Galera, to criando esse tópico pq percebi que tem bastante gente que joga Pokémon por aqui... Isso me deixou bastante instigado a contribuir com meu conhecimento e também receber contribuições de todos... Então, postem aqui suas dicas para times, movesets, ou qualquer coisa que ajude no treinamento dos seus Pokés dentro do jogo. Ah, e vou dar preferência a dicas pra D/P/Pt/HG/SS ^^
Primeira dica pra iniciar o tópico:
Como garantir IVs bons e Natures boas para seus pokémons (Válido apenas para HG/SS):
Inicialmente, vou explicar o que são IVs. IVs (Individual Values) são valores escondidos no jogo, que determinam o quanto um stat de um pokémon é bom, ou seja, o quanto ele pode crescer. Esses valores variam de 0 a 31, sendo 0 o pior valor possível, e 31 o melhor. Cada pokémon em específico tem IVs diferentes, por serem valores únicos. Por exemplo, você pode ter 2 magikarps com stats idênticos, mas se você aumentar seus lvls, você verá que um deles pode se desenvolver mais em atk, e o outro em Speed. Isso se deve à diferença entre os IVs dos mesmos.
Mas Vulgo, como saber quais os IVs do meu pokémon?
Então, agora que sei os IVs do meu Pokémon, o que devo fazer?
Então, qual a jogada de saber escolher tudo isso corretamente?
Mas Vulgo, e as Abilities dos pokémons? Onde elas se encaixam?
Caramba, muito bom saber disso... E agora, o que eu faço?
Agora que tenho IVs e Natures favoráveis aos meus pokémons, como faço para treiná-lo bem e me aproveitar disso?
Então... O que isso tem a ver com toda aquela história dos IVs e Natures?
Estava pensando exatamente nisso, Vulgo. O que fazer com os pontos restantes?
E como saber quais os EVs que meu pokémon está recebendo?
Vulgo, os pokémons fáceis de se enfrentar não me dão EVs rapidamente. Existe alguma maneira de acelerar esse processo?
Vulgo, outra pergunta: E os itens que aumentam Stats (Carbos, Iron, Protein, etc.), onde entram?
Ah, então vou encher meu pokémon de itens e depois upá-lo com Rare Candies.
Agora sim, meu time está montado! Posso chamar alguém para batalhar agora?
Mas como saber o moveset mais viável para ele?
Ataque Especial? Ataque Físico? Comofas?
Ok, ok... já entendi a diferença. Mas e em relação aos tipos de ataques (Grass, Poison, Ice...), quais os mais recomendados?
Vulgo, mas alguns dos meus pokémons não aprendem golpes que cobrem as fraquezas dos outros! O que eu posso fazer?
Ah, e onde eu posso encontrar os Move Tutors?
Ah, achei! Mas você também falou sobre egg moves... o que são eles?
Valeu, tio Vulgo! Mas ainda falta explicar muita coisa ai né?
Primeira dica pra iniciar o tópico:
Como garantir IVs bons e Natures boas para seus pokémons (Válido apenas para HG/SS):
Inicialmente, vou explicar o que são IVs. IVs (Individual Values) são valores escondidos no jogo, que determinam o quanto um stat de um pokémon é bom, ou seja, o quanto ele pode crescer. Esses valores variam de 0 a 31, sendo 0 o pior valor possível, e 31 o melhor. Cada pokémon em específico tem IVs diferentes, por serem valores únicos. Por exemplo, você pode ter 2 magikarps com stats idênticos, mas se você aumentar seus lvls, você verá que um deles pode se desenvolver mais em atk, e o outro em Speed. Isso se deve à diferença entre os IVs dos mesmos.
Mas Vulgo, como saber quais os IVs do meu pokémon?
- Spoiler:
- Bem, existe uma calculadora disponível aqui:
http://www.serebii.net/games/iv-calcdp.shtml
Infelizmente, ela não calcula com eficiência os IVs de pokémons com level baixo, mas ela mostra uma porcentagem de chance, além de um range de mínimo a máximo que aquele IV pode atingir. Apesar disso, é uma ótima calculadora (utilizo bastante).
Então, agora que sei os IVs do meu Pokémon, o que devo fazer?
