Acho que todos já ouviram ou leram essa frase por ai, principalmente nós que frequentamos o Nintendo Blast. Onde a fanbase da Nintendo se une, é comum dar de cara com esse comentário que é feito , em maioria, quando se compara um console da empresa com o de suas rivais Sony e Microsoft.
Porém, faço uma pergunta a todos aqui: Gráfico é uma coisa tão superficial? Algo que nunca teve importância para jogos? Well, actually não. Gráficos são algo muito importante na criação dos jogos e explicarei o por que deste ponto de vista:
Comercial de Donkey Kong Country:
Spoiler:
- Spoiler:
Comerciais Americano e Europeu(Starwing) de Star Fox:
- Spoiler:
Comercial de Super Mario World 2:Yoshi's Land:
- Spoiler:
Comercial do Sega Mega Drive/Sega Genesis:
- Spoiler:
Comercial do Atari Jaguar:
- Spoiler:
Como vocês podem observar, as palavras ''gráficos'' e ''bits'' aparecem(ou é feito uma alusão a elas)pelo menos uma vez em todos esses videos.
Nos anos 80 aos 90, havia uma corrida ''grafista'' entre as empresas do ramo dos videogames. Cada uma investia altas quantias de dinheiro para apresentar um console mais potente neste quesito do que seus adversários com o intuito de atrair e convencer futuros clientes que sua máquina era o que havia de melhor em tecnologia.
Uma das filosofias que define essa época é:
gráficos=bits
bits=poder
mais bits=mais poder
mais poder=videogame superior
Através de comerciais e ''alfinetadas'' nas concorrentes, essas companhias conseguiram criar fanbases que praticamente serviram como ''garotos-propaganda'' de seus produtos. Um exemplo do efeito estrondoso e sucessivo desse ''advertising'' todo é a discussão entre os títulos e hardware de SNES e Mega Drive que continua viva até hoje e costuma ser bastante acalorada entre seus fans. É incrível como os admiradores desses videogames conseguem, sem perceber, ''vender'' a imagem deles citando os pontos fortes de cada um para que as pessoas cheguem a conclusão de qual é melhor.
Voltando para o cenário gamistico de nossa atualidade, também podemos observar este hábito: Comparações entre consoles Nintendo/Sony/Microsoft em fóruns especializados e conversas entre amigos não param e até geram brigas. O Marketing ''despercebido'' continua rolando ''sem- freio'' beneficiando muito as empresas tanto na parte ''publicitária'' quanto na parte das vendas.
Vou fazer uma pegunta a vocês: O que seria dos jogos abaixo se tivessem o estilo gráfico mais comum de seu tempo? Será que eles teriam o mesmo impacto que tiveram na época de seus anúncios? Será que chamariam a atenção pelos mesmos motivos? Será que receberiam olhares curiosos?
- Spoiler:
Donkey Kong Country:
Kirby's Epic Yarn:
Mutant Mudds:
Rez:
Okami:
Muramasa-The Demon Blade:
Cada uma dessas screenshots mostra um estilo diferente de gráficos: 3D, ''Costura e Bordado''(vamos batiza-lo assim, eu realmente não sei como defini-lo...), ''Retro''/16-bits, Frame, Sumi-e e Hand-drawn. Olhando para elas, cada uma me passa um ''feeling'' diferente: em Muramasa, por exemplo, sinto estar jogando em um livro ilustrado ''vivo'' e animado. Com Mutant Mudds parece que estou vendo um dos games que jogava em meu SNES quando era criança.
Como podem observar, cada um mexeu com a minha percepção de forma variada e mudou meu conceito sobre o ''mundo'', o ''enredo'' e a ''ideia'' que esses jogos querem passar. Uma das coisas que mais me atraíram neles é o gráfico peculiar de cada um. Se todos fossem jogos super realistas, minha vista(talvez)iria se cansar um pouco mais rápido por ver várias imagens semelhantes.
Se eu pegar um game como DKC para responder a pergunta mais acima, ponho a mão no fogo para dizer: Não, na minha opinião não faria tanto sucesso assim. E sabe por que? por mais que eu curta MUITO a série, consigo perceber uma coisa: Debaixo de gráficos bonitos e Soundtrack perfeita há um gameplay simples, nem tão diferente de outros plataformers do SNES. Also, DKC também toda essa fama por possuir uma inovação: é um dos primeiros games renderizados em 3D em um console.
Se o visual(e música)fosse igual a SMW, acho que eu enrolaria um pouco para joga-lo, pois daria mais atenção a algo mais diferente, maybe...
Btw, quero deixar claro que a reação muda de gamer para gamer. Como a personalidade e o cérebro de todo o ser humano é diferente, uma coisa que não me agrada pode agradar outra pessoa.
Resumindo: Gráfico não é o principal, mas É importante assim como o Gameplay e o Som. Os três bem feitos e em harmonia podem render um game que pode se suceder na tarefa de entreter e estimular(tanto na parte das vendas quanto nos sentidos)a pessoa que está jogando-os.
Also, se a empresas não tivessem conhecimento dessa importância(+ um grande senso de competição), estaríamos com games estilo Atari e NES(ou até Pong lol)ainda.
---------
TL;DR=Gráficos+Som+Jogabilidade=Diversão
Sáb 20 Jan 2018, 17:41 por ExtremeZelda
» [TSADNB] Tópico sobre Assuntos Diversos no Blast
Sex 19 Jan 2018, 16:49 por ExtremeZelda
» [VENDO] NINTENDO WII U 32GB MARIO KART 8 DELUXE BUNDLE
Sáb 01 Abr 2017, 11:45 por jcvalerio
» Mario Kart 8 travou meu Wii U
Sáb 01 Abr 2017, 10:14 por quediz
» Troca Pokémon & Friend Codes - Sun/Moon & Gen 6
Sex 31 Mar 2017, 21:29 por Devilucky
» Lojinha do Tio Logan
Sex 31 Mar 2017, 09:33 por Logan
» Problema na tela de cima do 3DS.
Qui 30 Mar 2017, 13:45 por Afrojin
» Novos jogos para Wii U, Wii e DS
Ter 28 Mar 2017, 23:04 por SSBGames
» 9 jogos de Wii no arremate
Ter 28 Mar 2017, 22:30 por SSBGames
» [AJUDA] Nintendo Switch - Como comprar jogos?
Ter 28 Mar 2017, 18:07 por Fael BC
» Fan Game - Pokemon Hau Adventures
Ter 28 Mar 2017, 10:20 por wawagames
» Muro das lamentações, desabafe aqui o que lhe aflige.
Seg 27 Mar 2017, 23:47 por Shaya