid, e um de qualidade. Mas será uma franquia que jamais alcançará o palco como Mario e cia fazem hoje. Infelizmente, devo dizer: deal with it.
    Anonymous
    Convidad
    Convidado


    Por que a fanbase de Metroid é tão pequena? Empty Re: Por que a fanbase de Metroid é tão pequena?

    Mensagem por Convidad Sáb 21 Set 2013, 12:01

    Os fãs de Metroid hoje em dia são em geral os mesmos de décadas atrás, isso acontece pois a franquia não possui nenhuma espécie de chamariz, a história por mais que bem conduzida é rasa, os personagens não são nem um pouco carismáticos e a mecânica apesar de divertida, sozinha não justifica o título.

    Gosto bastante da série, mas junto com grande parte dos títulos da Nintendo, ela não segue o nenhum dos padrões atuais da indústria e portanto fica fadada ao ostracismo.


    Ainda assim, ela se encontra em uma situação privilegiada quando comparada a outras franquias esquecidas da Nintendo.
    Guto V.A
    Guto V.A
    Membro Nv.22
    Membro Nv.22


    Karma Karma : 64
    Posts Posts : 242

    Por que a fanbase de Metroid é tão pequena? Empty Re: Por que a fanbase de Metroid é tão pequena?

    Mensagem por Guto V.A Sáb 21 Set 2013, 16:02

    Votei na segunda opção pq me indentifiquei com ela, eu joguei metroid de NES a algum tempo e... eu me senti humilhado por não passar nem da primeira fase, mas no fundo eu sabia que não tinha interesse naquilo mesmo. Mas eu acho que a fanbase e pequena pela combinação de todos esses fatores, como ja disseram. Enfim, quem sabe quando baixar a poeira desses lançamentos de fim de ano eu baixo no emulador... quem sabe ate no VC.
    Mat Lee
    Mat Lee
    Alface
    Alface


    Karma Karma : 1925
    Posts Posts : 5959

    Por que a fanbase de Metroid é tão pequena? Empty Re: Por que a fanbase de Metroid é tão pequena?

    Mensagem por Mat Lee Sáb 21 Set 2013, 16:48

    Excelente tópico (karmado), faz pouco tempo que tive a oportunidade de completar todos os jogos da franquia. Ainda não joguei todos... Mas pelo meu conhecimento gamer e da franquia até o momento, penso da seguinte forma:

    - Metroid expandiu DEMAIS no GameCube, pulou para outro patamar... Tanto pela crítica quanto pelos gamers. Para um console que foi de fato um fracasso em vendas e levando em conta que o público japonês não liga muito para o gênero... Creio que não foi tão ruim assim. Sem contar que a ascensão do "shooter" (em geral) estava por vir na próxima geração... Que é o que eu comentarei em seguida.

    http://www.vgchartz.com/gamedb/?name=&publisher=&platform=GC&genre=Shooter&minSales=0&results=200


    - Sétima Geração dos videogames... Gráfico em HD, obviamente melhor resolução, mais RAM, mais campos abertos, detalhes mais visíveis, muito mais ação, processador de alta performance em que conseguia executar colisões/desabamentos (etc) com um nível de resposta muito real... E etc.

    O que eu quis dizer com isso? Era simplesmente um ambiente fantástico para o FPS, FPA... Como disse, shooter em geral. O que a Nintendo tinha em mãos? Um Wii, isso mesmo. Que apesar de vender horroooooooores... A maior base era de casuais e não tinha hardware para impressionar com jogos do tipo do Metroid.


    - O fato acima saiu tão visível, que o MP3 foi levado como uma sequência qualquer... Pois não se diferenciava taaanto assim dos anteriores (apenas explicitamente, eu sei o potencial dessa sequência). Estou dizendo em relação quem conhece pouco o jogo e para quem não conhece nada. Ai veio o Other M, todo o rebuliço estava plantado... Pois ele mesclava de forma única o "2D" com o 3D. Mas o produto entregue não foi isso tudo... A crítica caiu em cima, a história dividiu a opinião dos seguidores, mas... Mas.. O marketing até que foi bom.

    Esse é o fato que vai determinar para o renascimento da Samus nos consoles da Nintendo, MARKETING! E assim espero que seja feito!