- Spoiler:
- Em seguida, cheque a Nature do seu pokémon. Ela definirá um bônus para um dos seus status, e um déficit para um outro, contra-balanceando. Por exemplo:
Algumas das natures boas para um Gyarados seriam Adamant (aumenta 10% do seu atk, e diminui 10% do seu SpAtk (status q Gyarados não necessita, em algumas ocasiões) ou Jolly (aumenta 10% da sua Speed, e diminui 10% do seu SpAtk). Uma Nature escolhida corretamente garante um bônus valioso para o pokémon, pois serão 10% a mais de stats no stat beneficiado.
Então, qual a jogada de saber escolher tudo isso corretamente?
- Spoiler:
- A jogada está na hora de breedar (cruzar) pokémons. Tudo consiste em cruzar pokémons com IVs bons (pelo menos um deles) com um outro pokémon de sexo oposto com uma Nature favorável. Com isso, você pode obter um pokémon que possua ambos IVs e nature favoráveis à sua função.
Por exemplo: eu quero possuir um gengar que seja muito bom em SpAtk. Como faria para tê-lo? Simples: Procure um Gastly ou Haunter com um IV de SpAtk entre 28 a 31 (são os melhores na minha opinião) e um outro Gastly ou Haunter de sexo oposto com a Nature Modest (+10% de SpAtk e -10% de Atk).
Quando for colocá-los no Day Care (localizado na cidade de Goldenrod), faça o Gastly/Haunter com o IV bom segurar um item chamado Power Lens (obtido na Battle Frontier, comprado por 16 BPs (battle points)). Esse item garante que o IV de SpAtk do Gastly/Haunter escolhido passará com certeza para todos os ovos que serão gerados desse cruzamento. O outro item a ser utilizado é a chamada Everstone (obtida quando você mostra o Togepi (chocado do ovo obtido com o Mr. Pokémon) ao prof. Elm). Coloque-a no pokémon que possui a Nature Modest. Isso aumentará em 50% (se não me engano) a chance do filhote nascer com a Nature de quem está segurando a Everstone.
Após isso, apenas pegue os ovos no Day Care, choque-os e calcule seus IVs para saber qual o melhor deles.
Mas Vulgo, e as Abilities dos pokémons? Onde elas se encaixam?
- Spoiler:
- Bem, além de se preocupar com todos esses detalhes citados anteriormente, você deve pensar na Ability que o seu pokémon terá, pois ela também pode influenciar bastante na batalha. Não é tão bom ter um Pokémon com IVs bons e Nature favorável se a ability dele não permite que ele tome vantagem dela. A ability também deve ajudar o pokémon (se não o time inteiro). Pelo fato de existirem muitas Abilities, não vou postá-las aqui, mas nesse link: http://www.smogon.com/dp/abilities/
você pode encontrar todas as abilities existentes para cada pokémon em específico. Veja qual dela se adequa mais ao seu estilo de time, e boa sorte!
Caramba, muito bom saber disso... E agora, o que eu faço?
- Spoiler:
- Bem, existem várias outras coisas a serem feitas depois disso, como a escolha do MoveSet do Pokémon, a escolha dos EVs (Effort Values), entre outros... Com o passar do tempo, eu vou postando mais dicas sobre isso... Enquanto eu não postar, postem suas opiniões sobre as dicas mostradas nesse tópico, e também aproveitem para deixar as suas... Vlw ai galera, espero estar ajudando muita gente por ae ;D.
Continuando após a edição...
Como investir em EVs nos meus Pokémons? (Válido para todas as versões citadas no começo do post)
Enfim... Após falar sobre a parte de breeding (citada no início do post), a primeira pergunta que pode ser feita é:
Agora que tenho IVs e Natures favoráveis aos meus pokémons, como faço para treiná-lo bem e me aproveitar disso?
- Spoiler:
- A resposta é simples: Treine os EVs de seus pokémons antes de tudo. Essa continuação vai focar os métodos de treino para maximizar o treinamento e o aproveitamento dos EVs dos pokémons, para utilizá-los corretamente.
Mas Vulgo, o que são EVs mesmo?
EVs (ou Effort Values) são, como o nome diz, os valores que demonstram o "Esforço" colocado no treino do seu pokémon. Os EVs são obtidos ao derrotar um pokémon adversário em batalha (Não são contadas batalhas na Battle Frontier ou lugares do tipo). Todo pokémon tem direito a 510 pontos de Effort, onde 4 pontos de Effort = +1 ponto no stat escolhido quando o seu pokémon subir de level, sendo que um stat em específico pode receber no máximo 252 pontos de effort (e como 4 pontos de effort = +1 ponto no stat, cada pokémon pode receber até 63 pontos de stats no stat escolhido (Que coisa não?).
