por Mazzina Dom 24 Fev 2013, 19:34
Enquanto lia a notícia, não pude deixar de tentar pensar o conceito que a Ministra da Cultura tem para dizer que games não são cultura.
Se considerarmos o ponto de vista de cultura brasileira, especificamente no caso da cultura que foi adquirida com o tempo (como costumes adquiridos pelo passado e etc., coisas que englobam a formação da sociedade brasileira), games realmente não se encaixariam na cultura. Afinal, os games são coisas feitas por outros países e, em sua grande maioria, não englobam nenhuma característica em suas histórias que podem ser consideradas "baseadas no Brasil" (apesar de que ainda existem jogos com algumas características brasileiras, como os capoeiristas do jogo Tekken). Nesse aspecto, os games não seriam considerados cultura, pois não apresentam temas que abordam algum aspecto da cultura brasileira.
Porém, se considerarmos o ponto de vista da cultura ATUAL brasileira, ou seja, o que as pessoas gostam, seus costumes de agora e etc. essa declaração da Ministra se torna muito falha, pois, atualmente, uma parte bem expressiva da população brasileira joga games e esse assunto já se tornou algo comum no Brasil. Nesse aspecto, realmente isso é contraditório já que, como foi dito na notícia, livros, os quais muitos são escritos por autores internacionais e se tornam sensações no mundo, inclusive no Brasil, são considerados cultura.
Lembrando, eu só escrevi o primeiro parágrafo porque queria dividir uma hipótese do ponto de vista da Ministra da Cultura. Mas eu com certeza acho que games são cultura. Atualmente no Brasil, é normal ver crianças comentando sobre jogos e pessoas mais velhas comentando como eram os games nas suas épocas, mostrando como os games já fazem parte da sociedade brasileira atual.
No mais, agradeço aos users que irão ler este walltext e que não vão me apedrejar.
Sáb 20 Jan 2018, 17:41 por ExtremeZelda
» [TSADNB] Tópico sobre Assuntos Diversos no Blast
Sex 19 Jan 2018, 16:49 por ExtremeZelda
» [VENDO] NINTENDO WII U 32GB MARIO KART 8 DELUXE BUNDLE
Sáb 01 Abr 2017, 11:45 por jcvalerio
» Mario Kart 8 travou meu Wii U
Sáb 01 Abr 2017, 10:14 por quediz
» Troca Pokémon & Friend Codes - Sun/Moon & Gen 6
Sex 31 Mar 2017, 21:29 por Devilucky
» Lojinha do Tio Logan
Sex 31 Mar 2017, 09:33 por Logan
» Problema na tela de cima do 3DS.
Qui 30 Mar 2017, 13:45 por Afrojin
» Novos jogos para Wii U, Wii e DS
Ter 28 Mar 2017, 23:04 por SSBGames
» 9 jogos de Wii no arremate
Ter 28 Mar 2017, 22:30 por SSBGames
» [AJUDA] Nintendo Switch - Como comprar jogos?
Ter 28 Mar 2017, 18:07 por Fael BC
» Fan Game - Pokemon Hau Adventures
Ter 28 Mar 2017, 10:20 por wawagames
» Muro das lamentações, desabafe aqui o que lhe aflige.
Seg 27 Mar 2017, 23:47 por Shaya