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    [Discussão] Um jogo precisa ser difícil para ser considerado bom?

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    Mensagem por Archie Ter 02 Jul 2013, 13:51

    Antigamente, os jogos de videogame eram bem mais difíceis que os atuais. Talvez por conta das limitações da época onde em Super Mario Bros de NES não era possível salvar o jogo. O jogador era obrigado a termina-lo em uma rodada só (e o jogo já era bem difícil). O primeiro The Legend of Zelda também para NES era bem difícil também e o segundo então, mais ainda. Isso também vale para outras empresas de jogos como a Sega.

    Mas com o tempo, os jogos foram ficando mais fáceis. Foram surgindo mais opções de salvar o jogo com checkpoints e futuramente, a opção de salvar o game a qualquer momento desejado. Mas mesmo sem contar o fator de saves, os jogos foram ficando inegavelmente mais fáceis. As fases não são mais tão desafiadoras, os chefes também não são mais tão fortes. Antigamente era bem mais difícil.

    Agora as perguntas que ficam são: Isso importa? Um jogo precisa ter um bom nível de dificuldade para ser considerado bom? Ou isso não é algo muito importante? Até que ponto a facilidade de um jogo pode comprometer a qualidade dele? E um jogo demasiadamente difícil? Pode ser considerado bom?

    Postem suas opiniões...
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    Mensagem por Ulukai Ter 02 Jul 2013, 13:56

    Acho que tudo deve ser balanceado. Um jogo impossível, nem sempre se torna desafiador a ponto de querer continuar.
    Talvez nem a dificuldade em si deva ser questionada, mas a facilidade que tudo se tornou, praticamente fala que os gamers tem probleminhas.

    Veja bem, vamos lembrar de Resident Evil 3, jogo dificil, desafiador, excelentes puzzles, um vai e vem danado. Todavia não impossível.
    Já Resident Evil 6, se você apertar um botão, vai aparecer uma seta GIGANTE na tela indicando qual o caminho a ser tomado, fora os 1890513 tutoriais.

    Quem não se lembra de pegar Super Metroid pela primeira vez? Nenhum tutorial, é tudo intuitivo. É um jogo dificil, mas longe de ser impossível.
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    Mensagem por thi-bone Ter 02 Jul 2013, 13:57

    Nem sempre depende do estilo do jogo em RPGs por exemplo tem que ter um equilibrio ,mais no geral o que se sobressai é a historia mais claro que tem desafios ,mesma coisa com os outros estilos de jogo ,sem contar que se vc achar facil um jogo que outra pessoal esta tento dificuldade que dizer que vc já se tornou bom no tal jogo.
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    Mensagem por Alicia, Boo,Luxio and Pit Ter 02 Jul 2013, 14:03

    Huuuuum... depende muito né, do estilo de jogo... e do público gamer que esse jogo deve atingir principalmente.... claro né se forem games com o real significado de hardcore, tem que ser difíceis, mas se tiver o outro significado que todo mundo pensa de hardcore, que são gráficos em HD etc etc... ai depende... só sei que tem vários jogos com gráficos fodões e realistas, mas com uma duração de jogo muito pouca, resumindo bem fácil o jogo, pra quem manja dos games claro... mas enfim, como disseram acima, tem que ser tudo em equilíbrio... mas a maioria dos games hardcore's não conseguem manter o equilíbrio... ou não mantem simplesmente porque o jogo vende de qualquer jeito, claro que por causa dos gráficos e afins...
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    Mensagem por Archie Ter 02 Jul 2013, 14:09

    É... Eu acho que é por ai mesmo. Jogos demasiadamente fáceis podem me incomodar um pouco. Mas o problema mesmo é quando o jogo é muito curto. o primeiro Star Wars: The Force Unleashed eu tinha adorado, mas o segundo ficou absurdamente curto, além de ser bem mais repetitivo que o primeiro.

    Mas jogos difíceis demais também podem ser um problema. Jogos como o Zelda 2 e Super Meat Boy eu desisti de jogar porque eram absurdamente difíceis. Acho que tem que ter um desafio, mas sem exagerar.

     EDIT:
    Outra coisa que também deve ser levada em conta é o fator de estresse. Um jogo muito difícil pode acabar deixando o jogador bem estressado. Claro que isso varia de pessoa para pessoa, mas dependendo do caso...
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    Mensagem por Convidad Ter 02 Jul 2013, 14:28

    Agora as perguntas que ficam são: Isso importa? Um jogo precisa ter um bom nível de dificuldade para ser considerado bom? Ou isso não é algo muito importante? Até que ponto a facilidade de um jogo pode comprometer a qualidade dele? E um jogo demasiadamente difícil? Pode ser considerado bom?

    A dificuldade é um fator importante para o jogo, ele precisa ser desafiador, mas não um absurdo.

    Se você jogar um jogo absurdamente difícil, você vai se estressar bastante e pode acabar arremessando o controle na parede de tanta raiva por não conseguir passar da fase ou perder sempre no mesmo lugar. Se você jogar um jogo muito fácil, vai ficar sem graça porque você passa por desafios simples e acaba o jogo rapidinho.