Então... O que isso tem a ver com toda aquela história dos IVs e Natures?
- Spoiler:
- É ai que o bicho começa a pegar: Primeiro, os IVs determinam o quanto um stat específico vai poder crescer certo? Unindo esse conceito aos bônus dados pela nature correta, um pokémon pode atingir um certo valor em determinado stat, que pode ser influenciado para mais ou para menos (dependendo dos bônus e déficits da nature escolhida). Ai então, em cima disso, entram os bônus de Effort. Esses pontos adquiridos com treinamento são ADICIONADOS em cima dos valores determinados por IVs e Nature. Ou seja, não pensem que você pode aumentá-los por porcentagem da Nature. Por isso, a escolha dos 3 deve ser muito bem pensada antes de feita.
Como exemplo, vou citar o Yanmega do meu time:
Minha intenção era fazer um Yanmega com SpAtk alto (devido à sua ability Tinted Lens... Depois faço um post sobre a escolha de abilities). Para isso, o que tive que procurar: Um Yanma com IV de SpAtk entre 28 e 31 (dei sorte, encontrei um com 31 xD), e um outro de sexo oposto com a Nature Modest (para me dar +10% de SpAtk e -10% de Atk). Feito isso, após escolher um filhote decente, comecei a treinar os EVs dele. Minha escolha foi: Como eu quero um Yanmega com SpAtk Alto, darei EVs máximos ao seu SpAtk, ou seja, investi 252 pontos de EVs no SpAtk dele. Com isso, me sobram 258 pontos a serem distribuídos.
Estava pensando exatamente nisso, Vulgo. O que fazer com os pontos restantes?
- Spoiler:
- Essa é a outra parte perigosa. Dependendo da função que o seu pokémon vai desempenhar (que também vai ser detalhada em outro post), você distribuirá os stats restantes. Continuando o exemplo do meu Yanmega, temos:
252 EVs de SpAtk
258 não distribuídos
Como eu queria que ele pudesse derrotar adversários com mais facilidade, investi 252 EVs na sua Speed (para fazê-lo atacar mais rápido).
Os 6 pontos restantes, investi em sua Def para dar +1 ponto de stat nela (já que ele é meio "papel", ou seja, não aguenta muitos golpes seguidos).
Cada função varia de Pokémon para Pokémon. Isso será explicado mais à frente.
E como saber quais os EVs que meu pokémon está recebendo?
- Spoiler:
- Esse é um ponto muito importante. Para que seus EVs sejam treinados corretamente, você deve saber que tipo de pokémon enfrentar para receber os efforts certos. Com a existência de tantos pokémons atualmente, não é possível para mim decorar todos os valores. Mas para nossa sorte existe esse link:
http://bulbapedia.bulbagarden.net/wiki/List_of_Pok%C3%A9mon_by_effort_value_yield
Nele, está disponível uma lista de todos os EVs dados em batalha por todos os pokémons conhecidos até agora. Pesquisando nela, você encontrará o lugar e pokémon específico para treinar o seu EV desejado.
Vulgo, os pokémons fáceis de se enfrentar não me dão EVs rapidamente. Existe alguma maneira de acelerar esse processo?
- Spoiler:
- Sim, existeM.
A primeira a ser citada é o famoso Pokérus. Ele é um vírus pokémon adquirido randomicamente pelo seu pokémon (até hoje nunca tive a sorte de encontrá-lo). Se algum pokémon seu possuir esse vírus, ele ganhará o dobro de EVs do pokémon derrotado. E adiantando, todos os outros métodos citados a seguir podem ser somados ao efeito do pokérus (ou seja, o pokérus dobrará todos os métodos a seguir).
O segundo: Utilizar um item chamado Macho Bracer. Qual a sua função: Ele, como o pokérus, ao ser dado para um pokémon segurar, dobrará os efforts ganhos na batalha. Porém, esse item reduz significantemente a speed do seu pokémon em batalha. Seguindo a regra citada sobre o pokérus, se você utilizar Macho Bracer em um pokémon com pokérus, ele ganhará 4x de efforts, e não apenas 2x.