    - Agora é a grande chance de todos os pontos positivos estarem a favor da Nintendo e da franquia. Wii U: hardware atual, foco no marketing, gênero shooter (mais uma vez, em geral) no ápice... E por ai vai. 
    (Precisa do Wii U vender também, né?! xD)


    Fiquei feliz e triste ao mesmo tempo nessa E3, pois estava esperando de forma absurda um Metroid pelo Retro... Ai veio DK. Não que eu não goste, ele na verdade é uma das 3 IPs que mais gosto (Metroid, DK e Mario)... Mas não era a hora ainda dele aparecer. DKCR 3D já tinha dado um pouco de gás... E bons jogos de plataforma estavam sendo lançados ou por vir... Como o Rayman, Mario U, Luigi U e etc.

    Mas fiquei feliz também... Sabe o que aconteceria se o Metroid viesse agora? Um jogo com gráfico capado. Pois a Nintendo ainda não teve chance de explorar todos os detalhes deste... Ainda está se acostumando com o HD. Pelo menos podemos ter certeza... Que a Retro sendo Retro e a Nintendo com o seu passado brilhante de explorar 100% o seu hardware (somente ela consegue essa façanha)... O sucessor dessa incrível história Sci-Fi está vir para derrubar todos os concorrentes em qualidade... E espero que em vendas também. Smile
    resh
    resh
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX


    Karma Karma : 662
    Posts Posts : 2886

    Por que a fanbase de Metroid é tão pequena? Empty Re: Por que a fanbase de Metroid é tão pequena?

    Mensagem por resh Sáb 21 Set 2013, 17:45

    acho que falta de marketing é a principal causa, até pq tem mt jogo do estilo dele que são bem melhores ai meio que ofusca
    Mat Lee
    Mat Lee
    Alface
    Alface


    Karma Karma : 1925
    Posts Posts : 5959

    Por que a fanbase de Metroid é tão pequena? Empty Re: Por que a fanbase de Metroid é tão pequena?

    Mensagem por Mat Lee Sáb 21 Set 2013, 17:56

    resh escreveu:acho que falta de marketing é a principal causa, até pq tem mt jogo do estilo dele que são bem melhores ai meio que ofusca
    Você falando assim... Parece até que Metroid é um desses FPS genéricos que é o que mais tem por ai...

    É uma das ou a franquia mais completa da Nintendo (depende do gosto, claro).

    Muito dos que falam isso nem sequer jogaram... Ou pegaram só aquele lá na época do Nintendinho... E já querem julgar a franquia.
    Kenshiro_sama
    Kenshiro_sama
    Membro Nv.20
    Membro Nv.20


    Karma Karma : 87
    Posts Posts : 228

    Por que a fanbase de Metroid é tão pequena? Empty Re: Por que a fanbase de Metroid é tão pequena?

    Mensagem por Kenshiro_sama Sáb 21 Set 2013, 19:17

    Para mim, são 2 os grandes problemas da série Metroid: marketing ruim e falta de dedicação com a série. Quando a Nintendo consiliar esses 2 fatores, a série vai vender bem.
    Lembrando do Metroid 3 (Snes), teve pouco marketing, mas um jogo bem feito. Agradou a muitos, mas poderia ter atraído mais gente se tivesse um marketing mais agressivo.
    Já com a série Prime, houve até um marketing meio agressivo, mas o estilo de jogo em 1ª pessoa, dividiu o público. Outro problema da série Prime é que a estória, que já não é muito profunda, não mostra praticamente nenhuma ligação com o storyline principal (nós só sabemos que a série Prime se passa entre o Metroid 1 e 2, pelo aviso da própria Nintendo, fazendo com que a estória da série Prime, se pareça um spin off).
    O Other M, teve muito marketing, mas pecou em quase tudo no game. Acho que a melhor qualidade do Other M, foi ter abandonado o estilo 1ª pessoa, mas foi muito ruim com uma jogabilidade simples demais (mira automática, mísseis recarregando a qualquer hora e esquiva fácil demais, fez com que o jogo literalmente, se auto jogasse por você) estória ridícula (não há nada de errado em mostrar uma Samus mais humana, mas a Tecmo não conhece nada da personalidade da protagonista, ao fazê-la tão submissa (e ainda por cima, se assustar com o Ridley, que ela já derrotou várias vezes... fala sério). O Other M foi um dos Metroids mais lineares que já teve, tornando-o bastante enjoativo, somado com muitas cenas em CG, que fazia o jogador assistir mais do que jogar.

    Resumindo, Metroid só vai vender muito, quando a Nintendo empregar na série, a mesma dedicação com que ela coloca nos seus best sellers, que inclui desenvolvimento e marketing.

    Conteúdo patrocinado


    Por que a fanbase de Metroid é tão pequena? Empty Re: Por que a fanbase de Metroid é tão pequena?

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Sáb 11 maio 2024, 05:05