    Um exemplo de jogo muito difícil é o Super Mario Sunshine, eu me estressava muito com esse jogo e até hoje eu não consegui pegar todas as Shine Sprites, porque eu desisti do jogo por causa da dificuldade.
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    Mensagem por Jessien Ter 02 Jul 2013, 14:28

    Eu acho que deve apenas ser divertido :guino: 

    kirby epic yarn é ridiculamente fácil (você simplesmente não morre), mas eu e meu irmão adoramos o jogo, tudo nele era ótimo

    Mas isso é meio circunstancial... Talvez se eu jogasse sozinha fosse chato, ou se fosse um jogo que não fosse tão variado em cenário e jogabilidade seria enjoativo
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    Mensagem por alanduarte Ter 02 Jul 2013, 15:42

    acho que é por isso que todos os games deviam vir com no minimo modo normal e dificil no game , pra que vc jogador possa escolher a dificuldade desejada , afinal nao podemos privar pessoas com mais dificuldade em um game de joga-lo , acho que modo de dificuldade seria o essencial pra atrair a todos e nao só um determinado publico
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    Mensagem por Angel Kenede Ter 02 Jul 2013, 15:48

    Todos querem um game aonde se comece de forma simples para que se conheça melhor os comandos e com o tempo vá evoluindo até ele se tornar difícil/hardcore.

    Algo bem equilibrado que vá evoluindo com o tempo, ou seja, algo como antigamente... Já que os games de agora costumam ou vir fáceis do começo ao fim, ou já começam sendo apelões e difíceis demais, fazendo você já desistir ou ter que buscar ajuda na internet.
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    Mensagem por TheFate Ter 02 Jul 2013, 15:49

    Não, mas um certo nível de dificuldade é sempre necessário.
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    Mensagem por Fujoxas Ter 02 Jul 2013, 15:54

    Olha, acho que isso varia de pessoa para pessoa.

    Fazendo uma análise mais pessoal: Eu dou prioridade a jogos com história imersiva e/ou uuma jogabilidade amigável. Mas há quem não ligue muito para esses fatores, mas sim para outros, etc.

    Acho que jogos difíceis ou fáceis vão do gosto de pessoa para pessoa também. Logo, um jogo difícil pode ser excelente para X, mas é horrível para Y.

    Mas claro que todo jogo tem que ter uma curva de dificuldade equilibrada, já que dificilmente alguém joga algo para ficar frustrado xD ... Tirando jogos como Cat Mario, claro -QQ
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    Mensagem por Snow-X Ter 02 Jul 2013, 16:01

    Acho que não existe uma receita de bolo para se fazer um jogo. Digo, pode haver um game que não se foca em certo ponto, porém ele não é necessariamente pior que um outro que se foca em tal fator. Portanto, um jogo não precisa ser difícil para ser bom, mas pessoalmente eu gosto, pois estimula o gameplay e gera boas horas de diversão.   
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    Mensagem por Vings Ter 02 Jul 2013, 16:02

    Acho que já falaram aí encima, muito disso depende do público que o game pretende atingir.

    Mas tipo, tentaram contornar esse fato e atingir cada vez maiores quantidades de públicos implementando níveis dificuldade nos jogos, e isso seria muito bom se esses putos não deixassem os níveis mais difíceis como bloqueados desde o início. 

    Como exemplo próprio posso pegar o REvelations. RE é uma franquia que sempre joguei, dos primeiros aos atuais, e convenhamos que se eu curtia os primeiros, o fator survival que tanto trás a dificuldade do jogo é importante pra mim. Ok, eu sei que eles tem que deixar o jogo mais fácil pra essa galera nova, aceito numa boa diferentes níveis de dificuldade no jogo. Mas me digam o motivo desses putos não deixarem a m*** do Hell desbloqueado desde o começo? ***, eu queria jogar no Hell, eu tinha capacidade de jogar no Hell, mas antes tive que passar pelo jogo no Normal, e sem aproveitar o que seria pra mim o game em sua plenitude.

    Enfim, nessa parte o mercado está sendo totalmente positivo de minha visão, vejo que eles possibilitam que tanto gamers menos habilidosos quanto os habilidosos possam usufruir de um game, só precisam aprender como oferecer melhor as ferramentas pra pessoa controlar a dificuldade do game conforme lhe agrada.
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    Mensagem por Omnimon Ter 02 Jul 2013, 16:44

    Ao meu ver jogo bom e aquele que diverte a pessoa seja difícil bonito 8bits/16bits rode a 1080p/420sd se for bom e divertir ta valendo.
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    Mensagem por Vings Ter 02 Jul 2013, 16:59

    Omnimon escreveu:Ao meu ver jogo bom e aquele que diverte a pessoa seja difícil bonito 8bits/16bits rode a 1080p/420sd se for bom e divertir ta valendo.
    Acho que os jogos vão muito além da diversão, já que eu não to exatamente me divertindo ali no momento que eu ando me cagando pelas ruas de Silent Hill, ou estou chorando ao ver o final de MGS3. 

    Na real o que prende a mim pelo menos, é exatamente o que ouvi em algum podcast certa vez, que é o quanto esse jogo é capaz de entreter, seja lá o que ele lhe faça sentir.

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