O terceiro: Utilizar os chamados "Power Items". Eles são vendidos na Battle Frontier nas versões Platinum/HeartGold/SoulSilver. Cada um deles custa 16 BPs (Battle Points, adquiridos participando dos jogos disponibilizados na Battle Frontier). Existem 6 versões dos Power Items, uma para treinar cada stat em específico. Eles são:
Power Weight (aumenta Efforts de HP, diminui Speed em batalha)
Power Bracer (aumenta Efforts em Atk, diminui Speed em batalha)
Power Belt (aumenta Efforts em Def, diminui Speed em batalha)
Power Lens (aumenta Efforts em SpAtk, diminui Speed em batalha)
Power Band (aumenta Efforts em SpDef, diminui Speed em batalha)
Power Anklet (aumenta Efforts em Speed, diminui Speed em batalha)
A diferença entre esses itens e o Macho Bracer é que ao invés de dobrar os Efforts ganhos, eles adicionam 4 Efforts bônus aos efforts normais do pokémon batalhado.
Um cálculo para exemplificar a diferença entre os 2:
Suponhamos que você queira treinar o Atk do seu Starly (futuro Staraptor).
Um exemplo de Pokémon a ser enfrentado seria um Nidoking (apenas um exemplo, existem outros). Ele cede 3 Efforts de Atk cada vez que é vencido.
Utilizando Macho Bracer:
Starly + Macho Bracer = 2x3 = 6 Efforts em Atk
Utilizando Macho Bracer + Pokérus:
Starly + Macho Bracer + Pokérus = 2x3x2 = 12 Efforts em Atk
Agora, demonstrando o uso do Power Bracer (Efforts de Atk), e enfrentando um Poochyena (1 de Effort de Atk):
Starly + Power Bracer = 1 (Effort do Poochyena) + 4(PB) = 5 Efforts em Atk
Agora, com pokérus:
Starly + Power Bracer + Pokérus = (1 + 4)x2 = 10 Efforts em Atk
Levando isso tudo em consideração, vemos que os power items são os mais recomendados para o treinamento (pois permitem um ganho de EVs grande mesmo com pokémons que não cedem muitos EVs).
Uma outra dica é a seguinte: Se o seu pokémon que está na frente da sua party estiver segurando um dos power items (ou o Macho Bracer), e o pokémon a ser treinado estiver utilizando um Exp Share, o pokémon com Exp Share também receberá EVs (ainda estou pesquisando se ele recebe todos os EVs ou só os equivalentes ao pokémon enfrentado, depois edito e conserto isso).
Vulgo, outra pergunta: E os itens que aumentam Stats (Carbos, Iron, Protein, etc.), onde entram?
- Spoiler:
- Essa é a parte boa: Cada vez que você utiliza um item desses em seu pokémon, ele recebe automaticamente 10 pontos de EV no stat escolhido (Carbos dá effort em Speed, Protein em Atk, etc.), podendo receber no máximo 100 Efforts por items (ou seja, 10 itens no stat escolhido). Nota: Não utilizem os itens após ter treinado EVs em seus pokémons, pois eles serão sobrescritos com os EVs dos itens. Se forem utilizá-los, utilizem antes de iniciar o treinamento de EVs. E não, os efforts dados por itens NÃO se multiplicam por pokérus.
Ah, então vou encher meu pokémon de itens e depois upá-lo com Rare Candies.
- Spoiler:
- Errado. Só utilize Rare Candies quando os EVs do seu pokémon estiverem devidamente treinados, pois levels ganhos por Rare Candy não contabilizam os EVs gastos. Apenas com vitórias em batalhas os Efforts serão gastos.
Agora sim, meu time está montado! Posso chamar alguém para batalhar agora?
- Spoiler:
- Not yet. Por último, você deve escolher o moveset do seu pokémon.É de extrema importância saber que golpes utilizar em cada tipo de pokémon específico.
Mas como saber o moveset mais viável para ele?
- Spoiler:
- Bem, movesets são bem pessoais. Cada um pode escolher colocar o que achar melhor no seu pokémon. Mas uma coisa é até óbvia: Se você irá criar um pokémon que dependerá mais dos ataques físicos dele (baseados em Atk), claro que você não colocará ataques especiais nele.
Ataque Especial? Ataque Físico? Comofas?
- Spoiler:
- Na geração IV de Pokémon, os golpes foram divididos em 3 classes: Physical (Ataques Físicos), Special (Ataques Especiais) e os ataques "neutros" (que não causam dano diretamente, apenas causam status, modificam o tempo, etc.). Os Ataques Físicos são representados por uma estrela amarela dentro de um quadrado vermelho ao lado do nome Category quando você seleciona um golpe do seu pokémon ao ver seus stats no Summary. Da mesma maneira os Especiais e "neutros", porém os Especiais são representados por um fundo roxo com círculos, e os "neutros" com um fundo cinza e um símbolo semelhante a um Yin-Yang. Como dito acima, os ataques físicos são baseados no Atk do pokémon, enquanto os especiais baseados no SpAtk.
Ok, ok... já entendi a diferença. Mas e em relação aos tipos de ataques (Grass, Poison, Ice...), quais os mais recomendados?
- Spoiler:
- Isso também varia de acordo com o gosto de cada um. Porém, ao se montar um time, deve-se perceber que cada um dos componentes deve cobrir pelo menos uma fraqueza dos outros.
Vulgo, mas alguns dos meus pokémons não aprendem golpes que cobrem as fraquezas dos outros! O que eu posso fazer?
- Spoiler:
- Isso pode ser resolvido de 2 maneiras:
1- Move Tutors (NPCs do jogo que ensinam certos golpes em troca de algo;
2- Egg Moves (golpes aprendidos por breed)
Ah, e onde eu posso encontrar os Move Tutors?
- Spoiler:
- Na Platinum: Eles estão na rota 212 (dentro de uma casa), em Snowpoint (em uma casa ao nordeste da cidade) e o último na Survival Area, no ponto mais alto. Já na HG/SS, eles se encontram em uma casa fora da Battle Frontier, abaixo do Centro Pokémon.
Ah, achei! Mas você também falou sobre egg moves... o que são eles?
- Spoiler:
- Primeiramente, tenho que explicar que, assim como os pokémons, os ovos têm tipo. Outra coisa a ser explicada: quando você breeda um pokémon, o moveset do filho será herdado do pai. Sabendo disso, podem ser feitas combinações de breeds (mais conhecidas como Chain Breeds) a fim de ter um certo golpe em seu pokémon. Um pequeno exemplo para ilustrar isso: Charizard pode aprender o golpe Dragon Dance (aumenta Atk e Speed). Para isso, o que devemos fazer:
Como um dos Egg Types do Charizard é dragon, significa que podemos cruzá-lo com qualquer outro pokémon que possua o mesmo Egg Type(nesse exemplo, usaremos o Gyarados, que aprende Dragon Dance por lvl up). Nesse caso, teremos um Charizard fêmea cruzando com um Gyarados macho, a fim de que o bebê Charmander (sim, o bebê gerado é a primeira evolução da fêmea utilizada) tenha Dragon Dance quando nascer. Isso pode ser feito com vários outros pokémons, a escolha é de cada treinador. Adeque o seu time à vontade, mas sempre tenha essas dicas em mente.
Valeu, tio Vulgo! Mas ainda falta explicar muita coisa ai né?
- Spoiler:
- Sim, sim. É por isso que eu conto com a ajuda de vocês pra isso . Postem suas dúvidas e dicas, assim eu vou me lembrando do que adicionar ao tópico, para assim cobrir os buracos que faltam. Depois eu volto com mais informações, até a próxima o/
Última edição por Vulgo em Seg 26 Jul 2010, 15:57, editado 3 vez(es)
Sáb 20 Jan 2018, 17:41 por ExtremeZelda
» [TSADNB] Tópico sobre Assuntos Diversos no Blast
Sex 19 Jan 2018, 16:49 por ExtremeZelda
» [VENDO] NINTENDO WII U 32GB MARIO KART 8 DELUXE BUNDLE
Sáb 01 Abr 2017, 11:45 por jcvalerio
» Mario Kart 8 travou meu Wii U
Sáb 01 Abr 2017, 10:14 por quediz
» Troca Pokémon & Friend Codes - Sun/Moon & Gen 6
Sex 31 Mar 2017, 21:29 por Devilucky
» Lojinha do Tio Logan
Sex 31 Mar 2017, 09:33 por Logan
» Problema na tela de cima do 3DS.
Qui 30 Mar 2017, 13:45 por Afrojin
» Novos jogos para Wii U, Wii e DS
Ter 28 Mar 2017, 23:04 por SSBGames
» 9 jogos de Wii no arremate
Ter 28 Mar 2017, 22:30 por SSBGames
» [AJUDA] Nintendo Switch - Como comprar jogos?
Ter 28 Mar 2017, 18:07 por Fael BC
» Fan Game - Pokemon Hau Adventures
Ter 28 Mar 2017, 10:20 por wawagames
» Muro das lamentações, desabafe aqui o que lhe aflige.
Seg 27 Mar 2017, 23:47 por Shaya